A Turquia continuará de fora do Festival Eurovisão, anunciou o diretor geral da estação pública TRT, Ibrahim Sahin. Como as exigências feitas pelos turcos de acabar com os Big 5 e o voto através de jurados não foram satisfeitas pela UER/EBU, este país não participará, pelo segundo ano consecutivo, neste concurso. "Como cinco países entram diretamente na final do concurso, não passando pelas semifinais, esta competição não é justa!", afirma este responsável, que acrescenta: "Como o sistema de votação e os Big 5 não vão terminar, então nós não iremos participar no ESC2014".
Uma notícia triste para os seguidores do evento, sobretudo os turcos, uma das mais ativas comunidades de fãs.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: TRT
Uns a rir, outros a chorar. mas uma coisa é certa - os turcos têm toda a razao. os Big 5 não têm jeito nenhum e é so para favorecer os riquinhos
ResponderEliminarEspanha? Rica? Looooool
ResponderEliminarAinda gostava de saber como é que a Espanha sustenta o ESC.... :X
Eu concordo em parta com a Turquia. Não no caso do juri, porque acho que esse deve ser mantido, e ainda por cima a EBU até lançou novas regras nesse sector para o Esc 2014, acho bem e espero que continuem. Mas acho que os Big 5 deviam de acabar, não é justo e não faz sentido já que eles não pagam mais dinheiro que outros países pela participação, portanto não deviam de ter regalias deste género já que os outros também não têm. O problema aqui é convencer esses mesmo países a passar tal como os outros pelas semi-finais...pois é eles não vão querer perder este direito. O que faz com que a EBU prefira perder 1 pais (Turquia que é contra e já o demonstrou) do que 5, que poderiam abandonar o festival se essa regra fosse abolida.
ResponderEliminarOs turcos têm toda a razão e se mais paises fizessem o mesmo, os Big 5 acabavam. Algum dia os paises permitiriam que no campeonato da Europa de Futebol, alguns paises iam diretamente á final??!!
ResponderEliminarA Turquia, e como sempre os turcos, tem toda a razão!
ResponderEliminarPara que os membros da UER/EBU pudessem ponderar a sério na questão de abolir a regra dos cinco fiéis finalistas prévios teria de haver à partida um levantamento subversivo da grande maioria dos interessados no concurso, o que não é o caso. Como é que esta organização ia tomar uma decisão radical por causa do descontentamento manifestado só por um país. Então venham de lá as assinaturas dos organismos difusores do concurso para que a pretensão dos turcos possa ter algum efeito positivo.
ResponderEliminarEles dizem "não" ... e eu respondo "Obrigado até nunca mais" :) Dispenso pimbalhadas ... e já me basta a Grécia a ser "amamentada" por pena de toda a gente.
ResponderEliminarOs Turcos tem toda a razão e os outros países não pertencentes ao big 5 deviam fazer o mesmo, só assim a EBU anulava os big 5.
ResponderEliminarTURQUIA QUER E GANHAR SEMPRE O ESC, ALTERAR O SISTEMA DE VOTAÇAO? JAMAIS! A TURQUIA SABE QUE EM TELEVOTO TEM SEMPRE BONS RESULTADOS, MAS GRAÇAS A DEUS O JURI NÃO TEM VALORIZADO AS MUSICAS PIMBA QUE ELES LEVAM AO ESC!
ResponderEliminarEM RELAÇÃO AO BIG5 EU SÓ ACHO QUE A EBU JAMAIS IRA ALTERAR ISSO PORQUE ELES PAGAM MUITO MAIS DINHEIRO QUE ALGUNS PAÍSES, APESAR DE EU ACHAR INJUSTO ELES IREM A FINAL COM MUSICAS HORRÍVEIS QUE ALGUMAS VEZES LEVAM EU ACHO QUE A EBU NÃO VAI ALTERAR ESSA REGRA.
A Turquia não tem razão nenhuma!!!
ResponderEliminarEles não participam por causa dos BIG 5. Os Big 5 sempre existiram e só agora é que a Turquia se queixa e faz birra!?
O problema dos turcos é unicamente o sistema de votação!! Eles tem noção que os sistema de votação os prejudica (nem tem prejudicado nada de especial) e não querem "manchar" o seu percurso recente na eurovisão. Até agora canção turca ou grega era sinónimo de Top 5 certo. Hoje, com este sistema de votação, já não funciona da mesma maneira, apesar de ainda não penalizar o suficiente certos países.
Estas birras só demonstram a falta de democracia, honestidade e integridade que move estes países.
Viva a DEMOCRACIA! Onde todos tem as mesma oportunidades e os mesmos direitos (ou pelo menos devia ser assim).
Por isso querem ficar de fora, pois muito bem, fiquem de fora. Só faz falta quem está!
Anónimo 15:11, isso dos Big 5 pagarem mais que os outros é puro mito...em tempos mais antigos talvez acontecesse, mas hoje em dia...impossível, onde é que a Espanha tem dinheiro para isso, onde é que o Reino Unido tem interesse suficiente no Esc para dar mais dinheiro para a sua realização, e onde é que a Itália que esteve ausente tanto tempo, tem igualmente interesse e dinheiro para isso. Até mesmo a França, que já ameaçou em anos passados desistir do Esc por maus resultado me custa a acreditar. Só mesmo a Alemanha é que tem interesse e capacidade para pagar mais. Por isso não venham com histórias que eles são Big's porque pagam mais que os outros, nisso já ninguém acredita.
ResponderEliminarOs turcos precisam de perceber uma coisa: é preciso saber fazer boa musica para convencer os juris de que tem credibilidade e merecem o seu apreço. Mas como so sabem fazer pimbalhadas étnicas que não interessam nem ao menino Jesus, pois claro ...so conseguem o voto popular do televoto por si so apimbalhado por natureza. Uma verdadeira prova de que a Turquia sofre de um enorme complexo de inferioridade em relação ao resto da cultura musical europeia.
ResponderEliminarai Santa Ignorância e vozes de burro de quem chama a Turquia de pimba e os acusa de quererem ganhar. A Turquia já ganhou o ESC e fez por merecer... soube sair do fundo da tabela, onde andava sempre com Portugal, Grécia e Finlandia, e soube renascer. A Grécia e a Finlandia também souberam. Só um país ainda não o fez... qual? o patinho, patinho não, o PATONGA feio que é Portugal.
ResponderEliminarPodiam inventar muitas desculpas agora culpar os Big5??? É ridículo...toda a gente sabe os resultados da Turquia e toda a gente sabe os resultados habituais dos Big5(que só nos últimos anitos é que lá vão conseguindo alguma coisa MAS NEM TODOS...).
ResponderEliminarSe a Turquia só manda pimbalhadas como mta gentinha aqui escreve...aconselho Portugal a fazer o mesmo ERAMOS Top10 todos os anos eheheheh.
Muito comentário de ignorante por estas bandas. Parabéns ao anónimo das 20:16 por ter posto os pontos nos "i". Há étnico Pimba também na Escandinávia que até ganha concursos mas nem sempre... E o da Rússia até fica em 2° lugar com avós prometidas a longas carreiras. E da Ucrânia também em 2° com cenas de mau gosto. E toda essa pimbalhada pegada tem palmas destes iluminados.
ResponderEliminarTão iluminados são que até dizem que os Big 5 sempre existiram... Situação inventada há pouco porque antes havia os Big 4. Mas a Turquia já participava no CEC antes, muito antes, bem antes dos Big 4!
Por favor, antes de comentar vão estudar os livros de História da Eurovisão. E não sejam racistas! Se puderem...
Renato Carlos