Assinalou-se esta quarta-feira o 6.º aniversário da morte de Toše Proeski, artista que representou a Antiga República Jugoslava da Macedónia no festival Eurovisão da canção (ESC2004). Há 6 anos, Toše perdeu a vida após um aparatoso acidente de viação na Croácia, então com 26 anos de idade. Esta morte chocou o seu país de origem e todos os Balcãs, dada a enorme popularidade do cantor naquela zona da Europa.
O dia ficou assinalado com um evento especial no Museu que lhe é dedicado na sua cidade-Natal, Krushevo. Desde a sua abertura, o Museu já recebeu meio milhão de visitante.
Toše Proeski nasceu em 1981. A sua primeira atuação na televisão aconteceu em 1993 num festival para adolescentes. Três anos depois já era um cantor com grande sucesso na região e em 1999 lança o seu primeiro álbum a solo. O seu primeiro single “Tvoite baknezi na moite beli kosuli” alcançou o top dos tops da ARJ Macedónia. Da sua popular mas curta carreira, destaca-se a vitória na primeira edição do festival "Beovizija", em 2003, que mais tarde viria a transformar-se na seleção nacional da Sérvia para o ESC, e o lançamento de sete albums de originais.
Em 2004, representou o seu país no ESC com "Life" atingindo o 14.º lugar na final de Istambul.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL; Imagem: GOOGLE
Que descanse em PAZ.... grande música , grande artista!
ResponderEliminarUm grande artista e um grande homem. RIP
ResponderEliminaro melhor artista da Macedonia :(
ResponderEliminarUma tristeza, bom cantor com muita juventude. Meus cumprimentos da Argentina para vós
ResponderEliminar