As eleições autárquicas decorreram ontem e, como foi anunciado, diversos participantes no Festival da Canção e Eurovisão apoiaram diversas listas às Câmaras e Assembleias Municipais. Fazemos, neste artigo, uma ronda pelos diferentes resultados.
Os candidatos mais mediáticos foram os Homens da Luta que assumiram uma candidatura liderada por Nuno Duarte (ou Jel) à Câmara Municipal de Cascais pelo PTP, Partido Trabalhista Português. A lista não conseguiu mais do que 901 votos, representando 1.37% dos votos totais. A autarquia continuará nas mãos do PSD.
Filipa Sousa, última representante de Portugal na Eurovisão, interpretou o hino de campanha do PSD para a Câmara Municipal de Albufeira, terra-Natal da cantora. Esta lista ganhou as eleições, contudo, perdeu a maioria absoluta que detinha.
Locutora bem conhecida dos portugueses e também apresentadora de festivais da canção, Helena Ramos era candidata a vereadora da Câmara Municipal de Loures nas listas do PSD. A lista ficou em 3.º lugar na votação final, conseguindo eleger dois vereadores, ficando Helena Ramos de fora. A vitória coube à CDU.
Para a Câmara Municipal de Lisboa, Carlos do Carmo e Fernando Tordo eram públicos apoiantes da lista do PS, que ganhou as eleições com maioria absoluta.
Eládio Clímaco era candidato a deputado da Assembleia Municipal de Lisboa pelo PS. A lista ganhou as eleições, contudo, o “senhor festivais” não conseguiu ser eleito.
José Cid foi mandatário de José Manuel Ribeiro, candidato do PSD à Câmara Municipal de Anadia. Os eleitores locais preferiram, contudo, a candidatura independente, relegando para 2.º lugar a lista apoiada pelo vencedor do Festival da Canção em 1980.
José Fanha, autor da canção portuguesa mais bem classificada na Eurovisão “O meu coração não tem cor”, apoiou publicamente o candidato independente à Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida. Numa votação renhida, a lista independente acabou em 2.º lugar, com a vitória a soar para o PS.
Carlos Coelho, letrista de "Senhora do Mar" e "Vida Minha" escreveu "Juntos pela Terra", hino da campanha de Jaime Alves, candidato da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Resende. Esta lista saiu derrotada para o PS.
Finalmente, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal e forte apoiante do Eurovision Live Concert, voltou a ganhar as eleições com maioria absoluta.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: VISÃO, ESCPORTUGAL / Imagem: VISÃO
quac! para o E.C: " contudo, o “senhor festivais” não conseguiu ser eleito" bem feita:)
ResponderEliminarNunca pensei que o jel ficasse tão mal classificado em Cascais. As tias não votaram nele :-(
ResponderEliminarArtigo interessante. Obrigado!
ResponderEliminaranonimo das 13.25: as tias não gostam de cabelos oleosos
ResponderEliminar