Dia 3 - A melhor canção portuguesa no ESC
O terceiro dia de desafio eurovisivo propõe aos nossos comentadores e leitores a escolha da melhor canção portuguesa no ESC. Deixe-nos a sua opinião em comentário e poderá ter a oportunidade de entrar no nosso painel de jurados. Todos os dias será selecionado um comentário.
Eurico Alves - Vânia Fernandes - Senhora do Mar
Foi a bomba do ano e a causadora do pseudo-sucesso de Portugal no ESC nos últimos anos. Foi a prova que também nós sabemos participar a sério (se bem que tal não passou de um mero acaso). Muitos chamaram-lhe antiquada e muitas outras coisas… eu gostei e ainda gosto!
Foi a bomba do ano e a causadora do pseudo-sucesso de Portugal no ESC nos últimos anos. Foi a prova que também nós sabemos participar a sério (se bem que tal não passou de um mero acaso). Muitos chamaram-lhe antiquada e muitas outras coisas… eu gostei e ainda gosto!
Eduardo Raimundo - Dulce Pontes - Lusitana Paixão
Não é a nossa melhor composição de sempre, mas a entrega, o carisma e a emoção que a Dulce trouxe à canção em palco, foram inegáveis e extraordinários.
Nuno Carrilho - Sara Tavares - Chamar a música
Não foi a nossa melhor classificação. mas foi, sem dúvida alguma, a melhor canção que enviámos ao ESC. Com palavras de Rosa Lobato Faria, "Chamar a Música" tocou tudo e todos, e merecia muito mais, mas esta é a sina de ser português...
Nelson Costa - Dulce Pontes - Lusitana Paixão
Patrícia Gargaté - Carlos Mendes - A Festa da Vida
Poderia também referenciar a Senhora do Mar que sem dúvida merece uma menção honrosa contudo escolho esta música porque sempre me tocou e apesar da língua portuguesa não ser entendida lá fora é sem dúvida uma canção forte, mesmo sem perceber a letra.
Rogério Berrucho - Vânia Fernandes - Senhora do Mar
Acho que há poucas palavras para descrever esta música, a força da interpretação e a atuação. Se tivesse ficado no encerramento da final, acho que ficaria entre os 10 ou os 5 mais…
- Comentador selecionado pela equipa - O selecionado de hoje foi o Pedro Fernandes. Amanhã será escolhido um novo comentador (os nomes dos selecionados não podem ser repetidos dois dias seguidos) portanto, continue a comentar e poderá fazer parte do nosso painel já amanha!
Pedro Fernandes - Vânia Fernandes - Senhora do Mar
Não há muitas mais palavras a dizer depois do que já foi dito. Arrebatadora, fenomenal, a razão pela qual interessei-me pela Eurovisão. Não vamos ter outra conjugação intérprete/composição/letra/performance assim tão cedo. A Europa na Final esqueceu-se de nós depois de um excelente 2.º lugar na Semi-Final em que ficámos apenas atrás da eventual 2.ª classificada na Final. Momento arrepiante que nunca me esquecerei associada a esta participação foi aquando da revelação dos finalistas em que fomos o último país a ser anunciado para a Final. Uma arena inteira a gritar o nome do nosso país. De arrepiar, não se descreve, sente-se.
Qual a sua escolha? Conte-nos através de comentário
e faça parte do nosso painel de jurados!
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Vania Fernandes claro!
ResponderEliminarSimone de Oliveira - Desfolhada
ResponderEliminarA primeira vez que os portugueses realmente sonharam em ganhar. Uma música muito bem composta, com uma grande senhora a cantar e a ter uma perfomance excelente. O resultado não foi o esperado mas a música perdura até aos dias de hoje.
Anónimo das 19:52, deve identificar-se se deseja fazer parte do nosso painel de comentadores oficial
ResponderEliminarA melhor canção portuguesa no ESC foi, sem dúvida, "Antes do Adeus".
ResponderEliminarA Europa maltratou essa canção talvês porque a Célia não esteve ao seu melhor, mas tinhamos uma melodia espetacular e uma letra soberba, bem construída e pertinaz, como só a saudosa Rosa Lobato sabia escrever. Reparem nesta passagem:
"onde escondeste maldosa, um livro do Saramago, e um disco do Abrunhosa"
isso, noutra música qualquer, soa a falta de imaginação. Mas pela mão da saudosa Rosa Lobato, é qualidade de escrita.
Tenho dito.
Ele e Ela
ResponderEliminarDesfolhada
Menina do Alto da Serra
Silêncio e Tanta Gente
A Cidade Até Ser Dia
O Meu Coração Não Tem Cor
São as minhas favoritas, grandes músicas!
Lusitana Paixao, claro
ResponderEliminarSem duvida 'deixa-me sonhar' da rita guerra. Conjugaçao perfeita entre uma grande voz, excelente melodia e extraordinaria letra. Uma das maiores injustiças alguma vez cometidas contra nós pois sem duvida que é uma das melhores baladas que alguma vez passou pelo ESC.
ResponderEliminarBruno Santos
Vânia Fernandes - Senhora do Mar
ResponderEliminarNão há muitas mais palavras a dizer depois do que já foi dito. Arrebatadora, fenomenal, a razão pela qual interessei-me pela Eurovisão. Não vamos ter outra conjugação intérprete/composição/letra/performance assim tão cedo. A Europa na Final esqueceu-se de nós depois de um excelente 2.º lugar na Semi-Final em que ficámos apenas atrás da eventual 2.ª classificada na Final. Momento arrepiante que nunca me esquecerei associada a esta participação foi aquando da revelação dos finalistas em que fomos o último país a ser anunciado para a Final. Uma arena inteira a gritar o nome do nosso país. De arrepiar, não se descreve, sente-se.
Eu mencionaria e novo Célia Lawson. Mas não posso deixar de falar em "Silêncio e tanta gente"
ResponderEliminarContinua atual, sem distrações à sua volta apenas uma voz, uma back-vocal, um piano e uma melodia extraordinária.
Voto Maria Guinot 1984.
Mas.. Flor-de-lis, Célia, Sara... :D
SEM DÚVIDA A "SENHORA DO MAR" NA GRANDE VOZ QUE É VÂNIA FERNANDES É E DE LONGE A MELHOR CANÇÃO AO EUROFESTIVAL, FESTIVALEIRA, FORÇA E COM GARRA FOI ESPECTACULAR, APESAR DE HAVER OUTRAS QUE TAMBÉM GOSTEI COMO ; DULCE PONTES, SARA TAVARES, DA VINCI , MAS O MEU VOTO É PARA A SENHORA DO MAR NA VOZ DE VÂNIA FERNANDES DE 2008.
ResponderEliminarO comentário do Pedro Fernandes arrepiou-me. A isto se chama ser fã! OBRGADA!!
ResponderEliminarsem margem de dúvida SENHORA DO MAR!
ResponderEliminarEu tenho pouca paciência para este amor exagerado pela "Senhora do Mar" apenas pelo representou em termos eurovisivos: uma ilusão de vitória que nunca aconteceu. Isso não invalida que as pessoas parem de ouvir o que Portugal ao longo de décadas apresentou no certame sem importar o resultado obtido.
ResponderEliminarA minha eterna escolha sempre foi e será o "Silêncio e Tanta Gente" da Maria Guinot de 1984. Porque sim ... sempre houve Eurovisão antes dos anos 2000 e mesmo antes dos excelentes resultados da Dulce, Sara, Anabela, etc. Há que apreciar as belas composições feitas e apresentadas lá fora mesmo que o seu resultado tenha sido o menos merecido. Ass: Marco Rodrigues
Vânia Fernandes - Senhora dor Mar sem dúvida, se não tivemos um top 5 com esta música então Portugal nunca irá chegar num top 5.
ResponderEliminar