A Moldávia, representada por Aliona Moon e o tema O Mie, foi a favorita do júri romeno na Grande Final. O país arrecadou os doze pontos finais, enquanto que os dez pontos rumaram ao Azerbaijão, quarto classificado do júri na final mas o favorito na semifinal.
Aceda em baixo à votação dos jurados romenos, sendo que entre parênteses estão as votações finais:
Semifinal 2
1.º Azerbaijão (12pts)
2.º Grécia (10pts)
3.º Noruega (8pts)
4.º Malta (7pts)
5.º Albânia
6.º Finlândia (3pts)
7.º Geórgia
8.º São Marino (4pts)
9.º Islândia
10.º Arménia (5pts)
11.º Israel (2pts)
12.º Letónia
13.º A.R.J. da Macedónia
14.º Suíça
15.º Bulgária (1pt)
16.º Hungria (6pts)
Final
1.º Moldávia (12pts)
2.º Holanda (2pts)
3.º Malta (5pts)
4.º Azerbaijão (10pts)
5.º Reino Unido (3pts)
6.º Noruega (8pts)
7.º Bélgica
8.º Itália (1pt)
9.º Suécia
10.º Grécia (7pts)
11.º Dinamarca (6pts)
12.º Geórgia
13.º Rússia
14.º Finlândia
15.º Islândia
16.º França
17.º Ucrânia (4pts)
18.º Estónia
19.º Arménia
20.º Alemanha
21.º Irlanda
22.º Lituânia
23.º Hungria
24.º Espanha
25.º Bielorrússia
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:escxtra / Imagem: eurovision.tv
A triste prova de que em certos juris também há preferencias geoculturais: falam a mesma lingua partilham a mesma cultura musical ... seria um milagre darem merito a uma cancao que pertencesse a um pais europeu mais distante. É compreensiveis por um lado mas lamentável por outro que as costas do leste europeu ainda estejam tão viradas contra o ocidente.
ResponderEliminarConvém não esquecer um facto: o júri também é composto por pessoas. Se eles gostaram da canção da Moldávia não iriam dar os 12 porque era o país vizinho? Há gente que parece que gostava de ver a seguinte regra: "não votar nos vizinhos." Desde que os votos sejam honestos (e aqui é que reside o problema e não me parece que seja fácil de solucionar) não há qualquer problema, por muito chato que seja aos olhos de quem não gosta.
ResponderEliminarOra, se Portugal votasse neste ESC e tivesse dado 12 pts à Espanha não seria mais escandaloso??? Párem de lamechar. Se o júri não tivesse dado 12 pts à Moldávia eu teria assobiado na cadeira!!! Grande canção, grande actuação, um bom momento de televisão musical! Bravo!
ResponderEliminarAs boas pontuações atribuídas, por exemplo, a Malta, Holanda e Reino Unido e o óbvio desinteresse pela canção húngara não mostram propriamente uma excessiva preferência pelo Leste em detrimento do Ocidente. No caso de Portugal, por exemplo, não me chocou a pontuação máxima dad no ano passado à Espanha, mas muito mais a pontuação elevada dada, por exemplo, em 2005 e 2008.
ResponderEliminarpois, se a Rússia dá 12 ao Azerbeijão, é aldrabice. Mas como é a Roménia a dar 12 à amiga vizinha, já é tudo normal porque a canção não era em Inglês, e ela piava muito bem bla bla bla.
ResponderEliminarEnfim... vocês têm duas canetas para escrevinhar os vossos comentários.
Pois eu só tenho uma caneta porque concordo com e amei os 12 pts da Rússia ao Azerbaijão, como concordo com e amei os 12 da Roménia à Moldávia e vice-versa! Votantes sensatos.
ResponderEliminarForam os únicos que deram os 12 pontos corretos.
ResponderEliminarMoldávia foi a melhor em presença em palco,voz,canção e muito mais.
Parabéns