Slider

[OPINIÃO] Nuno Carrilho comenta a primeira semifinal do ESC2013


Passaram 353 dias entre a vitória de Loreen em Baku e o início da primeira semifinal do ESC2013 em Malmö.  Muitas finais nacionais aconteceram e muitos sonhos começaram a ser idealizados, contudo ontem foi a primeira noite de "mostrar o que realmente valem". Seis países ficaram pelo caminho, enquanto que dez seguiram em frente. Aceda às minhas opiniões sobre a semifinal de ontem! Lembro que este é um artigo de opinião independente onde apresento sob a minha visão pessoal, a minha opinião sobre o espetáculo da noite passada.

Loreen abriu a emissão com um grande momento de televisão! O ESC2013 não poderia começar melhor! Loreen, acompanhada por várias dezenas de crianças, interpretou o tema com que venceu no ano passado. Uma abertura muito mais contida que a apresentada em Baku, mas com muito mais significado! Contudo, era algo já esperado! De seguida, Petra Mede sobe ao palco! Gostei da interação da apresentadora com o público, bem como do seu sentido de humor! Porém, achei-a demasiado "teatral"! Há que melhorar nos próximos dois certames. 

Seguiram-se as atuações musicais:

Áustria: Antes do espectáculo de ontem assegurava que Natália Kelly seria uma das finalistas. Contudo no final da atuação, coloquei muitos "ses" no seu apuramento, o que veio a acontecer. Achei-a bastante perdida em palco, tornando a atuação bastante banal. A nível vocal esteve dentro do que já havia mostrado anteriormente. Surpresa negativa da noite!   

Estónia: Em "estado de graça", Birgit conseguiu o terceiro apuramento consecutivo para a Estónia. A atuação não nos trouxe nada de novo, mas a cantora melhorou bastante desde a final nacional. A nível vocal esteve perfeita e muito segura nas notas, mas o ponto alto foi mesmo o carisma que apresentou em palco! Veremos o que a espera no próximo sábado!

Eslovénia: Inicialmente gostava da proposta eslovena, contudo desde os primeiros ensaios que mudei de opinião. A atuação foi bem conseguida, no entanto, não foi suficiente para "reparar" as falhas vocais da cantora durante a atuação. De realçar, que a Eslovénia usufruiu dos melhores trabalhos de planos, algo que deixou algo a desejar durante o decorrer do programa! 


Croácia: A Surpresa da Noite! O tema croata nunca me chamou muito à atenção, sendo que o achei a desilusão do ano! Mas como disse Sílvia Alberto, "as versões estúdio e ao vivo são bastante diferentes", mudei totalmente de opinião. A proposta foi muito bem apresentada, conseguindo os cantores transmitir o sentimento da canção e mereciam o apuramento! Estou curioso para saber em que lugar se classificou esta proposta...


Dinamarca: A grande favorita da edição comprovou ontem que talvez a sua vitória não esteja já garantida. A Emmelie já teve melhores atuações e se quer mesmo ganhar terá de se esforçar no próximo sábado. Achei-a insegura em palco e algo nervosa, além de que as enormes ovações do público durante a atuação "estragaram" um pouco a mensagem da canção. Contudo, foi uma das melhores da noite!

Rússia: A Rússia voltou a demonstrar o porquê de ser dos países com melhores resultados no ESC! Dina Garipova, a sósia da ministra portuguesa Assunção Cristas, teve uma das melhores prestações vocais da noite, bem como uma das melhores atuações. É a atuação com mais interatividade com o público e poderá ser uma das surpresas! Apuramento merecido!

Ucrânia: A melhor atuação vocal da edição! Zlata mostrou-se bastante segura em palco, sendo que faz-me confusão como se pode ter dito que a cantora era das 
mais inseguras em palco... Enfim! A entrada do gigante em palco desiludiu bastante, sendo os planos iniciais completamente despropositados (aproveita-se apenas a "tremedura" da câmara combinados com os passos), contudo a restante atuação é bastante boa! Uma das favoritas!



Holanda: A atuação da noite! Simples e sem clichés nem grandes alaritos, Anouk representará a Holanda na grande final, depois de oito tentativas falhadas do país. Além disso, a conhecida cantora deu uma grande lição do que é cantar, recebendo uma das maiores ovações da noite! Quem sabe se Anouk não sucederá a Loreen? É difícil  mas a primeira etapa está ganha... Apuramento mais que merecido!

Montenegro: Novamente o país faz furor nas redes sociais e novamente fica na semifinal. A atuação deixou muito a desejar, contudo a nível vocal estiveram bastante bem, especialmente a Nina. A proposta foi bastante arriscada, bem como a indumentária, mas Montenegro merecia o apuramento!

Lituânia: Uma das surpresas da noite! Andrius trouxe ao palco do ESC uma das canções mais comerciais do ano, que contrariando todas as previsões acabou por se apurar para a Final! O cantor esteve bastante bem a nível vocal, contudo a atuação deixa muito a desejar! Mas a Eurovisão é mesmo assim...

Bielorrússia: A proposta "grega" da edição desiludiu-me bastante em palco... Mas a culpa nem foi da cantora, mas da produção. A parte final da canção recebeu dos piores planos da noite o que prejudicou imenso a "imagem" passada para o público. Alyona não esteve perfeita a nível vocal e apesar de estar bastante sincronizada com os restantes elementos, a música merecia uma coreografia    mais arrojada. Espero uma melhor atuação no sábado!

Moldávia: A Moldávia foi a grande beneficiada das atuações ao vivo! O poder vocal de Aliona aliado à grande atuação "elevou", não só a cantora, mas a Moldávia, para os favoritos da edição. Esteve impecável na atuação e preparem-se, que a Moldávia poderá surpreender na votação...

Irlanda: Desculpem-me os fãs desta música, mas isto em Portugal seria classificado de "pimba" e "azeiteiro"... Não consigo entender o fanatismo por este tema! A atuação vocal e a interatividade com as câmaras são os pontos fortes da Irlanda! No entanto, na minha opinião, não mereceu o apuramento...

Chipre: Uma das minhas favoritas que, injustamente, ficou de fora da final! Nunca acreditei no apuramento da canção, mas depois da grande atuação de Despina ficou-me um restinho de esperança! Apesar de rouca, a cantora conseguiu colocar todo o dramatismo que o tema precisava! Merecia o apuramento.

Bélgica: A surpresa do ano! Nunca, mas nunca pensei que a Bélgica poderia apurar-se... Tinha consciência que o país iria "roubar" pontos fundamentais a outros países, mas daí a apurar-se... Enfim... A atuação foi bastante conseguida e a nível vocal não teve grandes falhas, o que aliado com o facto de a canção ser bastante comercial, resultou neste surpreendente apuramento!

Sérvia: A desilusão da semifinal! A Sérvia trouxe-nos a atuação menos conseguida da noite... A mensagem da canção perdeu-se com a mudança da indumentária e o "teatro" das três cantoras ficou aquém do esperado! Mereciam um tema melhor! Eliminação mais que justa!


Depois do desfile dos participantes, Petra Mede abre a votação e posteriormente é exibido um pequeno sketch com alguns momentos da história do certame, com a participação da cantora! Uma ideia bastante à "Melodifestivalen", mas muito bem conseguida. De seguida é-nos apresentado a Green Room que perdeu as habituais extravagâncias (ainda bem!) e "transporta-nos" às salas dos artistas da década passada. A grande surpresa da noite assistiu-se de seguida: a transmissão do Interval Act pela RTP! Uma atuação feita por um grupo de dança em honra das Auroras foi o último momento antes do encerramento das votações e a "entrada" de Lynda Woodruff, que na minha opinião já perdeu toda a piada!

Por fim, foram revelados os resultados! Denotou-se bastante que a ordem de revelação foi assim delimitada para provocar bastante suspense nos espectadores, sendo que a reação do público antes da abertura do último envelope, Holanda, fez-me recordar o apuramento de Portugal em Belgrado. Apesar de tudo, a primeira semifinal ficou marcada pelo afastamento do bloco da Ex-Jugoslávia em detrimento do apuramento de todos os países do bloco da ex-URSS. Fiquei com pena do afastamento da Croácia e do Chipre, mas a Eurovisão é mesmo assim! 

Nota mais que positiva para a produção sueca, que mesmo com um orçamento bastante mais reduzido do que os anos anteriores, conseguiu dar um grande espetáculo a todos! Fiquemos à espera dos próximos espetáculos!

 Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: eurovision.tv
12
( Hide )
  1. Não podia estar mais de acordo, Holanda à parte. Assim, sim. Isto é comentar, quer se concorde ou não.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:31

    Ó Nuno, não concordo com tudo o que dizes (mas concordo com grande parte), mas não ficas chateado, ficas? É opinião, e também tenho a minha. Mas o teu artigo trouxe dignidade ao site que andou pelas ruas da amargura com o Pedro Sá. Parabéns!

    E já agora, extra-esc, dizes: em que companhia é que a Assunssão Cristas e a Garipova são sócias? Não fazia ideia!

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,

    Jamais ficarei chateado por uma pessoa ter uma opinião contrária à minha! Desde já quero-lhe agradecer as palavras que proferiu!
    Enganei-me a escrever "sósia" (escrevi "sócia") mas já corrigi o lapso!

    Obrigado pela preferência!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:53

    meu deus a representante da russia e igualzinha a Assunção cristas mesmo o:

    É claro que aquela imagem no final com as bandeiras turcas estava lá, a Turquia este ano está a ser representada pela Bielorrússia , tipo de música e igual.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:54

    Eu acho engraçado uma coisa, a Turquia não está a participar no entanto na primeira semi-final estavam lá imensas bandeiras turcas.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:01

    Viva a Turquia e os Turcos!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:19

    Para o ano mandem o Nuno à Eurovisão em vez do Pedro! Ele bem merece!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo08:58

    Pedro Sá e Nuno carrilho têm estilos de escrita diferentes, mas confesso que prefiro o do Pedro Sá por ser: diferente, ousado, não é politicamente correto e diz apenas o que vai na alma. Não tem de ser imparcial, pois trata-se de um artigo de opinião. Este texto aqui, que tb gostei de ler, traz tanto de dignidade como o outro, pois são artigos de opinião. E Portugal conquistou a Liberdade há 39 anos, por isso, há que respeitar esta e outras opinioes

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:38

    Nuno Carrilho não poderia estar mais de acordo e começo seriamente a pensar se Anouk não irá suceder Loreen...Bem que merece é absolutamente genial. A Dinamarca não acho que ganhe...aliás acho que todo este favoritismo em torno dela levou a que pelo menos os fãs eurovisivos ficam um pouco fartos dela...principalmente eu. Estou a torcer por Eurovision Song Contest Amsterdam 2014

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:05

    Diz que "Uma abertura muito mais contida que a apresentada em Baku, mas com muito mais significado!"... Qual? Mais significado... porquê?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:58

    Parece-me que Anouk ficará bem classificada, mas tal não deverá chegar para ganhar. Quanto ao facto da Dinamerca ser a próxima anfitriã do ESC, depende muito dos apurados hoje. O que até é interessante, visto não haver um vencedror à partida, como nos últimos anos (excepção reservada a Dusseldorf, embora os azeris fossem favoritos). Já agora, eu não concordo assim tanto com as parecenças entre a represente russa e a Assunção Cristas... já a nossa represente em Baku, Filipa Sousa, podia ser uma irmã gémea dada à luz com 15 anos de diferença.

    Se a Holanda ganhasse, algo me diz que seria um bom auspício para o nosso regresso no próximo ano. Os underdogs a darem cartas...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.