O Luxemburgo encontra-se fora da Eurovisão desde 1993, mas a sua OGAE continua bastante ativa. Foram a vigésima quinta associação a votar e atribuíram a pontuação máxima à Dinamarca. Malta recebeu os dez pontos, estreando-se na votação.
Veja em baixo a votação da OGAE Luxemburgo e o top 10 atual:
OGAE Luxemburgo
12pts Dinamarca
10pts Malta
8pts Alemanha
7pts Holanda
6pts Suécia
5pts Noruega
4pts Moldávia
3pts São Marino
2pts Hungria
1pt Grécia
Top10 (25 de 39)
1º Dinamarca - 242pts
2º São Marino - 178pts
3º Noruega - 176pts
4º Alemanha - 126pts
5º Itália - 108pts
6º Holanda - 104pts
7º Reino Unido - 98pts
8º Ucrânia - 74pts
9º Suécia- 62pts
10º Rússia - 55pts
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: OGAEInternacional / Imagem: eurovision.tv
Luxemburgo, grandes canções, grandes vitórias, Jean-Claude Pascal, France Gall,Vicky Leandros, Anne-Marie David, Corinne Hermès. Não é preciso ser desses tempos para se poder avaliar da categoria de tais sucessos luxemburgueses, mas num pequeno aparte sempre direi que não faz falta o pequeno Grão-Ducado porque afinal todos os artistas mencionados eram ou são franceses e a França cá continua e também com 5 conquistas no bornal.
ResponderEliminar@ Dani Carv
ResponderEliminarA Vicky Leandros é tudo menos francesa.
E a Lara Fabian é belgo-canadiense de nacionalidade mas italo-belga de origem. Mas sim o Luxemburgo tal como a Suiça tb o chegou a fazer ... servia-se de cantores de outras nacionalidades para se fazer representar no festival. E ja agora para além da Vicky Leandros ... Nana Mouskouri ...
ResponderEliminarE o que dizer de países que ganham com canções de autores de outras nacionalidades, que nunca residiram nesses países: Alemanha (2010) e Azerbeijão (2011) são dois exempolos recentes, mas vários países recorrem a autores estrangeiros. Aliás, por que motivo os autores nunca mais foram chamados ao palco aquando da celebração da vitória? Para se poupar tempo na emissão? Bastaria um pedido aos porta-vozes para serem mais breves. já todos sabemos quão gratos estão pela qualidade do espetáculo...
ResponderEliminarAo anónimo das 22.49: Obrigado pela atenção que prestou às minhas palavras. É verdade o que diz mas eu não quis ser exaustivo a ponto de pormenorizar um a um os intervenientes nesses históricos festivais. A Vicky, foi com este nome apenas que se apresentou, é de ascendência grega, tendo nascido numa ilha, e viveu também na Alemanha. No entanto os autores das composições eram franceses e já tinham participado noutros festivais com grandes resultados tendo inclusivamente vencido pela França em 1960.
ResponderEliminar@ DANI CARV:
ResponderEliminarok, meu, mas você escrever "porque afinal todos os artistas mencionados eram ou são franceses", e isso é incorreto.
Devo fazer uma rectificação no meu comentário feito anteriormente.Relatei eu que todos os representantes do Luxemburgo coroados com a glória da conquista do grande prémio da Eurovisão eram franceses. Mas não, a Grécia pode orgulhar-se de ter no seu historial mais do que uma vencedora, não apenas a sua Elena Paparizou. Muitos anos antes (1972) de certeza que vibraram bastante com a vitória da compatriota Vicky Leandros que já cinco anos antes representara o Luxemburgo obtendo então apenas o 4º posto. Dos nomes referidos apenas Jean-Claude nos abandonou há já duas décadas.
ResponderEliminar