[OPINIÃO] Hoje é dia do Festival da Canção!
Hoje, 7 de março de 2013, a RTP celebra o seu 56.º aniversário. A estação pública de televisão assinala a efeméride com a transmissão de mais uma edição do “Festival da Canção”, facto que já faz parte da história da televisão em Portugal e que pretende selecionar o representante de Portugal para o Festival Eurovisão da Canção.
Bom, este seria o título e o artigo que muitos de nós gostaríamos de ler no ESCPORTUGAL de hoje mas, infelizmente, tudo não passa de mera ilusão. A RTP não vai realizar o seu programa de música mais longínquo, não vai selecionar qualquer representante para a Eurovisão e, pasme-se, nem sequer vai assinalar o seu aniversário. Penso que este último ponto será inédito. Tirando os programas do day time “Praça da Alegria” e “Portugal no Coração”, não há qualquer referência na grelha de programação a um programa especial, nem está prevista qualquer festa de aniversário que se preze. Lamento que não deixem trabalhar os muitos produtores, guionistas, realizadores… e que, atualmente, continuam todos os dias a ir para as instalações da RTP… mas não têm nada para fazer! Será a crise… justificação para tudo?
O Festival da Canção e o aniversário da RTP estiveram quase sempre “casados”; a transmissão do festival aconteceu, quase sempre ao longo de 5 décadas, na semana do aniversário da Televisão. E em 16 edições o festival foi realizado precisamente a 7 de março. Três das suas edições estão também particularmente associadas a outros factos da história de Portugal: a 7 de março de 2001, cai a ponte de Entre-os-Rios e nem por isso deixou de acontecer o Festival da Canção (apesar de não ser transmitido em direto); a 7 de março de 1980, a RTP inaugura as transmissões a cores e o festival foi o programa escolhido para essa efeméride; a 7 de março de 1974 a canção vencedora “E depois do adeus” viria, por coincidência ou talvez não, a ser usada como uma das senhas da revolução dos cravos…
Os motivos que levaram a RTP a cancelar a sua participação na Eurovisão já foi tema batido e rebatido. Mas o marasmo a que está votada a estação pública é algo que me preocupa e inquieta. Já se deram conta que, nos dias de hoje, quase ninguém vê a RTP? As audiências do Canal 1 caíram a pique nos últimos meses e há dias que a RTP1 não chega aos 8% de audiência. Com a nova grelha iniciada a 14 de janeiro, onde era suposto a RTP conseguir ganhar espetadores, aconteceu precisamente o inverso: A “Praça da Alegria” perdeu share com a mudança da produção do Porto para Lisboa, o “Portugal no Coração” tem metade dos espetadores do programa da concorrência e até os noticiários chegam a estar “às moscas”. E não venham com a história que a GFK é a culpada deste filme pois, se olharmos à nossa volta e até para os nossos próprios hábitos, cada vez temos menos motivos para ver a RTP. E isto para não falar na RTP2 que já deixou de ser a referência de qualidade de outrora.
Em 2012, aquando da última edição do Festival da Canção, estávamos a iniciar a semana eurovisiva portuguesa. A 7 de março de 2012 visitávamos o Estúdio 1 da RTP pela primeira vez, para as primeiras imagens, para as primeiras impressões. No dia seguinte, tinham início os ensaios, o frenesim das entrevistas, da gravação de vídeos-amadores, de mostrar ao mundo, pela primeira vez, as canções candidatas de Portugal. Foram dias de muita emoção, adrenalina até. Este ano, tudo é diferente e estamos em crer que a pausa será mais longínqua do que apenas um ano.
Entretanto, e porque queremos acreditar que a RTP vai dar a volta por cima, desejamos-lhe um Feliz 56.º aniversário. Sincero. Do fundo do coração. Parabéns RTP!
Por: Nelson Costa
15
( Hide )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Lindo artigo. Parabéns RTP, apesar de tudo
ResponderEliminarA RTP esta moribunda de proposito. Assim, sera mais facil vende-la em saldo aos amiguinhos
ResponderEliminarDepois dos 50 a RTP começou a desleixar-se(essa cena de ñ haver festa de aniversário já eu tinha topado aos séculos e achado ridículo que se dessem ao luxo de ignorar o aniversário da estação....não tinham de gastar rios de dinheiro numa festa como fazem a TVI e Sic mas bem que podiam fazer qualquer coisa...gastam dinheiro em Galas bem mais enfadonhas e sem utilidade e ninguém diz nada)
ResponderEliminarBom de qualquer modo Parabéns RTP e como ainda sou uma pessoa positiva...PRO ANO QUERO ESTAR A VER O FC NESTE DIA(Ou pelo menos escolham alguém nem que seja internamente)Sonhar não custa :P
Adorei o artigo.
ResponderEliminarLindo artigo. Péssima RTP, moribunda, vendida à crise, vulgar. Bah!
ResponderEliminarO Festival Da Canção tem de passar urgentemente para a TVI, e irmos para a Eurovisão, com boas propostas e um bom marketing .
ResponderEliminarTemos Tudo de bom , bons cantores, compositores , estilistas, patrocinadores, profissionais de imagem e video, produtores...
basta de probreza e de um povo de lamentações....
Falta é empenho.....
"Temos Tudo de bom , bons cantores, compositores , estilistas, patrocinadores, profissionais de imagem e video, produtores..."
ResponderEliminarQUAC!
Temos tão bons compositores... por isso é que ficámos quase sempre nos últimos lugares do ESC!!
ResponderEliminarE urgente mudar o Festival RTP da Canção para outro canal televisivo! Não digo que a RTP "não de conta do recado" mas ao que parece não e´ Portugal que não liga `a Eurovisao mas sim a RTP que acho que perdeu interesse em transmitir o festival! Portugal necessita da Eurovisao! Mesmo tendo consciência dos seus maus resultados!
ResponderEliminarFestival da Canção cheira a mofo
ResponderEliminarEra hoje que estariamos aqui a comentar a canção vencedora de Portugal :-((
ResponderEliminar"Este ano, tudo é diferente e estamos em crer que a pausa será mais longínqua do que apenas um ano."
ResponderEliminarEu também acho!
Adorei rever os video dos ensaios do ano passado. Que saudades :-(
ResponderEliminarA eurovisão está morta em Portugal, as novas gerações não sabem o que é isso é suportada e acompanhada por pequenos grupos da qual me revejo. A RTP e todos os que trabalharam e trabalham são os responsáveis pela estado em que a TV chegou. O festival da canção tem que mudar de formato e tem logo que começar na semana a seguir ao fim da Eurovisão. Com semi-finais de preferência mensalmente (se for possível), depois em Março a grande noite com muita festa, juventude, alegria,luz, pop-dance, cantores, bailarinos, roupas curtas, corpos provocantes e boas vozes. Votação nacional, internacional (Melodiefestivalen SVT da Suécia) e uma influecia dos modelos de programas da MTV. Depois de encontrada a canção vencedora (em bilingue em Portugal na Eurovisão/Inglês na divulgação europeia e mundial), pegar nos canais de rádio e TV e bombardear ainda mais. Será dinheiro bem gasto! (Flávio)
ResponderEliminarFlávio, já reparou que não é a RTP que escreve musicas, mas sim compositores/letristas/produtores?
ResponderEliminar