Slider

[A Caminho de Malmö] Yohanna fala ao ESC Portugal


Yohanna, segunda classificada no ESC2009 e participante na edição deste ano da final nacional islandesa, é a primeira entrevistada da  nova iniciativa do ESC Portugal. "A Caminho de Malmö" consta de uma série de entrevistas a cantores que estão a caminho de Malmö, concorrendo nas suas finais nacionais. 

Yohanna representou a Islândia na Eurovisão em Moscovo com o tema "It is True", que conquistou o melhor resultado das participações islandesas no ESC - o 2.º lugar com 218 pontos. Em 2011, voltou a concorrer à final nacional islandesa com o tema "Nótt" mas não conseguiu o passaporte para Dusseldörf. Este ano, concorre com o tema "Þú" que foi composto pelo seu namorado. Mas quer saber mais sobre Yohanna? Quais serão as suas canções preferidas? E o que achará ela da desistência de Portugal? Descubra isso e tudo mais na 1ª entrevista de "A Caminho de Malmö" que transcrevemos na íntegra já de seguida.

(Nuno Carrilho) Olá Yohanna! Desde já quero agradecer-lhe por ter aceite o nosso convite para esta entrevista. A primeira pergunta terá mesmo de ser: considera-se uma eurofã?

(Yohanna) Olá! Eu é que agradeço o convite! E sim, hoje em dia considero-me mesmo uma grande fã do Eurovision!

(Nuno Carrilho) E quando começou essa paixão?
(Yohanna) Sinceramente, esta paixão tão vincada pelo Eurovision começou aquando da minha participação no Eurovision 2009, em Moscovo.

(Nuno Carrilho) Já que fala na sua participação em Moscovo, onde com o tema "Is It True" conquistou o melhor resultado de sempre da Islândia. Como descreve essa experiência?
(Yohanna) Foi uma experiência super gratificante! É algo que eu vou recordar e estimar no meu coração para sempre. É uma oportunidade incrível poder trabalhar com tantas pessoas talentosas e conviver com os outros artistas! Tive a sorte de conseguir o 2º lugar, o que me abriu uma série de portas depois da competição.


(Nuno Carrilho) Em 2011, volta a tentar chegar ao Eurovision, concorrendo ao Söngvakeppni Sjónvarpsins com o tema “Nótt”, não conseguindo o passaporte para Dusseldörf. Fale-nos um pouco sobre essa experiência.
(Yohanna) É sempre muito bom para um artista ter a oportunidade de participar num evento desta envergadura. Eu amei a música e diverti-me muito a preparar o desempenho com os coristas, e isto para mim foi o mais importante.


(Nuno Carrilho) Tem acompanhado as finais nacionais islandesas nos últimos anos? Quais as suas vencedoras favoritas?
(Yohanna) Sim tenho, porém as minhas favoritas são um bocadinho mais antigas. Sem dúvida, que as músicas vencedoras que mais me marcaram foram o “All out of luck” cantado pela Selma em 1999 e o tema “Nína” interpretado pelo Stebbi og Eyfi em 1991.

(Nuno Carrilho) Então e qual é a sua música favorita de todos os tempos da Eurovisão?
(Yohanna) Ups! Eu sinceramente não posso responder a esta questão... Tenho tantas músicas favoriras que seria injusto nomear aqui apenas algumas...

(Nuno Carrilho) Na última semana, foi revelada a lista de participantes na final nacional islandesa, onde consta o seu nome. Como surgiu a proposta de participar ao Söngvakeppni Sjónvarpsins 2013?
(Yohanna) O David Sigurgeirsson, meu namorado, escreveu a letra do tema e, por isso, quando a canção foi enviada para a competição, foi necessário gravar a demo e eu cantei para ele. Depois, quando se soube que a canção tinha sido uma das escolhidas para participar na competição, pensámos que seria muito divertido para nós fazer isso juntos!


(Nuno Carrilho) O que é que os fãs podem esperar da sua prestação em palco, no Söngvakeppni Sjónvarpsins?
(Yohanna) O meu principal objectivo na atuação é divertir-me em palco! Esta é uma canção muito feliz e alegre e eu quero que isto se destaque no meu desempenho. Além disso, não terei grandes problemas porque vou ter alguns grandes amigos a fazerem coro e o David ao meu lado a tocar guitarra ;-) Maravilhoso!

(Nuno Carrilho) Como descreve o tema “Þú”?
(Yohanna) É difícil de o descrever, mas não querendo revelar tudo, posso dizer que é uma boa canção pop que transmite boas sensações.

(Nuno Carrilho) Portugal não participará na Eurovisão em 2013, por motivos económicos. O que tem a dizer sobre essa desistência?
(Yohanna) Isto é terrível! Eu ficaria muito triste se isto acontecesse com a Islândia. Porém, temos de ser sinceros e dizer que a Eurovisão é uma competição dispendiosa e, por isso, acho que quando não há dinheiro, então não se deve participar. Mas espero que Portugal volte a participar muito brevemente!

(Nuno Carrilho) De todas as participações portuguesas na Eurovisão, qual a sua favorita?
(Yohanna) Sem dúvida alguma, “Todas as Ruas do Amor” dos Flor-de-Lis. Os elementos da banda são pessoas incríveis e inesquecíveis!

(Nuno Carrilho) Aproveite a ocasião para mandar uma mensagem para os seus fãs portugueses.
(Yohanna) Antes de mais, quero-lhe agradecer pela oportunidade dessa entrevista. Espero realmente que todos gostem da minha nova música!
Desejo-vos tudo de melhor!
Com amor, Yohanna.

Esperamos que tenham gostado da primeira entrevista da iniciativa "A Caminho de Malmö". 
Em breve será lançada outra entrevista! Fique atento!


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já! 
Fonte e Imagem: ESC Portugal
9
( Hide )
  1. Anónimo21:56

    Nuno, estás equivocado: a RTP na carta que escreveu para a EBU, e que vocês citaram, deu outros motivos para não participar: a questão económica e o facto de, tendo que fazer opções, preferiu optar por programas mais dignos para a difusão da música portuguesa. Este acrescento faz toda a diferença e deve ser mencionado nas entrevistas

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Tem toda a razão com o que escreve, é um facto! Porém na base da escolha da RTP em optar por programas X em detrimento de Y, está a crise económica que abala a emissora portuguesa e o nosso país em geral! Espero que tenhas gostado da entrevista!

    Cumprimentos, Nuno Carrilho

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:01

    Linda entrevista. Adoro esta cantora

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:02

    Parabéns por esta entrevista. Adoro a canção da Joana e espero q ela chegue longe

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:05

    Boa entrevista, Nuno!! Não conhecia a cantora, mas gostei da forma como abordaste os temas tratados. CA

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:19

    Mais uma vez, o ESCPortugal mete pernas para que te quero e fica muito à frente em inovação e qualidade comparado com as outras webzinhas sobre ESC.
    Excelente rúbrica e bem escolhida a primeira participante. O Nuno, como sempre, um SENHOR nas perguntas e no bom Português que escreve.
    Fiquei foi milhentos de muito admirado! Não sabia que a Yohanna entendia Português. As suas respostas são corretissimas, gramatical e lexicamente!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:41

    anonimo das 12.19: tb nao exageres. nao podes comparar este site com outros porque, infelizmente, Portugal nao tem mais nenhum website do ESC. Se Portugal ficar muitos anos fora do esc, temo que os fans se desmobilizem e deixe de haver o interesse como aconteceu em Italia, por ex

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:52

    Parabéns pelo aniversário e parabéns pela nova rubrica ESCPortugal...Uma Yohanna logo para a estreia...nada mau=)

    Ps. Acho que a Yohanna não percebe português deve ter respondido em inglês e obviamente a entrevista foi traduzida.
    Existe mais Websites do ESC em português...ñ muitos como é óbvio mas tem surgido alguns nos últimos anos...mas sem duvida o ESCportugal foi o pioneiro!

    ResponderEliminar
  9. Shevek11:45

    A Yohanna é uma querida com uma ótima voz. Is it true? está em segundo lugar na minha lista de 2009, logo atrás da Estónia (apesar dos sorrisos absurdos da cantora durante a sua atuação; a canção é triste). A sua nova proposta é muito mais fraca, na minha opinião. Há canções muito melhores na final islandesa. Boa sorte.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.