RTP1 perdeu um terço da sua audiência em 2012. Números alarmantes resultados da indefinição na programação e dos vários avanços e recuos na anunciada privatização da estação.
Segundo os dados da CAEM/Mediamonitor sobre as audiências de 2012, entre março e dezembro - o período em que funcionou o sistema de medição da GfK -, a TVI manteve a liderança com 24,2% de audiência média anual (caiu 1,5 pontos), mas foi o chamado quinto canal (cabo e outros) que mais quota conquistou, subindo de 25,4% para 36,8%. A SIC ficou-se pelos 21,7% (em 2011 registara 22,7%) e a RTP1 baixou de 21,6% em 2011 para 13,9% em 2012. A RTP2 desceu de 4,5% para 3,4%. Para os responsáveis pela RTP, esta baixa de audiências tem a ver com a mudança do fornecedor das medições de audiências que estará a prejudicar a estação pública.
As perspetivas para 2013 não são animadoras: os novos programas anunciados para a nova grelha continuam a ser "temporários", considerando que o Governo ainda não anunciou se a privatização irá, de facto, ocorrer, qual o modelo de estação de serviço público que se pretende para Portugal, qual o âmbito da privatização e quais os recursos a afetar pelos diferentes serviços da rádio e televisão de Portugal.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: GFK e PUBLICO / Imagem: ESCPORTUGAL
Politicas. O plano do governo esta a dar certo: descapitalizar a RTP, torna-la lixo e vende-la aos amigos pelo preço da chuva
ResponderEliminar