O mundo do Festival Eurovisão da Canção (ESC) perdeu, em 2012, diversas personalidades a ele ligadas. A morte de Pedro Osório, notável orquestrador, chefe de orquestra, diretor musical e compositor, foi a que mais repercussão teve nos órgãos de informação nacionais logo nos primeiros dias de 2012. Pedro Osório esteve presente em várias edições do Festival RTP da Canção, sendo que foi ele o compositor da canção "O Meu Coração Não Tem Cor" com a qual Portugal conseguiu a melhor classificação de sempre no ESC. Em 1968 compôs também o tema "Verão" com o qual Carlos Mendes venceu o Festival RTP da Canção e conseguiu o 11º lugar no ESC em Londres.
No capítulo internacional, o destaque para a morte de três intérpretes do ESC: de Anders Frandsen no 1º dia de 2012 com a prematura idade de 51 anos, intérprete-representante da Dinamarca no ESC 1991; do representante de Espanha no ESC1963 José Guardiola que faleceu em Barcelona a 9 de abril com 82 anos de idade; e de Sophie Hecquet, com 68 anos de idade, representante do Mónaco no ESC1975.
Tonmi Lillman, membro da banda finlandesa Lordi, vencedores do ESC2006, morreu em fevereiro com apenas 38 anos de idade.
De Espanha, regista-se também o desaparecimento de Juan Carlos Calderón, músico e autor de “Eres Tú”, canção interpretada pelos Mocedades, que alcançou o 2.º lugar no ESC 1973. Faleceu em novembro com 73 anos de idade.
Hannie Lips, apresentadora do ESC1958 em Hilversum, faleceu em novembro com 87 anos de idade.
Dois antigos comentadores do ESC também nos deixaram: Jean-Pierre Hautier, comentador da estação belga RTBF desde 1994, deixou-nos com 56 anos de idade; José Luis Uribarri, com 75 anos de idade, desapareceu em julho. Foi comentador espanhol da RTVE por 18 ocasiões.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL e WIKIPEDIA / Imagem: ESCPORTUGAL
Sem comentários
Enviar um comentário