A TRT não concorda com o rumo que o festival Eurovisão está a tomar, nomeadamente as últimas regras impostas para a definição da ordem de atuação, o sistema de votação, mas sobretudo o facto de cinco países serem automaticamente qualificados para a final do concurso, a polémica regra dos Big5 e que beneficia Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. A estação pública turca defende que estas regras "não são justas", daí ter decidido desistir do festival Eurovisão.
A Turquia tem sido um dos países mais bem sucedidos no festival Eurovisão nos últimos anos, contando com uma vitória em 2003 com Sertab Erener.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: TRT / Imagem: ESCPORTUGAL
Até parece que eles nunca foram beneficiados por serem simplesmente...a Turquia!Esta desculpa é mais ridícula do que "Não temos dinheiro" LOOOL.
ResponderEliminarBom...este ESC na Suécia está a ficar um bocado bizarro com muitos países a desistir e novas regras estranhas com as quais ninguém concorda.
Ui, se estes desistem preparem-se para o que vem aí...
ResponderEliminarPrimeiro desistimo nós, depois a Eslováquia, de seguida a Bosnia e Herzegovina e agora a Turquia! Decaminho desiste toda a gente! Mas por um lado é bom que desistam para ver se a eurovisão leve um valente abanão!
"...a polémica regra dos Big5 e que beneficia Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. A estação pública turca defende que estas regras "não são justas", daí ter decidido desistir do festival Eurovisão." -» Também acho uma grande injustiça! Alguns vão á semi-final e outros não!
"...as últimas regras impostas para a definição da ordem de atuação, o sistema de votação..." -» Já ouvi muitas vezes falar disto, mas o que que se passa com as tais regras de atuação e votação?
A Turquia e a Bosnia e Herzegovina são dos países com melhores resultados e mesmo assim desistem!
Isto tá bonito está... por este andar não há festival!
Pelo menos a Turquia invoca razoes válidas, e não "envergonhadas" como as da RTP.
ResponderEliminarConcordo com a TRT. Tomara que varios paises disistam para ver se muda alguma coisa na EBU
ResponderEliminarNão comparem a situação turca com a Portuguesa. Portugal passa uma crise financeira e não tem meios para sustentar a inscrição e os preços de alojamento da comitiva. Mas acho que é bom paises como a Turquia desistirem para ver se a EBU levam um abanão porque também não concordo com muitas coisas. Portugal nunca foi beneficiado com nada. É bom ver um país que sempre teve bons resultados como a Turquia refilar e mostrar que não se preocupa apenas com o seu umbigo.
ResponderEliminarSim, mas repara, anonimo das 7:14, Portugal podia fazer como a Grécia arranjar patrocinadores! Ou então como sugeriu a notícia "Desistencia de Portugal foi opção politica" as chamadas de valor acrescentado podiam pagar a estadia na Suécia! Como acontece com a "Missão Sorriso"! As pessoas não se importavam de contrubuír! O problema é que Portugl não participa porque não quer!
ResponderEliminarMCDannyTS: mas qual a empresa que em Portugal patrocinaria o ESC e o enfadonho FC?
ResponderEliminarNão percebo a desistencia da Turquia. As regras de eliminação já existem desde 1993. A Turquia é dos países melhores beneficiados.
ResponderEliminarA regra dos Big 5 já existe desde 1999. Só agroa é que eles acordaram para a realidade?
Concordo com a TRT, depois da Polónia, Portugal, Bosnia e agora a Turquia a não participarem no ESC, pois concordo que o big5 nunca devia ter existido, apesar de serem os maiores contribuitos financeiros do certame.
ResponderEliminarTomara que haja mais uns 10 que desistem para eliminar pelo menos uma das semis-finais.
Sao os maiores pagantes do ESC porque assim o querem. Pagam para ir direto à final! A isso chama-se CHULISSE
ResponderEliminarA todos os anónimos que dizem que a Turquia é beneficiada no ESC... STFU! É uma mentira, a Turquia merece todos e cada ponto que lhe é atribuido!
ResponderEliminarKamal
A Turquia desde que ganhou (e não merecidamente) em 2003 ficou com o ego patriótico tão em alta que acham sempre que deviam começar a ganhar sempre. Algo que me lembra um Reino Unido antigo que sempre que ficava em 2º lugar ficavam fulos e criticam tudo e todos pelo seu fracasso em vencer. Agora como uma criança mimada arranjam argumentos infantis para ficar de fora. Pessoalmente é me indiferente porque a Turquia mto mto raramente apresentou musicas que eu gostasse. Não sou fã da sua musicalidade étnica mas acredito que o pais guarda para si o que melhor tem e manda para o ESC o mais piroso e pimbalhesco que pode existir. Bye bye ... vão e não voltem. :)
ResponderEliminarAnónimo das 1:34 p.m. : Só INVERDADES no seu comentário. Pimbalhesco foi as NonStop e Todas as Ruas do Amor, aquilo sim é que foi lixo eurovisivo.
ResponderEliminarKamal 12:26 P.M.: Eu espero que não estejas a falar da canção deste ano. Até teve pontuação acima daquilo que merecia. Era muito esquecivel. Ou então da Hadise, que desiludiu um pouco na actuação ao vivo.
ResponderEliminar"É bom ver um país que sempre teve bons resultados como a Turquia refilar e mostrar que não se preocupa apenas com o seu umbigo."
ResponderEliminarQUOOOORRRRRROOOORRRRREEEEE!!! As barbaridades que uma pessoa lê por aqui! Meus amigos, se há coisa que os turcos são incapazes de fazer é olhar para lá do seu próprio umbigo. E digo-vos isto por experiência própria, que tenho turcos na família!!!
Martim de Deus Menisco
Vamos lá a ver:
ResponderEliminaresta nova regra de não haver sorteio para a ordem de actuação e de ser o país organizador a decidir, parece indicar uma coisa: que a EBU está a admitir que quer ter influência directa no resultado final. (O que de resto já se notava e muito quanto aos vencedores.)
A Bósnia e a Turquia têm tido muito bons resultados. E são daqueles países que mesmo com a mais rasca das canções estão sempre batidos na final. De maneira que, não sei se não será por medo de perderem as vantagens que têm, que agora estão a dizer que desistem. (Esperemos para ver se não haverá um volte-face de última hora.)
P.S. É verdade que a Turquia não se apurou para a final em 2011. Mas aquela canção e aquela actuação a concorrerem por outro país teriam ficado em último lugar na semifinal.
Martim de Deus Menisco