Slider

Portugal: Especialistas defendem mudanças da RTP na Eurovisão


Mudança. De modelo, de atitude, de canções. Foram estas as principais conclusões a que chegaram Pedro Granger, Nuno Galopim, Luís Jardim e Simone de Oliveira. A convite da revista Notícias TV, publicada pelo Jornal de Notícias e Diário de Notícias, o apresentador, o fundador da OGAE Portugal, o produtor musical e a cantora debateram a renúncia da RTP à participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2013. São seis páginas dedicadas à ausência da RTP no ESC2013.

Apesar de pontos em comum, os convidados nem sempre foram unânimes no seu parecer e a opção da estação pública em não estar presente na edição do próximo ano, que se realiza em Mälmo, na Suécia, ainda gerou ânimos exaltados. "Se for por restrições orçamentais, concordo, até porque, normalmente, quando a comitiva portuguesa vai, leva as pessoas que deve e também as que não deve - porque vão à pala. Se é por acharem que Portugal não tem canções à altura discordo. Arranjem-nas. Há músicos, há cantores, compositores. É preciso é não ter as gravadoras, os amigos, os conluios e as cunhas", atira Simone de Oliveira, que participou no concurso em 1965, com o tema Sol de Inverno , e em em 1969, com Desfolhada Portuguesa .

Nuno Galopim, fundador da OGAE Portugal, critica o modelo de escolha das canções de Portugal: "Nós continuamos a pensar nos anos 70 e 80, nunca saimos daqueles modelos. O que está errado é a maneira de escolher as canções que devem ir à Eurovisão".

Pedro Granger defende o modelo de seleção interna (ler artigo AQUI ), a exemplo de Luís Jardim: "O Festival RTP da Canção é uma coisa para Portugal. Devia-se eliminar este festival e promover um concurso com um compositor, um tema correto, para enviar à Eurovisão. Que não tivesse nada que ver com o Festival da Canção". Este produtor vai mais longe: "Arranjem um perito, não se metam sempre com as mesmas pessoas que andam a fazer isto há não sei quantos anos".

Fado na Eurovisão?

Simone de Oliveira defende que se devesse levar fado à Eurovisão, mas com cantores conhecidos, dando como exemplo Ana Moura ou Camané. Já Luís Jardim tem uma opinião oposta: "Eu vivi 46 anos fora de Portugal e se eu andasse na rua e dissesse Julio Iglésias toda a gente sabia quem é. Se dissesse Amália... ninguem sabe!"

Pedro Granger também não é adepto de fado no ESC, pois tem a opinião que, para se ter sucesso no concurso, teríamos de cantar em inglês. Nuno Galopim pensa de forma diferente: "Um povo é valorizado pelo reconhecimento internacional da sua cultura. No ano passado tentaram, mas correu mal", referindo-se ao Festival da Canção 2012, onde o fado era suposto ter sido tema de todas as canções.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!

Fonte: NOTICIAS TV / Imagem: ESCPORTUGAL
20
( Hide )
  1. Anónimo00:16

    Basta ver o interesse que o festival tem no aspecto artístico nacional, para se ver a qualidade dos candidatos. Aqueles que têm verdadeiro peso na música portuguesa, sempre estiveram de costas viradas para esta palhaçada festivaleira, e fazem muito bem porque têm um nome e uma carreira a defender.Só se aventura, aqueles que querem ter um minuto de in-glória.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:18

    O Jardim e o Granger é que têm razão - só se fosse uma escolha interna, mas tinha de se mudar os critérios e passar a competir na mesma moeda (ingles), se não não vale a pena. E ainda mais anedótico é o comentário que se devia mandar fado

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:40

    O Luis Jardin tem razão: eu vivo na Suiça, que mesmo a ser um país cheio de portugueses, os suiços não sabem quem é a Amália e muitos menos os cantores de fado de agora

    ResponderEliminar
  4. Shevek12:53

    Há que apostar numa seleção interna, concordo. Mandar uma canção em inglês é uma disparate enorme. Já agora escrita por uma equipa sueca, não? Os especialistas esqueceram-se que os padrões de votação baseados no sistema atual sempre nos tramarão, mas enfim nada de muito importante. LOL

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:51

    o granger não defende que deve ser sempre seleçao interna . disse que podia ser uma opção mais barata em tempos de crise . e acho que tem toda a razao

    ResponderEliminar
  6. Bernardo Silva14:43

    A solução só é uma: vamos acabar com a porcaria das canções em Português de uma vez por todas.

    Bernardo Silva

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:07

    mas porque é que a RTP há de ter o direito exclusivo sobre o festival? Não querem? Passem-no à Sic ou à TVI, pode ser que inovem um bocadinho a coisa. Para o bem ou para o mal sempre era diferente.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:08

    Shevek: o ESC ao longo da história já teve vários sistemas de votação e nenhum nos beneficiou. Há algum que ainda não tenha sido tentado?

    ResponderEliminar
  9. Maria Michigão13:23

    Anonimo das 11:07PM:

    Ve-se que não percebes nada da Eurovisão.

    "mas porque é que a RTP há de ter o direito exclusivo sobre o festival?"

    Nao se trata nada de direitos nem nada, dah.... apenas as estações MEMBROS da EBU/UER (goggla, se não sabes o que é EBU/UER) podem representar o respectivo país.

    A RTP não pode passar o "festival" para a SIC ou TVI como tu passas a tigela de arroz quando está à mesa a comer com os teus pais... não pode e nao basta mesmo que pudesse... A SIC e aq TVI, por acaso, em vez de fazerem novelas parvas e coisas horrendas como fazem, já se preocuparam a aderir à EBU/UER?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:31

    A única mudança que desejo é a extinção da RTP. E aí sobrava dinheiro para organizar tudo e mais alguma coisa a começar do zero e sem esses pançudos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:23

    À participante que acusou outro de não perceber nada da Eurovisão: como é que a SIC ou a TVI podiam alguma vez aderir à EBU/UER? Se isso fosse possível para estações privadas, não acha que a ITV, a Antena 3, a RTL (que é privada e não do Luxemburgo) já teriam aderido? A EBU/UER não é só o ESC e decerto que essas estações tão importantes do ponto de vista comercial só teriam vantagens. O problema é que não podem! Afinal há mais quem não perceba (e ainda por cima critique os outros)...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:03

    Anónimo das 7:23 PM:
    Então como explicas a TF1 (televisão francesa privada) pertencer à EBU/UER?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:42

    rtl e itv sao membros da ebu

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:40

    Os membros activos da UER:

    http://www.ebu.ch/fr/ebu_members/actives/index.php

    E a explicação sobre quem pode aderir:

    http://www.ebu.ch/fr/ebu_members/admission/index.php

    ResponderEliminar
  15. Shevek12:57

    Anónimo das 11.08 P.M., concordo. Há alternativas que já apresentei anteriormente: 70% de peso para o júri e 30% para os alegres televotantes. O júri deveria ser composto de 15 elementos provenientes de grupos etários diferentes, com backgrounds musicais diversos. Gente que perceba de música e que vote em canções.

    ResponderEliminar
  16. Shevek13:03

    Anónimo das 11.08 P.M., concordo. Há alternativas que já apresentei anteriormente: 70% de peso para o júri e 30% para os alegres televotantes. O júri deveria ser composto de 15 elementos provenientes de grupos etários diferentes, com backgrounds musicais diversos. Gente que perceba de música e que vote em canções.

    ResponderEliminar
  17. Anonimo das 1:23PM23:29

    Ó Anónimo ou Anónima da 7:23PM:

    antes estivesses caladinho/a... afinal, perceber perceber não é o teu forte LOLOL

    ResponderEliminar
  18. MCDannyTS16:03

    A estupidez da RTP não me devia chocar, mas... Choca! Se vocês em vez de andarem pelo pais a mostrar os apresentadores ás pessoas e a pagar-lhes milhões por eles não fazerem a ponta de um corno (ás vezes temos de falar português correcto), não estaríamos nesta situação!

    Portugal é um pais competitivo, mas fazem-no de pateta todos os festivais. Então em 2011 (Homens Da Luta) foi o cumulo da parvoíce. Por um lado acho bem, que é para não fazermos, novamente, figura de patetas em 2013. Por outro acho mal, porque acho que o nosso pais tem muito para mostrar. O problema é que a Europa já não liga aos nossos “fadinhos” e já só gosta de músicas em inglês, e por muito que me custe temos é de levar uma música em inglês.

    Fala-se imenso de países vizinhos mas não me venham com merdas, Portugal dá sempre os maravilhosos 12 pontos á Espanha que nunca nos deu o devido valor. Esses já devem estar a chorar pelos 12 pontos perdidos. Eu sou fã da Eurovisão e só ligava á RTP por causa disso!
    Gostava que pelo menos eles emitissem o festival, mas acho que quem não participa não emite o festival.

    A Polónia deu uma justificação aceitável. Disse que não participava porque a Eurovisão já não era um concurso de musicas mas sim de vizinhos. Portugal não participa porque está ....... SEM DINHEIRO!

    A Grécia está bem pior que nós, e está na Eurovisão! Se até o Nuno Santos se demitiu querem o que?
    Para mim, esta era uma óptima oportunidade para a SIC ou a TVI mexerem os cordelinhos e conseguirem o festival para eles. Já tínhamos ganhado na boa! Mas não, vamos deixar a RTP afundar Portugal, é mais giro assim!

    Por favor, a RTP nunca quis ganhar o Festival era só uma brincadeira para nos criar ilusões!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16:07

    O que precisamos é de sangue novo na RTP e discussão durante o ano de 2013 para que 2014 seja nosso de vez e aí sim 2015 a eurovisão seja em Lisboa. Não podemos é desanimar,temos saber é se as mudanças na RTP são a sério ou mais uma vez mudança de cadeiras das rosas para laranjas. (Flávio)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:31

    é de pensar se os outros governos quiseram o EURO 2004, O MUNDIAL ,a expo , Porque não querem a eurovisão em Portugal?

    Para os governos, pouca margem dá para desviar dinheiro ao organizar o festival!!! Hahaha

    é o país que temos , dai que a RTP tenha pouca ambição, só qualificar para a final !! nem que fiquemos no ultimo lugar da final A pouca ambição conduz á falta de criatividade dos compositores que participam no festival da canção


    No entanto, é dificil de explicar uma coisa, a Grecia é um "navio economico" um pouco semelhante , e organizou o festival de 2006

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.