A Bósnia-Herzegovina fez a sua estreia em 1993, sendo que o melhor resultado obtido pertence a Hari Mata Hari e o tema "Lejla", que foram terceiros classificados em Atenas. Em 2011, Maya Star representou o país balcânico conseguindo o 18º lugar com 55 pontos. Veja ou reveja esta prestação:
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCXTRA / Imagem: ESCPORTUGAL
fIQUEI triste. um dos meus paises favoritos, sempre com canções lindissimas
ResponderEliminarEra bom que varios paises desistissem para ver se a EBU Acordava para a vida!!!
ResponderEliminarExiste uma cena que eu não percebo e queria que me explicassem:
ResponderEliminarPorque é que a França, a Alemanha, a Inglaterra e a Espanha (os chamados, Big Five) passam logo á final? O afitrião ainda percebo! Mas porque é que estes não passam pelas semi-finais?
Olá McDannyTS,
ResponderEliminarOs Big5 (França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália) têm passagem directa à final por serem os principais contribuidores financeiros para a realização do certame!
Espero ter ajudado! Obrigado pela preferência
Cumprimentos, Nuno Carrilho (ESCPortugal)
Se fosse só a Bósnia...o choque do dia ñ é este...Turquia fora :P esta sim é a desistência do ano.
ResponderEliminarCreio que a passagem direta dos chamados Big 5 tem a ver com a contribuição financeira para a Eurovisão em geral. De modo a Itália dá um grande contributo financeiro ao ESC. Por outro lado, a crise por que passam alguns países deixa no ar a dúvida se países como a Suíça ou a Áustria, com avultada participação na transmissão de eventos desportivos (provas de esqui, por exemplo), não virão (ou estarão já) a contribuir financeiramente mais do que a Espanha ou a Itália, por exemplo.
ResponderEliminarA polémica em torno dos BIg5 (ou Big4 até a inclusão da Italia) dá-me vontade de rir apenas pelos motivos que levaram à sua formação. A Alemanha em 1996 ficou ofendida por ter ficado de fora da pré-seleção interna para Olso com uma canção vergonhosamente ridicula e azeiteira ... porque o tecno pop dos anos 90 podia ser comercialmente viável em terras de Dona Merkel mas musicalmente ascroso e incompreensível ...E à semelhança de uma criança mimada que acha que merece tudo mesmo quando se comporta mal ... tiveram que enfatizar os paises que mais pagam para que a EBU tenha comida no seu prato todos os dias ... e nasceram estes Big qualquer nº. Mais uma prova vergonhosa de que td gira em questões financeiras e politicas ... e a musica fica infelizmente em 2º 3º planos e por aí fora.
ResponderEliminar