A desistência, alegando motivos financeiros, vem confirmar a notícia veinculada ontem em primeira mão pelo ESCPORTUGAL. "Não vai haver nenhuma voz portuguesa na edição 2013 do Festival Eurovisão da Canção", noticiou a TSF. "A decisão é da RTP que justifica a renúncia com questões financeiras", ouve-se na Rádio Renascença. Os principais jornais nacionais - Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Diário de Notícias - também já publicaram a notícia nas suas versões digitais.
Valor da inscrição terá pesado na decisão
Cada estação de televisão pública, para participar no Festival Eurovisão da Canção, tem de pagar uma quota, cujo valor é calculado com base em diversos critérios, um dos quais é a população desse mesmo país. Segundo fonte por nós contactada, o valor da quota de Portugal terá aumentado em 2013 para um valor que rondará os 280.000 Euros. Este número não foi confirmado pela RTP que, quando inquirida pelo ESCPORTUGAL, preferiu não adiantar quaisquer valores.
Ao preço da inscrição obrigatória deve ser acrescentado a permanência da delegação durante mais de duas semanas, em hoteis de 4 e 5 estrelas predefinidos pela organização do festival. Por último, mas não menos importante, todas as despesas de organização do programa de seleção da canção - Festival RTP da Canção ou outro. Quisemos saber valores destas duas rúbricas - estadia da delegação e organização do festival nacional - mas ainda não obtivemos respostas.
A fazer crer no que aconteceu no passado recente com outros países, a EBU/UER poderá agora tentar demover a RTP e fazer a sua administração mudar de ideias. Pelos contactos que fomos mantendo com responsáveis da estação pública, não nos parece que possa haver um "volte-face", ou seja, não acreditamos que possamos ver Portugal no Festival 2013.
Tristeza, desânimo... mas também aplausos
Técnicos e produtores que nos últimos anos têm estado por trás da organização do Festival da Canção são o símbolo do desânimo e da frustração. "A RTP está uma confusão! Tudo está a ser posto em causa!", escutámos esta tarde.
Diversos artistas também já escreveram palavras sobre esta desistência nas suas páginas no Facebook. A maioria dos comentários são de tristeza, fúria e até de raiva, mas também são muitos aqueles que concordam com esta decisão da RTP, considerando as medidas de austeridade severa com que muitos portugueses estão a ser confrontados.
Para os fãs que tinham pensado em ver a Eurovisão ao vivo na cidade de Malmo, há um misto de opiniões. Na breve ronda que fizemos entre alguns daqueles que costumam assistir ao vivo, existem os que optaram por desistir da viagem, e há os outros que mantêm a vontade em ir a Malmo, mesmo sabendo que poderá ser mais dificil conseguirem acreditações e lugares na arena nas condições favoráveis de anos anteriores.
Desde 1964, esta é a 4.ª vez que Portugal não participa no Festival Eurovisão, depois de 1970, 2000 e 2002.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL; Imagem: RTP
280.000 Euros só para a inscrição? Isso não é muito?!?
ResponderEliminar280 mil é um grande exagero! 200 mil paga Espanha e é dos big5.
ResponderEliminarA RTP está a dizer que a Eurovisão não é digna?!? Estou parva
ResponderEliminarO desespero é muito e por isso agora falam em falta de dignidade
ResponderEliminarahahah, cada vez mais rio desta desgraça que é esta televisão... Falam que a ESC não é digna de passar no canal?? Fico boquiaberto, sinto um bocado traído porque a Eurovisão, se é um canal digno de aparecer no resto das televisões europeias, já não é o suficiente para aparecer em Portugal!?? Por um lado é compreensível que Portugal desistisse da competição, mas chamar à Eurovisão quase "lixo televisivo" é um passo longe demais
ResponderEliminarO comunicado deixa no ar a realização de mais concursos para novos talentos. Talvez eu ande muito distraído, mas que oportunidades surgem depois na RTP para esses novos talentos? E para os que com dignidade a representaram no passado no ESC, como Vânia Fernandes, Flor de Lis ou Filipa Azevedo? Ao menos a televisão polaca foi concreta no comunicado que fez.
ResponderEliminarPelo que li a RTP diz que prefere apostar em programas que tragam mais dignidade ao nome RTP. Ora isto para mim não quer dizer que a eurovisão não é digna, mas sim que em tantos anos de participação nunca dignificou o nome da RTP ou de Portugal. Não trás nada de novo para além de ser caro.
ResponderEliminarConcordo com a RTP.
Isso foi por e simplesmente porque a RTP nunca trabalhou arduamente, nunca teve ideias suficientemente boas para existir uma participação realmente bem pensada, bem realizada e bem apresentada, se a música era boa nunca houve uma boa coreografia, ou os elementos não eram certos em palco, sinceramente deixa-me boquiaberto pessoas que acham que a RTP está certa, quando não tem um nico de razão.
ResponderEliminarSinceramente espero que a RTP acorde, porque já não é novo que a TVI ou a SIC queiram "roubar-lhe" este programa único, que é o mais visto em todo mundo, e sim Portugal tem e teve capacidades de chegar muito longe, só a RTP é que nunca deixou / nunca quis. Acredito em tanta coisa nova e possível se a SIC ou a TVI nos levassem a toda a Europa!
A RTP não é nem nunca foi competente por isso deve ter o mesmo fim que a participação no ESC: Abaixo a RTP!
ResponderEliminar