A RTP acaba de anunciar ao ESCPORTUGAL que não participará no festival Eurovisão 2013. A decisão prende-se com questões financeiras que limitam o orçamento da estação pública. Fonte da RTP afirmou que os recentes cortes orçamentais obrigam a RTP a sofrer um forte reajustamento de programação. A RTP não afasta a hipótese de voltar a participar no festival em 2014.
A decisão foi tomada pela administração da RTP e será comunicada à EBU/UER durante o dia de amanhã.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: RTP, ESC Portugal / Imagem: EBU
estao a gozar só pode
ResponderEliminarUma vez mais a dares as noticias. Obrigado
ResponderEliminar:(
ResponderEliminaryou are kidding me,lolol.....
ResponderEliminarRTP -» Lixo
ResponderEliminarAcho bem. Antes uma não participação no ESC do que mais um aumento de impostos
ResponderEliminarSim porque participar no ESC implicava aumentar os impostos. LOOOOOL
ResponderEliminarPara ir fazer mais figurinhas tristes realmente foi a decisão mais acertada, dispenso mais humilhações públicas. E que não voltem a não ser que seja para obter um TOP10, no mínimo.
ResponderEliminarFinalmente ... espero que fiquemos ausentes durante uns aninhos e depois sim voltar.
ResponderEliminarTenho dito,
TACV
Obrigado Nelson por mais esta noticia. Vais ter ferias agora!! LOL
ResponderEliminarCês poderiam haver imprestado o dinheiro do Brasil.
ResponderEliminarUm baita abraço verde-amarelo
Estou em choque
ResponderEliminarcomo fan estou triste, como contribuinte estou contente
ResponderEliminarCALEM-SE ate parece que por nao participar no ESC a RTP e Portugal fica rico
ResponderEliminarcom as vergonhas que la passamos e com a qualidade que se ve ca dentro e melhor adiar isso.
ResponderEliminarehehe em Espanha já choram 12 pontos a menos na final ... literalmente, vejam os foruns deles.
ResponderEliminarObrigado a toda a equipa do ESC Portugal por nos manter sempre informados de tudo o que se passa, sempre credível.. continuem!
ResponderEliminar"A RTP não afasta a hipótese de voltar a participar no festival no próximo ano".
ResponderEliminarDuvido. As condições financeiras não vao melhorar assim tão depressa
Vai e nao voltes! Adios!
ResponderEliminarO festivaisRTP também diz que é em primeira mao deles.. afinal é exclusivo de quem?
ResponderEliminarJá vão tarde!
ResponderEliminarDos salários de certos apresentadores já sabemos, até quando em certos meses nada fazem. Mas gostaria de saber se se preveem mais espetáculos ridículos como "As 7 maravilhas - praias" Montanhas desta vez? Rios? E galas monótonas como O Melhor de Portugal? Ficam bem mais caras do que uma representação na Eurovisão (não seria obrigatório haver FC)... Quem refere poupança no dinheiro dos contribuintes não se iluda...
ResponderEliminaranonimo das 7.50: ainda les esse blog? Vê a hora que cada sites publicaram as noticias
ResponderEliminarao anónimo das 7:50, todos os anos é a mesma coisa, aqueles senhores do site dos festivais fartam-se de copiar as noticias e depois escrevem "Exclusivo". Vê as horas que cada um publicou a noticia e postou no facebook
ResponderEliminarapesar de tudo,ate e uma decisão justa,para aquilo que a rtp nos habituou a fazer no ESC,ate melhor não ir,assim não gasta dinheiro dos contribuintes..mas tenho pena que as coisas estejam nesse ponto,quer dizer que o nosso país esta muito mal..isso preocupa me ....a rtp nunca quis ganhar o ESC,porque se não teria tido outros lugares nos festival da eurovisão..
ResponderEliminarSabem uma coisa, é pena que esse "sitezeco" tente levar para ele os loiros que os outros trabalham, além de que é nojento que as pessoas ainda o leiam! Não dá para dizer que é SPAM? Pq copiar a noticia do ESCPORTUGAL é mais que ser um triste, e já não é a primeira vez que o fazem, a este e a outros sites.
ResponderEliminarQue pouca vergonha francamente nao comprendo :(
ResponderEliminarA notícia não me surpreende por aí além. Esperemos que voltem depressa. Não sei se será possível, mas haverá algum motivo que impeça a participação de um dos canais privados? (desculpem a minha ignorãncia).
ResponderEliminarSe esta pausa servisse para a RTP fazer um plano com tempo, em conjunto com as editoras e os artistas, ate entendo. Mas todos nós ja sabemos que isso nao vai acontecer. Pro ano, se voltarmos, volta a reinar o puro amadorismo
ResponderEliminarPedimos a todos para não criticarem outros sites e blogs. Cada site terá os seus critérios editoriais. Pedimos para se focarem no essencial que é a Não Participação de Portugal no ESC2013.
ResponderEliminarConcordo com o Nelson. Já li comentários em sites estrangeiros nos quais se lamenta a ausência do nosso país.
ResponderEliminarÉ com pesar que vejo Portugal desistir do ESC mas se pensarmos bem até que pode ser bom para todos nós!
ResponderEliminarTenho pena. Sinto que morreu alguem muito querido
ResponderEliminarCurioso: a Grecia que supostamente está muito pior, continua no ESC
ResponderEliminarGonçalo Vieira: bom em que sentido?
ResponderEliminarya é mesmo , só vam para ir passear e alguns anos fazerem figuras tristes .
ResponderEliminarPodem reflectir... Em 2002 ficaram de fora e em 2003 apresentaram aquela que para muitos é das melhores canções de Portugal.
ResponderEliminarSabem muito bem falar mas nenhum de vocês sabe quanto se gasta com estas participações. Se não há dinheiro não há festa... Portugal vive na ilusão, isto é um despertar para a realidade. Não temos dinheiro, a rtp sofreu cortes brutais, logo não se gasta numa brincadeirazinha da qual nunca ganhamos nada, só perdemos, e dinheiro. Todos se queixam da falta de dinheiro, mas para haver Eurovisão já ninguém pensa nisso. Acho muito bem, não há, não se faz!!! Boa RTP!
ResponderEliminarAcho uma decisão acertada! Já devia ter ocorrido há mais anos. Sou fã do ESC mas sinceramente a Europa despreza as nossas representações mesmo quando são fantásticas, como foi o caso da Vânia! Por isso mesmo, agora lamentam-se nos sites estrangeiros? Alguns devem chorar lágrimas de crocodilo. Gastar imenso dinheiro para ir lá fora e vir sempre de mãos a abanar (nunca chegámos a um top 5, sequer em décadas de participação), basta!
ResponderEliminarTodos os programas que a RTP apresentam custa dinheiro...pagar para a participação na Eurovisão não pode ser com a intensão para ganhar...aliás, ganhare sera o grande custo porque depois tem que pagar pela festa...a participação é relativamente barata por 9 horas de televisão...e a RTP não tem outro programa o ano enteiro que é tão bem produzido...a RTP agora tem que gastar denheiro para encher as 9 houras the programacao em Maio..espero que a TVI ou a SIC tenhão a impotesse de apanhar a Eurovisão para amostrar o que a RTP não sobe fazer...garanto que o dinheiro popado aqui vai ser para pagar aqueles que não sabem programar a RTP com programas come deve ser
ResponderEliminarProponho que em 2014 não participemos no Mundial de Futebol. Levamos sempre os melhores jogadores e nunca ganhamos. Há quantos anos não temos um top 3? Poupemos o dinheiro da representação! Proponho que em 2016 não participemos nos Jogos Olímpicos. Nunca apreciam as qualidades dos nossos atletas. Há quantos anos não temos um top 40 nas medalhas? Poupemos o dinheiro da deslocação!
ResponderEliminarwow tantos comentários
ResponderEliminarSinto-me envergonhado!
ResponderEliminarMais um duro golpe na cultura portuguesa e na tradição do nosso país!
anonimo das 9.13: o mundial de futebol não é organizado pela RTP, mas pela Federação de Futebol.
ResponderEliminarEstamos de luto
ResponderEliminarA cultura portuguesa esta mais pobre?!? Desde quando é que a Eurovisão é um festival de cultura? Com todos os paises a cantar em ingles, a fazer piruetas em palco...?
ResponderEliminarPergunto: Será que, se Portugal tivesse bons resultados neste concurso, a RTP desistiria?
ResponderEliminarAnónimo das 9.26: as verbas de um clube de futebol são de particulares; as da FPF são estatais.
ResponderEliminarA RTP não vai enviar concorrente ao Festival Eurovisão da Canção de 2013, aparentemente por contenção orçamental. Embora seja de saudar a inaudita coexistência na mesma frase da sigla "RTP" e da expressão "contenção orçamental", para quem pertence a uma geração que ainda testemunhou "o país a parar" por causa do certame, é uma notícia um bocadinho triste.
ResponderEliminarA Polonia tambem anunciou que nao vai ao ESC2013. Mas os polacos invocaram que o concurso da mais destaque ao Show e menos à música e que os votos sao só pros vizinhos. Pelo menos os polacos invocam motivos que sao verdadeiros e realistas e sobre os quais todos os paises deviam protestar. Portugal invoca que... está falido. É por isto que estou triste.
ResponderEliminarNós estamos noutro campeonato
ResponderEliminarCompletamente em choque!
ResponderEliminarEstava à espera de pelo menos termos escolha interna.
Por este caminho, nem para o ano voltamos a por lá os pés...
Com Portugal fora, a RTP ainda vai transmitir os três programas em Maio?
ResponderEliminarAnónimo das 9.48: A RTP, segundo nos informaram esta tarde, ainda não decidiu se transmitirá o festival.
ResponderEliminarcrise, onde está a novidade e o espanto ? E realmente, depois de anos a fio a participar sem nunca ganhar, é totalmente indiferente participarmos num espetáculo sem qualidade como a eurovisão
ResponderEliminarÉ verdade, é uma tragédia isto acontecer, fiquei completamente em choque :s Se continuarmos assim, não haverá ESC para Portugal durante muitos anos... É um pesar que Portugal não participe mas pode ser que venham melhores cenários para Portugal ao passar dos anos :D
ResponderEliminarAproveitavam o vencedor da "Voz de Portugal"
ResponderEliminarconcordo !os Portugueses pararam no tempo sempre com o mesmo estilo de musica !!!
ResponderEliminarPor acaso, tal como a privatização, o caminho não é acabar com, é redefinir e controlar. Já fomos mais pobres e iamos à eurovisão, quando não há dinheiro não há vícios, e os hostel estão na moda :)
ResponderEliminarA RTP cortou no futebol do campeonato nacional. Foi obrigada a isso. Se cortou no futebol...
ResponderEliminarA crise começa a ser uma desculpa já muito gasta, ridícula e esfarrapada para o que a RTP anda a fazer(a crise em 2011 ajudou a levar a Düsseldorf uns certos senhores...e houve dinheiro).AHHH e sim na RTP existem meia dúzia de sangue sugas a que chamam apresentadores e não os vejo a fazer nada de jeito na TV(ordenados milionários pra essa gente já ñ é problema pois não???).
ResponderEliminarA Grécia está na bancarrota e no entanto e como ela muitos outros países têm problemas monetários...bom espero mesmo que Portugal aproveite a paragem para pensar na melhor maneira de conseguir um bom lugar quando voltar(se não a TVI E SIC que ataquem que só tem vantagens nisso).
Mas não deixa de ser um dia muito triste para a nossa história neste certame que pode nunca ter sido muito feliz nos resultados mas também temos motivos de orgulho nas nossas canções.
Um abaixo assinado, já!
ResponderEliminarPois eu nem sei se fico contente ou triste...Tirando 2008 com a Vania Fernandes so temos levado lixo recentemente por isso ou devemos investir em qualidade ou então se vamos fazer fraca figura é preferivel ficarmos em casa
ResponderEliminarPra levarmos outra vez amadores vindos de um Festival RTP da Canção que quase ninguem vê... OBRIGADO RTP
ResponderEliminarA desistência aqui da RTP entendo os motivos alegados, mas não aceito. Onde estão as ideias para mandar alguém por escolha interna, sem FC, existem dezenas de cantores que iriam de boa vontade se convidados e os patrocinadores, será que a TAP e outras empresas não suportariam a ida à Suécia? Dinheiro, ou falta dele é uma realidade, mas a quota irá ser paga certo? A participação poderia ser suportada por patrocinadores, apesar da crise. Acho que aqui está o fim, pelo menos para o nosso país, destas aventuras eurovisivas. Tenho pena e sinto-me triste porque apesar das injustiças e constantes desaires portugueses, este concurso faz parte da própria história da tv e nós saimos e com o rótulo dos ETERNOS PERDEDORES...culpa da europa, mas também muita culpa nossa e da RTP pela falta de vontade e ousadia para ganhar o certame, pelo menos na maior parte das vezes em que participou.
ResponderEliminarDeviam era mudar a organização do Festival para outro canal. Já há muitos anos que a RTP não se empenha quase nada na organização (e qualidade dos artistas) do FC. A maior parte das escolhas dos cantores dos últimos anos foram selecções um bocado duvidosas (imagino eu, muitas com recurso a cunhas, daí a falta de qualidade). A SIC ou a TVI às tantas faziam melhor trabalho.
ResponderEliminarbom comentário de Paulo tuga é triste mas enfim é´rtp k temos
ResponderEliminarEu esto feliz com a saída de Portugal. Vocês se lembram de que as regras do sorteio iriam mudar? Então, se Portugal continuasse, seria o primeiro a se apresentar e isso só prejudicaria a participação. Tem mais: Por que gastar dinheiro com um festival que vive à custa de músicas americanizadas,sem cultura alguma à acrescentar e ganhar pontos por suas performances? A RTP e a TVP fizeram a diferença que muitos países como São Marino, Belarus, Bulgária, Eslováquia e muitos outros deveriam fazer.
ResponderEliminarDetalhe curioso: Essa é a segunda vez que Portugal não participará da Eurovisão em terras suecas
porque a RTP NAO PEDE AJUDA A SIC OU A TVI PARA PRATICIPAR NA EUROVISAO
ResponderEliminarPorque RTP no pide ayuda a una casa discográfica como Grecia 2012, la verdad es que a mí me da mucha pena que portugal no esté en Malmo ¿y TVE? BESOS DESDE ESPAÑA.
ResponderEliminarAxo que realmente chegou a altura de sondar a SIC e TVI se querem alinhar neste programa.
ResponderEliminarEstamos a falar de levar 10 pessoas a Malmo 10 dias.. quê? 50.000€ é isso k n podem pagar...
Há salários na RTP, a multiplicar por 14x que resulta muuuuuuito mais k isso. E estão lá a fazer o kê?
Portugal..único país resgatado que não teve dinheiro para ir à eurovisao...todos os outros foram......e pensar que Portugal era dos que gastava menos nas suas participaçoes. Enfim....
ResponderEliminarjá agr as participaçoes portuguesas têm ficado a rondar os 250mil euros por ano
Ainda bem,chega de humilhações!
ResponderEliminarAnónimo das 9.43: apenas de quota de inscrição a RTP teria de pagar este ano cerca de 280.000 Euros. Somam-se as despesas da delegação durante mais de 2 semanas e os custos de organizar o FC
ResponderEliminarDeviam era extinguir a RTP! São e sempre foram Incompetentes e irresponsáveis! Abaixo a RTP!
ResponderEliminarO ESC não pode dar prejuízo porque a RTP não investe nada. A questão da comparticipação é uma treta quando comparada com o volume de receitas que é capaz de gerar à RTP. Não se esqueçam que um os minuto de publicidade vale uma verdadeira fortuna. Eles são é ladrões, é o que é!
ResponderEliminarAinda bem...Para ficarem sempre arrumados com músicas mediocres nem vale a pena ir.
ResponderEliminarFaçam copy-past desta noticia e voltem a publicar agora
ResponderEliminar