Como tem sido hábito, cá estou a comentar os últimos acontecimentos eurovisivos marcantes! Assim foi após o FC2010, depois do FC2011, após o ESC2012, entre outros e, claro, agora falarei sobre a recente divulgação da RTP: Portugal não vai ao ESC2013!!! Surpreendidos com o título?! Saibam de tudo o que eu, Eurico Alves, penso, clicando AQUI!
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Eurico Alves / Imagem: RTP
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Obrigado pela crónica, Eurico. Compreendo a tua posição. No entanto, acho que a RTP deveria repensar a sua estratégia e optar por seleções internas nos anos vindouros, tal como faz a Turquia atualmente. Pessoalmente, estou triste coma decisão. Mais triste estou com as decisões suecas que só pensam no puro show, sem darem grande valor à música (abanem bandeiras e gritem que é moderníssimo!). Quando os participantes sentirem na pele as consequências das escolhas da ordem de atuação destes iluminados produtores (dancem, gritem ,desmaiem, esfolem-se!), não me surpreenderia que houvesse mais desistências. Estas não seriam por razões financeiras. O ESC tem uma personalidade própria que não é sinónima de reality TV nem do MF.
ResponderEliminarNão concordo com a sua crónica nem vislumbro no futuro o mesmo que o Eurico.
ResponderEliminar1) Portugal não participando este ano, antevejo que seja mesmo o fim de Portugal no certame. O ESC em Portugal estava frágil (sinto que as novas gerações se começavam a entusiasmar cada vez mais com o concurso), o pouco interesse que havia (principoalmente dos media) podem ter assassinado de vez o ESC em Portugal com esta não participação.
2) A opção da rtp não contempla um periodo de reflexão/ de reorganização estratégica. Simplesmente aproveitaram a reestruturação da empresa/crise financeira para encontrar 1 desculpa "plausivel" para sair do certame. A razão da rtp é falta de interesse e vontade de fazer mais e melhor. Por isso, acreditem, se Portugal voltar ao certame novamente tudo continuará igual: seleções, amadorismos, vontade e esforços para ganhar.
3) Não existe um problema ESC, existe um problema global chamado RTP. O canal está pavoroso, cheio de programas horríveis e desatualizados. A RTP é um canal exclusivamente para velhos e cada vez forçam mais essa tendencia. Atualmente a rtp tem 2 programas bons: Top Chef e TOP +. A RTP está perdida, não é atraente, tudo nela cheira a velho, não há inovação. Depois inventam algumas iniciativas detestáveis como: dança na praça, ás do cavaquinho, galas desinteressantes, sonolentas e que ninguem vê....a desculpa é o serviço publico...bem isso é coisa que a rtp não faz (serviço publico não tem que ser programas enfadonhos e vender "olhem que bonitinha a nossa terrinha e a nossa cultura").
4) A ideia de fazer novos programas que "dignifiquem" a musica portuguesa podia ser interessante senão surgisse da rtp. Se pensam fazer programas como tem feito (galas sem interesses, concursos de novos talentos) mais valiam estar quietos...não trazem nada de novo, e para serem bem feitos precisam de gastar mais do que numa participação no ESC. Depois um programa desses bem feito seria a oportunidade certa para dar sequencia a uma forte e consolidade participação no esc.
5) O ESC também certamente terá os dias contados....mtos paises irão saltar fora não tarda, por estes malabarismos da organização, pela persistencia dos blocos de votos, por surgirem cada vez mais suspeitas de compra de vitórias.
Pra mim Portugal no Esc acabou...quer dizer diga-se que foi algo que nunca começou mto a sério....mais 1 exemplo do estado do pais....ultrapassado pelos outros, sem expressão, sem investimento
Concordo com a crónica, principalmente com a parte de ser peciso sangue novo na RTP. Quanto ao ESC é mesmo precisa uma atualização, como o Eurico disse, aquilo é sempre a mesma coisa todos os anos, só mudam as canções.
ResponderEliminarQuanto ao ESC Portugal, parabéns! continuem
Eurico, tirou me as palavras da boca, ou melhor, do pensamento! RTP incompetente que não se esforça para nada... se quisesse ja tinhamos ganho há muito tempo, mas o pior é quando nos tenta tapar os olhos com programazecos como aqueles da melhor canção como referiu
ResponderEliminarah? como é que um fã pode defender que o seu próprio país desista do ESC? não percebo
ResponderEliminarpara irmos lá fazer o que temos feito mais vale estarmos em casa
ResponderEliminarTriste?
ResponderEliminarSim, estou com a existência da RTP, ou melhor por estar a perder todos os dias capacidade para alimentar os meus filhos porque roubam-me o ordenado para alimentar esses pançudos! Abaixo a RTP!
Nunca existiu em Portugal um serviço público de TV. A RTP é uma fraude! Administradores e tutela da RTP sempre foram incompetentes e irresponsáveis... um bando de ladrões! Pançudos que comem todos os dias à nossa mesa porque alimentam-se do nosso dinheiro. Vivem à grande e à francesa à nossa custa. Cadeia com eles!
ResponderEliminarDetesto aquelas petições que chegam à minha caixa de correio mas se aparecesse uma no sentido se extinguir a RTP eu nem pestanejava.
ResponderEliminarSou a favor da transferência do orçamento da RTP, até ao último cêntimo, para um fundo destinado a matar a fome e a levar quem está doente ao médico e lhes pagar os medicamentos... Milhões de portugueses estão à fome e sem acesso a serviços de saúde por falta de dinheiro.Isso sim é um desígnio nacional e o verdadeiro serviço público!
Concordo com a crónica, no sentido que a RTP nunca se esforço pelo ESC, e isso aliado ao virar de costas das editoras e da comunicaçao Social a este grande espetáculo.
ResponderEliminarAcredito que a RTP vai voltar ao ESC, mas sempre da mesma maneira que nos abituou - desleixo total. Sangue novo, só se o ESc for para a SIC ou TVI, mas para isso, estes canais têm de aderir à UER/EBU. Esperemos que o façam o mais breve possível, e acabem com a RTP de vez.
E se a Rtp cedesse este ano para a TVI isso é possivel?
ResponderEliminarTOP+ um dos melhores programas? muahahahaha
ResponderEliminaranda ali ha decadas....num país que era o unico da europa ocidental que não tinha single charts, apenas album charts! Um programa que nao evoluiu e é uma tremenda seca. enfim
Portugal tem tido maus resultados no ESC...não gostam la mt de nós, não votam em nós é certo mas tb parte da responsabilidade é obviamente da RTP que é a estaçºao televisiva europeia com piores resultados no certame e deve ser responabilizada por isso! levam dinheiros públicos para humilharem o país lá fora. eu dava era um chuto na RTP...vao pra casa, ou melhor fiquem em casa!!
Não poderá um canal privado assegurar a participação no ESC?
ResponderEliminar