Contudo, a soberania do governo kosovar é limitada, já que não controla o norte do território, habitado majoritariamente por sérvios que rejeitam a autoridade de Pristina. Além disso, apesar da decisão do ISG, ainda há duas missões no país: a da Polícia e da Justiça da União Europeia (Eulex), com mandato até 2014, e a da Otan no Kosovo (KFOR).
Em Washington, o presidente americano, Barack Obama, comemorou o anúncio, considerando-o uma "etapa histórica", e pediu a Pristina que trabalhe na normalização de suas relações com a Sérvia, que continua sem reconhecer a independência de sua ex-província.
O primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, saudou o que chamou de "um êxito histórico para o Estado do Kosovo. Kosovo enfrenta numerosos desafios, entre eles a integração dos sérvios do norte" do território", reconheceu.
A independência de Kosovo foi reconhecida por 90 países, entre eles os Estados Unidos e Portugal. Contudo, países como a Rússia e a Espanha não reconhecem a soberania do Kosovo, já que também estes países enfrentam movimentos separatistas.
Desta forma-se, a entrada da televisão pública do Kosovo (RTK) na UER/EBU torna-se mais fácil e, com isso, também a participação no Festival Eurovisão da Canção, um desejo antigo deste país.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite Já!
Fonte: AFP; Foto: GOOGLE
Pffff mais um país para votar nos vizinhos
ResponderEliminarO proximo sera a Madeira
ResponderEliminar