Nuno Carrilho entrevistou Niamh Kavanagh, a irlandesa que no próximo sábado irá subir ao palco do Eurovision Live Concert de Setúbal. Niamh representou a Irlanda por duas vezes na Eurovisão, a primeira das quais saindo-se vencedora com “In your eyes” em 1993, e a segunda em 2010 com “It’s for you”, conseguindo o 23.º lugar da final de Oslo.
A cantora não descarta a hipótese de voltar ao concurso defendendo, contudo, que a escolha tem de ser feita pelo público e nunca apenas por um júri. Leia a entrevista já de seguida:
Já esteve envolvida em várias edições do Festival Eurovisão, com diferentes papeis. Sente-se uma apaixonada pelo evento?
Sim, de facto, já estive envolvida com a Eurovisão por diversas vezes, duas como intérprete, uma das quais como vencedora. Também já apresentei o trofeu, já anunciei os votos e outra vez estive nos bastidores de outros artistas. Eu amo a Eurovisão e estar envolvida diretamente com a Eurovisão, em todos os aspetos.
Quais as canções que mais lhe marcaram nesses festivais? Bom, é muito difícil mencionar canções favoritas na Eurovisão com tanta diversidade e tantos contextos. E eu tenho várias de que gosto muito! Dos ultimos anos posso mencionar que realmente adorei a canção da Chiara “Angel”, da Johanna “Is it True”… mais lá atrás, gosto muito de “Rock and Roll Kids”, do Paul and Charlie... Eu realmente gosto das “velhinhas” canções que fizeram escola, Severine, Apres Toi, Waterloo… podia mencionar outras tantas! É mesmo difícil fazer escolhas neste campo!
Aquando da sua última participação como intérprete, qual a sua opinião sobre a canção portuguesa?
Adoro as canções portuguesas, sobretudo da forma apaixonada como são escritas. Em 2010, a cantora Filipa e a canção, em si, estavam nas minhas favoritas na final.
O que mudou na sua vida e carreira com a participação no Eurovision?
A Eurovisão deu-me contratos, permitiu-me viajar e ser parte de algo muito especial. Representar o teu país, independentemente se ganhas ou não o 1.º lugar, é realmente muito especial. Amei todas as minhas experências eurovisivas!
E novos trabalhos? Há planos que possam ser revelados?
Neste momento estou a preparar a “Irish Eurovision Winners Tour”, na Irlanda, que eu espero que também passe por outros países da Europa. Seria fantástico! Estou também a gravar um novo álbum: é um processo lento mas também maravilhoso!
No próximo sábado, podemos contar com a sua presença em Portugal… Sim, é verdade! Estou ansiosa por conhecer Setúbal e por poder cantar as minhas canções para vocês! Será, de certeza, mais um grande momento da minha carreira eurovisiva!
Para terminar, pensa voltar a concorrer ao Eurovision?
Gosto sempre de pensar que um dia regressarei à Eurovisão! Contudo, a canção tem de ser a canção certa para o festival e, mais importante do que isso, tem de ser escolhida pelo público! Por isso, nunca poderei dizer com toda a certeza se um dia estarei de volta.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL; Imagem: GOOGLE
Duas canções maravilhosas!! As verdadeiras baladonas que eu adoro.
ResponderEliminar23º lugar?!? Que injusto!!! Merecia muito mais!! Sabado lá estarei!
ResponderEliminarMais uma excelente escolha para uma entrevista! Obrigado escportugal!
ResponderEliminar@ "baladonas"
ResponderEliminarBALADONAS?!?!? Que termo vulgar e sem nível para as excelentes obras de arte que a Exma. Srª D. Niamh levou à Eurovisão. Haja respeito!
@ "Anónimo disse...
ResponderEliminar23º lugar?!? Que injusto!!!"
LOL meu, tás mesmo a dormir lol só agora é que reparaste?!?! Já lá vão dois anos...