Slider

Auditoria arrasa medição de audiências de televisão


A auditoria independente ao novo sistema de medição de audiências arrasa a GfK, a empresa que desde 1 de março é responsável pela operação. A Pricewaterhouse não poupa críticas à empresa de audimetria. O relatório preliminar, a que o Diário de Notícias teve acesso, enumera vários erros da GfK, entre as quais erros na constituição do universo (com 350 pessoas de nacionalidade não portuguesa, quando o caderno de encargos previa só cidadãos nacionais) e no método da atribuição das classes sociais. Além disso, foi detetado, por exemplo, que entre os 400 lares sem televisão paga mais de 80 registaram consumo de canais que não eram a RTP, SIC ou TVI. Em diversos dias, a RTP teve, segundo a GFK, zero espetadores, o que todos estranharam.

A auditoria foi encomendada pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), depois da polémica criada em redor dos resultados, desde 1 de março, quando a GfK substituiu a Marktest na medição do consumo televisivo. A mudança de empresa de medição de audiências fez com que a RTP1 perdesse, de um dia para o outro, mais de 8% de audiência média, afetando seriamente o seu valor de mercado e as tabelas de publicidade, numa altura em que alegadamente está perto a sua privatização.

Por outro lado, e segundo os dados da GFK, a semifinal e a final do festival Eurovisão tiveram, em 2012, uma das mais baixas audiências de sempre, fazendo de Portugal um dos países participantes do ESC com mais baixas audiências. Muita coisa pode estar, por isso, em jogo.
.
.

Reunião em breve:
:
A próxima reunião da CAEM vai ser decisiva para o futuro da medição de audiências. Todas as possibilidades estão em cima da mesa: desde correções ao sistema da GfK à repetição do concurso para a escolha de uma nova empresa que assegure o serviço. Entre os vários elementos da CAEM – operadoras de televisão, agências de meios e anunciantes –, há quem não admita meros remendos a um sistema que tem falhas estruturais.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!

Fonte: Diário de Notícias, SOL e ESCPortugal; Imagem: Google
4
( Hide )
  1. Anónimo00:18

    É obvio que isso sao tudo tramoias para beneficiar a SIC que subiu muito de um momento para o outro (

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:16

    A SIC e a TVI são as piores televisões da Europa, é tudo uma cambada de refeiros e aldrabões. Minha rica RTP!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:52

    Com audiencias tão baixas, e se forem verdadeiros os numeros da GFK, temo pelo futuro do ESC em Portugal

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:14

    toda a gente ja percebeu que esta GFK foi encomendada pelo Relvas, para justificar a privatização da RTP ... a subida da SIC deve-se ao facto de o presidente da CAEM ser o Luis Marques, Director da SIC ... Luis Santos

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.