Em nome do ESCPortugal, deixo aqui os nossos sinceros parabéns a toda a comitiva portuguesa que tanto nos orgulhou este ano! Apesar de tudo, fomos grandes! Força!
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
A concorrência era grande..e melhor ;)
ResponderEliminarJulguei que o jurí nos safasse, mas nem isso...
ResponderEliminarconcordo...aquela semi-final era terrível...atrevo-me a dizer que mereciam passar todos
ResponderEliminarObrigado também por não aparecer-mos uma unica vez na altura dos qualificados. Senti-me profundamente indignado e foi uma grande falta de respeito para com Portugal. Por mim, a RTP limitava-se a não participar no proximo ano, até o Pedro Granger ficou sem saber o que dizer ao ver que a delegação portuguesa não tinha aparecido mais nenhuma vez com excessão da atuação. Quero ainda dizer que a Filipa foi brilhante e que ainda não tenhamos sido os melhores merecimos ter ficado pelo menos em 10º lugar. Parabéns a toda a comitiva portuguesa, unico orgulho mesmo este ano ;)
ResponderEliminarMiguelAndrade
Parabéns Filipa foi de arripiar, ja es uma vencedora. Pena a europa ser sempre assim. Mas estou muito orgulhoso de Portugal. Mas um dia será! Força Portugal
ResponderEliminarDevíamos desistir de vez desta mentira chamada Eurovisao! Nem sequer mostraram o backstage português
ResponderEliminarÉ que é mesmo! Os que mais sofreram dessa injustiça foram sem dúvida Portugal e Eslovénia. Por vezes não são os melhores que passam (e é cada vez mais assim).
ResponderEliminarFilipa e todos os outros elementos em palco, honraram-nos com uma dignissima prestação. Parabéns! A passagem era, sem dúvida, dificil dada a nossa posição geográfica face aos outros concorrentes. Ficámo-nos pela dignidade!
ResponderEliminarNem sequer se pode comentar. Na minha franca opinião a Filipa não poderia ter estado melhor.
ResponderEliminarAliás desde o inicio que eu disse quem passaria à Final, até porque a EBU nem sequer tem a decência de disfarçar e decidem filmar sempre quem passa à Final antes de ser anunciado e também sempre disse que a Turquia seria o último finalista a ser anunciado (o festival é no Azerbaijão), dito e feito.
Apesar de tudo, 8 dos finalistas mereciam sem dúvida passar, mas a Ucrânia e Malta passarem é que francamente. A Ucrânia, tal como a Rússia, a Roménia e outros passam sempre independentemente da música mas "Be my Guest" tal como "Party for Everybody" são todo menos boas canções e ainda estou incrédulo quanto à passagem à Final de Malta com aquela música repugnante e datada.
Afinal para que serve o júri?
Eslovénia e Portugal mereciam muita mais estar na final no lugar destes dois. Enfim.
Espero que seja desta que a RTP mude de uma vez por todas de jurados. Andam a pagar há anos os ordenados com o dinheiro de todos os contribuintes a pessoas que o que merecem é estar no desemprego, para saberem o que custa a vida, claro que não estou a falar contra a Filipa e todos os elementos que com ela nos representaram. Falo sim, dos senhores responsaveis pela Organização do nosso Festival da Canção, isto é uma palhaçada. Se ficassemos 40 anos em último na Eurovisão a RTP não mudava nem muda de pessoas, é uma vergonha. Se fosse num país civilizado esses Senhores já tinham sido despedidos há muito tempo.
ResponderEliminarnao sei se a concorrencia era melhor....era muita sim.E aquela turquia a passar :/ acho que o coro nao ajudou,apesar de td é inquestionavel o nivel com que Portugal se apresentou este ano,estão de parabéns!
ResponderEliminarNo futebol culpam-se os árbitros, no ESC é a diáspora. E admitirmos que fomos fracos? A prestação foi o melhor que se conseguiu sim senhor, mas a música era fraca.
ResponderEliminarObrigado ao ESCPortugal por nos ter informado (e, decerto, continuar a informar) sobre o ESC. Obrigado a Filipa Sousa e acompanhantes pela dignidade com que cumpriram a sua tarefa. Neste momento o que mais receio (e lamento) é que, tal como outros representantes de valor que tivemos no ESC (alguns até com melhores resultados), seja votada ao esquecimento. Oxalá haja mais profissionalismo no futuro: não me refiro à intérprete, mas aos responsáveis pela participação portuguesa. Que percebam que não há amadorismo no ESC. Quem escolheu aquele fundo escuro? Honestamente: quem, senão os portugueses, percebeu que estava ali representada a capital do país? Aliás, da roupa ao fundo tudo foi bem escuro, remetendo para uma tristeza escusada. E deem ao(s) futuro(s) intérprete(s) a oportunidade de ensaiar, ensaiar, ensaiar num estúdio, com câmaras (assim se evitariam os olhos fechados, assim se encontraria uma marcação de palco mais apelativa). Custa ver como canções como as de Malta ou da Lituânia passaram: não tinham mais qualidade do que a nossa, mas houve cuidado em tudo o que rodeou os intérpretes (até no último caso, em que o fundo era excelente). Desculpem ter-me alongado, mas senti a nossa intérprete, no fundo, tão só em todo este processo.
ResponderEliminarA voz e a interpretação da Filipa foram irrepreensíveis. Infelizmente para mim tudo o resto deixou muito a desejar (aquele coro foi terrível). E a não passagem da Eslovénia também me deixou mesmo de queixo caído.
ResponderEliminarQuando faltava anunciar um finalista e vi que faltava a Turquia percebi logo o destino de Portugal. Mas faltava também a Eslovénia o que para mim foi logo um choque.
Filipa e Eva Boto foram as rainhas da noite.
Não tarda nada e vamos ver, de novo, o Carlos Coelho a dizer mal de tudo e de todos, mas sobretudo da RTP. Já estamos habituados. Ele que não fez nada de nada para promover a canção. "Vida Minha" merecia passar a final pela FILIPA
ResponderEliminarAcho que esta foi a primeira vez em que não fiquei nada chateado que Portugal não passasse à final. Até quando os Homens da Luta não passaram fiquei mais chateado. (E eu sabia desde o 1° dia que os HdL não iam passar.) Primeiro, porque já esperava este resultado. E depois, porque nunca gostei desta canção (tal como nunca gostei de nenhuma canção do Babic, tirando Cvet Z Juga, por causa da Alenka Gotar). Tenho pena da Filipa, que fez o melhor que podia, e que acima de tudo merecia uma melhor canção. Se houvesse um prémio para a canção que passa mais despercebida, de certeza que Vida Minha o ganhava. E quando assim é, quando se escolhem canção que não são apelativas, o melhor mesmo é nem mostrarem a cantora depois da actuação.
ResponderEliminarDito isto, não sei como é que Malta passou...
O serão começou muito bem com a actuação do Zeljko e foi prosseguindo mais ou menos bem até que chegou Malta e o nível desceu ao rés-do-chão, depois veio a Bielorrússia e o nível baixou à subcave e a seguir teve de vir a Filipa para levantar outra vez o nível, ainda que com uma canção fraquinha. O problema é que logo a seguir actuou aquela bomba que é a Gaitana. 30 segundos depois da Gaitana começar a cantar, já a Filipa estava mais que esquecida...
É assim, ou a RTP escolhe canções que apelem às massas, ou fica para trás com excelentes cantoras que têm excelentes actuações. A RTP tem tanto MAS TANTO a aprender com a Ucrânia!!!
Martim de Deus Menisco
Parabéns a toda a equipa excepto RTP. É neste momento que temos de fazer balanço e para mim a Filipa fez o melhor que pode, tentando ornamentar de voz o que falta na música. Esta música para o ESC precisava de alterações algo que a RTP não fez por si nem permitiu aos autores. A RTP sendo uma TV pública pode dar-se a luxos em defesa da cultura que as privadas não podem e no entanto o que se vê é que quem melhor defende a cultura musical em Portugal são os privados, sobretudo a TVI... atrevo-me a dizer que a TVI não só promove mais a cultura musical como recorrentemente melhor defende o FC, o que acho incrível! O FC necessita de investimento, pois sem investimento não é possível criar tradição ou ter share num programa que dá uma vez por ano. Abraço a Todos, Viva Portugal, Parabéns Equipa de palco da Eurovisão, Parabéns ESCPortugal, fora RTP!
ResponderEliminarNa semifinal dita "forte" passaram os fraquinhos...enfim!
ResponderEliminarMuito triste pela Eslovénia óbvio...a Eva merecia muito.
Não tenho nada apontar á Filipa...está sem duvida de parabéns mas se queremos realmente passar da semifinal e quem sabe ganhar muita coisa tem de começar a mudar e rapidamente por aqui na nossa final nacional!!...mas prontos ñ tou a disser nada de novo. A RTP é que sabe o que anda a fazer.
Gostei muito do vestido dourado da Filipa. Mas o coro vestido de preto, não sei, não percebo nada de moda, mas acho que não combina bem.
ResponderEliminarGostei muito da ideia de ter a imagem de Lisboa à noite no background. Mas alguém da RTP tinha que se assegurar que mostravam o background como deve ser e que a imagem não ficava ASSIM escura. Alguém da RTP tinha que ralhar com a produção do show desta noite. E é tudo!
P.S. Na altura não disse nada, mas o Festival RTP da Canção deste ano foi dos programas mais enfadonhos de que tenho memória!!!... Lamento ter perdido duas horas de vida a ver AQUELE concurso de cantigas. QUANDO é que privatizam a RTP?
Martim de Deus Menisco
1 . amo o festival da eurovisão
ResponderEliminar2 . a presença portuguesa foi excelente.
3 . a fórmula da canção está gasta.
4 . só lá vamos com algo verdadeiramente único.
5 . dinamitar o júri de pré selecção em Lisboa.
6 . para o ano há mais .
7 . bom regresso a Portugal.
Talvez Portugal devesse repensar o género de música que leva ao festival.
ResponderEliminarHá 2 anos tivemos uma Catarina Pereira, a única que teve uma música festivaleira e que podia ter recebido uma boa pontuação naquele ano... Mas os votos já são uma tristeza em Portugal... Quanto mais na Europa. E se não apostarmos noutros géneros, seremos sempre uma pequenês...
melhor mesmo é nunca mais participarmos..
ResponderEliminarVivo em Espanha. Curiosamente a TVE não transmitiu a 2ª semifinal, a primeira sim. Desse modo não tive acesso a nenhum número para poder votar. Será por acaso???
ResponderEliminarEnviar boa música portuguesa não adianta. Mais vale desistir ou então fazer como a Itália, fazer o NOSSO festival a sério, consagrando a canção vencedora, e depois pedir a alguém para fabricar qualquer palhaçada cantada em inglês para nos representar na Eurovisão. É quase criminoso ver a Filipa eliminada e porcarias como a Turquia, a Noruega ou a Lituânia apuradas...
ResponderEliminarOh Ruben... vejamos, a nossa música é uma seca! Pior só cantar ópera no ESC. Não adianta teres grande Voz se a música for uma seca, nem ter grande música se a Voz for péssima. Há que haver um equilibrio e no fim se formos sinceros connosco próprios verificamos que as musicas que ficaram à nossa frente são mais equilibradas, porque digo-te, a nossa música ouve-se e esqueçe-se logo na música a seguir SEJA ELA QUAL FOR!!!!
ResponderEliminarA Filipa dignificou Portugal. Ponto.
ResponderEliminarA canção era porreira?
Sim, até era. Mas a concorrência era simplesmente melhor... em 18 cotei Portugal em 12º, mesmo gostando da nossa música e isto diz tudo.
Ver a Ucrânia e a Lituânia na final, quando deveria ter passado a Eslovénia, é bem mais aterrador. Mas já a Suiça na primeira ronda tinha chocado por ficar na borda do prato.
Quanto à final... os balcãs apresentam-se em grande forma e alguns dos "big 5" até estão à altura. De resto, além de uma Islândia e de uma Rússia... ;)
Venho aqui dar os meus sinceros parabéns a quem nos representou tão bem. Fiquei triste mas não fiquei nada aborrecido com o resultado porque sei que era muito difícil. A nossa canção é boa e todos deram o melhor de si. Não posso deixar de reconhecer que as que passaram também têm o seu valor e dou também desportivamente os parabéns, desejando sorte na final.
ResponderEliminarTudo o que acabei de dizer não me impede de também criticar a apresentação. Ela foi perfeita por parte dos executante e o figurino era adequado, mas não teve o devido acompanhamento em dois ou três aspectos que, na minha opinião, foram fatais.
O primeiro grande e decisivo equívoco, foi a realização, que ficou muito aquém do que a RTP nos habituou (como é um belo exemplo 2010, com a Filipa Azevedo). Esta canção, como a de 2010, pedia que se passasse a emoção para cá do écran, mas na maior parte do tempo os planos eram de longe... Um erro crasso! Este sim foi fatal! E não ficou por aqui... chegamos a ter pelo menos um plano em que a Filipa literalmente ficou cortada a meio, de cima para baixo... Isto não é profissional e é outro erro óbvio.
Outro aspecto, que não esteve nada bem, foi a iluminação que era óbvia e manifestamente insuficiente. Além de estar tudo muito longe, estava quase sempre escuro, sempre linear em termos de intensidade... Nada "intimista", nem teve nenhum momento forte de luz.
E, finalmente, não foram usados quaisquer efeitos especiais, nem no palco nem sequer no fundo... coisa que era fácil se gerados informaticamente e praticamente sem custos...
É verdade que como esperado verificou-se o efeito dos "blocos" da ex-URSS e dos balcãs... Mas, a desmentir isso tudo, temos Malta que com uma canção menos bem construída, conseguiu dar o espectáculo televisivo suficiente para merecidamente conquistar um lugar na final. E por outro lado temos, dentro do bloco balcânico, a Eslovénia com uma boa canção e bela apresentação que também não conseguiu passar.
Confesso que senti que não íamos passar poucos segundos após o início da prestação, pelas razões apontadas... Até o meu sobrinho, que tem apenas 12 anos, e via pela primeira vez, disse qualquer coisa do tipo "está bonito, mas está tudo tão longe e muito escuro... não se vê nada... a música é boa mas ninguém vai ligar a isto..." Esta é a realidade lida pelos sentidos duma criança que prefere outros tipos de música e mesmo assim achou a canção boa... Estou a partilha-lha convosco porque acho que sintetiza "a coisa". Ou seja, Portugal não deu ou não conseguiu dar o espectáculo de televisão suficiente para passar.
Dionísio
Uma actuação perfeita manchada por uma realização muito fraca e iluminação terrível. Parabéns aos elementos que subiram ao palco. Prestação 10/10. Figurino 9/10. Realização 1/10. Iluminação 1/10.
ResponderEliminarPedro Bcn: A TVE não transmitiu a 2ª semifinal pois votou na 1ª, pelo que os espanhóis não poderiam votar na nossa canção. Portanto, foi o sorteio que assim o ditou. De qualquer forma, duvido que mesmo com o voto de Espanha tivessemos passado. A votação entre países de leste e balcânicos, trucidou-nos!
ResponderEliminarPerdon por no hablar Portugués,
ResponderEliminarsoy español y os visito para deciros que me parece una gran injusticia que no hayan valorado la GRAN CALIDAD de la representante Portuguesa! Filipa fue genial, una gran voz y un gran fado! FELICIDADES PORTUGAL! Ayer vi la semifinal por internet por la página web de la RTP porque España votó en la primera semifinal del martes y TVE no la emitió.
Esperamos veros de nuevo en la final el año que viene!
Nosotros sí que os valoramos!!
Un cariñoso saludo desde Barcelona
grande m****! Deviamos ter passado! :(
ResponderEliminarDevo dizer que PT esteve bem,mas sempre senti que a semi-final era redondamente difícil como verificamos pelos países que passaram a final ... Contudo acho que a RTP tem que repensar o esc e investir , acho que este ano tivemos um bom cenário mas tem que investir nas musicas do FC que este ano não saíram do patamar satisfatório !
ResponderEliminarO Dionisio tem CARRADAS de razao!!!!
ResponderEliminarMartim deDeus Menisco
A voz da Filipa estava perfeita, foi uma enorme injustiça não ter passado. Aliás, poucas foram as músicas boas que passaram à final desta semi-final. Atrevo-me a dizer que concordo apenas com 3 dos 10 vencedores
ResponderEliminarÉ impressionante ver como a maior parte as pessoas aqui estão afastadas da realidade. A nossa canção, que era decente e não foi mal cantada, era CLARAMENTE das mais fracas, com ou em diáspora. Isto é tão óbvio que fere os olhos.
ResponderEliminarMas até tinha algumas hipóteses de passar se alguém da comitiva tivesse olhado para os monitores durante os ensaios e dado uma palavrinha à produção. É PARA ISSO QUE SE MANDAM REALIZADORES E PRODUTORES NAS COMITIVAS, não é para irem passear. A equipa da RTP que tantos dissabores tem causado aos vários autores ao longo dos últimos 20 anos está-se borrifando para os ensaios. Pensam que é comprar um vestido, atirar a menina aos leões e acabou. O trabalho de câmara que nos calhou foi péssimo, a iluminação péssima, e mesmo os slides fracos. E ninguém da equipa paga com o nosso dinheirinho para passar uma semaninha de ferias no cáspio se deu ao trabalho de ... fazer o seu trabalho.
A Filipa parecia que estava a cantar num restaurante em que o coro eram os empregados de mesa. O José Poiares é um péssimo chefe de delegação, e se a RTP tem alguma vontade de ter uma dose minima de sucesso, tem que o substituir imediatamente.
A Filipa merecia ter passado à Final, pois:
ResponderEliminar- Tinha um instrumental fantástico;
- Interpretou bem uma letra interessante (com uma única estrofe e um refrão que se repetia até à exaustão, é certo - se o Carlos não fosse «egoista», a canção ganharia muito com uma das infinitas repetições do refrão em inglês);
- Ter gasto dinheiro do seu bolso, por carolice, para 'curriculum', para dar a conhecer a sua/nossa música é uma atitude madura, de amor à camisola.
As imagens do cenário não deveriam ser bairristas, os movimentos de câmara são soporíferos,... mas a Filipa merecia ter passado à Final!!
Passaram, para o meu gosto, músicas bastante piores (sem novidade, déjà-vûs' sem (água e) sal).
Não vou ver a Final - há coisas muito interessantes para fazer pelo Porto!! - e gostaria imenso que acontecesse, este ano, o mesmo que aconteceu há anos atrás com a Malta(?): os votos do país foram conseguidos por um juri, pois não houve televotantes suficicentes... e mais!! «Zero espectadores tugas da Final do ESC» (meu sonho)!!!! ^_^
Protesto com tamanha fantochada!!! Tou que nem posso!!! Gostaria de ler que a RTP não iria participar para o ano, por isto tudo!!
Desculpem o desabafo, mas ontem (e sempre...) fiz das tripas coração!!
Una pena y una auténtica injusticia, una gran voz y una gran canción. Lástima que España no votara en esta semifinal... habríamos ayudado a Filipa a ir a la gran final se lo merecía! viva el fado!!!
ResponderEliminarFiquei muito triste por não termos passado... (só agora consigo escrever sobre o assunto) Sempre gostei da nossa música, desde o seu primeiro ensaio no Festival da RTP, e achei que seria uma feliz concorrente ao ESC. Tal não aconteceu... E fiquei triste por sentir que a Filipa depositou todo o seu empenho na sua/nossa representação sem, contudo, ter sido reconhecida. Ontem isso foi claramente demonstrado na sua forte interpretação, deixando todos os portugueses, estou certo, bem impressionados (ouvi já vários comentários de amigos neste sentido). Resta-me agradecer à Filipa e a toda a delegação portuguesa e esperar que a Filipa continue com interesse e afinco o seu percurso. E por fim, agradecer ao escportugal pelo excelente trabalho que desenvolve. Continuem! Nós ficamos por aqui... :)
ResponderEliminarEnquanto continuarmos a mandar musicas que nada dizem ao resto da Europa não vamos a lado nenhum.
ResponderEliminarE não é os balcãs ou os soviéticos, o problema é as nossas escolhas. Malta não tem sequer vizinhos ou países com grande afinidade e está quase sempre nas finais porque leva boa musica.