Em entrevista à comunicação social, apenas alguns momentos após saber que era a grande vencedora do "Festival da Canção 2012", Filipa Sousa confessou-se surpreendida com a vitória e com a unanimidade de votação, tanto do televoto como do júri regional. A nova estrela de Portugal elogiou a postura profissional de Andrej Babic e Carlos Coelho que tentaram conhecer as preferências musicais de Filipa antes de lhe apresentarem o tema "Vida minha". Em Baku, Filipa espera "estar à altura de uma boa prestação, de orgulhar o país", contudo, confessa que gostaria de cantar parte do tema em inglês: "Penso que só teríamos a ganhar se cantassemos pelo menos um dos refrões em inglês".
A entrevista completa em video:
Parabens Filipa! Portugal fica a ganhar com a tua prestaçao em Baku. Quanto a introduçao da lingua Inglesa, em parte da cançao, nao concordo dado que "Vida Minha" tem alma Lusa e reporta o sentimento muito PORTUGUES! Boa Sorte no ESC.
ResponderEliminarConcordo com a Filipa! Haja alguem com bom-senso!
ResponderEliminarAo anonimo das 8.23: ninguem disse que ia tirar a alma lusa à canção! Ela disse que gostaria de cantar um dos refrões em ingles, isso significaria praí 10% da canção.
ResponderEliminar8.23: a alma é tão lusa, tão lusa, que a canção é de um croata!
ResponderEliminarAgora, toca a trabalhar na performance, num vestuário mais arrojado, numa coreografia e em planos de camara marcantes.
ResponderEliminarObrigado pelo video
ResponderEliminarFilipa Sousa, neste video, nota-se que é muito mais magra do que parece na televisão
ResponderEliminarA jornalista não sabe o que diz. "Um clone de Senhora do Mar". LOL
ResponderEliminarEste ano não houve apupos. Ha quantos anos não habia unanimidade?
ResponderEliminarGostei...simples e humilde, para álem de uma grande qualidade vocal e presença em palco!!
ResponderEliminarEm primeiro lugar, há que reconhecer um maior esforço na RTP no sentido de apresentar um festival mais cuidado (basta comparar, por exemplo, com o que foi a produção em 2007 ou 2008). No entanto, continuo a não perceber por que não se incentivam mais os intérpretes profissionais a participar. Foi confrangedor ver como canções como as números 2 e 5 foram apresentadas: pareciam atuações de galas de finalistas de escolas secundárias. A intérprete da nº 5 levava uma guitarra que dois ou três segundos depois do início pôs para trás das costas, começando a pedir palmas e depois a gritar, como se desejasse ser ouvida em Baku. Terão os intérpretes cantado em inglês nas audições? Mas, se a RTP quer as canções em português, não deveriam todos mostrar primeiro que sabem frasear, que sabem dar ênfase às palavras que cantam? Claro que, por outro lado, Ricardo Soler ou Rui Andrade estiveram muitos “furos” acima da maior parte dos intervenientes. Outro aspeto: alguma vez os jurados, ainda que com formação musical, apreciarão uma canção pop? Dá que pensar o zero da canção nº 9 comparado com os dez do televoto. Não era uma pérola e o intérprete merecia melhor, mas será que era a pior, como transparece da votação do júri? A canção vencedora tem nível e foi das poucas em que a guitarra não surgia “a martelo”. Pena ser das poucas em que não se via um guitarrista no palco. Para tal (atendendo a que só seis pessoas podem atuar) haveria que retirar um elemento ao coro, o que seria pouco elegante para com o(a) visado(a). Por que não pôr no palco uma cadeira, com uma guitarra ao alto? A “ausência” é uma forma de ilustrar a saudade. Felicidades para Filipa Sousa (que sabe cantar), para o coro (com boas vozes) e para os autores (podem ter tentado recriar uma outra canção que escreveram, mas permitem-nos uma representação bem mais digna do que a do ano passado).
ResponderEliminarAos anonimos que "interpretaram" mal a minha opiniao, acerca da introduçao de Lingua Inglesa na cançao,sejam sensatos e respeitem com patriotismo a vossa LINGUA! So porque o ESC, modificou o regulamento ha poucos anos atras, tudo concorda com "estrangeirismos" introduzidos na lingua mae da naçao que representam! O tempo de Garrett, ja passou! O tempo em que uma so lingua se falara, ainda nao chegou!
ResponderEliminarAte porque, essa tentativa de "refrao em Ingles", ja foi tentatado, algumas vezes( LEMBRAM???)e o exito foi o mesmo.
Quanto ao anonimo que diz: "...haja bom senso!", comece voce mesmo por o aplicar!!!!!
FILIPA, BOA SORTE, uma vez mais!
ao das 12.08: as regras da eurovisão são essas agora, quando se ve a maioria dos paises a cantar em ingles e a ficarem por isso bem classificados. se estamos nesse jogo...
ResponderEliminarse me perguntares de eu concordo se todos os paises devem cantar em ingles, digo-te que não concordo. Mas nao foi eu que fiz essa regra e essa constataçao
Obrigado pela entrevista.
ResponderEliminarPS ao Nelson: por favor não desistas de escrever nos sites da eurovisao, portugues ou estrangeiro, pois fazes falta para nos divulgares o que se passa com verdade e credibilidade
Era de prever. O festival provou-se uma desilusão das GRANDES do primeiro ao último minuto...ainda assim, Parabéns Filipa!
ResponderEliminarNeste momento ha 4 tops na internet ja actulaizados com as musicas ontem seleccionadas para a Eurovisao, incluindoa nossa. Portugal está nos seguintes lugares: 19º, 22º, 22º e 26º. Há um padrão. É sempre a mesma coisa. Não aprendem, tipo NUNCA, a votar nas músicas agradaveis ao ouvido, não agressivas e que dão prazer fora e dentro do refrão que é nisso que se vota na Eurovisão (e sim tinhamos uma musica assim, a da Pamela Salvado). Por favor NAO se admirem nem se choiquem que ainda não tenhamos saído da cepa torta porque isso seria escandalosamente ridículo! Ainda assim mjuitos parabéns á Filipa que ganhou justamente e teve uma prestação perto do impecável.
ResponderEliminarAO ANONIMO DAS 12:12 PM
ResponderEliminarDe novo a responder, com o devido respeito por todas as opinioes apresentadas. Ainda bem que te compreendi agora...NAO CONCORDAS com o regulamento, tal como eu. Porem, se me disseres que, construir uma cançao (no seu todo)nesse idioma e estilo actualmente adotado por tantos paises concorrentes...CONCORDO COM A TENTATIVA; so o refrao, parece-me que nao vale a pena "baralhar", porque nao pega! Alias, outros paises, ja o tentaram (Espanha, França...)e o resultado foi o que se viu!
Tudo de bom para ti e obrigado por esta troca de opinioes entre nos! E...FORÇA FILIPA! FORÇA PORTUGAL!
E cantar tudo em inglês? Nunca aconteceu antes. Há que inovar. :)
ResponderEliminarOMyStuff, não acredites nos tops que estão na net, a Charlote Perreli era a favorita das favoritas e ficou quase pelo caminho, está tudo em aberto até a grande noite.
ResponderEliminarLucia Moniz só foi favorita nos ensaios.
Vânia foi gozada a força toda na TV Sueca.
Ninguém dava nada pela Bélgica em 2010.
Tudo depende do que se passa na grande noite.
Já vi uma entrevista do Carlos Coelho a dizer que a canção irá ter pequenos ajustes, pois foi feita muito rapidamente e que a apresentação será refeita, visto não terem tido tempo para uma coreografia.
Uma noite fraca no que a prestações e algumas músicas diz respeito. Ganhou de LONGE a melhor. Perdoem-me os fãs de outras músicas ou outros cantores, mas sõ não vê quem não quer. Não defendo nem contesto o uso do Inglês. Com a música certa e alguém que fale/cante bem inglês, porque não? Mas ser forçoso que se cante em inglês é um disparate. Assim como o é nunca considerar essa possibilidade. Seja como for, na música da Filipa não há espaço para o inglês. Nada a ver. Deve ser cantado integralmente em Português e se assim não for, será um erro básico e disparatado, que destruirá a alma da canção. Quem não gostar não come. De resto esta música tem o meu apoio incondicional! PARABÉNS Filipa pela comovente e ao mesmo tempo alegre prestração.
ResponderEliminarHá quem diga que o FC é uma instituição per si, sem ter o objectivo principal de seleccionar para o ESC.
ResponderEliminarMas a RTP contradiz isso, ano após ano. Porque não fazer uma selecção aberta, sem temas, sem aqueles três responsáveis que de festival não sabem nada?
Vamos a eliminatórias e semi-finais!
"Anónimo disse...
ResponderEliminarFilipa Sousa, neste video, nota-se que é muito mais magra do que parece na televisão
11:44 AM"
Concordo, ela parece MAGRÍSSIMA!
Muy buena canción, muy buena cantante, este año portugal va a pasar a la final, seguro.
ResponderEliminarUn beso desde España
Coordenadores do ESC Portugal por acaso têm a informação definitiva sobre se a música vencedora sofrerá alterações (como aconteceu com a dos Flor-de-Lis e a da Filipa Azevedo) de modo a criar uma versão final que será a apresentada na Eurovisão?
ResponderEliminarEu diria mais... ela está MAGÉRIMA! Essa moça tem que comer mais qualquer coisa senão corre o risco de desmaiar em palco.
ResponderEliminarAté ao momento ainda não podemos avançar com uma decisão definitiva, mas certamente serão feitos alguns ajustes, como por norma acontece.
ResponderEliminarPor favor, parem de dizer que esta canção é uma cópia da senhora do mar. Mentira, em nada são semelhantes, tirando o coro que relembra a outra, sim. Até devo dizer que prefiro esta, contra a onda de protestos dos fãs eurovisivos, mas é a verdade.
ResponderEliminarTambém não acho nada parecida com a senhora do mar, mas e se for? Qual o problema? A sérvia leva todos os anos a mesma balada típica e está sempre no top...
ResponderEliminarOhmystuff, "senhora do mar", "todas as ruas do amor" e "há dias assim", andaram na cauda das votações. "senhora do mar" só começou a ter votos perto do certame e ainda assim, os sites de apostas não lhe dava grande crédito. A própria música da Lúcia Moniz só com os ensaios passou a ser favorita. Antes do certame era igualmente considerada uma música corriqueira e sem nada de especial. E passou à queima-roupa na pré-seleção. Resumindo, estamos como sempre estivemos. Não me aflige imaginar que não passa a final. Satisfaz-me o suficiente saber que levamos uma música decente e um reprensentante capaz. Se não chegar, paciência.
ResponderEliminarTorrão, assim espero! Tenho fé na canção e nas alterações que poderá sofrer no arranjo e coreografia, vamos la ver. Claro a primeira coisa é ter uma canção que nos orgulhe, mas quando tens a certeza que há uma canção capaz de ter uma posição muito boa e sendo tu português (há ANOS e NADA) a frustração toma lugar claro, tal como foi o caso da Catarina Pereira. Mas tanto nesse caso como neste, a música que levamos orgulha-nos. Agora penso é que já está na altura de querer mais do que passar a final.
ResponderEliminarA nossa canção não funcionará em inglês. Já tentámos isso e não resultou. Há que investir mais na orquestração e na apresentação em palco. Passar à final vai ser (quase) impossível numa semifinal repleta de países que votam uns nos outros, mas isso já faz parte do nosso fado. Façamos uma boa figura no meio de todo aquele material cantado numa qualquer variante desconhecida da língua inglesa. Boa sorte, Filipa!
ResponderEliminarO Carlos Coelho disse numa entrevista que poderiam fazer alguns arranjos na música mas não substanciais, apenas pequenas modificações. Isto entristece-me porque, apesar de a música ser agradável, podia ser muito mais impactante e tinha esperanças que fossem trabalha-la a fundo
ResponderEliminarSim, Omy, concordo nesse ponto contigo. Mas o ESC tem uma lógica perversa. Um exemplo é que as velhinhas russas vão ficar nos primeiros lugares, se fôssemos nós a levá-las ficávamos onde ficaram os homens da luta. Enfim...com esta lógica, quero lá saber se passa à final,se gostam ou não, se a deixam nos últimos lugares nas sondagens, a justiça é muito relativa... desde que nos represente algo que me agrade e em que me reveja, fico feliz. 2009 foi o último ano que ganhou quem queria. 2010 não, e só passei a gostar da Filipa na prestação da semi-final.
ResponderEliminarMAs que sacanice da jornalista. E que bem respondido... Classe e postura, beons cartões de visita para Baku.
ResponderEliminarAcabei de vir do jogo do sporting com o guimarães e tenho uma noticia:
ResponderEliminarA Filipa esteve hoje no estádio do sporting e antes do jogo cantou a sua canção que vai levar ao ESC. Devo dizer que esteve bem, contudo a sua canção foi cortada no momento final quando ela dá aquele grito, por falta de tempo e as equipas já estavam a entrar. Mas esteve muito bem e foi mto aplaudida.
Fico feliz por já estarem a fazer um esforço de propaganda à canção.
Tiago Varela
A jornalista estava mesmo a pedi-las lol Muito bem, Filipa!
ResponderEliminaré giro ver assim as entrevistas
ResponderEliminarO Ricardo Soler e a Vânia mereciam fazer parte do coro da Filipa em Baku!
ResponderEliminarHaja bom senso! Ainda vão ter uma grande surpresa em Baku! Força Filipa.
ResponderEliminarPorque o Ricardo Soler? Era mais depressa o Rui ou o Carlos porque cantaram melhor que ele, muito menos gritado e estridente. Opinião, apenas.
ResponderEliminarParabéns, é uma grande voz para representar bem Portugal.
ResponderEliminar