Portugal já escolheu! A cantora Filipa Sousa com o tema "Vida Minha" venceram o Festival RTP da Canção, com a pontuação máxima do júri e do televoto. Em 2ºlugar ficaram o duo Cúmplices com o tema "Será o que será", enquanto que Rui Andrade voltou a repetir a posição do ano passado.
Veja em baixo a classificação final e a atuação da nossa representante em Baku:
Participantes: (Júri+Televoto)
1. Ricardo Soler - "Gratia plena" - 5+8=13pts - 4ºLugar
2. Pedro Macedo - "Outono em forma de gente" - 0+5=5pts - 8ºlugar
3. Tó Martins - "Amanhã começa o meu futuro" - 4+0=4pts - 11ºlugar
4. Gerson Santos - "Redescobri Portugal" - 1+0=1pt - 12ºlugar
5. Joana Leite - "O amor é maior que a vida" - 3+2=5pts - 8ºlugar
6. Pamela Salvado - "Fica a saudade" - 8+4=12pts - 5ºlugar
7. Cúmplices - "Será o que será" - 10+6=16pts - 2ºlugar
8. Arménio Pimenta - "Um poema na bagagem" - 2+3=5pts - 8ºlugar
9. Carlos Costa - "Queres que eu dance?" - 0+10=10pts - 6ºlugar
10. Vânia Osório - "O mundo passa" - 6+1=7pts - 7ºlugar
11. Rui Andrade - "Amor a preto e branco" - 7+7=14pts - 3ºlugar
12. Filipa Sousa - "Vida minha" - 12+12=24pts - 1ºlugar
Lembramos que a sondagem do ESC Portugal acertou na vitória da Filipa Sousa!
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RTP
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Parabéns à equipa. Contudo, em Baku devem melhorar a encenação da música (nada de coreografias XPTO, mas algo que marque mais presença) e melhorar o visual da interprete. Vestido e penteado mais apelartivos e mais apropriados ao tema.
ResponderEliminarParabéns, Filipa. Boa sorte para Baku.
ResponderEliminararranjem um vídeo em condições que esse tem problemas.
ResponderEliminarExcelente escolha.
ResponderEliminara melhor da noite
ResponderEliminarLINDAAAAAAAAAAA!!! AMO MUITO!
ResponderEliminarConcordo que a coreografia deve ser melhorada, e o instrumental poderia ficar um pouco mais rico.
ResponderEliminarSão críticas construtivas.
O coro tem de ter mais força e a melodia do refrão tem de ser alterada ligeiramente, para não soar pimba (esta é também uma crítica construtiva que espero seja lida pela equipa responsável pela música). Tenho orgulho nesta escolha, mesmo que Portugal não passe à final! E embora fosse longo, a RTP está de parabéns pelo espectáculo (mas não pela escolha de alguns intérpretes e algumas músicas).
ResponderEliminarO melhor compositor de Portugal é um Croata e logo quando o mote era o Fado! Liiiindo! O que demonstra que o Fado é mesmo Património da Humanidade...
ResponderEliminarParabéns à minha dupla querida e, uma vez não sendo costume, ganhou a favorita!
Aliás, ainda um dia veremos esta dupla vencer o ESC, mas não desta vez! É a 6a tentativa do Babic.
Há que mudar o vídeo pois esse tem problemas técnicos.
ResponderEliminarConcordo com a escolha da canção. O compositor e a intérprete deram o melhor. Discordo com os elogios à RTP. Este espectáculo foi muito reles e barato, desde os adereços, os apresentadores (especialmente o Pedro) até aos intervalos musicais. Um autêntico desastre. Se um dia a Eurovisão for à Portugal espero só que a direcção seja passada a um estrangeiro e que a RTP não tenha decisões a tomar. Mas como foi dito durante o chat, talvez a futura privatização ajude.
ResponderEliminarAcabei de ver o vencedor da Suécia... Gosto muito da canção da Filipa mas não há desculpas porque não se pode produzir músicas assim, contemporâneas, irreverentes e interessantes para o FC. Será mesmo verdade que os compositores e produtores interessantes neste país não querem ir ao FC ou será que a RTP não os convida?
ResponderEliminarAconselho a todos os treinadores de bancada a fazer as canções ja pra 2013, tao boas ideias têm..!
ResponderEliminarFinalmente, Juri nacional e publico, convergiram na escolha! Parabens a Filipa e aos autores da cançao. Sem duvida, para mim, uma das tres melhores da noite, embora a minha preferencia recaisse na vencedora, sem duvida. Concordo totalmente, quanto a necessidade de "trabalhar" mais e melhor, o visual da Filipa, o desempenho dos coros e o instrumental. Força,voces sabem o que fazer!
ResponderEliminarContudo, tenho que LAMENTAR DEVERAS, A ATRIBUIÇAO DO SEGUNDO LUGAR! QUE ERA AQUILO????
Bem, ainda gostava que me explicassem o que é que o refrão tem de "pimba". É evidente que não sendo um fado típico, se trata de um fado canção! Concordo que o coro tem de ser mais interventivo (como o foi no caso da Senhor do Mar) e que o instrumental tem de ser mais forte (com mais musicalidade). A coreografia deve ter mais impacto. De resto, a matéria prima é excelente. Parabéns!
ResponderEliminarNão concordo compraticamente nada do que dizem.
ResponderEliminar1- acho que o espetáculo foi muito bom, bem pensado, interessante e não foi de modo algum uma seca.
2- os apresentadores estiveram muito bem...e ainda bem que serão eles que serão os locutores do esc....é bom ter uma dupla e eles resultam muito bem.
3- algumas canções não corresponderam...alguns pela musica....outros pelos cantores, o nível pode subir ainda mais.
4- a vencedora foi clara e justa...e esta vitória tem ainda mais mérito e demonstra o desejo dos portugueses porque conseguiu vencer o televoto quando não se esperava (ficar á frente de carlos e Rui não seria para qualquer canção...o povo teve mesmo que gostar da canção). 25% dos votos revelam o apoio dos portugueses à canção.
5- a vencedora: a canção é bonita (no mesmo estilo de senhora do mar mas ao mesmo tempo totalmente diferente). tem um refrão que fica muito na cabeça...filipa esteve bem mas acho que a melhor interpretação foi o 1º ensaio. O coro que falavam estar muito presente tem que ser ainda mais puxado (minha opinião), a apresentação pode ser melhorada e mais elaborada....mas simples! O visual da Filipa estava lindo...mantinha tudo para Baku (vestido, brincos, anel), no coro mudava os vestido das cantoras.
Acho que em termos de produção o festival esteve muito bem, as canções podiam ser mais bem pensadas (o tema fado acho que acabou por ser uma boa ideia que se tornou limitativa para os compositores).
Em Baku, Portugal vai ter que lutar muito pelo apuramento...será difícil (ou quem sabe não!), mas pior que no ano passado de certeza absoluta não será.
Esta escolha revela da rtp uma vontade de "voltar ao início", admitindo o erro que foi o ano de 2011. é procurar com a mesma equipa que mudou o rumo de Portugal na história do esc nos ultimos, procurar voltar ao bom caminho.
Estou optimista q.b, acho que temos as nossas hipoteses, vamos à luta com as mesmas armas dos nossos adversários, com algo proximo ao fado que é à tanto esperado. Esperemos que o juri nos apoie...e acho que o facto de ter paises balcanicos na nossa semi pode ajudar na hora dos votos.
Boa escolha. Eu votei em 'Amor a preto e branco', mas 'Vida minha' era também uma das minhas favoritas. Todavia, Portugal não vai passar à final, porque está numa semifinal, cujos participantes votam sistematicamente uns nos outros. Boa sorte, Portugal.
ResponderEliminarHá algum tempo, talvez desde os Flor de Liz que a escolha não parecia ser tão consensual. Penso que a canção é bem elaborada, mas tavez precise de uns arranjos que lhe dêem maior sumptuosidade. O coro também precisará de ser melhorado, assim como a coreografia. Aquela volta que os elementos feminisnos dão em torno da Filipa não faz sentido. O visual está interessane, mas é muito anos 90. Penso que o vestido poderá ser mais arrojado, e apesar de ser cliché, ter um símbolo qualquer português... Talvez um vestido preto com um coração de Viana dourado, mas pormenosres estéticos já não são da minha lavra.
ResponderEliminarQuanto ao especectáculo, pareceu-me bem conseguido, Obviamente low cost, a acompanhar os tempos, mas não envergonhou ninguém e a dupla, muito bem sucedida, foi dos pontos que, a meu ver, melhor resultaram. Gostava ainda de dizer que, apesar de snão sermos,(nem nunca seremos) candidatos à vitória, devemosa agora concentrar-nos na semi-final.
HL
Pois o espectáculo foi barato, pois tamos em tempos de crise e o governo cortou com o dinheiro que tava à RTP!!! Tens aí a explicação óbvia e que toda agente deste país que anda minimamente informada com o estado do país, sabe o porquê de o espectáculo nao ter sido igual ao de anos anteriores!!
ResponderEliminarComo a maioria quis a Flipa em Baku não há que reclamar! Venceu a canção que reuniu mais consenso, ponto final. E ainda bem! Eu votei em "Fica a Saudade" mas não deixo de felicitar os justos vencedores.
ResponderEliminarAgora é continuar a comentar construtivamente porque os autores, compositores, interpretes e produtores vão ler com toda a atenção e se surgirem boas ideias, certamente haverá espaço para as encaixar no projecto.
Da minha parte, no geral gosto da canção, mas há partes que não me soam muito agradáveis no ouvido. Numas partes fico com a impressão que o coro não joga com a voz da Filipa, noutras dá sensação que as vozes masculinas não casam com as femininas... E também fico com a ideia que, já que o coro é tão expressivo foneticamente nalgumas partes, podiam testar a hipótese de a Filipa não cantar essas partes... E, quanto a mim, as vozes deviam focar mais nos tons graves porque parece-me que ás vezes o som agudo é agressivo ao ouvido.
Quanto à musica, acho que se a percussão estiver mais presente, a marcar um ritmo mais pop, ficará bem melhor e mais apelativa ao público, sobretudo o mais jovem.
até que temos uma cançao que pode competir para ganhar
ResponderEliminarAlGUÉM disse: "Contudo, tenho que LAMENTAR DEVERAS, A ATRIBUIÇAO DO SEGUNDO LUGAR! QUE ERA AQUILO???? "
ResponderEliminarA resposta é simples: é a explicação de nunca termos saído da cepa torta neste tipo de festivais. Quando aparece algo refrescante e inovador e que saia dos padrões habituais, leva pancada! Escolhemos sempre o joio para nos representar lá fora, deixando o (cada vez mais) raríssimo trigo que ainda vai surgindo. E depois é o que se vê. Sempre e repetidamente a mesma história: somos uma insignificância lá fora nestes festivais. Claro que não havendo espaço para a inovação, os criativos, os verdadeiros criativos, fogem. Vão pregar para outra freguesia... Estão-se a c@%"r para estes festivais da mediocridade. Vá lá que não ganhou uma das nove paupérrimas (pelo menos o júri, desta vez, acertou nas três melhorzitas) e a vencedora tem um refrão instrumental cativante que nos pode levar à final, mas não espero grande coisa (leia-se, cinco primeiros). Se ficarmos a meio da tabela já não será mau de todo.
Gosto muito da Canção Vencedora. Cada vez que a oiço, fico cada vez mais viciado nela.
ResponderEliminarPenso que temos hipóteses de passar à final. Temos muitos Países dos Balcãs na nossa Semi-Final, o que nos ajudará, dado que o Andrej Babic é muito famoso nestes Países, e é uma mais valia para nós.
Esta canção é uma mistura de Fado, Tango com um toque da Música dos Balcãs. Temos tudo para ficarmos orgulhosos da nossa prestação. Portugal vai voltar aos Anos Dourados da Eurovisão, tal como, entre 2008 e 2010.
Boa Sorte a Todos e Parabéns a toda à Equipa.
Ao das 6:34 PM
ResponderEliminarSe bem entendi e porque fui eu que fiz tal afirmaçao, quanto a atribuiçao do 2º lugar, sera que quiz dizer, ser aquela, uma cançao "refrescante" e "enovadora"??????
CREEEEDDDDOOOO!!!!!!!
Após os meus comentários (2.29 e 4.28) chamaram-me treinador de bancada. Então, só por não entrar no jogo das falsidades de todos os intervenientes do próprio espectáculo, desde os intérpretes até aos jurados, a elogiar cegamente que o FC 2012 foi uma produção fantástica e que as propostas musicais foram todas muito boas, tenho eu que fazer as músicas de 2013? Sou um espectador dum programa duma estação púbica e tenho direito a criticar. Já disse que gostava muito da canção vencedora. Mas não achei o programa minimamente interessante em termos de representação do espéctro musical português. Os actos de intervalo foram um autêntico horror (com a excepção do grupo a-capela). Pensei que me tinham levado para os anos oitenta, algumas das músicas candidatas também tinham uma sensação muito "dated". Mas pronto, sempre vou torcer para Portugal no dia D.
ResponderEliminarUma análise cuidada ao Festival da Canção:
ResponderEliminarMuito sinteticamente posso dizer que tínhamos bons/ maus compositores e bons / maus interpretes.
Alguns dos bons compositores não se esforçaram minimamente para apresentar um bom trabalho e outros mantiveram-se no seu registo habitual, ignorando o conceito do Festival da Canção e da Eurovisão.
Agora uma análise sobre as 12 canções:
Gratia Plena - Penso que o Ricardo Soler tinha a melhor voz entre todos os concorrentes, no entanto, teve a infelicidade da música não ser a aposta certa e não gostei de vê-lo no registo de "anjinho barroco". O conceito de musical está um pouco ultrapassado, ainda p'ra mais quando remete para a fé cristã.
Outono em forma de gente - A meu ver uma das melhores músicas a concurso, mas não para o festival. Quanto ao Pedro, penso que este não estava preparado para um certame deste género e não conseguiu comunicar com a câmara. A música só peca por ser um bocadinho monocórdica.
Amanhã começa o meu futuro - Julgo que o Tozé Brito ficou agarrado aos festivais de outras épocas. A voz do cantor não foi suficientemente explorada. Creio que o Tó Martins tem um timbre característico e muito interessante. Imagino a voz dele num grande tema de estilo rock.
Redescobrir Portugal - Temas que exaltem a portugalidade estão ultrapassados. Que interesse têm os outros países em ouvir uma música que só fala de nós? Uma canção narcisista, não? O Gerson esteve irrepreensível na interpretação e penso que melhor não poderia fazer.
O amor é maior que a vida - Uma das grandes músicas a concurso, no entanto a Joana Leite não conseguiu dignificar a música e imprimir-lhe a força que ela precisava. Tal também é compreensível, até porque a Joana não tem muita experiência em televisão e ainda tem muito tempo pela frente. Talvez um dia...
Fica a saudade - Na minha opinião o Miguel Gameiro prendeu-se demasiado ao seu estilo e impingiu o seu estilo a uma outra interprete. Contudo, e apesar da canção ser monótona, a Pamela esteve muitíssimo bem.
Será o que será - Esta música transpareceu uma fusão perfeita entre o compositor e os interpretes. Cumplicidade? Talvez! :) Uma música muito bem construída e interpretada. Parabéns!
Um poema na bagagem - Mais um daqueles casos em que o compositor impingiu o seu estilo a um interprete.
Queres que eu dance? - O show da noite. O compositor fez um enorme esforço para se adaptar ao estilo do Carlos e o Carlos fez o melhor que podia pela música. Contudo, e embora o compositor tenha feito um grande esforço, achei que a adaptação ao cantor teve algumas falhas. O Carlos conhece tão bem o ESC e penso que uma maior participação do cantor durante a composição seria uma mais valia para a música.
O Mundo Passa - A minha música preferida com uma grande voz a acompanhá-la. Uma balada muito actual que desde o primeiro momento em que ouvi fez-me lembrar Lana del Rey. O que aconteceu à bola transparente? Rompeu-se nos ensaios?! Eis a questão.
Amor a preto e branco - O Rui foi o cantor que melhor soube comunicar com a câmara e penso que foi o que melhor pensou a sua apresentação no festival. Infelizmente a música tinha pouca força para ele.
Vida Minha - Embora a música tenha sido composta por um Croata, a par da música "Será o que será", era a que mais se aproximava do Fado. Foi composta por duas pessoas que têm conhecimento do certame e só poderia sair um bom resultado. Parabéns Filipa :). Quanto às comparações com a Senhora do Mar, as comparações são inevitáveis porque ambas têm influência das sonoridades dos Balcãs e a própria estrutura da música/ coros são semelhantes.
Flipa: bravo, bravo, olé, olé, olé...........besos desde España
ResponderEliminarLISBOA 2013
12 points from Spain (FILIPA WINNER)
ResponderEliminarOs meus parabéns à equipa vencedora!
ResponderEliminarDos aspetos a melhorar destaco a performance vocal da Filpa. O seu registo tímbrico é interessante e enquadra-se perfeitamente no tema. Contudo em certos momentos carece de alguma solidez e projeção (p. ex.: início do tema e parte mais alta do refrão), o que afeta, nomeadamente, a dicção. Nada que com algum trabalho não se resolva, estou certo. Concordo que a coreografia deva ser contida (sinceramente não me agrada nada aquele movimento das duas cantoras do coro a cruzarem-se, passando à frente da Filipa). Quanto à imagem. A Filipa é muito bonita e uma presença muito agradável às câmaras. Com um styling de qualidade (estendível ao coro) terá tudo para nos agradar.
Estou convicto passaremos à final!
Depois de ouvir a versão de estúdio, fico ainda mais convicto que Portugal leva a melhor canção de todas a que já ouvi até agora. Vai certamente evoluir mais um pouco na sua versão final, mas já é incomparavelmente superior a "Senhora do Mar". A melhor de sempre de todas as participações de Portugal. Ou pelo menos é das melhores.
ResponderEliminarConcordo anónimo das 6.36, esta música, para mim, é consideravelmente superior a "Senhora do Mar". Podiam, contudo, introduzir uma pequena parte semelhante à inicial. Não se repetia tanto o refrão, que é lindo, mas é o unico senão desta música (que eu acho fantástica) é mesmo a repetição. "Senhora do Mar", por outro lado, nunca teve o impacto que esta tem em mim. Estou literalmente viciado.
ResponderEliminarE antes que os fãs de Senhora do Mar, ou certos "experts" de música que por aqui andam "me batam" por ter dito o que disse no comentário anterior, trata-se de uma opinião pessoal, não de uma tese cientifica!
ResponderEliminarO vídeo já não está disponível no Youtube.
ResponderEliminarObrigado pela nota. Video alterado
ResponderEliminar