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Hugo Andrade: organizar o ESC custa 14 milhões de euros


O diretor de programas da RTP explica que os custos para organizar o Festival Eurovisão da Canção são elevados, podendo ascender aos 14 milhões de Euros. Em entrevista publicada hoje pela revista do Jornal de Notícias "Notícias TV", Hugo Andrade adianta que os custos poderão ascender aos 14 milhões de euros, contudo, esse valor seria dividido por todos os países participantes, e não apenas pelo organizador. Este responsável acrescenta: "A RTP tem de ter capacidade para organizar a Eurovisão". Ainda sobre os custos, explica que "os cinco países (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália) que estão sempre apurados suportam a fatia de leão. Depois, todos os outros pagam em função da dimensão". No caso português, "como somos pequenos, pagamos menos. Não tenho ideia dos valores, mas não é nada de extraordinário".

Quanto aos gastos relativos à deslocação da comitiva este ano, estes serão limitados. "Por um lado, será um esforço maior porque o festival é no Azerbaijão e os bilhetes [de avião] são consideravelmente mais caros. Mas, por outro, vamos levar uma delegação mais pequena", revela o responsável. E se habitualmente costumavam integrar a comitiva portuguesa "15 a 18 pessoas, desta vez só há lugar para 10 a 12", afirma a mesma fonte.

Recordamos que o regulamento do festival da canção 2012 não prevê a deslocação do autor e compositor da canção vencedora, ou seja, de Carlos Coelho e Andrej Babic. Será que a RTP vai abrir uma exceção?

Fonte: Notícias TV, ESCPortugal
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  1. Anónimo11:26

    Fico contente que a RTP ponha a hipotese de ganhar a eurovisão

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  2. Anónimo11:28

    Não faz sentido nenhum pelo menos o compositor não ir á eurovisão

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  3. Anónimo11:48

    "Cinco países (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália) que estão sempre apurados suportam a fatia de leão". Os outros "Pagam em função da dimensão".

    Porque será o ESC interessa a alguns e a outros não? Sendo um investimento e um negócio tem custos de investimento e de exploração mas também tem receitas de exploração e outras... É verdade que a construção dum recinto é um investimento elevado mas quem disse que Portugal precisa de construir um recinto e que ou que é inviável financeiramente? E será que Portugal não tem recintos adequados para acolher um ESC. E que peso tem na economia local, regional e nacional um evento que movimente tanta gente e quanto vale a "publicidade" á borla?


    "Composto por três áreas integradas, todos os espaços são facilmente adaptados às necessidades e características de cada evento. A Sala Atlântico, com uma arena de 5 200 m2 e capacidade para 12 500 pessoas sentadas abriga, com uma versatilidade única e sucesso absoluto, todo o tipo de eventos. A Sala Tejo, banhada por luz natural, dispõe de 2 200 m2 preparados para a concretização de todas as ideias. E o Centro de Negócios, com o seu auditório de 100 lugares e 11 salas integráveis está apto a receber eventos de menor dimensão".

    In site do Pavilhão Atlântico.

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  4. Anónimo11:53

    Das duas uma, ou nos andaram sempre a enganar para ninguém se dar ao trabalho de organizar o evento, ou então as informações expressas por Hugo Andrade estão erradas. Sempre se disse que o grosso do orçamento do ESC era suportado pelo país anfitrião e até já se aventou em alguns jornais do centro da Europa que para a actual situação grega contribuiram as organizações megalómanas dos Jogos Olímpicos e do ESC. Apesar de achar que o Hugo Andrade, ao contrário das anteriores direcções, reserva um pouco mais de interesse à Eurovisão, parece-me que isto é aquela conversa de "esforçamo-nos tanto para ganhar, mas não temos vizinhos nem lobbis a nosso favor...".

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  5. Anónimo12:15

    Portugal não precisa de construir arena nenhuma! temos o pavilhão atlantico que é excelente, recebe concertos dos melhores artistas mundiais, recebeu o MTV europe music awrads, considerado por muitos o melhor de sempre ate entao.

    os paises que tiveram dividas ao receberem o ESC foram aqueles que tiveram de construir pavilhões para receber o evento, que não é o nosso caso.

    contudo, não é com a canção que temos que vamos ganhar o ESC, talvez nem sequer passamos à final. Têm de lhe dar mais força, torna-la menos repetitiva e ter uma parte em ingles

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  6. Anónimo12:48

    Sempre achei que o que se gasta com o ESC "não é nada de extraordinário" como diz o diretor de programas. E diria mais, tenho a convicção até que como programa de televisão é lucrativo para a RTP. Basta analisar os planos de actividade e orçamentos e os relatórios e contas da RTP para se perceber, mais que não seja por omissão, que a participação no ESC não tem expressão em termos financeiros, indiciando até que é superavitária. Se assim não fosse estaria bem escarrapachado nos relatórios e contas anuais do canal público!

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  7. Maria Povinho12:49

    ai Mãe do Céu! 14 milhões? Puxa e repuxa! Bem... o estado pagou 15 milhões pelas vacinas da gripe A e meteu mais de metade no lixo... prioridades... prioridades...

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  8. Se tivesses tido, ou alguém próximo, gripe A e não houvesse vacinas suficientes não estarias a dizer isso. Graças a Deus que não foram necessárias porque sem dúvida que a prioridade é a sobrevivência. Os próprios animais têm dois instintos básicos: a sobrevivência e a procriação, que implica a sobrevivência da espécie, logo se preteríssemos da saúde para realizarmos o ESC as prioridades estariam completamente invertidas.
    Sou fã do ESC mas primeiro está a minha saúde e de todos.

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  9. Anónimo23:39

    O anónimo que falou das vacinas foi muito infeliz mas percebe-se que não tem intenção de dar mais prioridade ao ESC que à saúde. É óbvio que pretendeu apenas demonstrar que tem havido desperdícios de muitos milhões...

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  10. Anónimo12:45

    @Anónimo das 11:39

    Sim, eu referi as vacinas, como um exemplo de dinheiro desperdiçado sem motivo. Claro que a Saúde está sempre em primeiro lugar, livra, pela tua Saúde Anónimo das 11:39, não penses mal de mim!

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  11. Anónimo16:04

    A RTP endereçou o convite ao Babic, para compôr e ser o 'produtor' de uma canção e, agora... dar-lhe-á com os pés? Espero bem que não! O Babic tem de estar presente para ajudar na orientação musical, no Azerbeijão!

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  12. letmedream17:31

    Como se a RTP não o fizera já em 2008 com o Babic. vai enviar 10, 12 elementos? pra fazer a pedicure? ou pagar á estilista para uma viagem turistica? pelo amor de Deus, o Babic e o Coelho seriam sempre dos promeiros a embarcar, haja bom senso!

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  13. Anónimo17:37

    Já quando foi a Senhora do Mar também se originou toda uma controvérsia à volta da ida do Babic.

    A RTP não é uma entidade privada, entendam isso. Além do mais que as canções quando ganham o festival da canção, passam a ser propriedade da RTP e não dos seus compositores.

    A canção que vai à Eurovisão é da RTP não do Babic. Cabe à RTP escolher a equipa que mais lhe der na gana para acompanhar e melhorar a canção (roupa, coreografia, etc). Claro que os compositores podem ter uma palavra, mas a última cabe sempre à RTP. Quem concorre sabe isso desde o inicio.

    O que quero dizer é que não acho mal a RTP apenas libertar dinheiro dos contribuintes para ir quem ache ser necessário. Só porque alguém é o compositor de uma canção, não lhe dá o direito automático de acompanhar a mesma. Acho muito mais importante ir uma costureira, um gestor de imagem, etc. do que o compositor ou letrista.

    A RTP não é rica para oferecer viagens e estadias só porque "fica bem".

    Tenho dito

    Tiago Varela

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  14. Anónimo19:07

    Posso estar enganado mas acho que só para o palco vão 6 pessoas... Se levarem 10, ficam 4 para todas as outras funções...

    E acho também que a realização fica a cargo da RTP... Mesmo com uma equipa muito reduzida, a RTP tem apresentado realizações ao nível das melhores, com várias câmaras e com vários planos... Ou seja, se levarem 3 operadores de câmara e o realizador já são 10... No mínimo fica a faltar gente para supervisionar a apresentação em palco e para tratar de assuntos como vestuário, maquilhagens e cabelos.
    Isto para dizer que acho que a RTP não tem muito por onde cortar, sob pena de pôr em causa a qualidade das apresentações que nos tem habituado.

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  15. Gongas19:41

    @anonimo das 7:07, o canal que organiza o evento é que disponibiliza os camera-men!

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  16. Anónimo20:09

    Quando os 12 compositores aceitaram o convite da RTP, ja sabiam que nao iam a Baku, pois isso esta escrito no regulamento

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  17. Anónimo20:17

    Que eu saiba nem o compositor nem o autor estão a reclamar de nada... E para mais, Baku é uma bonita cidade que merece o preço da viagem e da estadia...

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