O autor da canção "Vida Minha" não quer a letra da canção cantada total ou parcialmente em inglês. Em declarações à revista "Notícias TV", publicada hoje, o letrista recusa a hipótese de adaptar a letra às tendências do Eurofestival. "A opinião que tenho dos estrangeiros é muito boa. Não me faz pensar sequer em mudar a língua da letra. Isto é português. Está fora de questão traduzir para inglês uma parte da letra", afiança Carlos Coelho, que nega comparações com a canção que escreveu para Vânia Fernandes em 2008: "Esta música não é uma sequela se 'Senhora do Mar'. Esta canção tem uma ambiência diferente. Não digo que não consiga ter sucesso diferente, mas a história é irrepetível".
A mesma revista recorda o que Filipa Sousa afirmou à comunicação social logo após vencer o Festival da Canção: "Penso que só teríamos a ganhar se, pelo menos, um dos refrões fosse cantado em inglês. Mas isso não me cabe a mim decidir". Aliás, o título dessa notícia é "Intérprete quer música em inglês, mas o autor não".
Fonte: Notícias TV
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Que pena. estou desiludida com o carlos coelho. até parece que não conhece a eurovisão
ResponderEliminarTenho esperança que ele mude de ideias
ResponderEliminarConcordo plenamente! Se há música que deva ser cantada em português integralmente, é esta! Acho uam parvoíce as duas línguas, ou é uma ou é outra. E esta terá de ser em português com certeza, não somos escravos de tendências.
ResponderEliminarÉ uma opinião respeitável. E este ano ainda mais compreensível face à inspiração proposta - Fado que é só nosso embora partilhado com a Humanidade...
ResponderEliminarMas todas as opiniões de sentido contrário também merecem o mesmo respeito.
NOTA MAXIMA NA DECISAO DE CARLOS COELHO!
ResponderEliminarUMA CANÇAO COM AS CARACTERISTICAS DE "VIDA MINHA"
NAO CARECE DE MODIFICAÇAO NO IDIOMA!O FADO É PATRIMONIO MUNDIAL MAS É PORTUGUÊS, EMBORA O TEMA SEJA COMPOSTO POR UM CROATA, ASSENTA NA PERFEIÇAO, O QUE ACABEI DE DEFINIR!
FORÇA CARLOS E PARABÉNS PELA DECISÃO
Acho muito bem... até porque depois de ganhar um FC que tinha sido dedicado ao fado, só ficaria mal se houvesse misturas...
ResponderEliminarAcho até que poderia ser criada uma versão acústica de Vida Minha para o tornar num fado, e ser mais uma forma de divulgação desta música
A Língua Portuguesa deve orgulhar-nos, tal como o FADO, que é só nosso. Registem o que vos vou dizer: Portugal vai ganhar, a não ser que votem na paródia das avozinhas...
ResponderEliminarPortugal vai ganhar??? Mas que optimismo, anónimo das 4:41 PM.
ResponderEliminarClaro que Portugal não ganha, nunca ganhou e nem vai ganhar.
Não percebo o preconceito de cantar em inglês quando até a Grande e Saudosa Amália Rodrigues cantava sempre um fado na língua do país que a acolhia nos concertos!!! São vários os fados em espanhol, em inglês, em francês, em italiano... cantados pela Amália que, pelo que estou a ver, estava muito à frente no seu tempo.
ResponderEliminarTambém no concordo que "Vida Minha" seja cantada em inglês. Em inglês e português ainda menos.
ResponderEliminarÉ engraçado que já antes da realização do Festival da Canção eu comecei a ter um bom pressentimento em relação à nossa representação este ano. Por mais caro que seja organizar o ESC, pode haver sempre retorno desde que se saiba aproveitar a ocasião para, por exemplo, promover o turismo em Portugal. Foi o que aconteceu em Espanha quando venceu ESC. Hoje a Espanha é um dos destinos turísticos procurados.
Publiquei isto no facebook do Carlos Coelho:
ResponderEliminar"Estava aqui a pensar... seria possível pedir a participação de alguns dos nossos famosos a nível internacional na divulgação da nossa canção? Por exemplo: vídeos de cantres como a Mariza, Dulce Pontes, Sara Tavares, Cristina Branco, etc., a manifestar o seu apoio ao fado e a "Vida Minha", referindo o facto de ser agora património imaterial da humanidade. Gostaria que ouvesse esse tipo de solidariedade... ia ser motivo de notícia em muitos países..."
O que acham?
Parece-me mt boa ideia anonimo das 6:25...
ResponderEliminarapenas não sei se irão fazê-lo... Mas acho q devias apresentar a ideia...
Mais um vez a triste ideia de cantar em português! Que vamos fazer a Baku gastar dinheiro dos contribuintes portugueses? Enfim amigos estamos na Europa onde a nossa língua é irrelevante! O triste orgulho do português não nos leva ao bom caminho! Querem ganhar cantem em inglês todas as pessoas o percebem! E quando deixaremos te cantar melodias tristes e aborrecidas? A palavra INOVAR serve para alguma coisa sejam BOMBÁSTICOS! Também tinha essa mentalidade fatalista do típico português até emigrar para a Alemanha realmente estamos a léguas da evolução!
ResponderEliminarEu acho bem que cantemos em Português, qual o problema? A idéia da Eurovisão é mesmo esta, sentir a música com uma lingua diferente, agora com estes pops todos e cantados em ingles, parece um programa rasco da mtv.
ResponderEliminarÓtima decisão. Todos os países deveriam aliás cantar na sua língua ou línguas. 'Vida minha' é uma canção muito portuguesa que perderia a sua alma se fosse cantada num idioma que não o português.
ResponderEliminar