Slider

FC2012: Compositor Tozé Santos em entrevista

Em entrevista realizada pelo Nelson Costa, do oikotimes.com, o compositor Tozé Santos confessou que aceitou o convite “de imediato” pois “fazer parte da história do Festival da Canção é uma honra e um orgulho”. A canção que será interpretada por Gerson Santos está em fase final de composição. Saiba mais, já de seguida, nesta que é a sua primeira entrevista sobre o Festival da Canção 2012.


Como reagiu quando foi convidado para fazer parte do Festival da Canção 2012?O primeiro contacto surgiu da minha editora, que tinha sido contactada pela RTP. Após conhecer as novas regras do Festival da Canção, a minha resposta positiva foi imediata. Sim, aceitei de imediato este convite! (risos)

O que lhe agrada mais nas novas regras do festival?O facto de haver um casting prévio dá-nos garantias de uma maior qualidade nas vozes e nas interpretações. Confesso que não gostava da fórmula anterior… acho que essa formula já estava batida. Estou muito contente por participar! Fazer parte da história do Festival da Canção é uma honra e um orgulho.

Fale-me da canção que irá defender no festival.Estou a trabalhar na canção que será interpretada pelo Gerson Santos. Será uma balada mid-tempo. Componho esta canção como se fosse para mim! Não dou aos outros os ossos para ficar eu com a carne! (risos) Esta canção, que ainda não tem título, irá defender o meu nome e o do Gerson. Aliás, a própria letra é também de minha autoria.

Já teve algum contacto com o cantor?Sim, já conversámos e já ouvi algumas canções interpretadas pelo Gerson. Gostei do que ouvi! A demo da canção será enviada esta semana para o produtor Fernando Martins, ainda com a minha voz, mas muito em breve iniciaremos as gravações com o Gerson.

Para além do Festival da Canção, sei que está envolvido noutros projetos. Quer nos falar desses novos desafios?O novo álbum de originais dos Per7ume está em fase de produção, e muito em breve haverá novidades.
Posso também dizer em primeira mão que a partir da próxima semana irei apresentar um novo programa na RTP. O programa MP será um programa de música, com informação pedagógica, o backstage, entrevistas e memórias de arquivo. O primeiro programa passa no 1.º sábado de fevereiro, na RTP informação e RTP internacional.

Muito obrigado pela pronta disponibilidade para esta entrevista e boa sorte para o processo criativo!

O ESC Portugal e o Oikotimes.com estarão em parceria no que toca às entrevistas aos compositores do FC2012. Fique atento!

Fonte: oikotimes / Imagem: google
20
( Hide )
  1. Anónimo22:27

    Gostei. Parece ser um rapaz simpatico. Sobre a balada: que seja DIFERENTE do que estamos habituados, com um bom refrão que fique no ouvido

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:11

    Será algo no estilo dos Per7ume, e as musicas deles (as principais) são bem comerciais e orelhudas. Das canções deles uma que poderia funcionar seria "És tu".

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:55

    Se o Tozé Santos não gostava da fórmula anterior porque não havia casting prévio... pq é q nunca se apresentou ele próprio como compositor e cantor nos anos anteriores, já que é tão bom?? A montanha vai parir um rato... aí vem outro "Dá-me a lua". -.-

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:38

    Lol que parvoíce, então mas ele agora não pode dizer o que acha do formato antigo?

    Há aqui com cada um realmente, quer dizer, o homem é dos poucos que faz algo pela música cantada em Português em Portugal. Demonstra ainda assim humildade ao dizer que é uma honra participar e que aceitou de imediato. No entanto ainda assim, há quem o critique de boca cheia só porque ele expressou a opinião sobre o formato de escolha de temas anterior.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:08

    Força Tozé, és Grande!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:23

    Desde que não faça outro plágio como o Intervalo, tudo bem! ;p

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:11

    Perfume é dos grupos com mais sucesso em Portugal e ele, como compositor desse grupo, é por isso um dos mais bem sucedidos composers.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:09

    Sinceramente cada vez mais me convenço que parte da culpa de portugal não ser um país de sucesso no esc se deve aos eurofas portugueses (não todos, mas uma grande parte)....nunca estão satisfeitos com nada, criticam toda gente sem mais nem menos...tem uma postura perante o festival de deita abaixo constante...simplesmente é deplorável...dar opinião (todos podem dar) é diferente de criticar (ao alcance de quem percebe de musica no caso) e é muito mas muito diferente de dizer mal (muito do que se vê entre os eurofas)!

    P.S.: A respeito deste tipo de críticas destrutivas deve-se destacar a nível portugues o "site" Festivais rtp, aquilo é um lixo: nesta semana já apareceram praí 3 publicações a falar da vanessa (parece que só ela e amigos é que participaram no festival e tem vida profissional no presente); e depois aquele comentário do Henrique Feist....é deplorável, "campanha pré-eleitoral" descarada pra dupla feist/soler (não sei porque mas este site plapita-me que vai apoiar a canção desta dupla, e não foi a Maya que o disse!); até ao momento colocou defeitos a todos os cantores menos ao soler, pode ser muito bom cantor mas também tem defeitos (e até acho que são alguns!) mas ninguem lhe apontou nada... enfim desabafos de quem está farto de ver a usurpação do nome de um evento tão renomado como o festival por pessoas hipocritas que só querem divulgar aqueles que lhe convém. Nesse ponto dou os parabens a este site-bem mais imparcial!

    Tenho dito!!!

    Mr Saxobeat

    ResponderEliminar
  9. Anónimo01:31

    Perfume? Quem são esses? Já encheram o Pavilhão Atlântico alguma vez?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:10

    Anonimo das 1:31 se espera que só estejam autores portugueses capazes de encher o pavilhão atlantico...pode esperar sentado...porque só o tony carreira é capaz de o fazer ( a mariza também conseguiria-mas apenas num dia de espetaculos, e depois só talvez os xutos...mas talvez!).é impressionante como são criticos e mal educados!! Perfume tal como a grande maioria dos compositors deste festival são pessoas com carreira e com trabalho de qualidade na actualidade...mas se querem o tony força...venha ele ou 1 dos filhos....mas avisem que é preciso saber cantar....ah....e sem playback!!

    Mr saxobeat

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:41

    Anónimo das 7:09: Se conhecesses os senhores que estão a frente desse blogue... as respostas às tuas duvidas estariam dadas! Por isso, não leio esse blogue.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:34

    Nao percebo uma coisa: se todos estes compositores dizem q é uma honra fazer parte do Festival, pq é q nunca concorreram em 2009, 2010 e 2010... qd o concurso era aberto a todos? Podiam ter enviado as suas canções e assim já faziam parte da historia do Festival! Dos 12, só o Nuno Feist concorreu em concurso aberto... e os outros 11, será que estão sempre à espera q o telefone toque?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:41

    6:34: achas que alguem profissional e com nome no mercado, perdia tempo a fazer uma canção para ser posta a votação num concurso online que, todos sabemos, que de concurso não tinha nada?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:20

    8:41 : O Nuno Feist fê-lo, não teve medo de nenhuma votação online... Assim é que se vê quem gosta ou não do Festival. Quanto aos outros, se tinham medinho... comprem um cão!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo03:15

    Tanto comentário idiota, quem quer participar por iniciativa participa, quem só participa depois de ter sido convidado participa também. Qual é a porra do problema? O festival não é o expoente máximo do mundo da música para toda a gente estar minimamente interessada em submeter-se á votação do público.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo10:55

    Ui...já vi que só se deve dizer mal...que disser bem está arrumado e é parcial...tenham lá pacie~encia e tomem um cházinho para calmar os nervos...FDS

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15:52

    Mr . Saxobeat
    Não, não disse só bem do Ricardo Soler. Se lesses TUDO o que escrevi até agora da pessoas já o terias visto. Depois as "criticas" que eu faço são minhas e pessoais e a título de "é diferente de criticar (ao alcance de quem percebe de musica no caso)" , como tu dizes. Nunca escrevi nada que eu não possa sustentar com argumentos meus. Um dia, e se me deres esse prazer, vens cá a minha casa, e eu mostro-te tudo o que eu vi sobre as pessoas de quem já escrevi, e aponto-te todas as razões pelas quais escrevi o que escrevi...sempre tendo em conta que é a minha opinião pessoal munida de TODA a experiência que tenho até agora sobre voz e palco. E se há uma coisa que eu não sou é hipócrita porque detesto escrever coisas sem fundamento algum.
    Henrique Feist

    ResponderEliminar
  18. Anónimo16:07

    acho que este vai ser outro festival de baladas... a avaliar pela maioria dos compositores... sendo assim não trará nada de novo e o desfecho será idêntico aos anos anteriores...

    FGonçalves

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18:24

    Ó saxobeat já vi que és um iluminado, percebes ao menos alguma coisa de música? Ah...não?
    Logo vi...
    Pedro Mexia

    ResponderEliminar
  20. Anónimo13:19

    Vocês é só palhaçada, arranjem vida própria e deixem as pessoas trabalhar.. Grande Tozé :) É um artista completo e sem a mania que é vedeta, as vezes, as pessoas têm a mania de expressão a opinião sem saber do que falam.. Sigaaaaaa PERFUME é música portuguesa, Família Carreira é fantochada..

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.