Slider

[EXCLUSIVO] Nuno Marques da Silva fala do FC2012

O ESC Portugal falou novamente com o letrista da canção que o Ricardo Soler interpretará no FC2012. Há meses atrás, Nuno Marques da Silva deu-nos a conhecer a sua opinião numa altura em que ainda pouco se sabia sobre o certame deste ano, mas agora, num momento em que até a sua envolvência no certame já está confirmada, voltamos a falar com o responsável pela letra de canções como "Alvorada" ou "Do Outro Lado da Vida". Agradecemos novamente ao Nuno Marques da Silva por toda a sua simpatia e disponibilidade que mais uma vez demonstrou para com o site eurovisivo português!

Feliz por voltar a estar envolvido numa canção para o FC?
Estou naturalmente bastante satisfeito por voltar a participar no Festival da Canção tanto mais que o farei novamente em pareceria com o Nuno Feist e muito satisfeito por escrever uma canção para um amigo e um intérprete excecional como o Ricardo Soler.

Qual o tema da letra que compôs para a canção que será interpretada pelo Ricardo Soler? Como a descreveria?
Não vou para já desvendar o tema mas posso dizer que foi escrito propositadamente para o Ricardo Soler.

O que acha dos concorrentes e compositores a concurso?
Penso que o Festival da Canção está este ano bastante competitivo. Pelo que pude ver a RTP está de parabéns pela escolha quer de intérpretes, quer de compositores. Vamos ter um Festival com um nível muito elevado o que é ótimo. Dignificará com certeza todos os participantes.

Concorda com a votação utilizada bem como o facto de o FC ser realizado num estúdio?
Os sistemas de votação, como já disse de outras vezes, não são perfeitos. Não existe um sistema ideal e nem eu próprio me atrevo já a dizer qual pudesse ser. Se houver um bom critério de pré-seleção como me parece que aconteceu este ano, as eventuais falhas dos sitemas de votação, quaisquer que eles sejam, ficam bem mais esbatidas.
Quanto ao facto do Festival se realizar num estúdio penso que tecnicamente poderá vir a ser benéfico para todas as canções.

Alteraria alguma coisa nas regras do certame?
Algumas provavelmente mas respeito em absoluto as que existem e é com essas que temos que trabalhar.

Na sua opinião, qual o rumo que o FC e o ESC estão a tomar?
O Festival da Canção ao longo dos últimos anos sem dúvida que tem vindo a ganhar peso e é interessante observar como ele penetrou em camadas mais jovens do público. Já não é olhado de lado como há uns anos atrás. Assumiu-se como a grande festa da música portuguesa.
Quanto ao ESC, em minha opinião, continua em boa parte a ser um desfile de performances sofisticadas e muito lixo musical em vez de priveligiar a grande Europa da diversidade cultural, as boas canções e os bons intérpretes.
Todos os países deveriam cantar numa das suas línguas oficiais obrigatoriamente. Traria maior diversidade cultural ao certame e provavelmente contribuiria para eliminar muito do trash pop que todos os anos invade o ESC.

Por fim, peço que deixe uma mensagem aos fãs!
Espero que todos os fãs do Festival contribuam para dignificar esta grande festa da música portuguesa participando e apoiando todos os intérpretes, autores e compositores. Todos fazem a festa uns com os outros e para todos e não uns contra os outros. Aproveitem, divirtam-se e viva a música, os cantores, autores e compositores portugueses.

Fonte: ESC Portugal, Nuno Marques da Silva / Imagem: Facebook
15
( Hide )
  1. Anónimo18:14

    as regras mudam mas são sempre os mesmos que estão no FC... Alvorada foi uma excelente canção...oxalá esta esteja ao mesmo nível...

    FGonçalves

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:35

    Grande Senhor este Nuno Marques da Silva, não podia concordar mais com a visão que tem do ESC.

    Felizmente o povo português ainda tem bom gosto e não dá voto ao típico euro trash que infelizmente já anda a "infiltrar-se" no nosso festival, como no ano passado com "sobrevivo" e no anterior com "canta por mim". Que medo!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:34

    O povo português deu os 12 pontos à 'Canta por Mim', caro anónimo das 6:35.

    Informe-se antes de falar à toa.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:52

    Se não houvesse o festival da canção, nomes como nuno feist ou nuno marques silva nunca seriam entrevistados nem nunca fariam musicas

    ResponderEliminar
  5. É bom saber do regresso de letristas com talento, como é o caso do Nuno. Benvindo ;)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:48

    Grande! Só isto. ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:15

    o texto tem muitos erros de português: sintácticos e gramaticais. atenção à isto.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:42

    até me admira ninguém ter enxovalhado ainda o Ricardo Soler como é costume...

    Força Ricardo!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:12

    "atenção à isto"
    E isto não é erro, oh anonimo das 12.15?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:32

    Para o anónimo das 10.52...

    Adoro a tua ignorancia!!! Graças a Deus tenho trabalho o ano todo para TODOS os canais, fora os espectáculos, e dou muitas entrevistas. Não preciso que haja "Festival da Canção" para compor.

    Fui convidado e aceitei, com muito prazer, pois o FC tem estado sempre comigo desde pequeno, portanto sugiro que reencaminhe a sua raiva/frustração noutro sentido.

    Saudações,

    Nuno Feist

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:04

    Gostaria de saber quais as canções ineditas que este senhor tem feito

    ResponderEliminar
  12. Anónimo08:55

    Já tardava que começassem as guerrilhas do costume. E se esperassem para ver as músicas primeiro antes de começar já com polémicas?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:35

    Caro anónimo das 1:04,

    São várias as canções: se quiser mais informações, sugiro que fale com o admin deste site, o Sr Eurico Alves que tem o meu contacto, e poderemos falar pessoalmente.

    Se tiver mesmo urgencia em saber, faça google ao musical Maldita Cocaína, pois a musica é toda minha. Depois há muitos originais para programas.

    Boa pesquisa

    Nuno Feist

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:53

    Sr. Nuno Feist,

    Antes de mais nada deixe-me dizer-lhe que apesar de não conhecer muito bem o seu trabalho, conheço um pouco e gostava de lhe dar os Parabéns, principalmente pela participação do ano passado que para mim era Top 3 facilmente.

    Em segundo lugar, desculpe-me o "chamar de atenção" mas, apesar de achar que tem toda a razão nesta discussão, acho que faz mal em perder tempo com os anónimos aqui. Aliás, grande parte dos "fãs" nacionais do festival e eurofestival são pessoas muito estranhas, que beneficiam quase sempre a piroseira e têm uma ENORME dificuldade em verem para além das "palas".

    Boa sorte para o festival deste ano ;)

    ResponderEliminar
  15. Rui Fernandes13:00

    Apreciei bastante o texto de Nuno Marques da Silva. A sua parceria com Feist é tão promissora como outras que se apresentam para este Festival. Creio que a RTP está de parabéns este ano. Se os intérpretes profissionais não apareceram em maior número, pois que o façam no futuro. Tenho ainda assim muitas expectativas para este ano. Só espero que o fair play e o espírito de ética profissional e dos fãs para com os profissionais prevaleçam. Ética e QUALIDADE acima de tudo.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.