Em entrevista realizada esta tarde aos nossos parceiros do oikotimes.com, o compositor Tiago Pais Dias confessou estar “honrado” pelo convite da RTP para fazer parte da lista de 12 compositores do Festival da Canção 2012. “Sou fã da Eurovisão desde criança”, afirmou, acrescentando alguns pormenores sobre a canção que assina para o festival de 10 de março. Recorde-se que Tiago Dias é compositor e produtor da banda Amor Electro, banda-sensação e líder de vendas em 2011.
Como reagiu quando foi convidado para fazer parte do Festival da Canção 2012?
Sou fã do festival da Eurovisão desde criança. Sempre assisti, até hoje, ao festival com a minha família. A minha mãe o um tio eram, inclusivamente, amigos de cantores que já representaram Portugal na Eurovisão, por isso este é um verdadeiro desafio para mim! Surpreendentemente, a RTP convidou-se para compor um tema e eu encaro este convite como um prazer e uma honra! É mesmo uma honra fazer parte do festival da canção, não me canso de repetir!
Nesta que é a sua primeira entrevista para falar deste tema, pode já falar sobre a sua canção?
Bom, comecei a compor a canção imediatamente após o convite da RTP! E posso dizer que já está quase pronta! É uma canção feita de propósito para o festival… não tenho canções na gaveta (risos). É uma canção para o nosso festival, mas a pensar na Eurovisão! Não quero defraudar as expectativas do público e dos fans dos Amor Electro… tenho de admitir que esta é uma enorme responsabilidade.
Esta música segue a linha das canções dos Amor Electro?
É impossível produzir um tema totalmente diferente, até porque eu sou uma única pessoa. Também é difícil por rótulos às canções… posso dizer que é uma música electronica… um power pop… mas incluindo sons portugueses… com um grande refrão… uma espécie de rock-sinfónico.
A Eurovisão é uma grande competição, um palco onde muita coisa pode ser vista e dita… é também o espelho de um país, povo e cultura.
Os nossos agradecimentos a Tiago Pais Dias por esta entrevista. Com certeza, voltaremos a falar antes do dia 10 de março. Entretanto, fiquem com a canção “A máquina”, dos Amor Electro, de autoria de Tiago Dias e interpretada por Mariza Liz, sua mulher:
O ESC Portugal e o Oikotimes estarão em parceria no que toca às entrevistas aos compositores do FC2012. Fique atento!
Fonte: oikotimes / Imagem: google
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Muito boa entrevista. Gostei das palavras do Tiago, talvez o compositor jovem e moderno com maior sucesso nos dias de hoje em Portugal
ResponderEliminarFiquei com as minhas espectativas muito elevadas!
ResponderEliminarGostei do que li. Seria interessante os compositores verem as canções que ficaram no top 10 dos ultimos festivais eurovisão
ResponderEliminar«uma espécie de rock-sinfónico» GOOOOOOOSTO!
ResponderEliminarContinuo a dizer que acho que vamos ter um FC2012 acima dos anos anteriores. Espero mesmo não me enganar!