Slider

FC2012: RTP abre portas a cantores e produzirá as canções internamente

E o ESC Portugal volta a estar na linha da frente em português! Está revelado um dos mistérios de 2012: toda a produção musical ficará a cargo da RTP (compositores e letristas convidados), sendo que a seleção aberta trata-se apenas do facto do público em geral se poder inscrever ou não para cantar uma das produções. Deste modo, a RTP procura as vozes certas para os temas em questão que deverão ser 12 e, em meados de janeiro, deverão ser reveladas as vozes escolhidas pelo painel de jurados, vozes estas que podem pertencer a artistas/bandas já famosos/famosas ou a anónimos que se queiram inscrever, sendo que estes últimos terão de passar por um casting. Continue atento porque o regulamento está prestes a ser revelado!

Fonte: oikotimes / Imagem: EBU
13
( Hide )
  1. Anónimo00:49

    Parece o modelo espanhol do ano passado e, sinceramente, não creio que seja o melhor. Antevejo uma descida da qualidade das composições porque não acredito que a rtp vá convidar produtores estrangeiros. Por outro lado procurar vozes para cantar parece-me um pouco despropositado. Já todos sabemos quem canta e quem não canta neste país. Por tudo isto, concluo que para mim seria o contrário...a rtp convidava as vozes e recebia as cançoes de fora. Ticarv

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:25

    Viram a lata dos senhores do blogue dos festivais? Copiaram esta noticia e escreveram "Exclusivo"! Não há ninguem que feche aquele atentado ao FC?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:20

    Por acaso tambem vi a latosa do site dos festivais. Toda a gente já sabe o que é que eles querem. A partir de agora vao andar a fazer campanha para os manos Feist serem convidados.

    ResponderEliminar
  4. Shevek11:11

    Discordo completamente de Ticarv (a anónimo das 12.49h). Há compositores e produtores muito capazes no nosso país, tal como há grandes vozes. A parte mais delicada deste modelo deriva da junção da voz com a canção. Apoio a ideia de convidar autores, já que assim se pode evitar algumas pérolas de sempre teimam em aparecer e, ao mesmo tempo, se pode atrair autores que ainda não tentaram a sua sorte.

    Repito o que já disse anteriormente, os nossos maus resultados manter-se-iam maus, se mandássemos uma canção de autoria estrangeira (uma daquelas muito medíocres cançonetas suecas que aparecem a infestar muitas finais nacionais por esta altura do ano, por exemplo).

    Boa sorte, RTP.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:18

    Acho que as consagrados deveriam de dar a possibilidade de participar com as suas respectivas equipas... aos que querem participar e que são anónimos ou amadores, esses sim podiam trabalhar com os compositores convidados pela RTP... Mas mantenho que aos consagrados devia de se dar a alternativa de puderem participar com uma canção produzida pelas suas equipas se assim o desejarem...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:32

    Isto é um pouco complicado porque pode funcionar muito bem ou muito mal.
    À partida estao garantidas boas vozes no concurso, por outro pode haver demasiada inexperiencia que se pode fazer sentir no ESC (ex: flor de lis).
    Como vai ser feita a distribuição dos cantores pelos compositores (quem escolhe quem?).
    Acho que a rtp podia aproveitar e convidar grandes compositores...e até juntar compositor estrangeiro e autor portugues. Mas o mais certo é que escolham os compositores que habitualmente concorrem ao festival, por isso poucas mudanças se esperam. Os cantores penso pode acontecer o mesmo que aconteceu na Voz de Portugal (conhecidos dos concursos que não tem carreira), será muito expectável que volte a acontecer.
    Acho que o formato está pouco claro e vai desmotivar algumas participações quer de potenciais cantores quer de compositores.

    Compositores esperados:
    -Carlos coelho (como apendice do babic): garantir algum interesse no festival pra depois os queimar com o juri.
    - emanuel (seria bom, ele anda inspirado podia trazer algo positivo e diferente ao festival)
    - nuno feist (mais uma participação antiquada e a cheirar a mofo)
    - José félix (dispensava, as musias dele são mesmo feias e verdadeiramente pimba)
    - menito ramos (pode trazer algo bom, ou uma simples porcaria)
    -Ricardo Landum (faz sentido, é o autor das canções do tony carreira, logo será um nome relativamente forte no festival)
    -Paulo Martins (compositor responsavel pelo CD do David Carreira e pela participação no esc em 2003), gostava desta participação se fosse para mostrar um trabalho a sério (2 canções: 1 balada à rita guerra, agora funcionava (há juri, e injustiças não se repetem 2 vezes)e 1 canção no estilo do David).

    O essencial é que independentemente de quem sejam tentem fazer igual ou melhor ao que fazem para si, o que não se verifica quando nomes conhecidos investem no festival (enviam musicas fracas! não só para o festival como até para vender, seriam canções flop!)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:14

    Esta ano vai ganhar um fado. Ponto.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:16

    Não estou nada a contar que o Andrej Babic seja convidado, nem o Emanuel, nem o Menito Ramos e muito menos o José Felix.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:51

    Vejam como é injusto para cantores como Rui Drummond, Vanessa Silva, Ricardo Soler, Teresa Radamanto, Francisco Andrade e todos os OT's e Idolos que já deram provas de saberem cantar e que não têm cds terem de se apresentar a um casting...é obvio que não se submeteriam a tal situaçao nem seria necessario! Volto a dizer: toda a gente sabe quem canta e quem não canta neste pais...e mais...e é saber estar em palco e não ser amador (pq o mais certo é que ganhe um amador que se for preciso nunca cantou em palco). Ticarv

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:50

    A vanessa e o ricardo soler t~em cançoes editadas em CD. ambos cantaram com DJ's que editaram essas musicas. gosto deste regulamento, tudo vai depender como sempre das musicas

    ResponderEliminar
  11. Torrão23:26

    Concordo com o shevek, como sempre, é um rapaz com bom senso ;)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:55

    Interessante: como é que se convidam compositores se o regulamento abre assim:

    1. A RTP, no sentido de incentivar intérpretes, autores e compositores de música portuguesa, bem como promover novos valores nas diversas áreas da criação musical...

    Alguma incongruência, não? E onde vão encontrar "novos valores" da composição? Hummmmmm... E será que vão surgir nomes estrangeiros? Não haverá em Portugal 6 compositores de qualidade?

    Ai, ai, ai... já estamos todos a ver o filme...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:07

    Eu queria muito inscrever-me no casting do Porto mas não sei como. Já estive à procura no site da RTP mas não encontro nada. Alguém me pode ajudar?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.