Este é provavelmente o último artigo do ano de 2011 do ESC Portugal! Paulo Teixeira de Sousa (compositor de "Chegar à Tua Voz") falou abertamente em exclusivo ao site eurovisivo português sobre a sua opinião acerca do FC2012. Além de ter já prontas demos para enviar para a RTP caso o regulamento o permitisse, este falou ainda do regresso da orquestra ao FC e ao ESC, bem como da sua discórdia com o facto do público poder votar. Desde já obrigado ao Paulo Teixeira de Sousa, a quem o ESC Portugal agradece novamente a disponibilidade e ao qual deseja um feliz 2012! Fique então com toda a opinião do compositor da canção interpretada pela Wanda Stuart no FC2011:
"O Festival da Canção surge este ano com novo regulamento, o que a meu ver é positivo. Apostam-se em vozes com determinadas qualidades que poderão ser exploradas pelos compositores convidados. Há que mudar alguns aspectos de ano para ano para que o concurso não se torne viciado.
Os compositores terão certamente experiência e cartas dadas no mundo da música, pelo que utilizar essa experiência aliada a gente nova com ideias diferentes me parece positivo... As grandes composições nascem sempre assim, quando há diferentes influências.
Claramente que gostaria de voltar a estar envolvido neste certame. Preparei algumas ideias caso o concurso fosse aberto a compositores este ano. Cheguei mesmo a preparar as demos. Este ano iria mostrar versatilidade... Ritmos diferentes de "Chegar à Tua Voz", abordagens diferentes. Todavia o regulamento estabelece compositores convidados e como já disse parece-me acertado, no sentido de se marcar uma diferença para o ano transacto. Poderá ser que me aventure futuramente a concorrer por outros países, ou pelo nosso país... Quanto tal for possível.
Relativamente ao método de votação parece-me equilibrado. É o usado no ESC e nesta perspectiva permitirá teoricamente avaliar de igual modo as canções a concurso. Se me perguntar se concordo com a votação do público, a minha resposta será um redondo não. Todavia, tendo em conta que permitindo que o público vote, faz-se com que este se sinta incluído no concurso, reconheço equilibrada a solução dos 50/50.
Muito se tem escrito acerca da legitimidade de Portugal concorrer tendo em conta o momento económico difícil que atravessamos. A meu ver nunca haverá argumento valido para que se deixe de concorrer... É uma questão de ideais e nesta vida devemos defende-los acima de números, de estatísticas, de resultados e de tantas outras coisas menores que poderia estar aqui a enunciar. A Eurovisão é a festa da música.... Mas também da união entre os povos num só dia... Podem não se esquecer diferenças... Mas superam-se. Quem não se lembra da esmagador aplauso que a canção da Bósnia recebeu em 1994, quando o país estava em guerra? Quem não se lembra da primeira transexual que ganhou o concurso em 1998? Para além disso a Eurovisão sempre foi e continua a ser uma montra tecnológica do que de mais inovador se faz em termos de espectáculo. É uma partilha de culturas, sonoridades e de povos fabulosa... Nunca haverá razão válida para não participarmos nesta festa!
Por último deixo um desejo, ou não tivéssemos no ano novo, o de voltar a ver uma orquestra quer no FC quer no ESC.
Um bom ano para todos, com muito dinamismo para que a tranquilidade volte ao nosso querido país."
Fique agora com o tema do FC2011, "Chega à Tua Voz", da autoria de Paulo Teixeira de Sousa:
Fonte: ESC Portugal, Paulo Teixeira de Sousa / Imagem: facebook
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Ser contra a votação do público parece-me muito anti-democrata... Foi o juri que escolheu "Baunilha e chocolate", "Como tudo começou", "Só sei ser feliz assim" e "Coisas de Nada", nao foi o publico! O publico sempre fez as escolhas acertadas.
ResponderEliminarA musica é boa, mas a letra muito pesada... não achei a letra adequada para esta canção e muito menos para a Eurovisão. A canção precisava de mais momentos só com instrumental. A wanda esteve optima
ResponderEliminarDevia haver em Portugal um concurso, genero Idolos ou OT, mas que incluisse a componente de compositores amadores, e não só de vozes que cantam musicas já conhecidas. Aí encaixavam estes compositores amadores e outros que podiam ter um lugar ao sol. O festival da canção deve ser, na minha opiniao, só para profissionais.
ResponderEliminarA ideia do público não poder votar é ridícula. O problema não está nos amadores ou nos profissionais, o problema é que são raros os casos em que tanto uns como outros enviam músicais capazes de fazer uma pontuação digna no ESC.
ResponderEliminarOs júris distritais, quando apareceram, vieram com uma sensação de justiça apegada, no entanto, caíram rápidamente no ridículo já que se mostraram completamente antiquados àquilo que os ESC se tornou nesta última década. O público no ano passado também foi o que se viu mas apenas pela suposta luta que os Homens da Luta tanto exaltam, luta essa que nos fez ser um dos piores desastres do ESC (até tinham "A luta é alegria", penso eu, em muitas línguas, mas eu não consegui ler um único cartaz, simplesmente não foram focados).
Por outro lado, a escolha também não era muita porque o FC 2011 foi dos piores que já vi: a realização foi muito má e a maior parte das canções foram muito mal apresentadas a nível vocal.
Ao das 1:08: o FC tem tido canções más e antiquadas desde sempre. A propria "Senhora do Mar", que os fans (e eu proprio) tanto gostam, apareceu no ESC com alguns anos de atraso, quando esses sons já tinham sido ouvidos muitas vezes. daí a má classificação de Portugal.
ResponderEliminarAo das 1:53: As canções são intemporais, eu acho! ainda hoje aprecio a desfolhada, acho q ha cançoes q nunca passam de moda...
ResponderEliminarAo das 11:03: Há canções intemporais, outras não. Por outro lado, num determinado ano em que tens de votar em qual das 25 ou 30 canções é a melhor naquele momento, não tens a noção se determinada canção é ou não intemporal.
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