Slider

Carlos Paião: 23 anos de Saudade


Foi no dia 26 de Agosto de 1988 que Portugal perdeu um dos artistas mais talentosos e carismáticos da época! Portugal perdeu Carlos Paião, mas ganhou um reportório musical que ainda hoje anda na boca de todos, tenham eles conhecido ou não Carlos Paião. Todos conhecem temas como Cinderela, Play Back, Pó de Arroz, Canção do Beijinho entre muitos outros. Aqui fica a homenagem do ESCPortugal, no dia em que se assinala o 23ºaniversário da sua morte, pois os grandes artistas são eternos e Carlos Paião é sem dúvida um desses.

Carlos Manuel de Marques Paião nasceu a 1 de Novembro de 1957, em Coimbra. Vive a sua juventude entre Ílhavo e Cascais. Desde cedo começa a demonstrar talento para compor temas, sendo que em 1978 já tinha mais de 200 temas escritos. Em 1978, inicia a sua carreira musical quando vence o Festival da Canção do Illiabum Clube. Em 1980, concorre pela 1ª vez ao Festival RTP da Canção com o tema "Amigos Eu Voltei", que se fica pelas semifinais. Em 1981 participa ao certame, desta vez com o tema "Play Back", que criticava os cantores que usavam este método. Vence o certame com 203 pontos, deixando para trás grandes cantores como José Cid e as Doce, e esta vitória oferece-lhe o bilhete para a Eurovisão. No ESC, obtêm o 19º lugar (ex-aequo com a Turquia) com 9 pontos, 8 da Alemanha e 1 da Grécia, entre 20 países. Este resultado nao interferiu com a sua carreira, pois nesse mesmo ano grava um tema que se tornará um dos ex-libiris do seu reportório: Pó de Arroz. Segue-se a "Marcha do Pião das Nicas", "Telefonia" e escreve para o seu amigo Herman José o célebre tema "Canção do Beijinho". Em 1983, volta a participar ao Festival RTP da Canção desta vez com Cândida Branca Flor com o tema "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)" e ficam em 3ºlugar. Nesse ano, acaba a licenciatura em Medicina na Universidade de Lisboa. Em 1984, escreve para Herman José as letras da sua célebre personagem Serafim Saudade. Nesse ano, lança o tema "Cinderela" que ainda hoje é considerado uma das melhores canções de sempre e que inclusive ganhou o concurso da RTP "A Canção da Minha Vida" em 2006. No ano seguinte(1985), participa no Festival Mundial de Música Popular de Tóquio, onde o seu tema é dos 18 selecionados entre centenas de candidatos. A 26 de Agosto de 1988 depois de um concerto, sofre um violento acidente onde acaba por falecer. Estava a gravar um cd, que é editado depois e de onde o tema "Quando as Nuvens Chorarem" se tornou um grande éxito. Inúmeros cantores gravam temas seus, como Rui Veloso, Donna Maria, Nonstop e 4Taste.

Carlos Paião é um artista que jamais alguém esquecerá e que por vezes deixa muita gente com uma lágrima ao canto do olho quando se ouve um tema seu. Carlos Paião, esteja onde estiveres, "Muito Obrigado"
1
( Hide )
  1. Nuno19:36

    Um dos nomes incontornáveis da música Portuguesa!Sem ele a nossa música não seria a mesma. Comparo-o a outros nomes impossíveis de não nomear, quando se fala de Música Portuguesa: Ary dos Santos, Zeca Afonso e António Variações.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.