[PERFIL] Henrique Feist
Parece impossível mas Henrique Feist está à beira de completar trinta anos de carreira musical. É um dos artista mais reconhecidos e versáteis do seu tempo e a sua voz marcou várias gerações de portugueses, desde que se estreou, em televisão, pela mão do lendário Júlio Isidro.
Na década de oitenta Henrique fez furor, em parceria com o seu irmão Nuno, conquistando os corações de miúdos e graúdos. Interpretavam com o mesmo à vontade temas clássicos dos musicais da Broadway e canções de recorte mais infantil, como Meia de Conversa, com que se apresentaram no palco do Festival RTP da Canção, em 1985, e lhes garantiu o terceiro lugar e o Prémio Revelação.
No final da década os dois irmãos regressam a Inglaterra para prosseguir a sua formação artística. Henrique completa a formação em Teatro Musical na prestigiada Guilford School of Acting and Dance e adquire experiência nos palcos britânicos.
Em 1993 regressa a Portugal e integra a geração responsável pelo renascimento do teatro musical nos palcos nacionais. Pela mão de Filipe La Féria, Henrique Feist destaca-se em Maldita Cocaína (com música e direcção de orquestra da responsabilidade de Nuno Feist) e Amália, entre outros.
Em 2007 regressa ao Festival RTP da Canção. Em dueto com Vanessa Silva, interpreta Além do sonho, tema composto pelo irmão, Nuno. Volta a conseguir o terceiro lugar.
Por dois anos consecutivos – 2008 e 2009 - é nomeado para os Globos de Ouro, na categoria de Melhor Actor de Teatro, pelo seu desempenho em Cabaret e A Máquina de Somar, respectivamente. Esta última vale-lhe o Prémio da SPA para Melhor Actor.
Paralelamente trabalha também na dobragem de séries e filmes de animação. É Henrique quem dá a voz a personagens tão marcantes como Son Goku e Songohan, na versão portuguesa de Dragon Ball, ou Kovu, em O Rei Leão II entre muitas outras.
Henrique Feist é presença assídua no pequeno ecrã, mas a sua actividade prolonga-se pelos bastidores, enquanto encenador e director artístico de inúmeras produções. Rapazes Nus a Cantar foi uma das mais recentes e bem sucedidas. Actualmente podemos vê-lo no Casino do Estoril, em Fado – História de Um Povo, de Filipe la Féria.
No próximo sábado, 5 de Março, Henrique Feist vai subir ao palco do Teatro Camões, para apresentar o tema Quase a voar, no Festival RTP da Canção 2011.
O ESC Portugal quis saber mais sobre este novo desafio de Henrique Feist, e o resultado dessa conversa será aqui publicado muito em breve. Fique atento!
0
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Sem comentários
Enviar um comentário