Slider

[OPINIÃO] Assim se mata o Festival


Acabou mais um Festival da Canção. Poderia ter sido um dos melhores Festivais dos últimos anos. E assim foi, de facto, até ao início das votações.

Parabéns aos intérpretes, coristas, bailarinos e músicos que brilharam no palco.

Parabéns aos compositores, letristas e produtores que ajudaram a criar as canções.

Parabéns aos técnicos e a todas as pessoas que, nos bastidores, tornaram possível este espectáculo.

Parabéns aos Homens da Luta pela vitória legitima (e previsível) no televoto.

Parabéns aos espectadores que votaram nos Homens da Luta. O vosso voto de protesto e o vosso sentido de humor venceram. Espero que estejam satisfeitos e se sintam representados.

Parabéns aos porta-vozes dos júris distritais que, em directo, deixaram transparecer algum desconforto com eventuais situações mal esclarecidas. É muito pouco, mas é melhor que nada.

Parabéns aos restantes membros dos júris distritais pela falta de espinha dorsal, por se deixarem instrumentalizar e serem coniventes com uma manipulação cada vez mais descarada.

Parabéns à RTP pelo enorme empenho demonstrado em retirar toda e qualquer credibilidade àquela que deveria ser a festa da música portuguesa.

Parabéns à RTP pelo desprezo e indignidade com que trata um instituição que faz parte da história da música portuguesa e todos aqueles que a ajudaram a construir.

Parabéns à RTP por ter contribuído mais um pouco para a morte do Festival da Canção.

Parabéns aos membros da audiência que se retiraram da sala como forma de protesto.

Não é aos Homens da Luta que deve ser dirigido o nosso desagrado. Eles fizeram aquilo a que se propuseram desde o início. Até prova em contrário o televoto tem a mesma validade do ano passado e dos anos anteriores.

O meu protesto é dirigido à RTP e aos responsáveis pelo Festival da Canção. Por esse motivo, de hoje em diante não voltarei a redigir qualquer noticia referente à RTP e à sua representação no próximo Festival Eurovisão da Canção.

Estou consciente que esta decisão e esta declaração, ainda que feita a titulo individual, poderão colocar em causa o meu acesso, e mesmo o da restante equipa, à informação e à colaboração com a RTP. Que seja. Façam o que a vossa consciência ditar, se é que a conseguem retirar da poça de lama onde a deixaram.

Saudações Festivaleiras,

Pedro Correia
45
( Hide )
  1. Paulo Pereira02:37

    Não culpabilizo a RTP. O Festival foi muito bom e com bastante qualidade. Ganhou quem não merecia. O público português levou isto para a palhaçada. Reflecte um pouco a postura do português no dia-a-dia.
    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:39

    Só consigo dizer que é muito triste o que se passa com o festival da cançao.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:59

    Esta gente anda louca, por isso o pais esta como esta. Viva Portugal

    ResponderEliminar
  4. Anónimo03:00

    Na minha opinião o que deverá ser mudado não é o sistema de votação ...

    O que deverá ser mudado é a forma como a RTP estrutura a sua final. Com isto quero dizer que é inadmissível que a RTP de as canções ao juri para votar sem estas serem as versões finais das mesmas (após melhoramento pelos produtores convidados pela RTP) e mais, inadmissível que a RTP de a votar aos júris canções sem o pacote completo (os juris não viram a roupa e a coreografia e como isso resulta ou não na tv) e mais ainda versoes estudio e não versoes live ... votaram simplesmente através de umas amostras amadoras e incompletas das canções.

    Canções para festivais tem uma grande componente visual, estamos a falar de TV e não de rádio. Como pode um juri avaliar canções se não ve o pacote completo? Inadmissivel ...

    A RTP deve sim ser culpabilizada por não se preocupar em escolher bem ... Este tipo de erros por parte da RTP demonstra amadorismo que não está de acordo com os 40 e tal anos quase 50 de experiencia neste festival ...

    À RTP exigia-se profissionalismo e não o teve, as canções, coreografias e afins que todos gostamos de ver hj, deveram-se ao esforço de cada equipa e não da RTP.

    Nunca na história de Portugal na Eurovisão levamos uma canção tão degradante. Com a Filipa o ano passado apesar de não gostar da canção não me sentia envergonhado. Com a canção dos Homens da Luta sinto-me completamente envergonhado por Portugal ser representado por aquilo no maior festival de musica do planeta.

    ResponderEliminar
  5. Bruno Sousa03:13

    Concordo com tudo o que o Pedro Correia disse. Isto é gozar com quem realmente trabalha e vive para fazer música. Este ano tinha 4 favoritos e foi ganhar a única música que considero insuportável. Podia estar enganado, desejava estar enganado, mas já tive a ler o que se diz lá fora, e estamos a ser completamente gozados. Até mete dó.
    Isto é matar todo o sentimento que temos pelos festivais. Como fã hoje é um dia demasiado triste.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo03:37

    eu tb n gosto dos homens da luta, nem da canção nem das palhaçadas que eles costumam fazer, mas este manifesto ja me parece uma birra! eles tinham tanto direito em participar como qualquer outro concorrente, para mim se ha algum culpado aqui foram os telespectadores que votaram nakela treta e os juris que lhes atribuiram imensos pontos! a RTP aqui nao teve culpa nenhuma, se ha responsavel sao as 3 personagens que escolheram a cançao! vá, pedro correia reconsidera, la pk nao ganhou a k tu kerias.... nao vale a pena haver birras! as minhas favoritas: rui andrade e filipa tb foram penalizados no juri e o televoto reconheceu lhes o merito!

    ResponderEliminar
  7. maryu03:41

    Quero aqui deixar as minhas condolências a todos os VERDADEIROS FÃS do ESC...hoje foi um dia muito triste para nós.
    Isto foi, nada mais nada menos gozar connosco..pessoas que nunca na p**a da vida viram um FC, nao percebem nada disso e votam em massa numa coisa, sim porque e so isso que consigo chamar, que por fim ganha!
    O que me deixa ainda mais xateado e que portugal estava a recompor-se nos últimos anos no que toca ao EUROVISAO...e com a qualidade de musicas que este ano estavam presente no FC, tinhamos tudo para brilhar.
    meus amigos, tudo isto foi abaixo por uma causa (se e o que se pode chamar) sem jeito, sem compreensão..olha sem nada de jeito!
    E Pedro correia, tu es Homem meu...e concordo contigo...e a morte do FC com muita pena minha!
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo04:16

    Ó camaradas, pá... então essas reaças?
    Não percebem que ganhou quem o povo quis?
    Não percebem que ganhou o melhor conjunto de composição/interpretação/apresentação?
    O que é que aconteceu com as dezenas de baladas lamechas que costumamos levar ao ESC?
    Pois é somos à muito tempo a gozação da europa por levarmos todos os anos a mesma composição, com ligeiras variações (baladas de arrepiar pedras). Portanto camaradas este ano vamos com um bom tema, que está a ser bem recebido pelo povo de outros países europeus.
    A Luta é Alegria. Dá-lhe Falâncio....
    E muito obrigado também em quem neles não votou!

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo (3:37),

    Das duas uma: ou não leu o que eu escrevi ou está fazer questão de não perceber. Vá lá, leia lá outra vez, e se no fim ainda achar que estou a fazer birra contra os Homens da Luta eu faço-lhe um desenho.

    Ou melhor, para lhe poupar o esforço, vou resumir o texto numa frase: os votos dos júris distritais foram "corrigidos".

    ResponderEliminar
  10. Anónimo04:17

    A RTP devia ser envistigada pela EBU por ter os juris votando nos CD demos e nao na apresentacao da noite. Ate ouve juris Que quase pediram desculpa. Incrivel Que o espectaclos Que a Wanda, o Henrique e o Rui deram nao valeu para nada com os juris.

    Acredito Que um quarto dos portugueses votasem nos Homens da Luta mas como e Que "profissionais" deram tantos pontos a eles. Nao faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo04:41

    Votos do Júri Distrital:
    12 pts Nuno Norte - São os barcos de Lisboa
    10 pts Inês Bernardo - Deixa o meu lugar
    08 pts Sete Saias - Embalo do coração
    07 pts Tânia Tavares - Se esse dia chegar (NECESSIDADE DE DESEMPATE)
    07 pts Wanda Stuart - Chegar à tua voz (NECESSIDADE DE DESEMPATE)
    PORQUE É QUE ATRIBUÍRAM DUAS VEZES 7 PONTOS?!?!
    NÃO CONSEGUEM DESEMPATAR?!
    06 pts Homens da Luta - Luta é alegria (ERRO - DEVERIA SER 5 PONTOS)
    05 pts Rui Andrade - Em nome do amor
    04 pts Henrique Feist - Quase a voar
    03 pts Ricardo Sousa - O mar, o vento e as estrelas
    02 pts Filipa Ruas - Tensão
    01 pts Carla Moreno - Sobrevivo

    Televoto:
    12 pts Homens da Luta
    10 pts Rui Andrade
    08 pts Filipa Ruas
    07 pts Ricardo Sousa
    06 pts Henrique Feist
    05 pts Nuno Norte
    04 pts Carla Moreno
    03 pts Wanda Stuart
    02 pts 7 Saias
    01 pts Axel

    Espero que a RTP se digne a corrigir o erro ou a esclarecer!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo04:45

    Como fã do FC e do ESC há mais de 20 anos hoje sinto-me triste e desanimado... acho que o melhor era a RTP desistir de ir à Eurovisão... se não quer ganhar nem levar músicas que projectem o nosso país então mais vale ficar quieta! Não estou a dizer que devia ter ganho esta ou aquela, mas tem que haver uma real convicção de querer mostrar a boa música que se faz por cá e infelizmente à muito que desapareceu no FC... Agora mais do que nunca apoio todos os músicos portugueses que não se dignam a concorrer ao FC para representar Portugal no Eurofestival!
    É triste dizer o seguinte: ACABEM de uma vez por TODAS com o FC da RTP!!!
    A partir de hoje deixei de ser fã... estou de LUTO! :(

    ResponderEliminar
  13. Isso é irrelevante. Mesmo corrigindo a situação do empate na votação dos júris distritais, a única coisa que acontece é os Homens da Luta acabarem empatados com Nuno Norte. De acordo com o regulamento deste ano, o televoto tem prevalência.

    ResponderEliminar
  14. Bruno Sousa05:24

    Acho que é importante esclarecer com que material o Juri fez a sua avaliação, porque de facto alguns Juris pareceram-me muito incomodados com algo que não está totalmente esclarecido. Um ou outro até parecia querer pedir desculpa...
    Será assim tão dificil a RTP disponibilizar o último ensaio ao Juri, é que existem rumores que foi usada a demo inicial de 3mins. Sería mau de mais para ser verdade.

    ResponderEliminar
  15. Maria Teixeira05:27

    Culpados são, E APENAS:

    O Tózé Brito, O Galarza e o outro, que seleccionaram este berro de vaca para a semifinal. Eles são os culpados!

    M.T.

    ResponderEliminar
  16. Pois é Bruno, é mau demais mas é verdade. Não terá sido a demo inicial mas sim as imagens do primeiro ensaio, que era um ensaio técnico de som, sem luzes, sem grafismos, sem coreografias, com os artistas a cantar a meio gás, e por aí fora.

    ResponderEliminar
  17. Bruno Sousa07:26

    Eu tive a felicidade de assistir ao 1º dia de ensaios. Pelo que vi se a RTP recolheu imagens não deverá ter sido com os normais meios de produção, mas sim hand cameras e afins... ou seja, que medo!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo08:20

    Sinto moito por Portugal mais 0 puntos , parese unhma marcha nun día de folga. Horribel y mala como ela sola

    ResponderEliminar
  19. Anónimo09:59

    De todas as canções já escolhidas este ano para o ESC a portuguesa é a PIOR. Arrisco-me até a considerar a PIOR de toda a história da EUROVISÃO!!

    ResponderEliminar
  20. Joao G.10:16

    Isto chegou a tal ponto que até a noção do ridículo se perdeu.

    De qualquer modo ganhou quem gastou dinheiro a votar e fica esse facto de louvar.
    HDL ganharam porque o conservadorismo das directrizes da RTP centraram esforços a aniquilar tudo o que não fosse geriátrico e ganharam socialmente pelo estado decrépito em que este triste país se encontra.

    E sinceramente, prefiro respeitar a vontade do povo à vontade de um pequeno conjunto de pessoas sem norte algum que se regem por cunhas, amizades ou displicência para com uma responsabilidade que lhes é atribuida. E deveria ser sempre assim, o povo a escolher... e a arcar com as consequências dessas mesmas escolhas dado que do outro lado não existe qualquer tipo de validez no que toca ao defeso da qualidade vocal, instrumental, cénica ou do que quer que seja.

    Não existem vocais capazes em Homens da Luta, coreografia, contexto ou sequer carisma para o que vão. Não sei até que ponto aquelas seis criaturas realmente pensam que estão a fazer algo bom para Portugal... ninguém lá fora os vai levar a sério.Mas a RTP não tem desculpa ao escolher as pessoas que pactuam com este oportunismo crasso... até a dignidade nos levaram por fim.

    Não deixa também de ser irónico como os do costume, que criticam a eurovisão por ter um cunho político demasiado vincado, pactuem agora com um híbrido sonoro de índole política.
    Infelizmente para nós, os que gostamos deste espectáculo, vamos ser ridicularizados com algo tão historicamente aberrante. Quanto aos iludidos quanto ao valor (???) desta canção patética, só lamento que sejam provavelmente os que mais se estão a ca*** para este tipo de eventos!

    No meio disto tudo, ressalva-se ainda um consenso: todos são culpados. As pessoas (ainda que no meio disto tudo enverguem os votos mais racionais), os júris decrépitos, quem ganhou por usar a actual crise como factor de auto-promoção em detrimento dos reais interesses deste país e sim, a própria RTP. Não só por entregar o poder de decisão a quem entrega mas também pela clara directriz de voto que os júris ontem deixaram transparecer: privilegiou-se os sons mais aportuguesados enquanto que toda e qualquer canção que tivesse uma sonoridade ou algum elemento menos "tuga" levou arraso.

    O costume: VERGONHOSO.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo10:42

    Pedro Correia@ não tens razao no teu coment das 5:45: os juris não tiveram acesso a qualquer imagem, mas sim ás versoes estudio das musicas. os juris votaram na 5:ª de manha e tinham de entregar a votacao ate 5.ª ás 16:00 horas.

    ResponderEliminar
  22. fernando10:53

    O festival foi um pouco ontem o espelho deste pais prevaleceu o culto a mediocridade e o achincalhar de muitos profissionais da canção
    que estiveram com todo o seu profissionalismo
    presentes e viram sonhos e aspirações darem em nada porque a RTP (ue perntence ao governo deste
    pais)colocou profissionais que ate parece que não passaram pelo Festival que deve escolher uma canção para a Eurovisão e não uma critica social de consumo interno com bonecos que de vistos estão deveras desatualizados.
    a atitude do escPortugal a tomar em relação a não comentar mais a nossa representação apesar de um pouco dramatica (apenas ignorar talvez fosse melhor) tem no entanto o meu apoio.
    Por ultimo aos senhores que selecionaram as canções esta foi selecionada para compensar a desclassificação do ano passado?
    por exemplo Bruno Correia - Alma voces estavam duros de ouvido a essa e a muitas outras
    RTP não aprenderam com o erro de Espanha e outros paises Se não querem ganhar a Eurovisão
    abram camnho a que outro canal (se possivel)o faça e que respeite A MUSICA E OS ARTISTAS DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
  23. Anónimo10:57

    Ao menos que a RTP desista de vez, visto que só faz porcaria. Erros nas votações, júris com falta de qualificação musical, júris que apesar de parecerem saber minimamente de música acabam sempre por se enterrar, é triste, eu creio que a solução é o Festival da Canção passar a ser em outro canal, num canal onde deiam a minima importância a este. As músicas deste ano eram realmente bastante melhores em relacção ao ano passado, e sinceramente apesar de ser um fã do trabalho dos Homens da Luta não acho que eles devam representar Portugal ao mais alto patamar da música ligeira europeia. Falar mal do nosso país num palco onde deviamos era mostrar a nossa qualidade músical? Desculpem mas eu como fã assíduo do FC e do ESC vou fingir que 2011 não existiu no meu calendário Eurovisivo. O que me deu mais gozo foi ver o Teatro Camões a ficar vazia tal como aconteceu no ano passado com o Campo Pequeno. Eles já tinham mudado o palco do FC propositadamente para que tal não sucedesse, mas mais uma vez os júris foram capazes de se enterrar, mas pior ainda é o público ter votado nos HDL.

    ResponderEliminar
  24. Johnny8311:25

    Já que estamos a mexer nisto há muita coisa a mudar neste festival!
    A primeira é a pré selecção. Seleccionar uma música online ouvindo só uma parte é um erro. Primeiro, porque a Eurovisão é um espectáculo televisivo, de imagem e interacção com o público, segundo porque o final é tão importante como o início, terceiro porque uma maquete é sempre uma maquete e não nos permite avaliar efectivamente a capacidade vocal do participante. Para além disso a sensação que tenho é que a votação online é algo feito assim pela porta do cavalo. Não houve exactamente um esforço para comunicar que estava a haver uma votação online, nem me parece uma particular preocupação com a fidelidade dos votos. Ou seja a votação tendeu a pender um pouco para os amigos, sejamos justos.
    A segunda questão tem ver com a data da final. Somos sempre dos últimos a promover as nossas canções. Já anda o Maltês para aí aos pulos de final em final (o que é ridículo) a promover a sua música e nós ainda a pensar o que queremos levar, quanto mais videoclips e coisas que tais.
    A terceira questão tem obviamente a ver com o júri (não estavam à espera pois não?). Se queremos júri temos de ter um júri respeitável e qualificado. Não consigo perceber, por exemplo, porque carga de água Bragança é representada pela directora de um museu, director de um centro de arte contemporânea e um “professor de música”. Porque motivo são estas pessoas qualificadas para julgar um festival da canção? Por acaso têm perfil de verem a eurovisão? Ou é só porque fazem parte do meio das artes e por um raciocínio pseudo intelectualóide, estaleca para julgarem isto?
    A quarta questão é a das capelinhas, será que a RTP não é capaz de abandonar isto? De deixarmos longas horas a irmos a cada capital de distrito a ouvir o que cada júri faz (que bom é mediador de seguros, porreiro pá!) e termos um júri mais pequeno, e perdoem-me mas mais profissional da coisa. Assim daquelas pessoas que têm músicas que são sucessos, produtores que trabalharam lá fora, pessoas que conhecem a Eurovisão, coisas assim…
    A quinta questão é a mais ridícula de todas, se temos um júri em directo, porque raio a votação é feita há dias atrás e ouvindo uma maquete? Isto é um festival de televisão, de emoção, de relação com o publico, de dança, de festa e isso não se vê numa maqueta harmonizada e trabalhada em estúdio.
    Agora se concordamos com o diagnóstico não devemos ser auto destrutivos e juntarmo-nos para propormos soluções à RTP. O ano passado propus algo no dia 27 de Março, neste fórum aqui (http://www.activeboard.com/forum.spark?aBID=21595&p=3&topicID=34683342). A proposta é maximalista mas penso que tem os ingredientes para ser uma espécie de ídolos ao mesmo tempo que aposta na formação da Operação Triunfo. Não percam muito tempo com detalhes e proponham também como devemos mudar o festival da canção.
    Eu gostaria de fechar por dizer que se tem visto uma evolução nos cantores, apresentação, cenários e espectáculo em geral. Mas o processo de selecção e votação é dúbio, pouco transparente e credível. E isso mina o espectáculo. Se queremos lutar pelo futuro do festival da canção temos de lutar por ele. Ao menos que os homens da luta nos unam em torno disso…

    ResponderEliminar
  25. Anónimo11:44

    A RTP não tem culpa...a culpa é dos juris e do publico...não sabem votar...a favorita do publico. A musica mais eurovisiva ficou para trás. e quanto mais levavamos o Rui...mas enfim....não entendo...estou triste...sinto-me vergonhoso....

    ResponderEliminar
  26. Anónimo11:50

    Muito sinceramente não percebo todo este dramatismo.Do artigo e dos comentários.

    Nos últimos anos a RTP têm-se qualificado essencialmente por duas razões: votos dos emigrantes e troca de favores com outros países.

    A partir do momento em que se soube em que semifinal calhava Portugal, tornou-se claro que a RTP este ano não passava da semifinal.

    Assim sendo, a RTP tinha duas opções:

    1-escolher uma canção que agradasse aos outros países (uma canção à la Kalomira ou Sakis, por exemplo, o que implicaria se calhar desagradar aos fãs eurovisivos portugueses)

    2-estar-se nas tintas para os resultados (assim como assim, as hipóteses de se apurar são quase nenhumas)e levar uma canção que seja do agrado do público português.

    E a RTP acabou por conseguir arranjar um compromisso. Escolheu a canção com maior adesão popular e que por sinal era também a mais orelhuda. Quanto a mim, raramente estive tão de acordo com as escolhas da RTP.

    As duas canções de que mais gostei foram: Inês Bernardo e Ricardo Sousa (apesar da letra). Mas a dos Homens da Luta também não era má. Todas as outras eram comprimidos para dormir e não tinham a mínima hipótese de qualificar a RTP para a final.

    As 7 Saias tinham uma canção assim assim. Mas dentro do género a RTP já fez melhor. A Carla Moreno tem um vozeirão, mas a canção estava a anos-luz da da Rita Pereira no ano passado. A Filipa Ruas tinha uma boa música, mas ela não tem uma voz potente. O Axel, meu Deus, o que dizer do Axel? Tudo o resto não tinha uma ponta de interesse.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  27. Alguém me consegue esclarecer quais são os criterios de votação do "juri" se é assim que lhes devemos chamar? è que por mais que tente, não consigo explicar o facto de terem atribuido uma maior pontuação aos homens da luta, que desafinaram de principio a fim, já para não falar da canção, do que por exemplo ao Rui Andrade que para mim foi das melhores actuações do festival com uma balada arrepiante, e uma voz que nem consigo descrever... Já nem comparo com outros concorrentes, mas no minimo, deveria ter tido maior pontuação que os homens da luta... Estamos a ser alvo de gozo nos foruns internacionais.. Este ano recuso-me a ver a eurovisão...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo12:01

    No site eurovision-spain, ha mais de 100 comentarios acerca da noticia da selecção dos homsn da luta.. Esta toda a gente em "choque", não entendem como neste ano em que tinhamos tantas canções boas, ter ganho "isto".. Muito sinceramente digo, espero que este ano Portugal fique em ultimo lugar na semi-final, e com ZERO pontos! Para ver se este povo abre a pestana, porque sinceramente não se entende...

    ResponderEliminar
  29. Anónimo12:24

    "a minha alma está parva!!!" . .. depois de ontem, acho que sim, este é o momento de Portugal se retirar por uns tempos do ESC!!! se não quer ganhar ao menos não faça o país passar vergonha, que para isso já temos de sobra!!!
    o que eu penso que é mais vergonhoso ainda, não é os homens da luta terem ganho, mas sim os grandes potenciais vocais verem a sua prestação tão mal avaliada!!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo12:52

    Quanto ao possível erro na atribuição de votos do Juri Nacional e do eventual empate entrev os Homens da Luta e Nuno Norte...nada iria alterar o resultado final.
    É só ler o regulamento: em caso de empate venceria a canção mais pontuada pelo Público. neste caso, os Homens da Luta!
    Não há forma de dar a volta. Infelizmente!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo12:53

    isto é mau demais!
    acho honestamente que nem o juri previa isto! houve descaradamente um concluio para que as cançoes "tensao" e "sobrevivo" nao tivessem pontuaçoes do juri, pois eram à partida as candidatas à vitoria. o juri esqueceu-se foi de incluir nesse lote os homens de luta que acabram saindo vencedores.
    o problema é sempre o mesmo, de ha uns anos para cá: a qualidade dos jurados! issto tem de ser revisto...nao é com agentes de seguros e funcionarios publicos a fazer parte do quadro de jurados que la vamos...
    este ano nao temos a minima hipotese no esc. agurademos por 2012...

    FGonçalves

    ResponderEliminar
  32. Anónimo13:21

    Desculpem lá, mas vcs ainda acreditam no pai Natal? Acham que se nós levássemos a canção que vier a ganhar em Maio, que ganharíamos? Obviamente que NÃO!! O festival da Eurovisão está muribundo (lembram-se da Vânia Fernandes- 13º lugar?). Acho muito bem os homens da Luta terem vencido. Os outros gozam? Pois que gozem, não é o que têm feito estes anos todos. Agora gozamos nós, pelo menos protesta-se e por uma vez haja uma canção com uma mensagem e não "ai ela ía tao mal maquilhada, ai os sapatos nao sei o quê". Estou orgulhoso e irei ver a nossa participação- mas só essa, que é o que faço desde 2008.

    ResponderEliminar
  33. Obrigado anónimo da 10:42. Tinha ficado com a ideia que se tratava de imagens dos ensaios, mas assim é bem pior.

    ResponderEliminar
  34. Caro Anónimo (1:22)

    O que está aqui em causa não são os potenciais resultados na Eurovisão, nem nada que se pareça. Isso é outra história.

    O que está aqui em causa é a legitimidade do resultado dos votos nacionais, é a transparência do processo.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo14:12

    quanto a questão dos resultados... se bem me lembro aquando da conversão a wanda e a tânia tinham pontuações diferentes e os homens da luta estavam atras do rui por uns 2 ou 3 pts... como é k feita a conversao a wanda e a tania aparecem empatadas com 7 pts (coisa k nc pode acontecer e é sempre desempatada com o maior numero de 12pts) e os homens da luta aparecerem a frente do rui? contas feitas daria 4pts aos homens da luta... nem sequer os 5pts k mt gente falas e k daria o empate tecnico, mas a vitoria aos HdL tb... o que me está a fazer confusão é não ver por parte da RTP um esclarecimento oficial desta situação... porque mesmo eu nao achando a musica deles a pior (embora houvesse umas 4 muuuuuito melhores para o objectivo do festival da canção - representar portugal na EUROVISÃO), está aqui em causa o cumprimento das regras... e se ganha a musica com o maior somatorio entre juri e publico, uma vez k os HdL foram os 7ºs do juri... ha que haver clareza e justiça e rectificar a situação...independentemente de ter havido festejo e de terem dito que quem ganhou foram os Homens.. n seriamos os 1ºs nem os ultimos a rectificar uma decisão irregular...
    e mais uma vez digo k n se trata de queixa pela musica nem de descontentamento ou dor de cotovelo... é uma simples questao de justiça... até pk nao me parece k um grupo k defente tanto o patriotismo e a clareza do estado quaira ganhar por métodos pouco claros...

    ResponderEliminar
  36. Anónimo15:32

    Eu nao tenho nada conta os Homens da Luta. Apenas achei ridiculo a falta de credibilidade e qualidade do juri. Alguns até eram jornalistas, da banda mateus, mediadores de seguros? O que isto tem a ver com qualidade? O que isto tem a ver com...... musica?
    Como é possivel o juri dar pontos a fraca qualidade da musica dos Homens da Luta, da Ines Bernardo, dar tantos pontos ao Nuno Norte? E deixar para trás o Rui, a Filipa e a Carla? A Carla já se previa que nao ganharia, devido às confusoes entre a RTP e o Carlos Coelho... Mas como é possivel a filipa receber 2 pontos, com akela presença de palco? Como é possivel o rui só receber 5 pontos? Arrepiei-me todo com ele a cantar.

    Há aqui divergencias de votos entre o povo e o juri... O publico nem deu votos à ines, e o nuno norte nao recebeu tantos... As pessoas queriam o Rui e a Filipa, que foi aqueles que ficaram em 2º e 3º! Como é possivel receberem tantos pontos do publico e tao poucos do juri? Só chego a uma conclusao: Ou os fas do festival que acompanham todos os dias isto são surdos e nao percebem nada de musica, ou o juri nao é nada qualificado. Acredito mais na segunda hipotese.

    Eu sinceramente acredito que os Homens da Luta vao desistir. Eles já tinham concorrido a outras coisas e quando apercebiam-se que iam ganhar desistiram. O problema é que ninguem tava a espera ke eles ganhassem, nem eles mesmo. Eles vao desistir, porque a luta deles nao é la fora, é ca dentro. Nem estavam à espera de ganhar! Eles nao vao arcar com as consequencias... E se eles nao forem vai a musica nada festivaleira do nuno norte... E se a RTP aceitar que o juri nao é nada qualificado, vai o Rui... E espero bem que vá!

    Se isto nao acontecer, eu só peço que a organizaçao da eurovisao nao aceite os Homens da Luta, porque tem teor politico.

    É triste, Portugal este ano tinha musicas para vencer lá fora. Portugal queria o Rui e a Filipa! E mais uma vez a RTP escolheu à sua vontade!

    Eu nao tou triste que os Homens da Luta tivessem recebido 12 pontos do televoto, pk alias ja se previa, o problema é como o juri deu pontos àquilo e a ines, deixando o axel, a filipa, a carla e o rui para trás. É uma vergonha.

    Pó ano tava a pensar participar, e já nao tou lá muito entusiasmado. A morte do festival está proxima, tudo isto devido à RTP!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo15:56

    Efectivamente, não posso deixar de expressar a minha decepção para com aquilo que acabámos de eleger. Sim, porque mesmo com alguma diferença de votos houve muita gente que votou "naquilo"!
    Esqueceram-se que devia ser uma musica a ir representar-nos ao festival da "Canção"??!!!?

    Não sou de grandes comentário mas tendo vivido "lá fora" não posso deixar de pensar como estaria envergonhado em assistir a este evento Europeu com os meus amigos locais.
    Vegonhoso .. que imagem passamos do nosso cheio de problemas mas, ainda assim, fantástico Portugal?

    Saltemos 2011!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo17:21

    . "As pessoas queriam o Rui e a Filipa, que foi aqueles que ficaram em 2º e 3º! " pelo televoto parece que as pessoas queriam os Homens da Luta... e parece que não queriam o Axel...

    ResponderEliminar
  39. Anónimo20:31

    Olá a todos.
    tenho lido todas as opiniões aqui expressas e acho que todos têm a sua razão.obviamente também não concordo com quem ganhou,por todas as razoes já aqui ditas. Muitas razoes se podem dar para tanta indignação,mas também acho que se deve chamar os touros pelos nomes. Neste caso, festival da canção, deveriam ser chamados à pedra os senhores: José Fragoso,director e responsável;JOSÉ POIARES como organizador do festival (há mais de nem sei quantos anos e responsável por todos os artifícios feitos todos os anos para a canção vencedora, bem como pelas promoções que deveriam ser feitas e não são porque, meus senhores, as FERIAS DE 15 DIAS TODOS OS ANOS SÃO MUITO AGRADÁVEIS E À BORLA para uma comitiva que não deve ser nada pequena por isso não interessa nada realizar o festival cá), e então por fim os produtores musicais Ramon Galarza, Tozé Brito e Fernando Martins que acredito fazem o melhor que sabem e podem, mas têm sempre de submeter as suas escolhas à aprovação do produtor chefe, o senhor JOSÉ POIARES.
    Depois há a desculpa de sempre ; DINHEIRO,nunca há.E assim se negligencia o que poderia ser um dos maiores e melhores veículos promocionais ao nosso país.Enfim,triste mesquinhez, ganância,tacanhice,pequenez de espírito, muita falta de brio profissional e muita falta de visão, típica de quem está acomodado à função pública.Muito mais poderia dizer,tanto como a minha indignação,mas isto,acho que é a raiz.Espero que os homens da luta lhes façam a vida negra nestas férias a Dusseldorf hehehe

    ResponderEliminar
  40. Anónimo21:35

    Bem dito!

    ResponderEliminar
  41. Eu, sendo brasileiro, adotei Portugal para torcer no ESC aqui do Brasil mesmo, assistindo pela RTP internacional. Eu simplesmente fiquei chocado com a notícia que os Homens da Luta haviam vencido o festival. Até agora não encontrei uma explicação plausível para isso! Portugal havia avançado gradualmente de qualidade, classificando sempre às finais e tinha tudo para fazê-lo nesse ESC, pois a primeira semifinal está realmente fraca, mas depois disso .. Perdi todas as minhas esperanças. Espero que a EBU não aceite a canção por teor político e que o Nuno vá. Portugal merece ser exaltada frente aos europeus pelo grande país que é .. e não humilhada, sendo motivo de chacota. Viva Portugal! Que seja representada por algo bom, à imagem e semelhança do país!

    ResponderEliminar
  42. Torrão07:44

    ESCPORTUGAL, comecem a ser menos dramáticos, menos tendenciosos, denunciem a palhaçada do que se passa lá fora, todos os anos em Maio, reflictam e façam reflectir nos anos a fio em que a RTP apostou em qualidade, fez por ir mais além, e não obteve o que merecia. Anos em que parte destes adolescentes mal-educados nem existiam! Façam por respeitar e considerar quem sai da frente do PC, para realmente fazer algo pelo FESTIVAL DA CANÇÃO( não sou eu, nem os fãs, nem os redactores), compositores e cantores, que todos os anos dão a cara, para fãs sem escrúpulos criticarem e deitarem por terra. Recrutem quem sabe lidar com a realidade do Festival, da Eurovisão, das votações, cá e lá, com estômago, imparcial e capaz de aguentar o que não quer, sem chantagens infantis ou birras! Não editem comentários que denigram cantores e compositores, os enxovalhe. São eles que trabalham e são eles que dão a cara. Não sou fã dos HDL,nem perto, mas respeito a vitória deles, alcançada, segundo o que diziam e defendiam há um ano,quando arrasaram a Filipa de forma suja, (que tb não era a minha preferida) pelos meios correctos... e o que relataram sobre o que se passou ontem nas votações e destacado aqui com "luto" são suspeitas? opiniões subjectivas? desfaçatez de quem está ressabiado e tem desconfianças, mas não o meio de as fazer provar? Esclareçam… E publiquem crónicas do tipo "2010- Rússia em 11º.Portugal em 18º-o que aconteceria se a Filipa fosse Russa?"

    ResponderEliminar
  43. Anónimo14:28

    Alguns comentários publicados neste artigo, assim como nos anteriores, não deixam de ser surreais. Sejamos francos! Acham que alguma das músicas que foram apresentadas no sábado têm alguma hipótese?!

    É caricato acharem que o tipo dos "morangos com açúcar" tem alguma hipótese. Uma canção absolutamente morta. Até a Filipa Azevedo conseguia ser melhor!

    Sinceramente, acho que os Homens da Luta não serão desclassificados. Caso sejam, vamos ser pior representados pelo Nuno Norte que parece, com todo o respeito, um cão com 'esgana' a cantar.

    E não me venham falar da jovem que cantou o "Sobrevivo"... Aquilo tem algum jeito de cantora? Até a Lucy com o micro avariado cantou melhor (com o Rui Drumond. A Filia Ruas é outra...

    Se os HDL melhorarem a performance, certamente conseguirão cativar a audiência.

    Todos os anos é a mesma coisa e sempre será! Ninguém agrada a toda a gente!

    (espero que publiquem o meu comentário...)

    ResponderEliminar
  44. Anónimo14:53

    [post - 2:28PM]

    Correcção: "... (com o Rui Drumond). A Filipa Ruas..."

    ResponderEliminar
  45. Anónimo16:23

    ja agora parabens a Silvia Alberto pelas suas trapalhadas e o não saber estar (ela que va ter aulas de saber estar em directo com a grande Ana Zanatti)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.