[DIRECTO] ESC Portugal nos ensaios do Festival da Canção
Os ensaios para o Festival RTP da Canção 2011 estão prestes a começar e, mais uma vez, o ESC Portugal vai acompanhar, em directo e ao vivo, tudo o que acontece no palco do Teatro Camões.
Embora estejamos conscientes da grande expectativa e curiosidade dos leitores, o ESC Portugal não vai divulgar videos dos ensaios, por razões técnicas. Mas vamos partilhar, como de costume, em primeira mão, e em tempo real, as nossas impressões sobre as actuações.
O início dos ensaios está previsto para as 14:00 horas (ou talvez 14:30h...). Fique por aí!
Primeiras fotos do palco daqui a nada na nossa página do Facebook!
Os ensaios vão começar a qualquer momento. Axel é o primeiro.
Como prometido Axel é acompanhado em palco por um DJ, um acordeonista e três bailarinas/ coristas com bombos. É evidente que a equipa de Axel está a conter-se na parte da coreografia, mas os novos arranjos e a segunda parte da canção são bem mais impactantes do que a maquete fazia prever. Axel está, como habitualmente, muito à vontade e descontraído em palco, vocalmente seguro e promete um bom espectáculo na noite de sábado.
As 7 Saias são as próximas a subir ao palco.
Naturalmente em palco só estão seis das 7 Saias. Três delas na frente são responsáveis por uma prestação vocal que, apesar de algumas dificuldades iniciais,parece sólida. Os novos arranjos dão à canção uma profundidade maior e mais força, mas a segunda parte do tema não traz grandes diferenças. Fica-me a impressão de que este tema fica aquém do seu potencial. A distribuição dos elementos em palco e uma actuação pouco dinâmica, a avaliar pelo que podemos ver, deixa as 7 Saias a alguma distância de propostas semelhantes em edições anteriores do Festival. Até sábado tem por onde melhorar.
Carla Moreno é a próxima a ensaiar.
Goste-se o não de Sobrevivo, uma coisa é inegável: Carla Moreno tem um vozeirão! O tema mantém, no fundamental, o registo que escutámos na maquete, embora naturalmente mais polido. Carla Moreno actua em cima de uma pequena plataforma e é acompanhada por duas coristas, uma bailarina e dois bailarinos. A coreografia, em que participam todos os elementos, segue o estilo bem eurovisivo, mas sem excessos, que a canção pede. Comparada com a proposta apresentada pela equipa Babic/Coelho no ano passado, esta apresentação é bem mais profissional e muito melhor conseguida. E tem uma key change capaz de satisfazer os fans de schlager mais exigentes. A seguir com atenção!
Dentro de minutos é a vez de Nuno Norte subir ao palco.
Nuno Norte é acompanhado por guitarra portuguesa, violoncelo, bateria e guitarra. A avaliar pela música deverá entrar também um acordeão, que hoje não está presente. Os novos arranjos e a segunda parte da canção são, de facto bastante fortes. Embora contida em alguns momentos, a prestação vocal do Nuno Norte é impressionante. A força da orquestração resulta muito bem ao vivo e transmite uma vibração bastante intensa à plateia. Se o resultado for idêntico no pequeno ecrã, vai com certeza dar luta.
Rui Andrade é o senhor que se segue.
A julgar pelo minuto e meio da maquete este seria uma tema fácil para o ouvinte. Mas a segunda metade da canção desvenda algo diferente: a melodia acaba por seguir algumas linhas inesperadas e nem sempre coerentes, e o final é particularmente confuso. Pessoalmente fica-me uma sensação de estranheza ao fim da actuação, e a avaliar pelas caras que me rodeiam não sou o único. O Rui está sozinho em palco, (pelo menos por hoje), e se nas notas mais exigentes é brilhantes, no registo mais baixo deixa transparecer um ligeiro desconforto. Nada de grave, no entanto, e esta não deixa de ser uma actuação que pode marcar.
Chega agora a vez de Henrique Feist
Já na entrevista que publicámos esta manhã Henrique Feist tinha levantado a ponta do véu sobre a presentação em palco de Quase a voar, e cumpre o prometido. Nuno Feist assume o papel de acordeonista e Henrique lidera dois bailarinos e duas bailarinas. Coreografia e música encaixam na perfeição e o Henrique está neste tema como peixe na água. Resulta muito bem em palco e, com uma boa realização, pode resultar ainda melhor em televisão.
Wanda Stuart é a próxima a subir ao palco
A segunda metade de Chegar à tua voz é ligeiramente surpreendente, no bom sentido. Cumpre todas expectativas no que diz respeito à garra e à intensidade, e o dramatismo do início transforma-se, de facto, em força. A Wanda cumpre todos os requisitos a nivel vocal, e apenas o coro precisa de se fazer ouvir mais (creio que por razões técnicas) e talvez algum movimento no final pudesse resultar. A presença de bombos, na retaguarda, contribui para o dramatismo da cenografia. Fique com a sensação que foi a actuação que, até ao momento, teve a melhor reacção por parte da plateia. E mereceu-a!
Tânia Tavares já está a ensaiar.
A minha primeira reacção ao ensaio da Tânia é de perplexidade. Onde é que tem andado esta rapariga? Como é que é possível que ainda ninguém tenha aproveitados as capacidades desta cantora!? Para mim foi uma das melhores e mais bonitas vozes da tarde. A Tânia é acompanhada por quatro coristas femininas e pelo bailarino Tiago Careto. A canção tem um crescendo bastante significativo, no final, e a coreografia é tudo o que se esperar de uma power ballad como é o caso deste tema.
O próximo ensaio traz-nos Inês Bernardo.
Mais uma voz muito bonita. A apresentação em palco segue a linha clássica e elegante da canção: três coristas, um casal de bailarinos e a presença simpática da Inês Bernardo. Apesar da envolvência da canção e da voz da Inês, receio que a capacidade deste tema em agarrar os telespectadores seja muito limitada, o que é pena. Creio que esta é a estreia da Inês em televisão, pelo que seria importante garantir uma boa relação directa com a câmara.
A seguir é a vez de Filipa Ruas
Quem esperava uma actuação importada directamente do Melodiefestivalen, desengane-se. A apresentação de Tensão é um compromisso entre o schlager sueco e uma tradicional banda pop: um baterista, um teclista e um baixista; à frente a Filipa e as duas coristas são responsáveis por uma coreografia simples. Os novos arranjos enfatizam o lado mais electrónico do tema, o que não sei se será a melhor opção. A canção é altamente orelhuda e viciante, a actuação é competente, mas não sei se vai superar a concorrência directa.
Vêm aí os Homens da Luta.
O que os Homens da Luta prometeram, cumpriram. A versão final corresponde às expectativas e por isso vamos ter no palco uma canção de intervenção, saída da banda sonora de uma campanha eleitoral da CDU, mas com roupa nova. A prestação vocal é competente. Quanto à parte cénica apenas foram revelados os gráficos dos ecrãs led, com cravos vermelhos a apelar ao espírito de Abril.
Ricardo Sousa fecha o dia de ensaios
Ricardo Sousa interpreta este tema sem qualquer problema. No entanto mesmo os novos arranjos não conseguem trazer-lhe qualquer espectacularidade ou modernidade. A aposta numa linha tradicional prolonga-se à apresentação em palco. Quem gostava vai continuar a gostar. Quem não gostava não vai mudar de opinião.
E pronto, chegamos ao fim deste primeiro dia de ensaios. Amanhã estaremos de volta para o segundo dia, espera-se já com algumas definições mais precisas relativamente a algumas das canções concorrentes. Estaremos em directo do Teatro Camões a partir das 14:30h.
Fonte: ESC Portugal / Imagem(c): RTP
24
( Hide )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Estou curioso,contem tudo
ResponderEliminarSerão imparciais este ano? Quero ver falarem que a Carla Moreno não canta bem LOL
ResponderEliminarEspero que sejam sinceros como no ano passado, visto que não falharam nas avaliações.
ResponderEliminarCarla Moreno foi fantástica!
ResponderEliminarA Carla Moreno foi fantástica! WOW!
ResponderEliminarEsta RTP é uma má estação. A esta hora já deviam estar disponíveis as versões em estúdio de todos os participantes.
ResponderEliminarNão se percebe, todos os países, quase todos o fazem, mas a RTP agarra nas cantigas e fexa-as num cofre, qual bébé soberbo da sua chuxa. Bah, RTP, bah!
Felizmente temos os competentíssimos amigos do ESC Portugal, para nos alimentarem de notícias.
Maria Teixeira
Espero que este ano os juris não cometam o mesmo erro que o ano passado.. Aposto que a Carla Moreno é a mais indicada para ir a eurovisão, no entanto algo me diz, que a vontade do povo não se vai fazer sentir, e que iremos mais uma vez desperdiçar uma boa oportunidade... A ver vamos... Espero estar redondamente enganado...
ResponderEliminarSe não for a Carla Moreno, o Rui Andrade ou a Filipa Ruas, este ano não temos a minima hipotese de passar a final, tendo em conta a semi-final que nos calhou... E mesmo assim, embora com um deles os três a representar-nos, não será tarefa fácil...
ResponderEliminarSem dúvida que a Carla Moreno e toda a sua equipa são os mais indicados.
ResponderEliminarÉ assim, não desfazendo da Carla Moreno que tem com certeza um vozeirão, mas a música não me convence. Só tem este apoio todo de volta dela pq a canção é dos senhores que já se sabe... mas posso estar enganada. A ver vamos.
ResponderEliminarA Carla Moreno, obrviamente não iria ganhar... Tal como nenhum outro concorrente, pois Portugal por e simplesmente nunca irá ganhar o festival.. Se não ganhámos em 2008 de certeza não vamos ganhar nunca.. A questão é que a canção da Carla, seria sem dúvida a que melhor se encaixaria no estilo eurovisivo.. Mas isto é so a minha opinião.. Acho que a canção da Carla seria certamente das poucas com probabilidades de passar a final e conseguir um lugar relativamente bom, dentro dos mesmos parâmetros dos ultimos anos, em que pelo menos fomos a final..
ResponderEliminarA música do Babic e do Carlos só ganharam mais força porque temos a Carla Moreno a cantar.!
ResponderEliminarFantástica pah!
Perdi o Te(n)são ao ver a actuação da Filipa Ruas. Uma música excelente com uma prestação péssima. =(
ResponderEliminarMusica da carla Moreno muito boa,vai-nos garantir ao menos a final!!!
ResponderEliminarsó tenho pena de uma coisa . .. no próximo sabado serão poucos os votos por parte da ilha da Madeira, sendo que a mesma hora do Festival, sai a rua o grande cortejo alegórico de carnaval, e maior parte da população vem ao Funchal assistir. Quem não vem fica a ver em directo na RTP Madeira.
ResponderEliminarPois é, por mais fã que eu seja do Festival, desta vez junto-me ao povo da Madeira para assistir o grande cortejo, mas acredito que o povo português ha-de fazer a melhor escolha mesmo sem o meu voto. Que ganhe o melhor ou a melhor !!
"Perdi o Te(n)são (...)"
ResponderEliminarComo se permite comentários destes? Este site pode ser acedido por menores!
"Perdi o Te(n)são ao ver a actuação da Filipa Ruas"
ResponderEliminarJá somos dois, perdi-o completamente, na minha opinião f***ram a música que mais prometia!!!
Fiquei extremamente surpreendido com a W.Stuart, grande performance, a prometer mto na final.
Quanto à Carla Moreno... estou rendido!!!
Acho que o "Sobrevivo" desta mulher tem tudo para fazer furor na Eurovisão!
Agoro tou ansioso para ver o N.Norte. Espero que a luta seja a três: C.Moreno, W.Stuart, e N.Norte.
VOTEM NA FILIPA OU NA CARLA!!!!!!
ResponderEliminarEu achei que a Filpa Ruas esteve excelente e a música acaba por ser mais dinâmica do que se previa.
ResponderEliminarA que mais gostei foi a Carla Moreno e a Wanda Stuart sem duvida... O Rui Andrade e a Filipa Ruas acho que ficaram um pouco aquém das expectativas..
ResponderEliminaro nuno norte,sai fora -.-'
ResponderEliminara batalha é entre 4... FILIPA, CARLA, WANDA E RUI
Hrupa Partuhalii! Pojdziem vyjhrać rysa ŭ hetym hodzie!
ResponderEliminarI am a bielorussian living in this lovin country! Go Portugal!
adorei a carla. expectacular muito melhor organizado que o ano passado *.*
ResponderEliminarshow
Uma coisa é certa: o FC 11 é bem melhor que o do ano passado. Após os primeiros ensaios, parece-me óbvio que 'Tensão' está fora da corrida (ainda bem!). As melhores prestações vieram da Wanda (1º), do Henrique (2º) e do Rui (3º). Também gostei muito da Inês.
ResponderEliminarP.S.: não gosto nada de 'Sobrevivo', mas tenho de admitir que a Carla sabe o que está a fazer.