Slider

[DIRECTO] ESC Portugal nos ensaios do Festival da Canção


Os ensaios para o Festival RTP da Canção 2011 estão prestes a começar e, mais uma vez, o ESC Portugal vai acompanhar, em directo e ao vivo, tudo o que acontece no palco do Teatro Camões.

Embora estejamos conscientes da grande expectativa e curiosidade dos leitores, o ESC Portugal não vai divulgar videos dos ensaios, por razões técnicas. Mas vamos partilhar, como de costume, em primeira mão, e em tempo real, as nossas impressões sobre as actuações.

O início dos ensaios está previsto para as 14:00 horas (ou talvez 14:30h...). Fique por aí!

Primeiras fotos do palco daqui a nada na nossa página do Facebook!

Os ensaios vão começar a qualquer momento. Axel é o primeiro.

Como prometido Axel é acompanhado em palco por um DJ, um acordeonista e três bailarinas/ coristas com bombos. É evidente que a equipa de Axel está a conter-se na parte da coreografia, mas os novos arranjos e a segunda parte da canção são bem mais impactantes do que a maquete fazia prever. Axel está, como habitualmente, muito à vontade e descontraído em palco, vocalmente seguro e promete um bom espectáculo na noite de sábado.

As 7 Saias são as próximas a subir ao palco.

Naturalmente em palco só estão seis das 7 Saias. Três delas na frente são responsáveis por uma prestação vocal que, apesar de algumas dificuldades iniciais,parece sólida. Os novos arranjos dão à canção uma profundidade maior e mais força, mas a segunda parte do tema não traz grandes diferenças. Fica-me a impressão de que este tema fica aquém do seu potencial. A distribuição dos elementos em palco e uma actuação pouco dinâmica, a avaliar pelo que podemos ver, deixa as 7 Saias a alguma distância de propostas semelhantes em edições anteriores do Festival. Até sábado tem por onde melhorar.

Carla Moreno é a próxima a ensaiar.

Goste-se o não de Sobrevivo, uma coisa é inegável: Carla Moreno tem um vozeirão! O tema mantém, no fundamental, o registo que escutámos na maquete, embora naturalmente mais polido. Carla Moreno actua em cima de uma pequena plataforma e é acompanhada por duas coristas, uma bailarina e dois bailarinos. A coreografia, em que participam todos os elementos, segue o estilo bem eurovisivo, mas sem excessos, que a canção pede. Comparada com a proposta apresentada pela equipa Babic/Coelho no ano passado, esta apresentação é bem mais profissional e muito melhor conseguida. E tem uma key change capaz de satisfazer os fans de schlager mais exigentes. A seguir com atenção!

Dentro de minutos é a vez de Nuno Norte subir ao palco.

Nuno Norte é acompanhado por guitarra portuguesa, violoncelo, bateria e guitarra. A avaliar pela música deverá entrar também um acordeão, que hoje não está presente. Os novos arranjos e a segunda parte da canção são, de facto bastante fortes. Embora contida em alguns momentos, a prestação vocal do Nuno Norte é impressionante. A força da orquestração resulta muito bem ao vivo e transmite uma vibração bastante intensa à plateia. Se o resultado for idêntico no pequeno ecrã, vai com certeza dar luta.

Rui Andrade é o senhor que se segue.

A julgar pelo minuto e meio da maquete este seria uma tema fácil para o ouvinte. Mas a segunda metade da canção desvenda algo diferente: a melodia acaba por seguir algumas linhas inesperadas e nem sempre coerentes, e o final é particularmente confuso. Pessoalmente fica-me uma sensação de estranheza ao fim da actuação, e a avaliar pelas caras que me rodeiam não sou o único. O Rui está sozinho em palco, (pelo menos por hoje), e se nas notas mais exigentes é brilhantes, no registo mais baixo deixa transparecer um ligeiro desconforto. Nada de grave, no entanto, e esta não deixa de ser uma actuação que pode marcar.

Chega agora a vez de Henrique Feist

Já na entrevista que publicámos esta manhã Henrique Feist tinha levantado a ponta do véu sobre a presentação em palco de Quase a voar, e cumpre o prometido. Nuno Feist assume o papel de acordeonista e Henrique lidera dois bailarinos e duas bailarinas. Coreografia e música encaixam na perfeição e o Henrique está neste tema como peixe na água. Resulta muito bem em palco e, com uma boa realização, pode resultar ainda melhor em televisão.

Wanda Stuart é a próxima a subir ao palco

A segunda metade de Chegar à tua voz é ligeiramente surpreendente, no bom sentido. Cumpre todas expectativas no que diz respeito à garra e à intensidade, e o dramatismo do início transforma-se, de facto, em força. A Wanda cumpre todos os requisitos a nivel vocal, e apenas o coro precisa de se fazer ouvir mais (creio que por razões técnicas) e talvez algum movimento no final pudesse resultar. A presença de bombos, na retaguarda, contribui para o dramatismo da cenografia. Fique com a sensação que foi a actuação que, até ao momento, teve a melhor reacção por parte da plateia. E mereceu-a!


Tânia Tavares já está a ensaiar.

A minha primeira reacção ao ensaio da Tânia é de perplexidade. Onde é que tem andado esta rapariga? Como é que é possível que ainda ninguém tenha aproveitados as capacidades desta cantora!? Para mim foi uma das melhores e mais bonitas vozes da tarde. A Tânia é acompanhada por quatro coristas femininas e pelo bailarino Tiago Careto. A canção tem um crescendo bastante significativo, no final, e a coreografia é tudo o que se esperar de uma power ballad como é o caso deste tema.

O próximo ensaio traz-nos Inês Bernardo.

Mais uma voz muito bonita. A apresentação em palco segue a linha clássica e elegante da canção: três coristas, um casal de bailarinos e a presença simpática da Inês Bernardo. Apesar da envolvência da canção e da voz da Inês, receio que a capacidade deste tema em agarrar os telespectadores seja muito limitada, o que é pena. Creio que esta é a estreia da Inês em televisão, pelo que seria importante garantir uma boa relação directa com a câmara.

A seguir é a vez de Filipa Ruas

Quem esperava uma actuação importada directamente do Melodiefestivalen, desengane-se. A apresentação de Tensão é um compromisso entre o schlager sueco e uma tradicional banda pop: um baterista, um teclista e um baixista; à frente a Filipa e as duas coristas são responsáveis por uma coreografia simples. Os novos arranjos enfatizam o lado mais electrónico do tema, o que não sei se será a melhor opção. A canção é altamente orelhuda e viciante, a actuação é competente, mas não sei se vai superar a concorrência directa.

Vêm aí os Homens da Luta.

O que os Homens da Luta prometeram, cumpriram. A versão final corresponde às expectativas e por isso vamos ter no palco uma canção de intervenção, saída da banda sonora de uma campanha eleitoral da CDU, mas com roupa nova. A prestação vocal é competente. Quanto à parte cénica apenas foram revelados os gráficos dos ecrãs led, com cravos vermelhos a apelar ao espírito de Abril.

Ricardo Sousa fecha o dia de ensaios

Ricardo Sousa interpreta este tema sem qualquer problema. No entanto mesmo os novos arranjos não conseguem trazer-lhe qualquer espectacularidade ou modernidade. A aposta numa linha tradicional prolonga-se à apresentação em palco. Quem gostava vai continuar a gostar. Quem não gostava não vai mudar de opinião.

E pronto, chegamos ao fim deste primeiro dia de ensaios. Amanhã estaremos de volta para o segundo dia, espera-se já com algumas definições mais precisas relativamente a algumas das canções concorrentes. Estaremos em directo do Teatro Camões a partir das 14:30h.

Fonte: ESC Portugal / Imagem(c): RTP
24
( Hide )
  1. Anónimo14:14

    Estou curioso,contem tudo

    ResponderEliminar
  2. Serão imparciais este ano? Quero ver falarem que a Carla Moreno não canta bem LOL

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:27

    Espero que sejam sinceros como no ano passado, visto que não falharam nas avaliações.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:32

    Carla Moreno foi fantástica!

    ResponderEliminar
  5. A Carla Moreno foi fantástica! WOW!

    ResponderEliminar
  6. Maria Teixeira15:38

    Esta RTP é uma má estação. A esta hora já deviam estar disponíveis as versões em estúdio de todos os participantes.
    Não se percebe, todos os países, quase todos o fazem, mas a RTP agarra nas cantigas e fexa-as num cofre, qual bébé soberbo da sua chuxa. Bah, RTP, bah!

    Felizmente temos os competentíssimos amigos do ESC Portugal, para nos alimentarem de notícias.

    Maria Teixeira

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:55

    Espero que este ano os juris não cometam o mesmo erro que o ano passado.. Aposto que a Carla Moreno é a mais indicada para ir a eurovisão, no entanto algo me diz, que a vontade do povo não se vai fazer sentir, e que iremos mais uma vez desperdiçar uma boa oportunidade... A ver vamos... Espero estar redondamente enganado...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:58

    Se não for a Carla Moreno, o Rui Andrade ou a Filipa Ruas, este ano não temos a minima hipotese de passar a final, tendo em conta a semi-final que nos calhou... E mesmo assim, embora com um deles os três a representar-nos, não será tarefa fácil...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:14

    Sem dúvida que a Carla Moreno e toda a sua equipa são os mais indicados.

    ResponderEliminar
  10. Marta17:00

    É assim, não desfazendo da Carla Moreno que tem com certeza um vozeirão, mas a música não me convence. Só tem este apoio todo de volta dela pq a canção é dos senhores que já se sabe... mas posso estar enganada. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:08

    A Carla Moreno, obrviamente não iria ganhar... Tal como nenhum outro concorrente, pois Portugal por e simplesmente nunca irá ganhar o festival.. Se não ganhámos em 2008 de certeza não vamos ganhar nunca.. A questão é que a canção da Carla, seria sem dúvida a que melhor se encaixaria no estilo eurovisivo.. Mas isto é so a minha opinião.. Acho que a canção da Carla seria certamente das poucas com probabilidades de passar a final e conseguir um lugar relativamente bom, dentro dos mesmos parâmetros dos ultimos anos, em que pelo menos fomos a final..

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:28

    A música do Babic e do Carlos só ganharam mais força porque temos a Carla Moreno a cantar.!

    Fantástica pah!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:23

    Perdi o Te(n)são ao ver a actuação da Filipa Ruas. Uma música excelente com uma prestação péssima. =(

    ResponderEliminar
  14. HUGO19:02

    Musica da carla Moreno muito boa,vai-nos garantir ao menos a final!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:28

    só tenho pena de uma coisa . .. no próximo sabado serão poucos os votos por parte da ilha da Madeira, sendo que a mesma hora do Festival, sai a rua o grande cortejo alegórico de carnaval, e maior parte da população vem ao Funchal assistir. Quem não vem fica a ver em directo na RTP Madeira.
    Pois é, por mais fã que eu seja do Festival, desta vez junto-me ao povo da Madeira para assistir o grande cortejo, mas acredito que o povo português ha-de fazer a melhor escolha mesmo sem o meu voto. Que ganhe o melhor ou a melhor !!

    ResponderEliminar
  16. Evangelina da Purificação Canhão20:00

    "Perdi o Te(n)são (...)"

    Como se permite comentários destes? Este site pode ser acedido por menores!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo20:13

    "Perdi o Te(n)são ao ver a actuação da Filipa Ruas"

    Já somos dois, perdi-o completamente, na minha opinião f***ram a música que mais prometia!!!

    Fiquei extremamente surpreendido com a W.Stuart, grande performance, a prometer mto na final.

    Quanto à Carla Moreno... estou rendido!!!
    Acho que o "Sobrevivo" desta mulher tem tudo para fazer furor na Eurovisão!

    Agoro tou ansioso para ver o N.Norte. Espero que a luta seja a três: C.Moreno, W.Stuart, e N.Norte.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo20:43

    VOTEM NA FILIPA OU NA CARLA!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:32

    Eu achei que a Filpa Ruas esteve excelente e a música acaba por ser mais dinâmica do que se previa.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:08

    A que mais gostei foi a Carla Moreno e a Wanda Stuart sem duvida... O Rui Andrade e a Filipa Ruas acho que ficaram um pouco aquém das expectativas..

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:16

    o nuno norte,sai fora -.-'
    a batalha é entre 4... FILIPA, CARLA, WANDA E RUI

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:44

    Hrupa Partuhalii! Pojdziem vyjhrać rysa ŭ hetym hodzie!

    I am a bielorussian living in this lovin country! Go Portugal!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo01:01

    adorei a carla. expectacular muito melhor organizado que o ano passado *.*
    show

    ResponderEliminar
  24. Shevek13:47

    Uma coisa é certa: o FC 11 é bem melhor que o do ano passado. Após os primeiros ensaios, parece-me óbvio que 'Tensão' está fora da corrida (ainda bem!). As melhores prestações vieram da Wanda (1º), do Henrique (2º) e do Rui (3º). Também gostei muito da Inês.

    P.S.: não gosto nada de 'Sobrevivo', mas tenho de admitir que a Carla sabe o que está a fazer.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.