[PERFIL] Nuno Norte
Nuno Norte salta para a ribalta da cena musical portuguesa em 2004, quando se sagra vencedor da primeira edição portuguesa do programa Ídolos, mas o seu percurso começa muito antes, por influência familiar, durante a infância e juventude, a cantar fado.
Evitou sempre aderir à imagem pop que o concurso lhe poderia ter proporcionado, preferindo o rock e as sonoridades de raiz mais portuguesa. A partir de 2006 torna-se o rosto e a voz principal do projecto Filarmónica Gil, idealizado pelo compositor João Gil, e atinge os tops de venda nacionais com o tema Deixa-te ficar na minha casa.
Em 2008 inicia um novo projecto de homenagem à banda grunge Nirvana, de seu nome Teen Spirit, e no ano seguinte aceita o desafio de participar no Festival RTP da Canção. Com o tema Lua sem luar, Nuno Norte falha, durante a fase de votações online, a qualificação para a final, mas acaba por ser repescado. No fim alcança um surpreendente 4ª lugar.
2011 promete ser um ano cheio de desafios para Nuno Norte: um novo álbum, com uma marcada sonoridade rock, um projecto que promete dar um novo tom à Mensagem de Fernando Pessoa, a estreia enquanto compositor e produtor. Mas para já é a participação no Festival da Canção, com o tema São os barcos de Lisboa, que promete dar que falar.
E foi exactamente isso que fizemos. Fomos falar com Nuno Norte sobre a sua carreira, a participação no Festival deste ano e as suas ambições para o futuro.
Foi uma conversa longa e fluida, sem complexos nem contemplações, com afirmações fortes e convictas. O politicamente correcto não faz parte do discurso de Nuno Norte. É uma entrevista que promete não deixar ninguém indiferente. Vai valer bem a pena ler com atenção… amanhã!
Fonte: ESC Portugal / Imagem: Nuno Norte
0
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Sem comentários
Enviar um comentário