FC2011: MAIS DE 400 CANÇÕES RECEBIDAS ATÉ AO MOMENTO!
O escportugal torna-se agora no primeiro site em português a divulgar uma das notícias mais esperadas! Embora até ao dia de amanhã ainda sejam aceites canções para a seleção portuguesa para o ESC2011, a RTP já informou que até agora foram recebidas mais de 400 músicas, o que significa que o total deve rondar os números de 2010. Na próxima semana será revelado o número oficial de canções recebidas bem como as que estarão na votação online.
Veja agora o calendário oficial do FC2011:
16 de Janeiro: prazo para apresentação de canções
20 de Janeiro: colocação de entre 20 e 24 canções no site da RTP para a votação online
27 de Janeiro: último dia para votar; 12 canções serão selecionadas para a final
05 de Fevereiro: sorteio para a ordem de apresentação das canções no FC2011
01 de Março: início de um programa diário sobre o FC2011 na RTP
03 de Março: início dos ensaios
04 de Março: mais ensaios
05 de Março: ensaios gerais e final do Festival da Canção 2011
Fonte: oikotimes / Imagem: escportugal
29
( Hide )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Não entendo fazerem tantas músicas de ano para ano?
ResponderEliminarSe depois essas canções não são cantadas nem tocadas nem publicadas para o grande público ouvir.
O que adianta fazer mais de 400 músicas para depois serem práticamente todas esquecidas??
E nem êxito vão ter, porquê tanta música para o festival da canção?
25 canções não chegavam? e essas 25 iam todas á final do FC2011, mesmo as outras 24 canções que não ganhavam, deviam ser promovidas e cantadas no Portugal no Coração e Praça da Alegria para que o interesse pelo Festival da Canção volte aos corações das pessoas.
Assim como está, mesmo a canção vencedora será esquecida pelos portugueses meses depois (excepto os grandes fãs do ESC e FC).
É assim em todos os paises, não entendo o espanto, não somos diferentes de ninguém...
ResponderEliminar1 numero muito bom. esperemos que a qualiddae seja maior que em 2010
ResponderEliminarOptimo, este programa diário é a marca deste festival!
ResponderEliminarPena é que em 400 e tal só 1 ou 2 se aproveita para o ESC
ResponderEliminarnao é bem assim, das 400 cançoes ha grandes bostas, mas tambem ha grandes cançoes... o lamentavel é termos um juri que nao sabe escolher musicas eurovisivas... voces nao acreditam que no ano passado nas 400 cançoes, as melhores foram as escolhidas pelo juri, pois nao? eles deixaram de fora grandes cançoes, e escolheram em detrimento das preferencias deles, gostos antiquados e desajustados à realidade do ESC. veja-se o historico dos produtores do juri, algum deles ja fez alguma musica fantastica??? se eles nao sabem produzir algo em condiçoes como haverao de saber escolher algo bom???!!!
ResponderEliminarO grupo do júri devia ser composto por jovens... ou pelo menos de pessoas com ligações à Eurovisão ou que saibam o que funciona lá pelo menos.
ResponderEliminarEste site é so pessoas que so sabem dizer mal. Credoooo
ResponderEliminarCompletamente... as pessoas que escrevem determinadas coisas deveriam inspirar e contar até dez... podia ser que ajudasse a reduzir o número de absurdos que escrevem por linha...
ResponderEliminarmentecaptas
Vamos ter esperança que as 400 não sejam todas porcarias e que pelo menos uma se aproveite, para não haver dúvidas quando o júri regional, de composição duvidosa com professores de música do 2º ciclo que nem cantar o DO RE MI sabem, votar.
ResponderEliminarespero é que a catarina furtado apresente vestida pelo baltazar num palco rico e apresentável...quanto ás canções claro se forem boas ÓPTIMO, mas se das 12 umas 6 ou 7 se aproveitarem já nao é mau...em 2010 por causa da merda do televoto as ouro, os terra d'água ou a evelyne ficaram de fora da final -.-
ResponderEliminar"espero é que a catarina furtado apresente vestida pelo baltazar"
ResponderEliminaristo sim é que é "bosta", que tolice Mon Dieu! O que é que isto interessa?!?
M. Teixeira
Bosta o caraças...é um pormenor menos importante é verdade...mas isso também conta e se a catarina furtado é bosta deves ter problemas muito graves de visão
ResponderEliminarDesta vez deviam em cantar em ingles em 2010 as pessoas estrageiras estavam a assobiar porque será?
ResponderEliminarO número de canções candidatas não é o mais importante. Atribuo mais relevância à escolha das 20 a 24 eleitas. O júri deveria incluir elementos de diferentes grupos etários e representantes de vários estilos de música.
ResponderEliminarFiquei a saber que Rui Andrade, esse excelente cantor, vai participar, espero que um cantor com este profissionalismo, seja escolhido para a selecção das 24 musicas...
ResponderEliminarForça Festival 2011...
Estou tão nervosa que acho que vou fazer pipi nas calcinhas
ResponderEliminarCaros amigos!
ResponderEliminarAcabei de ver no site oficial da Eurovisão(eurovision.tv), um facto que deve preocupar e muito o júri que escolhe as canções , mas que deve ao mesmo tempo acordar o júri distrital: a selecção dos países referentes a cada semi-final: Portugal será o penúltimo país a entrar em palco na 1ª semi-final. Agora o que deve preocupar a sério os júris e tendo em conta que se trata de uma competição e que deixem de tradicionalismos( baladas sem nexo, por exemplo que enviámos no ano passado).Se temos tido um trabalho fácil, porque temos apanhadoum grupo de países acessível numa das semi-finais que participou, este ano não será bem assim: Portugal estará no grupo dos seguintes países: Albânia, Arménia, Finlândia, Geórgia, Noruega,Polónia, Rússia, Sérvia,Suiça, Turquia,Azerbeijão, Croácia, Grécia,Hungria, Islândia,Lituânia, Malta, depois entramos nós e finalmente San Marino ( que está de volta).Ou seja, estamos num grupo onde a maior parte dos países são fortes e que alcançam sempre óptimos lugares!Mas há mais: a Itália está de regresso( ou seja passam a BIG 5)e os países que estão na final, poderão agora votar nas semi-finais( esta é mais uma das novidades)...e sabem quantos países estarão ao todo ( a contar com os grandes 5) a competir este ano de 2011? 43 Países!Onde é que quero chegar com tudo isto? Que os júris acordem ou então passa pela RTP autorizar só os votos do público. O ideal era deixar todas as canções que chegaram à redacção à mercê das votações do Público ( como se faz na Moldávia, por exemplo), ou seja, todas as canções iam até à net, o público votava,assim como na final...sempre era mais garantido...e quando vi o grupo com quem vamos disputar um lugar na final( só passam 10), concluo que se calhar não será má ideia!Um bem haja para todos e espero ter sido útil!
@ Bruno:
ResponderEliminarPortugal não vai ser o penúltimo pais a actuar. O sorteio de hoje apenas define em que do espectáculo cada país vai actuar, para efeitos de produção e datas dos ensaios.
Quantos aos supostos países fortes, apenas 9 têm estado presentes em todas as finais nos últimos anos, e não me parece que, mesmo entre esses, a qualificação esteja garantida. 9 em 19 ( na melhor das hipóteses) está bem longe de ser a maioria ou a maior parte.
Sr Pedro Correia...
ResponderEliminarA verdade é que sei dos factos tanto pelo site oficial da Eurovisão, como pelo meu irmão que vive perto de Dusseldorf há 5 anos.
A organização resolveu dar aval aos países dos BIG 5 para votarem nas semi-finais( algo que não era permitido).Agora corrijo: serão só dois dos países do BIG 5 a votar na 1ª semi-final( penso que Espanha e Reino Unido). Se os que restam deste grupo votam na 2ª semi-final não sei?! Digo isto, pois a estação alemã fez um comunicado( daí o meu irmão ter-me dito), em que estipularam que a ordem da entrada de países seria conforme a ordem de selecção.Tal facto gerou polémica, com eurofãs exigirem novo sorteio para melhor definir a ordem de entrada de cada país, como foi feito em anos anteriores.A estação deixou bem claro que iriam ponderar este assunto nas próximas semanas! Agora se vão mudar de ideias, isso não sei!
Agora tem o direito pleno em manifestar a sua opinião, que é com grande satisfação que a recebo, mas tem que concordar que tirando Vânia Fernandes, Portugal tem passado para as finais nas últimas edições, porque o grupo de países no qual esteve inserido era bastante acessível.Tem que concordar que este grupo que foi seleccionado há pouco tempo é muito forte!Tenho visto as selecções de vários países e digo-lhe que a concorrência é brutal.E simmmmmm...digo isto, pois quero que Portugal faça boa figura e que como deve imaginar, o júri deve ter em conta este factor, para poder ponderar e escolher o tal grupo das 24 canções com primor e profissionalismo.Não concorda?( fico á espera de um feed-back, pode ser?)Vá...fica aquele abraço e vamos torcer para que dê tudo certo!
@ Bruno,
ResponderEliminarVai-me desculpar mas o que diz não é simplesmente verdade. Os países dos BIG4 (agora BIG5) sempre votaram nas semifinais. Basta consultar os nossos arquivos para confirmar.
O sorteio da ordem de actuações nas semifinais é feito em Março, durante a reunião dos chefes de delegação dos canais participantes, como em todos os anos anteriores.
No site da Eurovisão o que encontro é a informação do sorteio que distribui os países pela primeira e segunda metade de cada uma das semifinais, sem ordem definida, como se fez nos anos anteriores também. Se encontra informação em sentido contrario ficarei muito grato que me indique onde.
Quanto ao grupo de países na semifinal de Portugal é de facto forte, mas nada do outro mundo. Só vejo 6 com lugar garantido na final. E Portugal até é dos que mais beneficia do voto da emigração e do bloco ocidental, independentemente da canção que apresenta.
Óbvio que quero que Portugal faça boa figura, que ganhe se possível. Mas a principal responsabilidade não é dos juris ou da RTP. Os compositores e artistas é que têm que se esforçar para apresentar trabalhos de qualidade, com profissionalismo, criatividade e originalidade. já ficou provado que não basta ter vizinhos e amigos (e Portugal tem). É preciso ter uma actuação que leve as pessoas e os júris a votar.
Também recebemos as suas impressões com agrado e esperamos que continue a participar.
Saudações festivaleiras,
Pedro Correia
Caro Pedro Correia, de que serve aos compositores e artistas apresentar trabalhos de qualidade, se depois o júri os trama por não serem amigos?! Vá perguntar ao Bruno Correia, à Vanessa e à Catarina Pereira...
ResponderEliminarObvio que se a Eurovisão é um concurso de estações de televisão, a responsabilidade é delas!!!
Olhe para a Grécia na Eurovisão antes de 2001 e depois de 2001... Os compositores antes de 2001 não se terão esforçado da mesma maneira que os compositores depois? Como é que um dos piores países passa a ser uma potência da Eurovisão, que não fica fora do top10 há uma eternidade? A resposta é simples: a TV Grega passou a ver o ESC como uma prioridade e chamou a si os melhores, deu melhores prémios, deu destaque às canções.... não foram os compositores que se esforçaram mais!
Caro Anónimo,
ResponderEliminarQuanto mais qualidade houver, menos influência terão os juris. Multiplica a possibilidade de ser eleita uma boa canção.
Tenho alguma dificuldade em juntar a palavra "qualidade" na mesma frase que alguns dos nomes que referiu, tendo em conta os trabalhos que apresentaram anteriormente.
Por outro lado há a questão da diversidade. É natural que entre cem baladas banais e outros cem exemplares de euro-pop-trash, se aparece uma coisa diferente tem mais hipóteses de ser escolhida.
Quanto à Grécia, de facto não foram os compositores que se esforçaram mais. O que aconteceu foi uma mudança de compositores, de artistas, de estilo (raramente para melhor), e de atitude por parte da televisão grega e (muito importante) da editoras gregas, uma vez que perceberam os dividendos que daí podiam retirar.
Caro Pedro Correia...
ResponderEliminarFoi com imensa satisfação que recebi o seu feedback.
Até pode ser que tenha razão, mas só em relação ao facto de Portugal ter grandes hipóteses de passar à final; pode dever-se ao facto do Festival Eurovisão da Canção se realizar num país mais Ocidental- talvez o que vá acontecer é que alguns de Leste fiquem pelo caminho( é a grande vantagem de não se realizar nessa grande "máfia" que é a Europa do Leste).Mas será suficiente?Pode ser que sim...agora , existem aqueles fantasmas ocorrentes em cada ano que passa, de que existem países que já "compraram o passe" que dá voo directo para as finais.
Existe até hoje uma polémica inerente em relação à Ucrânia e à Rússia. Lembra-se do ano de 2010 que a Rússia levou uma canção que diga-se de passagem, não tinha quaisquer qualidades para passar à final? Mas passou! O " sweet people" da Ucrânia também deixava muito a desejar, mas passou. Rumores( eu quero acredtitar que sejam só isso), dizem que a comitiva da Ucrânia e da Rússia disseram para quem quisessem ouvir que estes países iriam ter sempre "estadia" na final.Curioso, não?Até trazem canções que não merecem a pena e passam sempre!Ainda estou para ver o dia em que a Rússia fique pelo caminho...ou a Ucrânia...facto que nunca aconteceu quando as semi-finais foram implementadas no certame eurovisivo.
mas também tem que concordar( e eu também concordo em parte), que Portugal talvez tenha uma tarefa mais ou menos fácil, tendo em conta que irá concorrer para obter um lugar ao sol num país e com países mais Ocidentais e até nórdicos.Mas também tem que concordar que há que dar uma força maior: escolher uma canção que convença até os países nórdicos e mais Ocidentais, caso contrário, não há Santo que venha a fazer milagres.
Bem, mas só poderemos ter uma noção do que nos espera, quando ouvirmos as propostas que o júri tem para dar aos internautas.mas diga-se de passagem, que até me arrepia só de imaginar o que aí vem.Até Breve!
Bem afinal jaha 2 desclassificadas e uma 3ª que parece tambem ter irregularidades
ResponderEliminarsonoridades?a parte instrumental pelageada ?adaptaçao ? afinal o que se passa com esta terceira cançao ?rumor 'boato?facto? ou interpretada por um cantor «ja feito»?
Nao havera outra modalidade de votaçao?
Sortei?
todas a votos?
......
ou algumas têm mesmo de ir á final?
Caros compatriotas!
ResponderEliminarEm primeiro lugar, gostaria de ajudar alguns amigos que estão um pouco confusos...
Das 24 canções que estão a votos, as 12 mais votadas, irão à final no dia 5 de Março-aí serão dados os votos do júri distrital( que vai estragar tudo...é o meu receio) e do público.
Estive a escutar as canções(e a votar!) e posso dizer que estou parcialmente satisfeito; a verdade é que a qualidade das mesmas tem vindo a melhorar face à grande parte das canções do ano passado...O que me espanta é que os HOMENS DA LUTA estão na liderança das votações( quase 2000 votos até agora)...o mais engraçado é que me disseram( amigos meus que ouviram comigo)que mais parece aquela canção do" Funáná da bicharada", conhecem?Disseram-me que a sonoridade é idêntica...lol
Uma coisa é certa...já estão na final, mas o que me preocupa é que o júri sempre gostou de canções popularuchas, e o meu receio é que demonstrei com o voto...compreendo que o sentido de humor deve reinar na nossa vida, mas tenho a certeza que tal não vai ser compreendido lá fora, caso sejam eles mesmo que nos representem( se assim for, perde-se um fã-pelo menos do Festival da Canção).
Outras canções que se apresentam, umas com caraterísticas mais populares outras com características mais modernas como dizem, a verdade é que surpreendeu-me...as canções ditas populares ganham menos votos(tirando a dos HOMENS DA LUTA que lideram...oh meu DEUS!)
Existe uma canção composta parcialmente por José Cid que se encontra neste momento em último lugar nas votações com 5 votos apenas!
A surpresa é a canção de Nuno Norte - 1º classificado da 1ª edição do Ídolos que apresenta o que eu chamo " Fado-balada-forte-e-sentida", no qual dá o cunho com a sua voz rouca.Este apresenta a canção" São os barcos de Lisboa" no qual a letra apresenta-se fresca ao mesmo tempo pesada; que fala de um povo sofrido e quase que faz um itenerário de Lisboa para quem não a conhece lol...mas gostei...é diferente de alguma maneira.
Carlos Coelho e Andrej babic( criadores de "Senhora do Mar" e " Canta Por mim" regressam em força desta vez acompanhada pela voz poderosa de Carla Moreno...aqui vão as minhas preferências e como defino cada uma delas:
Carla Moreno - " Sobrevivo"( neste momento com 337 votos no site RTP)- 12 pontos- uma canção EUROPOP que daria para qualquer país, não fosse o facto de ser cantada em português( e como encaixa bem a nossa língua!)-daria frescura lá fora e uma imagem de irreverência.
Nuno Norte - " São os barcos de Lisboa"( neste momento com 656 votos no site da RTP)- 10 pontos- acho que já a defini-como penso que a Carla Moreno não vai ser escolhida pois sabemos como é o júri, esta canção seria uma excelente opção;
Tânia Tavares - " Se esse dia chegar"( neste momento com 410 pontos no site da RTP)8 pontos - uma excelente balada e uma boa voz...gostei!
Wanda Stuart - " Chegar à tua Voz" - bonita canção - 7 pontos( neste momento está com 165 votos no site da RTP);
Filipa Ruas - " Tensão" - neste momento está com 422 pontos no site da RTP- é uma boa canção, mas enquanto o POP-DANCE da Carla Moreno é digamos...UNIVERSAL, este pop parece-me demasiado sueco(não fossem parte dos compositores suecos, pois), por isso , não havendo alternativa... ah e tem boa voz !-6 pontos... e é melhor que os Homens da Luta
Tenho que corrigir algo, pois só há pouco tive tempo de escutar as canções com atenção: substituo a Wanda Stuart por Rui " Em nome do Amor", quando ouvi esta canção que está a ter bons resultados em termos de votos( parece que Carlos Coelho e Andrej Babic estão a perder terreno com o seu " Sobrevivo":( - cheguei logo à conclusão que deveria tirar a Vanda do pódio!
ResponderEliminarPS-Os Homens da luta continuam em primeiro lugar nas votações com enorme vantagem em relação aos outros concorrentes( oh meuuuuuuuuuuu DEUS), a "Tensão sueca" - lol- ganha terreno e Nuno Norte e Tânia Tavares também ( Valha-nos isso!)...mas a esperança é a última a morrer, vamos aguardar os enfartes do miocárdio na altura da votação do júri na final,ok?
Cumprimenos para todos!
Ah e só mais um pormenor:Também quem está a ganhar terreno é um tipo que mais parece ser professor de música do ensino básico( é quase garantido que por esse andar vá para a final-até tem mais pontos que "Sobrevivo", quase o dobro :O
ResponderEliminarNão acreditam? É a última da lista!
Uma abraço!
PS- não me responsabilizo por eventuais "travadinhas" que possam ocorrer em quem ouve a canção em questão!
Parece tarefa díficil uma canção de jeito vingar no meio de tanta concorrênca(alguma estranha até). O que me consola é que não está tudo perdido: algumas boas canções estão entre as 12 mais votadas no site da RTP.
ResponderEliminarEstive a visualizar o número de votos até agora, e se a votação acabasse hoje seria a seguinte:
1º lugar - HOMENS DA LUTA- "Lutar é Alegria" -5507 votos(!)
2º Lugar- NUNO NORTE - " São os barcos de Lisboa" - 1871 votos
3º Lugar- Tânia Tavares-"Se esse dia chegar"-1831 votos
4º Lugar-Ricardo Sousa-"O mar, o vento e as estrelas"-1497 votos
5ºLugar- Rui Andrade-" Em nome do Amor"-1232 votos
6º Lugar-Filipa Ruas- " Tensão"-1216 votos
7º Lugar-Inês Bernardo-"Deixa o meu lugar"-1143 votos
8ºLugar- Henrique Feist-"Quase a voar"-1083 votos
9º Lugar- Wanda Stuart-" Chegar à tua voz"-1043 votos
10º Lugar- carla Moreno - " Sobrevivo" - 986 votos
11º Lugar-Carla Pires- " Voar Alto"-931 votos
12º Lugar- 7 Saias -"Embalo do Coração"-927 votos
Se as votações acabassem, seriam estes os finalistas.
Carla Moreno e a canção que defende da autoria de Andrej Babic e Carlos Coelho tem vindo a perder terreno constantemente.
Os Homens da Luta estão imparáveis com o seu" Fungágá da Bicharada"...desculpem...com o seu"Lutar é Alegria", A " Tensão" de Filipa Ruas( o tal pop que mais parece que vai representar a Suécia, embora na falta de alternativas é melhor que nada!),o grupo tradicional 7 SAIAS( e quase que aposto que se chegar à final...não sei não!)ganham cada vez mais terreno entre o público mais tradicional,a grande canção de Rui Andrade ganha cada vez mais votos(se não for a Carla que vá ele à Alemanha), Nuno Norte( dei-lhe 10 pontos há tempos, não foi? dou na mesma, embora se poder atríbuir os 12 pontos, seria à canção de Carla Moreno e de Rui Andrade, pois não consigo escolher entre as duas!), a canção de Ricardo Sousa que mais parece uma daquelas músicas que se usam nas aulas de música no ensino básico, tem imensos fãs(mas sei que se for pra final terei que beber 5 cafés para evitar a sonolência zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz)
Depois temos uma banda sonora excelente...de telenovela, falo pois de Inês Bernardo com o seu monótomo" Deixa o meu lugar".Bem, vamos aguardar p`ra ver!