Slider

"Recordar é Viver" - Carlos Paião

Abrimos pela primeira vez o nosso baú de memórias. Hoje recordamos Carlos Paião, que dispensa apresentações para os portugueses. Cantor com enorme talento e com um sucesso incrível, que nos deixou cedo de mais. Quem é que não sabe de côr o "Play-Back" e "Cinderela", dois dos muitos sucessos de Carlos Paião? Esta homenagem é apenas uma pequena homenagem a comparar com a Grande Homenagem que Carlos Paião merece mas que tarda em acontecer. Como "Recordar é Viver" vamos viver um pouco da grande carreira de Carlos Paião:

Carlos Manuel de Marques Paião nasceu a 1 de Novembro de 1957, em Coimbra. Vive a sua juventude entre Ílhavo e Cascais. Desde cedo começa a demonstrar talento para compor temas, sendo que em 1978 já tinha mais de 200 temas escritos. Em 1978, inicia a sua carreira musical quando vence o Festival da Canção do Illiabum Clube. Em 1980, concorre pela 1ª vez ao Festival RTP da Canção com o tema "Amigos Eu Voltei", que se fica pelas semifinais. Em 1981 participa ao certame, desta vez com o tema "Play Back", que criticava os cantores que usavam este método. Vence o certame com 203 pontos, deixando para trás grandes cantores como José Cid e as Doce, e esta vitória oferece-lhe o bilhete para a Eurovisão. No ESC, obtêm o 19º lugar (ex-aequo com a Turquia) com 9 pontos, 8 da Alemanha e 1 da Grécia, entre 20 países. Este resultado nao interferiu com a sua carreira, pois nesse mesmo ano grava um tema que se tornará um dos ex-libiris do seu reportório: Pó de Arroz. Segue-se a "Marcha do Pião das Nicas", "Telefonia" e escreve para o seu amigo Herman José o célebre tema "Canção do Beijinho". Em 1983, volta a participar ao Festival RTP da Canção desta vez com Cândida Branca Flor com o tema "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)" e ficam em 3ºlugar. Nesse ano, acaba a licenciatura em Medicina na Universidade de Lisboa. Em 1984, escreve para Herman José as letras da sua célebre personagem Serafim Saudade. Nesse ano, lança o tema "Cinderela" que ainda hoje é considerado uma das melhores canções de sempre e que inclusive ganhou o concurso da RTP "A Canção da Minha Vida" em 2006. No ano seguinte(1985), participa no Festival Mundial de Música Popular de Tóquio, onde o seu tema é dos 18 selecionados entre centenas de candidatos. A 26 de Agosto de 1988 depois de um concerto, sofre um violento acidente onde acaba por falecer. Estava a gravar um cd, que é editado depois e de onde o tema "Quando as Nuvens Chorarem" se tornou um grande éxito. Inúmeros cantores gravam temas seus, como Rui Veloso, Donna Maria, Nonstop e 4Taste.

De Carlos Paião resta a saudade de um cantor que apesar da curta carreira musical que teve demonstrou a tudo e todos o valor que tinha. Mas se "recordar é viver", porque é que não se vive mais vezes Carlos Paião? Artista que jamais alguém esquecerá e que por vezes deixa muita gente com uma lágrima ao canto do olho quando se ouve um tema seu. Carlos Paião, esteja onde estiveres, "Muito Obrigado"
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.