Slider

BIG4 passam a BIG5



O regresso de quatro países ao Festival da Eurovisão, para além de igualar o recorde de participações estabelecido em 2008, vem provocar algumas estruturais no concurso. A mais digna de nota, tendo em conta o muito aguardado regresso de Itália, é o alargamento do grupo de países com acesso garantido à final, - até agora constituído pela Alemanha, Reino Unido, França e Espanha.

Este grupo, denominado vulgarmente por BIG4, deve tal privilégio ao seu peso económico e financeiro no interior da União Europeia de Radiodifusão (UER/EBU), a entidade organizadora do Festival.

Tendo em conta que a estação pública italiana, RAI, é o terceiro maior contribuinte líquido da UER, e de acordo com a regulamentação em vigor, a integração da Itália no grupo de países privilegiados, agora BIG5, é um processo natural.

Talvez seja oportuno recordar que a Itália justificou a sua retirada do concurso com o desinteresse por parte do público italiano, e pela impossibilidade de transmitir mensagens publicitárias durante a emissão do evento. A RAI sempre negou peremptoriamente que a decisão se baseasse em qualquer mal estar em relação aos resultados.

Apesar de generalizadamente bem recebido, este acontecimento poderá gerar alguma polémica, reabrindo o debate sobre a legitimidade desta cláusula discriminatória, baseada em factores económicos.

Por razões diferentes, e embora não sejam esperadas reacções públicas, a Rússia deverá olhar para esta situação com desagrado, já que pode constituir um golpe fatal na sua conhecida pretensão de fazer parte deste grupo.

Por outra perspectiva, e no curto prazo, a entrada da Itália como parte dos BIG5, vem resolver algumas questões práticas. É que a dupla condição da Alemanha em 2011, - país organizador e membro dos BIG5 – reduziria para quatro os países com acesso garantido à final. Desta maneira mantém-se a paridade dos países participantes em cada uma das semifinais, 19 em cada uma das galas, de entre os quais 10 serão apurados para a grande final de sábado à noite.


Fonte: Eurovision.tv / Imagem(c): Escwebs
5
( Hide )
  1. Anónimo17:28

    Motivo para que Portugal apresentasse uma reclamação pública. mas como somos sempre os bozinhos, os "coninhas", duvido que a RTP faça alguma coisa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:12

    Mas o que acha que a RTP pode fazer? Leu correctamente o artigo? Estabelecida que está a "Regra dos Big 4", com a Itália a regressar não há forma de impedir que esta entre para este grupo, dado que é o 3º país que mais contribui para a EBU, ou seja, no minimo contribui mais do que um dos antigos Big 4, logo qual seria a moral de a deixar de fora dos Big!? Podemos, como sempre fizemos, criticar a existencia da regra, mas nada a ver com a inclusão da Itália.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:34

    A Itália não devia ter regressado, pois o seu regresso só veio trazer transtorno, confusão e polémicas.
    O Big4 nunca devia ter existido, a não ser que o Big4 que agora é Big5 fosse constituído pelos 5 melhores classificados da edição anterior do Esc, assim era muito mais justo e muito mais merecido se um país estivesse presente neste Big5 em muitas edições do Esc.
    Lá pelo facto de uns viverem melhor e terem mais dinheiro para dar ao certame, não podemos prejudicar os outros mais pobres, até pelo contrário, deviam ser ajudados.
    A Rússia esteja mas é quieta, se vê esta situação do Big5 com desagrado, não se pode queixar nem reclamar nem falar, pois nos últimos anos desde que existe as semis-finais do Esc, a Rússia tem estado sempre presente na final do Esc sem o merecer, acho muito bem feito que tenha que passar pelas semis-finais mas pelo vistos não adianta nada porque independentemente do que levar ao Esc em cada ano, tem sempre um lugar na final reservado para ela, o que é injusto.
    Pelo menos a Inglaterra e Espanha deviam passar pelas semis-finais, pois são povos muito vaidosos, julgam-se mais que os outros.
    A Inglaterra nem aderiu ao Euro para se mostrar superior.

    ResponderEliminar
  4. HUGO12:45

    Acho bastante mal...e claro que se a Russia se sentir posta de parte tem toda a razão,e todos os outros paises que teem vindo a participar mesmo tendo epocas com baixas audiencias tipo Portugal...axo bastante mal a Italia ser colocada no Big5 ....

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:44

    Soy españoly vosotros teneis Envidia, Viva el big 4 o en este casso big5. VIVA ESPAÑA

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.