Eiríkur Hauksson nasceu na Islândia a 4 de Julho de 1959. A sua carreira musical começou quando a sua canção "Sekur", composta e escrita por si, foi cantada pelo seu grupo de rock Start foi eleita a melhor canção islandesa de 1981. Em 1984, com o grupo Drýsill lançou o trabalho "Welcome to the show". Em 1985, grava 2 músicas, "Gaggó-Vest" e "Gull" que fazem grande sucesso e lança Eiríkur para o estrelato islandês. Em 1986, para o fim de participar no ESC, é integrado no trio ICY que com a canção "Gleoibankiin" são os responsáveis pela 1ª aparição da Islândia no ESC. Os Islandeses tinham grandes esperanças dessa participação, porém o grupo não passa do 16º lugar com apenas 19 pontos. Em 1987, canta a música "lag er Lifio" na final nacional islandesa e fica em 2º lugar. Em 1988, mudou-se para Ostfold(Noruega) para se tornar o vocalista da banda de heacy metal Artch. Na Noruega, em 1991 recebe um convite da NRK para que juntamente com mais três artistas representa-se a Noruega em Roma, no Eurofestival. Eirikur aceita e juntamente com os outros 3 artistas convidados, formam o quarteto Just 4 Fun e com a canção "Mrs. Thompson" ficam em 17ºlugar com 14 pontos. Ainda com a banda Artch, lança um 2º albúm em 1991 e em 1993 a banda acabou. Eirikur continou com bastante sucesso quer na Islândia e na Noruega, cantando quer a solo quer com várias bandas com quem trabalhou. Em 2007, regressa á final nacional islandesa a qual ganha com mais de 60% dos votos. Em Helsínquia, com o tema "Valentine Lost" apesar de serem dos mais apreciados a concurso do certame, ficam-se pelo 13º com 77 pontos na semifinal. Eiríkur na semifinal recebeu pela 1ª vez a pontuação máxima, coisa que nunca lhe tinha sido atribuído. A Suécia, a Finlândia e a Noruega foram os países que lhe atribuiram os 12 pontos na semifinal de 2007.
Portugal nunca votou em nenhuma das 3 participações de Eiríkur na Eurovisão.
Eiríkur apesar de não ter obtido grande sucesso no ESC foi até ao momento o cantor de heavy metal que mais vezes participou no ESC.
Elega Eiríkur como o Grande Retornado! Vote!
Eu até gostava de apoiar este rapaz, o Eruik, o lá que é, mesmo com menos apoio que apoiei a Chiara, mas confesso que tenho medo. Nas fotos que já vi dele acho sempre que tem cara de mau, pronto a dar-nos uma dentada. Mas Eruiko, sim senhor, você canta bem.
ResponderEliminar