Da Polónia partimos para a Rússia, para conhecer um dos maiores astros de sempre do ESC. Estamos a falar, como é obvio, de Dima Bilan. Dima já representou a Rússia 2 vezes no ESC, sendo estas 2 prestações de Dima, as mais bem sucedidas da Rússia no ESC. Venceu em 2008 em Belgrado e foi 2º em 2006 em Atenas. Sem margem para dúvidas que é um dos favoritos a vencer "Os Retornados" mas para isso precisa dos seus votos. Se acha que Dima é o "Grande Retornado" vote através de comentários, no facebook ou através de nunojrc@hotmail.com , sendo que por esta via receberá um boletim de voto oficial. Se acha que Dima merece ganhar vote e se ainda tem dúvidas veja em baixo.
Viktor Nikolaevich Bilán (nome verdadeiro de Dima Bilan) nasceu no dia 24 de Dezembro de 1981 em Karachay-Cherkessia na região de Tatarstão. Começa a cantar na escola aos 6 anos. É graduado no Gnesins Musical College como intérprete vocal clássico. Estreia-se em palco quando consegue o 4º posto no festival russo/letónio "New Wave" em 2002. Em 2003 lança o seu primeiro álbum "Nochnoy Huligan". Tenta ir ao ESC em 2005, mas na final nacional fica em 2ºlugar. Em 2005, a sua carreira na Rússia aumenta muito o que faz com que em meados de Março de 2006, seja escolhido pela emissora russa Channel One para representar a Rússia no ESC, com o tema "Never Let You Go". Participa na semifinal onde fica em 3º lugar com 217 pontos atrás da Finlândia e da Bósnia Herzegovina. Na final, consegue ultrapassar a Bósnia Herzegovina e fica em 2º lugar com 248 pontos, menos 44 que a vencedora Finlândia. Dima ultrapassa Alsou no lugar da melhor classificação russa no ESC. Em 2006, Dima foi um dos 4 artistas que participaram no maior evento musical na Rússia - "The Red Summer" - onde se apresentou em palco com Shakira, The Black Eyed Peas e Tatu. Em Setembro de 2006, ganha pelo segundo ano consecutivo o prémio Artista do Ano e Canção do Ano no MTV Music Awards russo. Em 2007, com o apoio de Timbaland grava o seu primeiro cd internacional nos EUA, onde grava uma faixa com Nelly Furtado. Em 2008 voltou a tentar a sua sorte para ir ao ESC. Embora enfrentando, concorrência de peso como o astro russo-ucraniano Sergey Lazarey, vence o certame com o tema "Believe". No caminho para Belgrado, faz duas aquisições de peso: Evgeny Pluchenko (campeão olímpico de 2006 de patinagem artística) e Edvin Marton (virtuoso húngaro do violino). Participa na semifinal 1, onde fica em 3º lugar atrás da Grécia e da Arménia. Porém na final, dado como grande favorito á vitória, consegue ganhar o 1º ESC para a Rússia com 272 pontos, mais 42 pontos do que a Ucrânia. Canta o tema vencedor de 2008, no intervalo do JESC2008 e no ESC 2009. Em 2009, grava o tema "Noites Brancas" que supostamente seria para competir para voltar ao ESC, mas ele não entrou na competição por achar demasiado cedo o regresso á competição eurovisiva, deixando tudo em aberto acerca de uma nova participação.
É o cantor dos "Retornados" com o maior número de pontuações máximas -24 vezes (8 na semifinal de 2006 vindos da Arménia, Bulgária, Bielorrússia, Ucrânia, Lituânia, Letónia, Moldávia e Israel, 7 na final de 2006 vindos da Arménia, Bielrrússia, Finlândia, Israel, Letónia, Lituânia e Ucrânia, 2 na semifinal de 2008 Arménia e Israel e 7 na final de 2008 vindos da Arménia, Bielorrússia, Estónia, Israel, Letónia, Lituânia e Ucrânia).
Portugal atribuiu a Dima Bilan um total de 20 pontos (7 da semifinal de 2006, 7 da final de 2006 e 6 da final de 2008).
Se acha que Dima Bilan é o "Grande Retornado" vote!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Não axo justo direrem que o Dima é um dos grandes favoritos a vencer os Retornados. E porque não a Chiara?
ResponderEliminar