Slider

[Francas Impressões] Vânia Fernandes fala ao ESC Portugal


Depois de um período de férias, o escportugal volta a publicar as "Francas Impressões" de antigos concorrentes do FC. Pela 1ª vez tivemos o prazer de falar com uma cantora que já representou Portugal no ESC. Estamos a falar de Vânia Fernandes, que nos falou da sua participação no ESC, os seus favoritos e novidades sobre o seu cd, que já se encontra á venda no El Corte Inglês e no itunes (aqui). Aqui fica a entrevista completa:

(NC) Olá Vânia! Desde já muito obrigado pela sua disponibilidade em nos dar esta entrevista.

(NC) Quando e como é que apareceu a música na sua vida?

(VF) A música não apareceu na minha vida, acho mesmo que nasceu comigo, desde cedo sempre gostei de cantar e como venho de uma família que sempre viveu com musica, diria que foi uma boa herança. A minha mãe cantava ao som da guitarra do meu avô, a minha avó paterna sempre cantou e tocou gaita enquanto os meus tios tocavam guitarra ou acordeão nos passeios de família, sempre do ponto de vista amador. Sempre cresci entre música, como consequência eu e as minhas irmãs sempre gostámos muito de cantar.

(NC) Em pequena costumava acompanhar o FC e o ESC? Quais as músicas que mais a marcaram?

(VF) Sim, sem duvida que o festival da canção faz parte da minha cultura. Os anos 90 foram os mais marcantes para mim, porque já atingia os meus 7/8 anos e já dava mais valor a música "de gente grande". A "Lusitana Paixão", "Cidade até ser dia" e "Chamar a música" foram 3 das primeiras canções que cantei quando comecei a dar os primeiros passos nos palcos.

Diria que as interpretações de Maria Guinot, Fernando Tordo , Carlos do Cramo ,Simone de Oliveira , Da Vinci e Doce, entre outras grandes interpretações Portuguesas foram as que mais marcaram a minha abordagem à musica e formaram me enquanto ouvinte e interprete. Do ESC os famosos ABBA fizeram parte da minha infância com os vinils dos meus pais, a Celine Dion com o seu "Ne Partez Pas Sans Moi", Johnny Logan, Gigliola Cinquetti - No Ho L'età, afinal de contas a Eurovisão era o grande acontecimento do ano!

(NC) Participou na OT e acaba por vencer. O que mais a marcou durante a experiência?

(VF) Tudo, aproveitei tudo, desde a convivência entre colegas até à experiencia com as câmaras. Diria que tudo é imperdível e único. A experiência na escola, o desmistificar da magia da televisão (ao repetir a mesma entrada na escola 10 vezes, sempre com a mesma espontaniedade da primeira vez!) a convivência condensada com 16 novas pessoas que querem o mesmo que nós, tudo isso fez me crescer enquanto pessoa e artista, acho que foi fulcral não só por ter vencido. Vencer é bom, claro que sim mas as melhores coisas que tiro desta experiencia são os amigos, o amor que me encontrou inesperadamente e claro o reconhecimento por parte das pessoas é grandioso e maravilhoso para qualquer artista, não sou excepção.

(NC) Após a vitória na OT, recebe um convite de Carlos Coelho e Andrej Babic para interpretar o magnífico tema “Senhora do Mar” no FC2008. Como é que reagiu a este convite?

(VF) Foi uma época atribulada... Quando acabou a OT, fui bombardeada no bom sentido, pela imprensa e claro que estava a fazer o meu melhor para poder responder a tudo. O convite para o FC foi feito via mail e eu que sou uma atrasada em tudo o que é tecnologia, claro que andava distraída e nem vi a mensagem deixada por Carlos Coelho. Foi o Luís, meu companheiro e ex-colega da OT que me alertou para o convite, eu que pensava não passar de uma brincadeira, porque já estávamos em finais de Janeiro e o festival era em Março, continuei sem ligar.

Novamente o Luís sentou me em frente ao computador e fez-me ler o e-mail e responde-lo, ao ouvir a música fiquei curiosa mas foi quando li o poema que me apercebi da grandeza da canção.

Quando conheci o Carlos Coelho a minha confiança na música tornou-se absoluta, e o prazer de trabalhar com o Carlos e o Andrej Babic foi enorme! Eles foram maravilhosos e o Carlos além de autor também como produtor foi absolutamente incansável, o sucesso desta canção deve-se unicamente ao suor do Carlos, conhecê-lo foi o meu grande prémio do festival.

(NC) Em 2008, com o tema “Senhora do Mar” encanta os portugueses ( e a Europa) e consegue o bilhete para Belgrado. O que pensou naqueles momentos em que sabia que entre você e o Alex Smith (ex-companheiro seu na OT) estava o vencedor?

(VF) Pensei "Boa sorte Alex! Diverte te lá fora!". Achei mesmo que não iríamos ganhar, simplesmente porque há menos de 2 meses tinha sido vencedora de um concurso e achei que não merecia esta segunda confiança por parte dos Portugueses.

(NC) Quais eram as suas músicas favoritas do FC2008?

(VF) Gostava muito dos Big Hit com “Por ti Portugal” , “Porto de Encontro” dos Lisboa não sejas Francesa, “Magicantasticamente” dos Blá Blá Blá e “Em água e sal” do Marco Rodrigues.

(NC) Ao contrário dos anos anteriores, grava um videoclip promocional. Como surgiu a proposta da gravação do videoclip?

(VF) A proposta surgiu graças à boa vontade de várias empresas Madeirenses que decidiram me apoiar neste sentido para uma maior promoção. Tive um anjinho a organizar tudo e muitos amigos a ajudarem para que tudo se concretizasse e felizmente coreu bem, adorei trabalhar com o Eduardo Costa, o produtor e realizador do vídeo, ele é genial!

(NC) Parte para Belgrado como uma das favoritas para a vitória no ESC e logo no 1º ensaio, mostra que é uma das claras favoritas á vitória. Como se sentia naqueles dias antes do ESC?

(VF) Sentia-me nervosa, claro, não a nível dos resultados mas a nível da minha apresentação, queria dar o meu melhor. Sentia muita pressão vinda da responsabilidade e da honra que era representar Portugal e os Portugueses mas graças a Deus tinha 5 amigos que sentiam o mesmo que eu e iam lá estar a me ajudar e uma equipa maravilhosa para não falar do querido Carlos Coelho, de maneira que nunca me senti sozinha, senti-me bem aconchegada sempre.

(NC) Canta em último na 2ª semifinal do ESC onde tem uma das mais brilhantes interpretações de sempre. Porém na hora da abertura dos envelopes, o “nosso” envelope é o último, apesar de ser 2º classificada. Como se sentia você e o resto da delegação na Green Room?

(VF) Sentia-me triste claro, achava mesmo que já não passávamos, só o Jonas dizia com confiança absoluta, "vamos passar, vamos passar..." foi de loucos! Mas ouvir o público chamar "PORTUGAL" antes da abertura do último envelope foi a nossa vitória, para mim só pensava " se não formos nós, não faz mal, já me sinto vencedora..."

(NC) Na final do ESC canta na posição 13 e é esta a classificação que obtém com 69 pontos. O que achou da sua posição?

(VF) Achei que podia ser melhor mas estou consciente que demos o nosso melhor e agradeço esta posição, podia ser pior! No fim de contas resultados são para a bola, estamos a falar de música e de arte, para alguns fomos os piores para outros os melhores, o importante é o que fica depois disso, não o número do resultado mas o que conseguimos ou não passar às pessoas.

(NC) Quais eram os seus temas favoritos do ESC 2008?

(VF) Eu gostava muito da musica da Moldavia, "A Century of Love" que infelizmente nao passou à final, gostava de “The Fire in Your Eyes” de Israel, "Romanca" da Croácia, "Even If" do Reino Unido e "Oro" da Sérvia.

(NC) A sua música é eleita como a melhor de sempre do FC. Como se sentiu quando soube dessa nomeação?

(VF) Surpresa, senti-me surpresa. Nunca pensei que fossemos reconhecidos a esse nível, não é que o compositor e o autor não mereçam, muito pelo contrário acho que a nomeação foi para eles, fizeram tudo o que era possível para levar a música mais longe, mas nunca sonhei que iríamos ter este impacto no público. É muito gratificante, muito grandioso.

(NC) No dia 25 de Maio, a Filipa Azevedo sobe ao palco da Eurovisão e é uma das 10 finalistas. O que achou da interpretação portuguesa?

(VF) Achei que ela deu o seu melhor e que é uma boa cantora, se calhar demasiado nova para acartar a responsabilidade exigida. Mas não achei que era a melhor canção a nos representar. Para mim o ESC acima de tudo é uma mostra de culturas e acho que o país deve estar representado nas palavras, na instrumentação do arranjo, na interpretação, até na roupa e na atitude, não estou a dizer que tem de ser folclore ou fado vestidos com a bandeira Portuguesa e um xaile, mas tem de ter qualquer coisa, tem de mostrar a cultura do momento, Portugal no seu melhor.

(NC) Portugal pela 3ª vez consecutiva chega a uma final e porém conquista um lugar aquém das expectativas – 18º com 43 pontos. O que achou da classificação lusa?

(VF) Podia ter sido melhor claro mas acho que a Filipa não podia ter feito melhor. Toda a gente sabe e toda a gente fala que as classificações no ESC são uma questão política, seja o que for, isso não é o mais importante.

(NC) Quais eram as suas canções favoritas no ESC 2010?

Em geral acho que as músicas eram muito fracas, mas como gosto muito do facto de um país cantar na língua de origem gostei especialmente de Israel com "Milim", gostei da Noruega com "My heart is yours", "Butterflies" da Bielorrússia, Grécia com "OPA" e a Hera Bjork da Islândia sem dúvida a minha voz favorita do festival.

(NC) Nesta edição ganhou a Alemanha com o seu "Satellite". O que achou da vitória alemã?

(VF) Achei estranho. Acho óptimo que um país da velha guarda e um dos maiores investidores do ESC vença, mas assim de repente, não esperava, e aquela praça cheia e pronta para saudar a vitória? Foi simplesmente estranho, embora a música até fosse engraçada.

(NC) Têm nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?

(VF)Não, nos meus planos não. Acho que a produção é tão incrível que toda a gente merece lá ir. E a troca de culturas é maravilhosa!

Além disso acho que com tanta gente boa a cantar acho que seria demasiado egoísmo por parte de uma pessoa querer ir 2 vezes, à uns anos quando não havia assim tanta gente era normal mas hoje em dia há tanta gente capaz de ir lá fazer o que fiz e melhor!!!

(NC) Aqui ficam as perguntas dos leitores:

Ana – Gostaria de voltar a cantar e encantar na Eurovisão?

(VF) Gostar até gostava, mas não tenho nos meus planos, acho que é egoísmo a mais uma pessoa querer ir mais de que uma vez. Toda a gente merece lá ir e ter a sua oportunidade de nos representar a todos, muito boa gente merece essa confiança.

Humberto – Depois da OT o que mudou na vossa vida?

(VF) Algumas coisas, mas a melhor é sem dúvida o reconhecimento do público e o nosso auto-reconhecimento. Nunca pensei ser capaz de estar à vontade em frente a uma câmara ou partilhar a minha alma e reconhecer nos outros a mesma vontade que a minha, aprendi muito sobre a Natureza humana e ainda mais sobre a minha própria Natureza.

Anabela – Porque é que o tema que levou ao ESC não estará presente no seu primeiro álbum?

(VF) Esta é difícil!!! A verdade é que gostava de ter a "Senhora do mar" no álbum, mas a verdade é que teria de ter um novo arranjo para se encaixar na sonoridade do disco, e corria o risco de descaracterizá-la. Após uma longa conversa com o produtor musical e o editor conclui que era uma nova fase da minha carreira e que devia aceitar esta nova fase e me concentrar em levar coisas novas e frescas como agradecimento a quem votou em mim e me deu este prémio de gravar um disco, aqui está o " Coração do alto mar". A "Senhora do mar" foi editada no cd do ESC 2008, e em vários sites de compra de músicas, tenho pena que não tenha saído em single na altura, mas essa é outra conversa.

(NC) Em nome próprio e em nome dos leitores e escportugal agradeço imenso a sua disponibilidade e simpatia. E aqui, deixamos os maiores votos para o seu recente álbum.

3
( Hide )
  1. Nuno20:22

    Parabéns à Vânia pela entrevista. Ela é única e merece estar na linha da frente na Música. Espero que o seu disco seja um record de vendas.

    ResponderEliminar
  2. Jorge22:51

    Linda a Vânia como sempre! :) Ainda hoje me arrepio a ver a performance dela no ESC!!!! :)))

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:55

    É uma cantora incrível, nem sequer se compara ao resto de algumas que aí vão ao festival que não sabem nada do que estão a fazer. Mas esta senhora sabe. Muitos parabéns sem dúvida que o cd é lindo

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.