(NC) Boa tarde Vanessa! Desde já agradeço em nome de toda a equipa do ESC Portugal e todos os leitores, a sua disponibilidade para participar na iniciativa “Francas Impressões”.
(NC) Quando e como é que apareceu a música na sua vida?
(VM) Desde que me lembro, que a música faz parte da minha vida. Comecei a dançar ainda muito pequena, e creio que a primeira vez que cantei para uma plateia tinha 6 anos.
(NC) Em criança costumava acompanhar o Festival da Canção e o Eurofestival?
(VM) Sim, sempre, era um evento a não perder em minha casa.
(NC) Quais são as músicas que lhe ficaram gravadas na memória?
(VM) Nossas, sem duvida que a “desfolhada “, “o meu coração não tem cor”, e “chamar a musica”, são aquelas de que me recordo sempre primeiro, do euro festival tambem tenho varias , mas o “everyway that i can “é a minha favorita de sempre.
(NC) Fica conhecida do público português com a participação na “Academia de Estrelas”. De onde surgiu a ideia de participar e o que aprendeu com essa experiência?
(VM) Eu sempre fui fã de concursos, concorri sempre a todos os que havia, pois acho que é sempre uma experiencia boa a muitos níveis, neste caso, se calhar foi aquela que menos gostei, dado que houve muita polemica em volta do programa e dos concorrntes, e isso fez com que fossemos subaproveitados...mas pronto...aprendi muito, principalmente na representação, dado que tive um grande professor, que foi o o sr. antonio feio.
(NC) Em 2007, participa com Henrique Feist pela 1º vez ao FC com o tema “Além do Sonho”. O que significou para si este tema ?
(VM) Este tema é muito especial, eu adoro o henrique, é sem duvida das pessoas que mais admiro profissionalmente e é tambem um grande amigo, então foi um juntar de 2 coisas importantes, poder estar em palco, para tentar representar o meu pais, com alguem por quem tenho tanto apreço.
(NC) Fica em 3º lugar atrás de Teresa Radamando e da Sabrina, que pisou o palco em Helsínquia. O que achou da prestação da Sabrina no ESC 2007?
(VM) Acho que foi uma boa prestação.
(NC) Em 2008, participa novamente ao FC desta vez a solo e com o “Outro Lado da Vida”. Que significou para si este tema, que era completamente diferente do anterior?
(VM) Este tema era cantado a solo, portanto á partida terá mais a ver comigo, e portanto logo ai ja era diferente...é uma musica muito importante para mim, foi a primeira vez que senti que estavam a construir algo para mim e sem duvida que o conseguiram.
(NC) Fica injustamente no 7º lugar do FC 2008, que é ganho por Vânia Fernandes. O que achou da prestação portuguesa no ESC 2008?
(VM) Achei que foi uma prestação brilhante no eurofestival . Uma das melhores até hoje, sem dúvida.
(NC) Uma coisa que muita gente aponta como consequência do fraco resultado no FC 2008 levou a uma não participação no FC2009. Isto é um facto real ou apenas um boato?
(VM) Como é óbvio, nada teve a ver com isso, so fiquei triste com alguns factos das votações e afins, que mais uma vez não vieram a público, e achei que seria melhor não concorrer...
(NC) Em 2010, regressa novamente ao FC. O que a levou a concorrer novamente no FC?
(VM) O Nuno Feist e o Nuno Marques da Silva têm um poder de persuasão muito bom, ahahahah
(NC) O tema deste ano tinha como titulo “Alvorada”, que mostrou toda a sua força no Campo Pequeno. Porém na votação online este tema fica em 24º lugar, o ultimo apurado. O que achou da votação online e em especial a sua classificação?
(VM) Acho que essa coisa da votação online tem muito que se lhe diga, porem é um facto que a minha musica não crescia muito naqueles segundos que estavam online e portanto podera ter tido a ver com isso.
(NC) Na 1ª semifinal “arrassa” completamente e é tida como uma das melhores prestações de sempre, mas na altura da abertura dos envelopes o seu é o último. O que sentia na Green Room aquando da abertura do ultimo envelope que a levou á final do FC?
(VM) Ansiedade mas também confiança, eu acredito sempre muito no meu trabalho e no trabalho dos compositores com quem trabalho, caso contrario não concorria.
(NC) Quais eram as suas músicas favoritas do FC 2010?
(VM) A minha obviamente, a musica vencedora e a musica dos the agency.
(NC) Na Final do FC 2010 era uma das favoritas e uma das mais aplaudidas no CP e consegue um 3º lugar com 14 pontos (6 do público e 8 do júri). O que sentiu com este 3º lugar?
(VM) Senti-me feliz. Um concurso é isso mesmo, o publico e o juri é que sabem e portanto se estes foram os resultados....
(NC) No Festival da Canção 2010, sai vencedora a Filipa Azevedo e o seu poderoso “Há Dias Assim”, que é bastante assobiada na repetição da música. Que tem a dizer deste momento?
(VM) Acho que foi um momento muito feio...as pessoas tem de aprender a aceitar as coisas como elas são, e a filipa e o augusto fizeram um excelente trabalho.
(NC) No dia 25 de Maio, a Filipa Azevedo sobe ao palco da Eurovisão e é uma das 10 finalistas. O que achou da interpretação portuguesa?
(VM) Achei que ela estava linda e que teve uma prestação muito forte.
(NC) Portugal pela 3ª vez consecutiva chega a uma final e porém conquista um lugar aquém das expectativas – 18º com 43 pontos, apesar de o sistema de votação ser de 50%/50%. O que achou da classificação lusa e qual é para si, o sistema ideal de votação?
(VM) A classificação foi ridícula, mereciamos muito mais, mas mais uma vez digo, quem vota é que decide...quanto ao sitema de votação, nunca vai existir um sistema ideal, dado que me parece que nem sempre são cumpridos...
(NC) Quais eram as suas canções favoritas no ESC 2010?
(VM) A musica da Geórgia -“Shine”.
(NC) Nesta edição ganhou a Alemanha com o seu “Satellite”. O que achou da vitória alemã?
(VM) Prefiro não comentar....
(NC) Tem nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?
(VM) Não, acho que dificilmente volto.
(NC) E nos próximos tempos, que tem apontado na sua agenda?
(VM) Estou a trabalhar na nova revista do teatro maria vitoria, que estreia em outubro, e continuo com os meus trabalhos paralelos.
Ana Carrilho – Qual foi a sensação de na final do FC 2010, estar a cantar e ver grande parte do CP a apoia-la e a aplaudi-la de uma forma espectacular?
(VM) Foi uma sensação única, eu faço o que amo e saber que tenho tanta gente a apoiar-me nisso, e a gostar do meu trabalho é uma das melhores coisas do mundo, é isso que me faz continuar,sem duvida!
Diogo – Ficaste desiludida com o resultado do FC2010?
(VM) Confesso que já não ligo tanto aos resultados mas sim as prestações e á mostra do meu trabalho, acho que é mais importante...e assim sendo fiquei muito feliz com o festival deste ano....dei o meu melhor e os nunos tambem portanto estou muito feliz com isso.
Fernando Marques – Para quando o teu 1º álbum?
(VM) Para quando as pessoas não tiverem medo de apostar e inovar...
(NC) Muito Obrigado pela sua disponibilidade e pela simpatia demonstrada.
(VM) Muito obrigada eu, a voces pelo convite e as pessoas que acompanham o meu trabalho, sem eles a minha felicidade não estaria completa !!!
Beijoooooosss festivaleiros ;)
voz arrepiante, sem dúvida!
ResponderEliminaracho piada à menina dizer que lança um disco quando os produtores nao tiverem medo de arriscar e inovar... até parece que as suas cançoes no FC foram inovadoras! enfim!
Gostei da entrevista. Mais uma vez não desiludiu. Mais do que uma cantora com uma voz incrível, continua a revelar-se uma cantora inteligente e com bom gosto musical.
ResponderEliminarRespostas honestas e sem mensagens de ressentimento, apesar das injustiças vergonhosas e desprestigiantes por que já passou. Definitivamente, a Vanessa merecia melhor.
Parabéns pela coragem e por não ires pelo caminho mais fácil. (ISSO SIM É ARRISCAR!)
Bem-haja por tudo o que já nos deste
=)
Para cabeças e mentes como a sua, caro Anónimo, as músicas da Vanessa não foram inovadoras. Inovação, para si, e pelos vistos para a maior parte, prende-se a «Canta Por Mim», «Dança Comigo»...e por aí fora. Grandes pérolas da nossa cultura...ops...nossa não...que o «Canta Por Mim» é tudo menos nosso (A)
ResponderEliminarA Vanessa é uma diva!! Eu so conclui isso neste FC, pois as duas anteriores canções eram fracas (na minha opiniao). A cançao de 2010 foi sem duvida a melhor cançao deste FC e merecia ter ganho.
ResponderEliminar"pena a personalidade ser mázinha, comos e viu na Academia de Estrelas.
ResponderEliminar"
Adoro pessoas que se baseiam em programas de televisão para "conhecer a personalidade da pessoa", pessoas com cabeça muito fraca.
"Não tenho qualquer interesse em conhecê-la."
Deixa lá que a Vanessa também não precisa de pessoas com maus augurios na vida dela.
Para mim a melhor voz de Portugal, sem a menor dúvida.
ResponderEliminarAs pessoas que falam mal da personalidade dela e que falam da sua falta de inovação... não sei o que se passa, mas devem tar a passar uma má fase, só pode... enfim
Para mim era ela ou a Filipa a representar Portugal, embora preferisse a Vanessa, a Filipa esteve bem:) GOstava é que alguém falasse mais desse mau funcionamento dos votos, que eu desconheço. Eu raramente voto em concursos e no festival votei duas vezes nela. Amei!!!!