Slider

[Francas Impressões] Nuno Marques da Silva fala ao ESC Portugal

Por motivos pessoais devido à época de férias, que vivemos no momento, obrigou a equipa do esc portugal a alterar o seu programa de entrevistas. Por isso, esta semana avançamos com a entrevista do Nuno Marques da Silva, escritor dos poemas que Vanessa Silva levou ao FC2007 (juntamente com Henrique Feist), FC2008 e recentemente FC2010. Uma entrevista simples mas muito bem respondida, na qual mostrou que não apoia o sistema de televoto e que esperava uma melhor classificação de Vanessa no FC2010 apesar de ter achado a interpretação "inesquécivel". Mostrou-se grande fã do ESC desde 1979 e acha a interpretação espanhola de 1995 como uma das melhores de sempre. Ainda revela um pouco do grande mistério, que "Alvorada" guarda atrás da letra que não é um hino á Mulher. Aqui fica a entrevista completa:



(NC) Boa tarde Nuno! Desde já agradeço em nome de toda a equipa do ESC Portugal e todos os leitores, a sua disponibilidade para participar na iniciativa “Francas Impressões”.

(NC) Quando e como é que apareceu a música na sua vida?

(NS) É algo de que quase nem tenho noção. Desde muito pequeno que brincava às cantorias com a minha irmã. Os tubos do aspirador lá de casa serviam de tripé de microfone e as músicas eram inventadas na hora. Mas sem dúvida que o meu pai e o meu avô Fernando têm muita responsabilidade neste meu gosto pela música. Costumava ir com o meu avô para o coreto no jardim do Campo Grande ver bandas filarmónicas e com o meu pai descobri os mais variados estilos musicais.

(NC) Em criança costumava acompanhar o Festival da Canção e o Eurofestival?

(NS) O primeiro eurofestival de que tenho memória é o de 1979. Fiquei desolado pelo facto da Betty Missiego não ter ganho com o tema Su Canción. A partir desse ano não perdi um eurofestival.

(NC) Quais são as músicas que lhe ficaram gravadas na memória?

(NS) Felizmente bastantes mas só para referir algumas:

-Dos Eurofestivais: Su canción(1979), La fiesta terminó(1985), Ik hou van jou (1984), Stad i Ljus (1988), Nascida para amar (1989), Vuelve conmigo (1995), esta última uma das mais fantásticas interpretações a que assisti.

- Do festival da Canção: Silêncio e tanta gente, Cavalo à solta, Sol de Inverno, Uma flor de verde pinho

(NC) Em 2007, a Vanessa e o Henrique Feist cantam “Além Do Sonho” no FC2007, cuja letra é de sua autoria. Como surgiu esta participação e onde se inspirou?

(NS) Surgiu de forma inesperada em conversa com o Nuno e o Henrique Feist. A letra foi escrita no comboio a caminho do Porto e a inspiração veio de um momento muito especial que estava a viver.

(NC) O seu tema fica em 3º lugar atrás de Teresa Radamanto e da Sabrina, que pisou o palco em Helsínquia. O que achou da prestação da Sabrina no ESC 2007?

(NS) Penso que cumpriu, dentro do estilo popular que a canção tinha.

(NC) Em 2008, escreve novamente para FC desta vez para a Vanessa que interpreta o “Do Outro Lado da Vida”. Que significou para si este tema, que era completamente diferente do anterior?

(NS) Tudo o que escrevo vai sempre buscar referências muito pessoais de situações que vivi e ou assisti. Foi um tema duro de escrever mas que como diz o poema “guardo a recordação”. Gosto muito desta canção.

(NC) O seu tema fica injustamente no 7º lugar do FC 2008, que é ganho por Vânia Fernandes. O que achou da prestação portuguesa no ESC 2008?

(NS) Fabulosa. Estava com o Nuno Feist no Porto na noite da meia final e sofremos muito à espera de ver sair o envelope de Portugal. Merecia melhor classificação sem dúvida. É uma grande canção e uma excelente interpretação.

(NC) Em 2010, Vanessa regressa novamente ao FC e novamente a letra é de sua autoria. De quem surgiu a ideia de voltar a escrever para a Vanessa?

(NS) Da parceria habitual (Nuno Feist e de mim próprio). É um prazer escrever para a Vanessa. Tenho sempre a certeza que ela vai acrescentar muito a qualquer tema. Para mim a Vanessa vale meia canção. Adoro-a.

(NC) Onde se inspirou para escrever a “Alvorada”?

(NS) Como sempre em situações que me rodeiam.

(NC) O tema deste ano tinha como titulo “Alvorada”, que mostrou toda a sua força no Campo Pequeno. Porém na votação online este tema fica em 24º lugar, o ultimo apurado. O que achou da votação online e em especial da classificação do seu tema?

(NS) Não concordo com a votação on line quando não é possível ouvir as canções na íntegra. Não passa de uma competição de fãs que votam apenas por simpatia .

(NC) Na 1ª semifinal, Vanessa “arrassa” completamente e é tida como uma das melhores prestações de sempre, mas na altura da abertura dos envelopes o seu é o último. O que sentia nos momentos antes da abertura do ultimo envelope que levou a Vanessa á final do FC?

(NS) Uma grande ansiedade. Não queria acreditar que o nosso envelope não ia sair (seria uma grande injustiça), mas como no festival já nada me espanta…

(NC) Quais eram as suas músicas favoritas do FC 2010?

(NS) Sem modéstia Alvorada. A Vanessa merecia ter ganho sem dúvida.

(NC) Na Final do FC 2010 Vanessa era uma das favoritas e uma das mais aplaudidas no CP e consegue um 3º lugar com 14 pontos (6 do público e 8 do júri). O que sentiu com este 3º lugar?

(NS) Penso que a Vanessa merecia mais mas fiquei orgulhoso pela forma como ela se entregou ao tema e pela fabulosa interpretação com que brindou o Campo Pequeno.

(NC) No Festival da Canção 2010, sai vencedora a Filipa Azevedo e o seu poderoso “Há Dias Assim”, que é bastante assobiada na repetição da música. Que tem a dizer deste momento?

(NS) Um Festival é sempre uma caixa de surpresas. Não concordo de todo com os assobios. Ganhe quem ganhar há que respeitar a decisão ainda que não nos agrade e apoiar o vencedor.

(NC) No dia 25 de Maio, a Filipa Azevedo sobe ao palco da Eurovisão e é uma das 10 finalistas. O que achou da interpretação portuguesa?

(NS) Acho que a Filipa esteve muito bem e a canção acabou por melhorar bastante com os novos arranjos.

(NC) Portugal pela 3ª vez consecutiva chega a uma final e porém conquista um lugar aquém das expectativas – 18º com 43 pontos, apesar de o sistema de votação ser de 50%/50%. O que achou da classificação lusa e qual é para si, o sistema ideal de votação?

(NS) Não concordo em absoluto com o sistema de televoto. Sempre o disse e mantenho. A classificação de Portugal não me surpreendeu. Dificilmente faremos muito melhor. As vizinhanças são demolidoras para um país geograficamente periférico como o nosso. É fácil adivinhar pontuações mesmo antes de serem divulgadas.

(NC) Quais eram as suas canções favoritas no ESC 2010?

(NS)Não foi um festival que me tenha marcado pela qualidade. Honestamente não consegui eleger uma canção preferida. Alguns temas interessantes mas não mais do que isso.

(NC) Nesta edição ganhou a Alemanha com o seu “Satellite”. O que achou da vitória alemã?

(NS) Uma canção fraca com uma interpretação medíocre.

(NC) Tem nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?

(NS) Sim . Espero voltar a ter essa oportunidade.

(NC) Já foram criados muitos grupos de apoio para que Vanessa regresse ao FC. Se Vanessa voltar, a letra voltará a ser de sua autoria?

(NS) Como já disse, para mim é um prazer escrever para a Vanessa. Temos uma química muito boa. Mas aqui ficam muitos “ses” no ar. Se ela voltar a concorrer, se, se… Eu gostava que sim!

(NC) O tema “Alvorada”, bem como o “Além do Sonho” e o “Do Outro Lado da Vida”, têm um grande mistério por trás da letra. Isto porque, a maioria das pessoas associam “Alvorada” à Mulher, o que está completamente errado. Pode-nos tentar explicar o verdadeiro sentido da “Alvorada” bem como dos outros 2 temas?

(NS) Estes três temas acabaram por ser uma trilogia e encaixarem uns nos outros à medida que foram sendo escritos. De facto Alvorada não é um hino à mulher. Tem outra história por detrás do poema. Uma bonita história de amor mas, como todo o poema, a beleza está no seu mistério e na descoberta do subtexto e na livre interpretação de quem o ouve na voz da Vanessa. Prefiro deixar esse mistério no ar.

(NC) Aqui ficam as perguntas dos leitores:

Ana Carrilho – Como se sentiu quando viu a Vanessa arrasar na semi e na final do FC2010?

(NS) Muito emocionado. Arrepiei-me por completo. A Vanessa arrasou por completo. Foi uma Alvorada de emoções.

Diogo – Ficaste desiludido com o resultado do FC2010?

(NS) Confesso que tinha uma esperança mas é assim mesmo. Não fiquei desiludido porque sei que fizemos um bom trabalho. Há dias assim.

Pedro – Gostarias de um dia escrever o tema que representaria Portugal na Eurovisão?

(NS) Sem dúvida. Quem sabe um dia, nas asas de um sonho.

(NC) Em nome de toda a equipa do escportugal e dos leitores agradeço a disponibilidade e a simpatia com que deu esta entrevista.

(NS) Eu é que agradeço. Uma nota final para dar os parabéns à toda a vossa equipa pela forma correcta e isenta como divulgam o Festival da Canção e a música portuguesa. Acompanho de perto o vosso trabalho que a todos dignifica. Sem dúvida o melhor espaço dedicado aos Festivais. Um grande abraço para todos.
13
( Hide )
  1. Anónimo23:05

    GRANDE NUNO!
    Um Senhor =)

    Obrigado por teres conseguido tocar o meu coração com as 3 letras magníficas que envergarem 3 excelentes composições do Nuno Feist...que terminaram entregues à melhor voz portuguesa. Sem dúvidas que todos os temas foram perfeitos...mas 'Do Outro Lado da Vida' e 'Alvorada' têm para mim um significado muito, mas muito especial. Vocês sabem.

    VOCÊS SÃO OS MELHORES ;)

    ASS: Raven

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:02

    Gostei bastante desta entrevista, as respostas do Nuno penso que não podiam ter sido melhores, sinceras e directas e quanto a mim fez muito bem em não decifrar a "alvorada", embora no meu entender seja obvio o que significa.
    Acrescento ainda que "Um Festival é sempre uma caixa de surpresas. Não concordo de todo com os assobios. Ganhe quem ganhar há que respeitar a decisão ainda que não nos agrade e apoiar o vencedor." foi sem dúvida uma boa lição...
    Ah! E peço para não se "meter" outra vez no festival da canção (e aqui incluo também a Vanessa e o Nuno Feist), já se percebeu que não vos vão deixar vencer, concorrer por outro país é o melhor destino, porque aí certamente irão reconhecer o que valem.
    Parabéns Nuno Marques da Silva pelas suas letras, são no minimo tocantes.

    P.S. Só corrigir uma coisa, uma pequena preciosidade minha, em 2008 foi "Do Outro Lado Da Vida" not "outro lado da vida".

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:38

    O que è uma entrevista muito bem respondida?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:42

    o entrevistador dà a sua opiniao na maioria das perguntas. AHAHAHAH

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:32

    Erro já emendado. Obrigado por terem reparado

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:07

    Trata-se de dar a opinião correcta, coerente e sem entrar em confronto e para bom entendedor meia palavra basta meus caros.

    ResponderEliminar
  7. Pedro Marques19:57

    Se a maioria dos (aqui) ditos entendidos na matéria se remetessem ao silêncio já ganhávamos algo com isso.
    Não entendo a falta de rigor e isenção nestas entrevistas: são opiniões tristemente aplicas às perguntas formuladas; são erros ortográficos graves; são erros nos títulos das canções... Enfim, não ponham os carros à (sim à e não á) frente dos bois pois o jornalismo está para quem o estuda e o pratica e não para um grupo de "wanna-be's" que se identifica como isso e envergonha aqueles que fazem da área da comunicação o seu dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:10

    OLHEM SÓ ESTE SENHOR:

    (NC) Nesta edição ganhou a Alemanha com o seu “Satellite”. O que achou da vitória alemã?

    (NS) Uma canção fraca com uma interpretação medíocre.


    Se fosse mesmo fraca e medíocre, ela não tinha ganho. Quem dera a ele escrever uma letra como a do Satellite! E quem dera ao Nuno Fiest fazer uma música dessas...


    Tenho MUITA PENA da Vanessa! A cantar essas baladas sem sal... Ela devia era fazer uma daquelas perfomances que ela faz às sextas no trumps! isso é q era... aliás... isso é o que toda a gente espera que portugal algum dia leve a eurovisão.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:37

    Pedro Marques "aqueles que fazem da área da comunicação o seu dia-a-dia", não fazem entrevistas a letristas, músicos, compositores, cantores e só por isso a equipa do escportugal já está de parabéns.
    Ou vai dizer-me que era possível aparecer num jornal, numa revista uma entrevista, nos dias de hoje, por exemplo a: Nuno Marques da Silva, Carlos Coelho, Ricardo Martins, Catarina Pereira, Vanessa, Pedro Mimoso etc ?
    A mim não me parece...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo01:27

    "Ela devia era fazer uma daquelas perfomances que ela faz às sextas no trumps! isso é q era... aliás... isso é o que toda a gente espera que portugal algum dia leve a eurovisão"

    Pergunta lá à RTP de deixa...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo02:49

    pois, tambem tenho que dar a minha opiniao... a vanessa é fantastica... voz incrivel... o nuno marques da silva também é um bom letrista... agr o nuno e henrique fiest, sem menosprezar o seu esforço, nao têm correspondido à excelência da vanessa... as musicas sao banais, vulgares mesmo... diria "meio sem sal", e por isso ainda nenhuma delas ganhou!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:59

    "Isto porque, a maioria das pessoas associam “Alvorada” á Mulher"

    deve ser à mulher e não á mulher. cuidado com os erros que já são muitos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo01:02

    "-Dos Eurofestivais: Su canción(1979), La fiesta terminó(1985), Ik hou van jou (1984), Stad i Ljus (1988), Nascida para amar (1989), Vuelve conmigo (1995), esta última uma das mais fantásticas interpretações a que assisti"

    ganda fã das espanholadas, sim senhor! :)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.