A RTP prepara-se para estrear a quarta edição do seu programa de talentos "Operação Triunfo" (OT) no arranque da temporada televisiva 2010/2011, depois das férias de verão.
Segundo o Jornal de Notícias, «Sílvia Alberto terá, outra vez, a seu cargo a condução do formato. Quanto aos elementos do júri, nada foi adiantado. Certo é que o início dos “castings” para a triagem dos candidatos, que tudo indica deverão perfazer no fim das avaliações um leque de 16, tem início em Agosto.»
No histórico do Festival da Canção e da Eurovisão consta a participação alguns ex-concorrentes do programa que a RTP vai agora recuperar. Sofia Vitória, a vencedora da 2.ª edição, representou Portugal em 2004 em Istambul, na Turquia, com a canção Foi Magia, tendo falhado a qualificação para a final. A última vencedora do programa, Vânia Fernandes, teve a possibilidade de gravar um CD e recebeu uma bolsa de estudos de 75 mil euros; posteriormente, foi convidada, juntamente com outros 5 ex-concorrentes do programa, por Carlos Coelho e Andrej Babić para interpretar Senhora do Mar, que trouxe um 13.º lugar para Portugal na Eurovisão.
Outros ex-concorrentes da OT também passaram pelo FC: Edmundo Vieira (2007), Joana Melo (2008), Ricardo Soler (2008), Alex Smith (2008), Francisco Andrade (2008, 2009), Nuno Pinto (2010), Dennisa (2010), Evelyne (coro 2008, 2010), entre outros.
Por outro lado, também a SIC prepara a quarta edição do "Ídolos", formato semelhante ao do programa da estação pública. Deste, o vencedor da segunda edição, Sérgio Lucas, tentou a sua sorte no Festival da Canção 2009, tendo sido eliminado na votação online. Também o vencedor da primeira edição, Nuno Norte, enviou uma canção obtendo um 4.º lugar no FC desse ano. Luciana Abreu (7.º lugar no primeiro "Ídolos") conseguiu um 3.º lugar também no FC 2009.
Carlos Costa, terceiro classificado na última edição do programa de talentos da SIC, afirmou, numa entrevista ao ESC Portugal, que representar as cores da bandeira portuguesa na Eurovisão faz parte dos seus planos a curto prazo.
Ainda não existe confirmação oficial por parte da RTP sobre qual será o método de selecção luso para o Festival da Eurovisão 2011. Desta forma, poderá ser o Festival da Canção, a OT, selecção interna ou outro método.
Fonte: RTP, Jornal de Notícias / Imagem: RTP
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ideas
both, mystorymag
Espero bem que seja utilizado o formato de 2010 no Festival da Canção pois muitas das boas musicas ouvidas no Festival foram feitas por musicos de outros paises(Grecia;Espanha;Croácia;Holanda)....
ResponderEliminarEspero que a RTP continue com o formato 2010 :D
Espero que seja seleccao interna com um grupo ou cantor profissional. Estamos cansados de amadorismos.
ResponderEliminarEu queria era o Francas Impressoes do Babjc!
ResponderEliminarFestival da Canção cheira a mofo. Ja chega da formula que nao resultou em quase 50 anos!!! CHEGA!
ResponderEliminarEscolham directamente a Dulce Pontes, os Da weasel, Os moonspell, o blasted mechanism, o david fonseca, a rita redshoes ou outra banda ou cantor de sucesso. e façam o festival só com esse grupo/cantor escolhido, cantando trees canções e o povo escolhe. E na Operação Triunfo façam alguns episodios com canções originais, e nao apenas ja canções conhecidas, dando oportunidade aos novos valores da ecrita de canções
ResponderEliminarGostava realmente de ver a OT como o nosso método de selecção, mas tinham de abrir na mesma a recepção a temas de portugueses e estrangeiros, e mais importante deixarem cantar em inglês
ResponderEliminarA OT é boa demais! A RTP não quer ganhar o Eurovision... Já se esqueceram?! Se metem a OT como metodo de selecção estamos arriscarmo-nos a vencer o ESC! E isso é MAAAAUUU! "Queeerrrreeeeédo chikeza, organizar aquela coisa toda? E depois o nosso dinheiro para as nossas viagenzitas pela Europa?!?!"
ResponderEliminarEnfim, O maior cego é aquele que não quer ver! DuuuuuH!