Slider

[Francas Impressões] Jorge Guerreiro fala ao ESC Portugal

Por motivos profissionais, não foi possível a Catarina Pereira responder á entrevista, porém quando possível essa irá ser respondida e postada no site. Mas como o ESC Portugal não pára e não gosta de ver os leitores tristes, oferece esta semana não uma, não duas mas sim 3 Francas Impressões. A 1ª desta semana a ser postada é a do Jorge Guerreiro, que concorreu este ano ao FC com o tema "Ai Lisboa". Aqui fica a entrevista:


(NC) Olá Jorge! Em nome do esc portugal e de todos os leitores agradeço a sua disponibilidade em participar nas FI.


(JG) Olá Nuno! É com todo o gosto que participo nas Francas Impressões.


(NC) Quando e como é que apareceu a música na sua vida?
(JG) Parece uma frase feita mas acho que a música nasceu comigo, faz parte do meu passado, do meu dia-a-dia e vai estar para sempre.

(NC) O que representa para si o “Ai Lisboa”?


(JG) “Ai Lisboa” foi o tema que me deu e continua a dar visibilidade para com o publico português, um tema que adoro cantar pois sinto que independentemente de se gostar ou não do género não se fica indiferente.


(NC) Costumava acompanhar o FC e o ESC? Se sim, quais foram as músicas que lhe ficaram na memória?


(JG) O Festival sempre …O Esc via sempre também para ver a participação portuguesa mas pouco ou quase nada me ficou na memória. Agora em relação ao Fc tantas…. Simone, António Calvário, Carlos Paião, Da Vinci, Nucha, Dulce Pontes.. Lembro-me de todos e acho que gostei de todas as canções


(NC) Em 2010, concorreu ao Festival da Canção. De onde surgiu a ideia de participar?


(JG) A ideia de participar surgiu do convite do produtor José Félix que tinha uma letra da Catarina Martins e em conjunto apostámos no “Ai Lisboa”


(NC) Concorreu na 1ªsemi-final do certame e foi uma das 12 finalistas no dia 6 de Março. Como é que se sentiu quando viu o seu nome revelado num dos envelopes?

(JG) Foi Mágico….Impossível de descrever de tão bom que foi. Agradeço sempre ter tido a oportunidade de ter vivo aquele momento.

(NC) 24 músicas participaram nesta edição do festival. Quais eram as suas favoritas?


(JG)Gostava de muitas. Este festival foi muito “rico” a nível musical. Destaco a Vanessa a Catarina e a Filipa!

(NC) O Jorge na final conquistou 1 ponto (1 do júri e 0 do televoto) e viu assim adiado a sua ida ao Eurofestival. Como se sentiu?

(JG) Não me senti nada mal …Todos os momentos vividos foram tão positivos que não eram as votações que me poderiam deixar mal….Melhor poderiam deixar obviamente se ganhasse claro, agora mal não.


(NC) Que boas recordações guarda desta edição do Festival?

(JG) Guardo tudo JAs pessoas que conheci, os bastidores. Tudo mesmo!


(NC) No Festival da Canção 2010, sai vencedora a Filipa Azevedo e o seu poderoso “Há Dias Assim”, que é bastante assobiada na repetição da música. Que tem a dizer deste momento?


(JG) É um momento para esquecer….
Acho que já muita coisa foi dita sobre esse acontecimento e no meio de tanta festa é o que tem menos importância. Quando há claques, há favoritismos portanto…tem de haver educação também é verdade mas o bom é que a Filipa e o Augusto nem se aperceberam de nada (ou quase) e ainda bem.


(NC) No dia 25 de Maio, a Filipa Azevedo sobe ao palco da Eurovisão e é uma das 10 finalistas. O que achou da interpretação portuguesa?

(JG) Simplesmente Fabulosa.

(NC) Portugal pela 3ª vez consecutiva chega a uma final e porém conquista um lugar aquém das expectativas – 18º com 43 pontos, apesar de o sistema de votação ser de 50%/50%. O que achou da classificação lusa e qual é para si, o sistema ideal de votação?

(JG) Infelizmente tenho de concordar que é difícil ganharmos.
Apesar de muitos emigrantes espalhados por toda a Europa, este ano estranhei a ausência de votos em alguns países onde temos muitos portugueses ou seja o melhor é estar rodeado de bons vizinhos e nós só temos 1 .

(NC) Quais eram as suas canções favoritas no ESC 2010?

(JG) Gostava muito da música da Grécia e Azerbeijão!

(NC) Nesta edição ganhou a Alemanha com o seu “Satellite”. O que achou da vitória alemã?


(JG) Eu gosto do tema mas em comparação tenho outra preferências.

(NC) Tem nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?

(JG) Quem sabe???

(NC) Aqui estão as perguntas dos leitores


Ana Carrilho – Como foi a sensação de subir ao palco do Campo Pequeno na final do Festival da Canção 2010?

(JG) Foi um misto grande de responsabilidade como também um gozo próprio de estar numa sala mítica cheia de pessoas. Aliás gostava de lá voltar mas não só com o “Ai Lisboa “ mas também com o meu trabalho “Fúria de Vencer”

Pedro Bastos – Se tivesse ido ao ESC, o que mudaria na interpretação da musica?

(JG) Honestamente não sei. Talvez houvesse mudanças certamente mas há coisas que só no momento é que se consegue definir. A única certeza é que mudaria de fato J não porque não gostava do que tinha vestido mas três vezes já era demais J . Aliás a Cátia Castelo Branco vestiu toda a gente impecavelmente

Edite – Com quantos anos começaste a cantar e a compor músicas?

(JG)Eu realmente escrevo muito mas ainda não posso dizer que componha, ainda deixo tudo o que escrevo fechado a sete chaves , agora já canto há muitos anos mas profissionalmente está a fazer um ano.



O Esc Portugal agradece a todos os participantes das Francas Impressões e avisa que continua a aceitar propostas de artistas, perguntas e críticas. Dentro de dias irás ser postada as entrevistas ao Carlos Coelho e ao Andrej Babic, a 1ª entrevista dupla aos inventores de "Senhora do Mar" e do "Canta Por Mim". A partir de agora, começamos a receber perguntas para as entrevistas á Vanessa e á Filipa Batista, que serão as próximas a realizar.
2
( Hide )
  1. Anónimo22:23

    Não era suposto haver mais duas francas impressões????????????????

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:35

    Não me digam que o site esta moribundo outra vez... tb estamos à espera do escdivas

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.