Slider

[Francas Impressões] Catarina Pereira fala ao ESC Portugal

Por motivos pessoais, ainda não foi possível ao Andrej Babic e ao Carlos Coelho responderem á entrevista, mas Catarina Pereira já respondeu á entrevista, com enorme simpatia ás "Francas Impressões". Numa entrevista, em que aponta críticas ao sistema 50/50, onde refere as suas músicas favoritas e onde abre um pouco o livro do seu 1º albúm. Aqui fica a entrevista completa.

(NC) Boa tarde Catarina! Desde já agradeço em nome de toda a equipa do ESC Portugal e todos os leitores, a sua disponibilidade para participar na iniciativa “Francas Impressões”.

(NC) Quando e como é que apareceu a música na sua vida?

(CP) Quando era pequena percebi que tinha a paixão pela dança e só mais tarde lá para os 14 anos, apercebi-me que era afinada. Desde aí nunca mais parei.

(NC) Em criança costumava acompanhar o Festival da Canção e o Eurofestival?

(CP) Sim, com os meus pais. Quem não acompanhava?!...

(NC) Quais são as músicas que lhe ficaram gravadas na memória?

(CP) Em criança lembro-me de “Lusitana Paixão” – Dulce Pontes, “ O meu coração não tem cor”- Lúcia Moniz e “Amor de água fresca”- Dina. Recentemente, Vânia Fernandes com “Senhora do Mar”.

(NC) Como surgiu a ideia da participação na “Família Superstar”?

(CP) Estava no shopping Vasco da Gama com o meu Primo Fernando quando reparei na publicidade e ele inscreveu-nos.

(NC) Que boas recordações guarda da sua participação na FS?

(CP) O meu tempo de antena para mostrar a Portugal o que eu mais gosto de fazer e as pessoas que conheci da produção.

(NC) Como é que surgiu a sua participação no FC 2010?

(CP) Surgiu o convite do Carlos Coelho que já me acompanhava desde que era concorrente do programa “Família superstar”.Ele apresentou-me o projecto e eu aceitei logo!

(NC) Na votação online, a Catarina e o “Canta Por Mim” classificam-se em 7ºlugar, tendo ganho o bilhete para as semis no Campo Pequeno. Como viveu essa semana?

(CP) Continuei a fazer a minha vida normal, a trabalhar no musical “A gaiola das loucas” e com entusiasmo de estar nas mais votadas.

(NC) Na 2ª semi do Festival, depois de uma grande actuação consegue o apuramento em 1º lugar . O que sentiu quando viu o seu nome, num dos envelopes?

(CP) Senti o dever cumprido… trabalhei para que tudo corresse pelo melhor e para superar as altas expectativas que todos tinham.

(NC) Quais eram as suas músicas favoritas do FC 2010?

(CP) Com sinceridade eram “Canta por Mim” (risos), “Rios” do Gonçalo Tavares, “É Assim que as coisas são” dos The Agency, “O mundo de Pernas para o ar” da Banda Trocopasso, “Há Dias Assim” da Filipa Azevedo e “Caminheiro de Mim” do Ricardo Martins.

(NC) Na Final do FC 2010 era uma das favoritas e consegue um 2º lugar com 18 pontos (12 do público e 6 do júri) a apenas um 1 ponto do 1º lugar. O que sentiu neste momento?

(CP) Agradeço com muito carinho ao público, o voto de confiança que nos deu , foi bom terem percebido o espírito vencedor da equipa. Gostaria de conseguir perceber qual a aptidão necessária para se ser júri , porque conheço boa gente que também gostava de ser. =)

(NC) No Festival da Canção 2010, sai vencedora a Filipa Azevedo e o seu poderoso “Há Dias Assim”, que é bastante assobiada na repetição da música. Que tem a dizer deste momento?

(CP) Os assobios começaram após as classificações gerais terem sido divulgados. Se por um lado percebo que a música “Há Dias Assim” não tem qualquer culpa, por outro, foi a única forma de as pessoas mostrarem o seu descontentamento face ao sistema.

(NC) No dia 25 de Maio, a Filipa Azevedo sobe ao palco da Eurovisão e é uma das 10 finalistas. O que achou da interpretação portuguesa?

(CP) Um excelente trabalho de câmara e de produção, que prova que a EBU não tem qualquer desejo de ver Portugal no fundo das tabelas classificativas, como é costume dizer-se.
Faço um balanço positivo da representação portuguesa.

(NC) Portugal pela 3ª vez consecutiva chega a uma final e porém conquista um lugar aquém das expectativas – 18º com 43 pontos, apesar de o sistema de votação ser de 50%/50%. O que achou da classificação lusa e qual é para si, o sistema ideal de votação?

(CP) Num ano de boas baladas, a tarefa não era fácil…
Não concordo com o sistema de 50/50 porque o júri não é mais do que o público mas com uma maior ponderação na decisão final, tendo em conta que 1 júri vale por milhões de votantes.

(NC) Quais eram as suas canções favoritas no ESC 2010?

(CP) Sopho – “Shine” e Paula Seling & Ovi -“Playing with Fire”

(NC) Nesta edição ganhou a Alemanha com o seu “Satellite”. O que achou da vitória alemã?

(CP) Surpreendente, mas consigo perceber a vitória através do sucesso do estilo na Europa Central.

(NC) Tem nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?

(CP) A curto prazo não, pelo menos no actual formato. Um dia quem sabe.

(NC) Aqui ficam as perguntas dos leitores

Ana Carrilho – Gostarias de pisar um dia o palco do ESC?

(CP) Sim, adoro a dimensão do evento.

Diogo – Não te sentiste frustrada por teres perdido no FS e no FC para a Filipa Azevedo?

(CP) É bastante pertinente esta pergunta. Foram dois programas de televisão, somos duas artistas diferentes e não sinto que tenha perdido em nenhum deles - muito pelo contrário, porque a minha carreira tem vindo a desenvolver-se de uma forma crescente.

Pedro – Para quando o teu 1º álbum?

(CP) Estou a preparar com calma e já tenho 3 músicas concluídas, espero que gostem.

(NC) Muito Obrigado pela sua disponibilidade

(CP)Eu é que agradeço a vossa atenção! =)


Aqui ficou mais uma edição das Francas Impressões, que recentemente adquiri mais 2 artistas para o seu lote: Dennisa (FC2010) e Daniela Varela (ESC2010). Por isso continuamos a receber perguntas para os artistas incluindo já estas 2 novas aquisições.
27
( Hide )
  1. Angelo Sintra03:39

    COMO NÓS JÁ A CONHECEMOS, FRANCA E INTELIGENTE.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:07

    Portugal é conhecido como o país do "não dizer mal pois pode ofender os outros", ou seja, do já famoso "ser politicamente correcto". Este é o caminho dos artistas e das personalidades públicas em Portugal que muita uticária me costuma dar. Nesta entrevista a Catarina demonstra que ela não tem problemas em dizer o que realmente pensa, sem medo de criticar e de dizer que não gosta de algo. Isto é de louvar e estou certo que muita gente a vai criticar e julgar por isso, pois é assim que os portugueses são. É por isso que este país nunca avança.

    Os meus parabens, que mais artistas sejam assim.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:42

    Pelo que parece, trata-se de uma menina mimada e que ainda vai ter de levar muito na cabeça para aprender

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:34

    Depois de ler esta entrevista aptece-me dizer que escusam de fazer a entrevista ao Carlos Coelho, a linha vai ser a mesma e infelizmente, porque até gostava da Catarina, estragou-se com "a equipa".

    ResponderEliminar
  5. Luís Miguel17:08

    É uma menina muito amada pela família e pelos amigos que nunca a abandonam e isso vai sempre doer aos falhados que todos sabemos quem são. A Catarina é a nossa esperança, sem o cinismo característico dos falhados mas ao mesmo tempo sempre elegante. És única e obrigado por me deixares sempre orgulhoso do meu voto em ti! =D

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:47

    Catarina, é caso para dizer que és mais uma das muitas que 'vendeu a alma ao diabo'.

    Infelizmente, o 'saco do lixo' fica mais cheio depois desta 'tua' triste entrevista.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:01

    A Catarina Pereira, de mimada não tem nada.
    Só pode dizer uma coisa dessas, quem na realidade não a conhece e já sente algum prurido pela sua existencia.
    Ela é lutadora, corajosa, inteligente e com os seus objectivos bem traçados, fruto da sua formação e das suas experiencias.
    Somos muitos, os teus admiradores e expectantes pelo teu trabalho.

    ResponderEliminar
  8. O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta.
    Thomas Jefferson

    O talento sem a educação é como a prata na mina.
    Benjamin Franklin

    ResponderEliminar
  9. Maria15:55

    A Catarina limitou-se a dizer o que muitos pensam. Foi sincera, há mal nisso? Foi educada, não faltou ao respeito, nem desceu de nível. Foi simples e directa. Concordo inteiramente com ela em muitos pontos.

    Não percebo mesmo onde é que ela "vendeu a alma ao diabo"... por ter falado mal do júri? Não me parece... praticamente ninguém concordou com a votação do júri, a Catarina por ser quem é tem de concordar só para parecer bonito? Menos. Por compreender os assobios à vencedora? Epá, eu também compreendo, pelos mesmos motivos.

    Assim é que é, Catarina.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:45

    Continua Catarina,

    Portugal só avançará assim...se todos 'venderem' a sua opinião, liberdade e gosto pessoal a quem lhes paga. Espero que não te percas ainda mais...o lixo já é muito...serias um desperdicio.
    Já agora...ouvi-te dizer, muitas vezes, PESSOALMENTE, que a Vanessa era a melhor a concurso...e que a 'Alvorada' era uma música estupenda...e que deveria vencer. Mudaste de opinião nestes meses foi? Ou obrigaram-te a muda-la? Catarina, pequena, nem sempre quem nos paga tem razão. És livre. Não te percas por esses caminhos...vais mal!

    ResponderEliminar
  11. Sofia17:00

    Mimada? Finalmente uma entrevista como eu queria ver! Não é daqueles que diz tudo para agradar, mas diz sim o que pensa, sempre de forma educada. Assim é que é!
    E a pergunta sobre as vitórias da Filipa no FS e no FC (que ponho a hipótese de ter sido feita para picar, pois já ouvi esse argumento inúmeras vezes em "guerrinhas" sem sentido) foi muito bem respondida!
    Muitos parabéns pela entrevista. Não acho que esteja má. De todo!
    A Catarina disse o que achava e sempre com uma postura excepcional.
    Eu não percebo. Toda a gente pode fazer certas críticas mas depois, quando são os artistas a dizer precisamente o que toda a gente pensa, já lhes fica muito mal e "ai que não pode dizer uma coisa dessas". Antes frontalidade com educação do que hipocrisia para agradar.

    Parabéns pela entrevista!

    ResponderEliminar
  12. Luís20:22

    A Vanessa é uma cantora estupenda, claro que é. A melhor cantora a concurso? claro... Agora que a Alvorada seria "estupenda" não acredito que a Catarina tenha dito, não existia essa música a concurso. Dependerá de quem a grande voz da Vanessa chega para abafar e esquecer a música ou não. Não sei se chegará para a Catarina, para mim nunca chegou :S É o mesmo que dizerem que até gostam da Catarina mas que a música era pimba, ambas boas cantoras mas com músicas que nao agradam a determinados tipos.

    Quanto à entrevista tá símples e educada, não é preciso dizer por muitas palavras o que se sente, todos percebemos que está a continuar a sua vida e que po Festival é mais do que passado. Já que nunca disse o que pensava destas situações, chegou o tempo de dizer e no tempo certo. Deixou acalmar e deu a sua opinião elogiando "Há Dias Assim", como sempre fez. Uma bela entrevista, sem fugir às perguntas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:23

    Concordo com quem diz que, nesta entrevista, a Catarina demonstra ser uma menina mimada.

    ResponderEliminar
  14. De Colega para Colega ;)00:25

    Oh rapariga, os estragos que tu já consegues fazer!!
    Apesar de muito jovem, já sabes a fórmula do sucesso :)
    E isso só pode ser fruto de muito trabalho, boa capacidade de observação e análise, assim como, estares bem acompanhada por pessoas experientes nas mais variadas áreas.
    Apareces só quando é necessário, não te impões a ninguém e quando surges como de uma Fénix renascida, és o brilho que se vê e se sente!
    Não te deixes impressionar pelo escárnio e mal dizer, porque isso... faz parte do jogo.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo03:06

    A entrevita é clara, simples e pautua pelo bom senso, o que nunca faltou a Catarina Pereira. Educada, inteligente, desde muito cedo com boa formação na dança e depois no canto, com bom suporte de fãs e família, que nunca deixou dúvidas quanto à sua determinação. É provável que a sua trajectória contnue em ascenção com projectos bem definidos, sem nunca "atropelar" ninguém. De certeza que não é esse o seu lema. E, é escusado tentarem remetê-la para situações inapropriadas. A verdade foi dita, já milhares de vezes, e ninguém se tome por esperto..., porque se houve dúvidas, felizmente, dissiparam-se. Catarina Pereira é marca de sucesso! Parabéns. Felicidades: um seu fã que lamentou, como muitos milhares, as loucas irresponsabilidades de quem devia ter juízo!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:30

    A incapacidade de reconhecer o brilhantismo da Filipa no ESC diz tudo acerca do seu mau perder... É pena...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:07

    A catarina é humilde; receio que esteja a ser mal aconselhada por algum produtor arrogante

    ResponderEliminar
  18. Esta mulher é incrivel! Quantos comentários consegue com uma símples entrevista... mesmo quuem não gosta comenta :) Desde quando é que não se é humilde por dizer verdades? LOL Viva Portugal dos pequeninos...´A Filipa só teve brilhantismo, para quem ela consegue brilhar. Tudo é relativo, meus camaradas e para o ano HOMENS DA LUTA!!!

    Repare-se que mais de metade dos comentários negativos é da mesma pessoa e pelo que diz, algum dos produtores arrebatados pelas duas primeiras classificadas. As mais novas foram as duas primeiras classificadas do Festival e isso faz muita asia!

    ResponderEliminar
  19. Sofia23:19

    Mas onde é que está a incapacidade de reconhecer a Filipa?!
    "Faço um balanço positivo da representação portuguesa."...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo15:44

    Continua, Catarina, pessoas como tu precisam-se

    ResponderEliminar
  21. Anónimo09:49

    Enquanto estiver mal rodeada, nao vai conseguir ter qualquer carreira na música. O mesmo aconteceu, infelizmente, com a Vânia Fernandes.

    ResponderEliminar
  22. Engraçado que ninguém que foi a Eurovisão desde Rui Bandeira tem carreira na música... não é por estar "mal rodeada". Além disso VÂnia Fernandes tem carreira musical, não é de grandes massas. Está pior rodeada a Filipa Azevedo com os mamões dos primos e dos Anjos que colocaram o cd dela à venda nos supermercados a 3euros, a Vanessa que não tem qualquer carreira musical e sempre que vem ao Festival é com músicas que o público não se identifica e custa-me a perceber que até ela se identifique já que o público dela é o gay lisboeta com ela a cantar músicas do pior que se faz na América. Pior está também, Simone de Oliveira que também não tem qualquer carreira actual na música. Estará ela também mal acompanhada?
    Sei de fonte segura o que a Catarina certamente também saberá acerca da escolha do júri (que não foi pela composição nem pela voz da rapariga com toda a certeza) e por isso faz estas criticas que penso que deveriam ser bastante mais severas. Um manda-chuva ligado à RTP ter contratado júris em lugares estratégicos a dar votos nulos à potencial vencedora é digno de um grande escândalo que só não existe pelas francas audiências do Festival RTP e pela falta de interesse comúm no programa. Fosse outro programa líder e o rumo seria diferente. Fico triste com a entrevista e a Catarina deveria ser mais dura quando se refere ao tema. Eu próprio não gosto de "Canta por Mim" e prefiro "Há Dias Assim" porque é puro anos 90 mas não posso compactuar com este engano público de uma estação de televisão.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo20:54

    RITA GUERRA! E a Vanessa e a Filipa irão ter carreiras espectaculares!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo13:54

    Repor verdade@ tens direito, como eu, a ter opiniao. Mas o que eu te vou dizer são FACTOS: Rui Bandeira tem carreira, e muito boa, com mais de 50 espectaculos so neste verao. Os MTM separaram-se, o Marco é professor de música e o negro nao faço ideia; a liana tem muita carreira internacional como membro dos Lisboa Stockolm Project e agora como actriz principal da peça "Fado"; a Rita Guerra tem uma elevada carreira; a Sofia Vitória faz parte do grupo de Julio Pereira e tem tambem uma grande carreira, ainda em Julho deu concertos em Espanha e Italia; os 2B nunca foram grupo, mas a Luciana tem a fama que todos sabem; as Nonstop terminaram mas a Liliana e a Andrea têm carreiras solidas com espectaculos que se fartam durante todo o Verao e nao so; a Sabrina lançou CD mas parece que nao tem carreira; a Vânia nada tem, a nao ser espectaculos de caridade na Madeira e pouco mais cantando covers; os Flor-de-lis lançaram-se no FC, têm CD e fartam-se de dar concertos.

    Queres mais FACTOS?

    A catarina ainda poderá vir a ter uma carreira para além de papeis super secundarios em peças do La Feria, mas neste momento nao tem nada. E, repito, enquanto estiver mal acompanhada, nao terá.

    E sobre os boatos que lanças dos juris... boatos e nada mais. Lançados atraves de paginas de Facebook de pessoas muito ligadas à Catarina, infelizmente. FACTOS.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18:43

    É preciso ter atenção que o produtor nao está ligado á musica, não é essa a profissao dele, por isso nao o podem condenar por isso

    ResponderEliminar
  26. Anónimo19:03

    A Vânia faz parte do projecto "cumplicidade",com o Júlio Resende e tem feito vários espectáculos... Faltou essa informação...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo22:49

    E...o que para aqui vai!
    Aqueles que te fazem ameaças veladas, esquecem-se que o Salazarismo já acabou há muito tempo (se é que sabem o que isso é).
    Se estamos num país onde é muito fácil tentar fazer mal a alguém, também é igualmente fácil saber quem o faz (somos uma aldeia).
    Isso de te chatearem em relação ás pessoas com quem te relacionas ou trabalhas, isso é mais uma desculpa como outra qualquer. Se os teus amigos ou colegas de trabalho são pernetas,têm sida,cheiram mal dos pés, ou tantas outras coisas... e mesmo assim tu brilhas, é porque eles valem todos apena!
    Uns poderão ficar emocionados, só pelo facto de estarem no mesmo espaço que tu, outros... poderão ficar incomodados por não gostarem do teu branco do olho :)
    São as pequenas singularidades da vida.
    Força Catarina!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.