Slider

[Rumo à Alemanha] Carlos Costa fala ao ESC Portugal

49

O madeirense Carlos Costa saltou para as luzes da ribalta aquando da sua participação no programa de talentos da SIC “Ídolos”, no final de 2009. No seu primeiro casting cantou um tema eurovisivo, “Invincible” (Suécia, ESC 2006). Marcou o programa com a sua imagem pop, jovem e arrojada. Carlos é um eurofã, uma verdadeiro seguidor do Festival da Canção e da Eurovisão. Está neste momento a preparar o seu primeiro trabalho de originais e, nesta entrevista ao ESC Portugal, não esconde a sua ambição de representar Portugal na Eurovisão. Com que ingredientes? “Ritmo, poder, dança, alegria, luz, sensualidade.” Para ele, uma coreografia no Festival é um aspecto muito importante numa actuação e tem de estar perfeitamente pensada e ensaiada “desde o primeiro segundo até ao último”. Participar no FC no próximo ano? “Depende da proposta e do tema.”
Nesta entrevista, Carlos fala também dos festivais da canção que ganhou na Madeira, da “pressão” do Ídolos, e da sua opinião acerca do ESC e do FC. Sobre este último defende 100% televoto, é contra a regra da obrigatoriedade da língua portuguesa e diz que Portugal só não ganha a Eurovisão porque “não quer”.


[ESC Portugal] O Carlos ficou em 3.º lugar na última edição do programa Ídolos (SIC). Como recorda esta experiência que lhe deu uma grande notoriedade e visibilidade públicas?
[Carlos Costa] Foi sem dúvida uma experiência engraçada que me ajudou a subir na carreira. Como tudo passei por momentos bons e menos bons. Dias de stress, muita pressão, muito trabalho, dedicação. Acho que o terceiro lugar foi muito bom.

Antes do Ídolos, o Carlos participava já em diversos festivais da canção, na Madeira, e ainda integrou o elenco de alguns musicais, como o “High School Musical”. A música e o mundo do espectáculo sempre foram um sonho e um objectivo de vida para si?
Sim, fiz vários musicais e ganhei muitos prémios em competições de talentos na Madeira o que me deu um bom curriculum. A música sempre foi tudo o que eu quis para a minha vida. Sei que se tiver que servir às mesas (o que farei com muito orgulho) irei servi-las a cantar.

Durante o programa da SIC o Carlos cultivou uma imagem pop, sempre fiel aos seus gostos pessoais e à sua forma de ver a música. Sente que ainda existe muita resistência (leia-se preconceito) por parte do público e da indústria musical quanto à música e à imagem pop feitas em Portugal?
Os portugueses têm vergonha de admitir que gostam de música Pop, comercial, ligeira. Mas a verdade é que é o que mais vende no país. Fala-se muito mal dos grandes produtos musicais no comércio em Portugal. Mas a verdade é que os mesmos estão sempre nos tops de vendas (Ex: Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna).

A que projectos se está a dedicar neste momento?
Ainda é cedo para avançar mais mas estou a trabalhar no meu primeiro álbum de originais.

O Carlos nunca escondeu que é um grande fã do Festival da Canção (FC) e do Festival da Eurovisão (ESC). No seu primeiro casting no Ídolos cantou “Invincible”, da cantora sueca Carola (ESC 2006). Foi algo planeado, ou aquela canção surgiu-lhe naquele momento?
Foi planeado porque considero que é um tema que demonstra as capacidades vocais de qualquer cantor. Por acaso em 2007 um dos festivais de música que ganhei foi com um cover da "Invincible".

Durante a sua participação no Ídolos, alguma vez colocou como hipótese à produção do programa cantar um tema que tenha passado pelo FC ou pelo ESC? Gostaria de o ter feito?
Se tivesse chegado à finalíssima teria cantado a "Invincible" (ESC 2006) (porque os finalistas tinham que cantar o tema que cantaram no primeiro casting) e a "Be My Valentine" (ESC 2009). Quando saí já tinha escolhido as músicas para a finalíssima caso lá chegasse.

Considera estes Festivais (FC e ESC) importantes para a música nacional e europeia, assim como para a divulgação de talentos?
Isso nem se pergunta. Claro que sim. A Eurovisão é uma máquina de comércio e negócio musical. Assim como uma das grandes impulsionadoras de talentos. Infelizmente em Portugal isso já não é assim. Porque não há nada que lance novos talentos no país neste momento. Somos apenas produtos que somos usados e deitados fora como pastilha elástica. Só os lutadores ficam e mesmo assim os "velhos" talentos fazem de tudo para arrasar com os novos chamando-nos de amadores.

Quais as suas canções predilectas do FC e do ESC de todos os tempos?
As minhas canções predilectas são:

FC: Desfolhada - Simone de Oliveira (1969), Senhora do Mar - Vânia Fernandes (2008), Há Dias Assim - Filipa Azevedo (2010), Todas As Ruas Do Amor - Flor-de-Lis (2009), Alvorada - Vanessa (2010), Yes We Can - Luciana Abreu (2009).

ESC: Wild Dances - Ruslana (Ucrânia - 2004), My Number One - Helena Paparizou (Grécia - 2005), Invincible - Carola (Suécia - 2006), Ninanajna - Elena Risteska (Macedónia - 2006), Show Me Your Love - Tina Karol (Ucrânia 2006), Molitva - Marija Serifovic (Servia 2007), Yassou Maria - Sarbel (Grécia - 2007), Shady Lady - Ani Lorak (Ucrânia - 2008), Senhora Do Mar - Vânia Fernandes (Portugal - 2008), Is It True - Yohanna (Islândia - 2009), Be My Valentine - Svetlana Loboda (Ucrânia 2009), Há Dias Assim - Filipa Azevedo (Portugal 2010) e Run Away -Sunstroke Project & Olia Tira (Moldávia - 2010).

Qual é, na sua opinião, o motivo que fez com que Portugal ainda não tenha ganho o Festival da Eurovisão?
Sinceramente?? Portugal não quer ganhar!! Se quisesse já teria vencido. Preferem gastar milhões em futebol do que gastar poucas centenas em música. É pena.

Alguma vez pensou em poder vir a representar Portugal na Eurovisão? Coloca essa hipótese? Se participasse, que tipo de música gostaria de levar?
Sendo fã do festival e cantor ao mesmo tempo... claro que já. Se participasse seria com algo dentro do género da Helena Paparizou. Ritmo, poder, dança, alegria, luz, sensualidade. Seriam alguns dos ingredientes para me fazer pisar o palco do festival.

Acha importante que, na Eurovisão, cada país tenha na sua canção representada a sua língua nativa ou considera que deve haver liberdade quanto à escolha da língua?
Eis um dos nossos erros... cantar somente em português?? Eu amo a nossa língua mas... Já imaginaram o que seria nos dias que correm o vencedor do Eurofestival correr a Europa numa tournée após ter vencido com uma música somente numa língua?? O francês e o espanhol ainda são línguas que são de certa forma consideradas "internacionais", já o português nem por lá passa. Aliás é das línguas mais difíceis de aprender da Europa. Acho que os temas de Portugal deviam ser cantados em inglês e em português. Também por uma questão de respeito para com os ouvintes, pois todos merecemos perceber a mensagem da letra.

Na sua opinião, no Festival da Canção o resultado final devia ser 100% decidido pelo público, 100% decidido pelo júri ou continuar com 50/50? E na Eurovisão?
Acho que a decisão devia ser tomada somente por televoto. Visto que grande parte da selecção nem passa pelo público. Por exemplo o FC: a RTP recebe mais ou menos 500 temas ou mais por festival e só são publicados no site 24... alguém tem que escolher o melhor também é verdade mas... já que existe essa fase... deixemos o público escolher o resto.

Nos tempos que correm, uma boa performance em palco conta muito para o resultado final. Se fosse seleccionado para representar Portugal na Eurovisão, apostaria em deixar a canção “falar por si”, ou acrescentaria, por exemplo, uma coreografia arrojada?
Claro que a dança faz cada vez mais parte de um espectáculo completo. Tendo em conta a experiência de dança que tenho adquirido nos últimos anos, obviamente tudo estaria estudado e coreografado desde o primeiro segundo até ao último.

Nas semanas que antecederam o Festival da Canção 2010, circulou uma informação que dava conta que, supostamente, os produtores da canção concorrente ao FC 2010 “Canta por Mim” teriam convidado o Carlos para ser o intérprete do tema. Confirma esta informação?
Esse assunto já me trouxe alguns problemas como tal não vou comentar. Tendo em conta que na altura das inscrições e da votação online do festival 2010 eu ainda estava no "reality show", pois a minha saída foi a 31 de Janeiro de 2010, não podia aceitar qualquer tema para o festival.

Por último, se recebesse um convite de algum produtor musical, com vista a participar no Festival da Canção 2011, aceitaria?
Depende da proposta e do tema.


Imagens: recursos escportugal.pt.vu, Carlos Costa
49
( Hide )
  1. Anónimo09:18

    A resistencia que há em Portugal não é contra a imagem Pop... para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:23

    Achei piada a esta entrevista e, já agora, obrigado ao André por continuar a escrever no escportugal numa altura que vários editores e o dono do site vao saindo. Mas faltou uma pergunta importante relacionada com o tema que o carlos costa (CC) enviou para o FC 2009 e que nem sequer passou à votação online! Acho piada o CC dizer que a RTP só não ganha porque não quer, e ele proprio manda uma canção que era do pior que há (ela circulou na net na altura, ainda deve andar no youtube)

    ResponderEliminar
  3. Excelente entrevista! Excelentes palavras!

    Neste momento, o Carlos é o único cantor em Portugal capaz de lançar o nosso país neste desafio da Eurovisão. Tudo o resto, e desculpem a expressão, "é mais do mesmo"!

    E não concordo com o facto de se ter apenas de cantar Português. Se todos os países cantassem na sua lingua materna, acharia bem. Mas assim, e sendo que está mais que provado que são as canções em Inglês que têm mais impacto lá fora, porque não evoluirmos um pouco de mentalidades e tentarmos lutar por um lugar não apenas na final, mas no topo!? Não é uma questão de desprezar a nossa lingua, mas antes de nos ajustarmos aos nossos tempos. Parece que Portugal "parou no tempo", e não acompanha aquilo que é feito lá fora: na musica POP, na Eurovisão, etc.

    Por isso é que acho que o nosso país é pequeno demais para o Carlos, porque o talento dele merece muito mais do que um povo que só sabe fazer juizos de valor; um povo preconceituoso, que não apoia aquilo que tem de melhor.

    Fomos sempre assim, infelizmente! E para vingar é preciso realmente uma projecção internacional! De resto, temos na Nelly Furtado um execelente exemplo disso.


    Força Carlos!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:27

    Ele até pode concorrer com boa música e coreografia mas o efeito penso que vai ser um milan da servia ou qualquer coisa do genero...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:40

    "Ritmo, poder, dança, alegria, luz, sensualidade" - Catarina Pereira tinha isso tudo, é estranho ele não gostar.

    ResponderEliminar
  6. O problema de Portugal é haver pessoas preconceituosas que avaliam os outros pelas "aparências", e que não têm sensibilidade para ver para além disso.

    É tão facil deitar os outros abaixo; é tão facil criticar; é tão facil apontar o dedo; mas lutar e tentar fazer melhor, fazer diferente, poucos se podem orgulhar disso!

    Força Carlos!

    ResponderEliminar
  7. adorei... foste sincero...
    mas a vida é mesmo assim, normalmente os que não sabem fazer melhor são os que mais criticam...
    mas com o apoio dos simbas hás de representar portugal na eurovisão...
    força rei.... nós estamos contigo
    Ass:eliana

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:40

    Carlos = Milan Ok, ok sempre ficou à frente da Felipa

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:40

    Obrigado Eurico pelas entrevistas do "Rumo a Oslo" e parabéns André pelo "Rumo à Alemanha"! Boas iniciativas por gente competente. Por favor não deixem morrer o certame e continuem a actualizar o site.

    W

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:00

    Por favor, vamos outra vez para a formula de levar Amadores ao ESC? Temos é de reivindicar por profissionais

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:06

    Eu sinceramente não sou grande fã dele, ele até canta razoavelmente bem, não têm uma grande voz, mas sabe usar bem a voz que tem, mas acho-o demasiado espalhafatoso e sinceramente não acho que tenha uma boa imagem, mas se ele tiver uma boa musica e melhorar certas coisas apoiarei a sua participação no FC. Gostei da entrevista dele, confesso que me surpreendeu, só achei uma coisa realmente estúpida, que é o facto de ele achar que a musica que deve representar Portugal na Eurovisão para ter sucesso tenha de ter "Ritmo, poder, dança, alegria, luz, sensualidade" e a musica da Catarina não estar nas suas preferidas do Festival da canção, uma vez que foi a única musica em muitos anos de festival da canção que teve isso tudo, e mais engraçado de tudo é o facto de dizer que se participa-se seria com algo do género da Helena Paparizou, isto não deixa de ser estranho uma vez que a canção da Catarina era do género. Sinceramente isto a mim cheira-me mais a dor de cotovelo que a outra coisa devido ao facto de não ter sido ele a interpretar o tema. Mas de resto até acho que deu uma boa entrevista. Espero que se realmente estiver interessado em participar no FC que traga algo realmente bom, espero que surpreenda.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:06

    Gostei da entrevista, acho que esteve muito bem, e gostava de o ver participar para o ano! Força nisso! :)

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente sou fã do Carlos, agora ele não pode dizer certas coisas. Então Portugal não ganha porque não quer? Porque mete dinheiro é no futebol????? isto quer dizer o quê Carlos? Está a assumir que só ganha quem paga? que há corrupção no Eurofestival? Isto é grave!!!!!
    E achas que a escolha do vencedor deve ser 100% por televoto???? Este é o principal problema de não ganharmos, isto é o responsável pela descredibilização ano após ano do Eurofestival, este tipo de votação é que leva ás melhores músicas ( Roménia, Moldávia, Grécia, e a melhor de todas ISLÂNDIA), a ficarem com classificações surreais!!!!
    PARA O EUROFESTIVAL GANHAR CREDIBILIDADE A PRIMEIRA COISA A FAZER É ACABAR COM O TELEVOTO E COLOCAR UM JURÍ DE 5 PESSOAS COM CURRICULO INQUESTIONÁVEL NA MUSICA A DECIDIR!!!

    No actual sistema que o Carlos concorda, até podes levar a melhor musica do planeta, entre o 15º e 25 º estás garantido, isto é se por um milagre passares a semi-final.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:32

    E porque não esclarece ele os boatos sobre ele cantar uma música do Carlos Coelho?
    Há uns meses andou nas revistas a falar disso... agora fica de boca calada... ahahaha

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:40

    É evidente que ele despreza o "Canta por mim" por todos os problemas que lhe trouxe. É lamentável que não consiga separar a razão da emoção, mesmo que isso possa ser dificil. Eu até gostava dele no Ídolos e dei-lhe os meus votos e apoio até ter saído, mas depois do que se passou com a Catarina e o desprezo que ele deu, nomeadamente com o seu "ferveroso" apoio à Vanessa (para deitar abaixo a Catarina), desceu muito na minha consideração. É um puto....

    ResponderEliminar
  16. O mais posso eu dizer ?
    O Carlos sempre foi sincero e muito fiel aos seus gostos ... Concordo com o que ele disse ... E pró ano é CARLOS COSTA NA EUROVISÃO !! Eheh :b

    FORÇA Carlos , Tu sabes que os teus fãs estão contigo !!

    ResponderEliminar
  17. Aprecio muito a sinceridade do Carlos.
    Se para o ano o Carlos participar na Eurovisão eu tenho a certeza que Portugal vai ARRASAR !
    Na minha opinião , o Carlos é a pessoa mais indicada para representar Portugal ...

    "Ritmo, poder, dança, alegria, luz, sensualidade" é isto que normalmente falta ... Para o ano eu acredito sinceramente que há uma probabilidade grande de ganharmos ... Com o Carlos ao micro ninguém o pára eheh :)

    CARLOS ÉS O MAIOR !! Eu acredito nas tuas capacidades !
    Os teus apoiantes/fãs ( Simbas ) vão todos dar-te apoio , tenho a certeza , já para nao falar do resto de Portugal :D

    Que fique já aqui dito: Eu quero mesmo mt que para o ano o Carlos vá representar Portugal ! ;)

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Epah, aprendam a digerir as opiniões dos outros! Sim, na eurovisão alguns países só ganham por causa da política. São comprados, ou acham que nós não temos talento suficiente e por isso nunca ganhamos? portugal devia dar importãncia a menos a Cristianos Ronaldo's e gastar menos dinheiro em vuvuzelas e apostar mais na cultura musical.

    E sim, é verdade! este país acha-se muito rockeiro e tal, ninguem gosta de Rihanna, Beyoncé e Lady Gaga, ou então qando gostam é porque lançou uma música 'buéda fixe' que toca das discotecas nacionais. O POP é um grande estilo musical e que devia ser mais valorizado, SIM, PORQUE HÁ MUITA GENTE QUE ACHA QUE POP É PIMBA, ENTAO ISSO QUER DIZER QUE NÓS OUVIMOS 'PIMBA' A TODA A HORA PORQUE SÃO ESSES ESTILOS MUSICAIS Q MAIS SE VENDEM.

    Divirtam-se

    ResponderEliminar
  20. Palavras para quê...?
    Como sempre o Carlos soube responder de forma inteligente às questões que lhe foram colocadas, deixando bem patente a grande 'paixão' que tem pelo Eurofestival da Canção.
    Como grande artista que é, com os atributos já sobejamente conhecidos de todos, aceitará com certeza uma proposta que dignifique Portugal e os seus dotes fantásticos como cantor e dançarino.
    Penso que só com o Carlos Costa Portugal terá a derradeira oportunidade de brilhar lá fora, com a qualidade que há muito esperávamos!
    Aproveitemos então este jovem talento com toda esta garra, presença de palco e paixão pela música, qualidades tão essenciais e tão difíceis de se encontrar hoje em dia numa só figura pública!
    FORÇA CARLOS RUMO À EUROVISÃO!
    CONTAMOS CONTIGO!!!
    Ana Maria de Viseu.

    ResponderEliminar
  21. ORA NEM MAIS

    Esta entrevista ta excelente, o Carlos é o único cantor capaz de levar portugal a eurovisão, e deixar marca, fazer com que portugal ganhe, e deixar muito gente boquiaberta.

    FORÇA CARLOS

    ResponderEliminar
  22. Parabens Carlos pela entrevista!!!
    Tens tudo o que é preciso para concorrer e conquistar os Portugueses para começar, e a Europa para acabar.
    É pena que os Portugueses pensem tão pequeno e sejam tão preconceituosos mas tenho a certeza pq já te conheço um pouco que terás a força e a sabedoria para mudar a ideia das pessoas em relação a ti e á musica pop que é feita em Portugal em geral.
    és muito talentoso, tens as ideias muito bem defenidas, tens bom gosto, se concorreres, tenho a certeza que será uma grande canção acompanhada de uma excelente perfomance ..... em relação aos votos; nós ESTAMOS AQUI !!!!!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo23:22

    O carlos enviou SIM um tema para o festival 2009, foi desclassificado por nao ter idade. O Jornal da Madeira fartou-se de dar notícias disso EU LI. è natural que ele queira esquecer esse momento, pois a canção era muito má

    ResponderEliminar
  24. Anónimo23:22

    Que giro... O "AQUI" diz que se chama Joana, mas se clicarem no nick dele, é o próprio Carlos Costa! looool Sr. Carlos, se não gosta dos comentários das pessoas, não dê entrevistas... nao venha é para cá assinar como "Joana" e depois esquece-se de que aparece o seu próprio blog na assinatura... -.-' que ricas estrelas temos nós em Portugal... -.-' Ridículo.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo09:58

    Sinceramente não sei porque é que acham que o Carlos será o salvador da pátria na eurovisão, só porque ele canta (que quanto a mim ele não têm assim uma grande voz) e dança, até porque se a musica não for boa não há dança que lhe salve. A eurovisão é um concurso de canções e não de cantores.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo10:29

    entao sr anónimo mande para aqui o link do tema para comprovarmos que diz a verdade (:

    ResponderEliminar
  27. Patricia10:33

    Conhece bem o ESC e o FC e sabe qual os "ingredientes" para uma musica resultar lá fora...

    Adorei!!!Espero mesmo vê-lo no FC do ano que vêm e que me surpreenda...=)

    ResponderEliminar
  28. Anónimo10:53

    Acho piada o Carlos Costa mandar pra aqui comentarios como se fosse outra pessoa. AHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  29. Anónimo11:07

    quando o carlos entrou no idolos, ele retirou do Youtube todos os videos dessa canção. Mas o escportugal sabe, e os membros do forum tambem sabem, pois o video circulou o ano passado, e o proprio carlos enviou centenas de mails a divulgar isso mesmo

    ResponderEliminar
  30. Anónimo12:27

    alguém se lembra do nome dessa canção? lol ai adorava ouvir XDDD

    ResponderEliminar
  31. Anónimo, ja viste que és um triste, nao deves ter mais nada para fazer, entao passas aqui a vida a fazer comentários, mas se pensas que vais afectar o carlos, ui tas muito longe disso, o carlos sabe as capacidades que tem, sabe perfeitamente que é capaz de representar portugal, e fazer-nos chegar pela primeira vez a eurovisão.

    CRESCE E APARECE


    FORÇA CARLOS

    ResponderEliminar
  32. Anónimo14:56

    Joana Vicente@ mas alguem está a querer afectar o Carlos? A sua mãezinha não a ensinou a ser educada? Aquilo que se escreveu atrás são FACTOS: O Carlos enviou uma canção para o FC 2009, estava no youtube, foi publicada no forum do escportugal, foi noticiado no Jornal daqui da Madeira (chama-se mesmo "Jornal da Madeira"). Se a menina não acredita, problema seu. E, já agora, agradeço que não me volte a dirigir a palavra. Obrigada.

    ResponderEliminar
  33. Não, o Carlos não mandou nenhum tema na o FC, ele cantou foi um tema da Eurovisão, que foi a 'Hero'.

    E já agora, não, não foi o Carlos que comentou esta entrevista, mas sim a prima dele que sim, se chama Joana, podem perguntar a Joana Vicente, a Vanda, a Ana Maria, a quem quiserem, que todos afirmarão que ele tem uma prima com esse nome e nós também já conhecemos minimamente bem o Carlos para sabermos que ele não ia dizer o que está no comentário e por as culpas noutra pessoa e que também quando ele tem algo para dizer, que ele diz-as na cara.

    Agora digam se acham que agiram bem. Sim, a conta é dele, o nome é dele, o blog é dele, MAS O COMENTÁRIO NÃO É DELE!!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo15:15

    Retiraram do youtube, mas sigam:
    site: www.escportugalforum.pt
    post: ESC 2009 - Moscovo, Rússia
    post: Portugal 2009
    Página 4

    O video foi removido pelo autor, mas dá pra ver que aquilo foi falado... se foi!!!

    ResponderEliminar
  35. o Carlos esta de parabens pela entrevista,foi super sincero naquilo que disse.
    eu so tenho pena é que venha para aqui gente triste sem nada para fazer criticar o Carlos.

    força nisso meu Carlos, a eurovisao vai ser nossa graças a ti

    ResponderEliminar
  36. Anónimo15:47

    Se forem ao site Festivais RTP, no arquivo de 2009, refere que o Carlos Costa enviou um tema para o festival. Foi logo dos primeiros, pelos vistos

    ResponderEliminar
  37. Anónimo15:49

    Eu nao gosto dele e lembro-me bem do quanto ele foi criticado em 2009, mas se ele quiser mandar uma cançao em 2011 força nisso ca estamos nós para julgar a tua canção e se for boa, por mim tudo ok

    ResponderEliminar
  38. Anónimo17:57

    Carlinhos gosto muito de ti e quero-te na eurovisão mas fazeres-te passar por outras pessoas não :S

    ResponderEliminar
  39. Adorei a entrevista:) Está espectacular. o nosso Carlos foi bastante sincero no que disse.

    Não acho é graça nenhuma virem pessoas aqui falar mal sem saberem o que dizem mas enfim...

    É claro que o Carlos é o MELHOR e tem mais que capacidades para ir representar Portugal á Eurovisão e se o fizer vai ser espectacular. Vamos ganhar de certesa.

    FORÇA CARLOS ESTAREI SEMPRE AQUI PARA TE APOIAR, EU E TODOS OS TEUS FÃS:)

    SUSANA CASTRO DOS SIMBAS.

    ResponderEliminar
  40. Acham que vale mesmo a pena saber de "outras canções"?

    Não é dum projecto vencedor que estamos “todos” à procura?


    Ora vejamos...
    Como se não bastasse a moda Mundial África 2010… Waka Waka... Mother Afrika...
    2011 É O ANO INTERNACIONAL DA DESCENDÊNCIA AFRICANA e o Carlos Costa, além do excelente cantor e intérprete que é, tem cara de FILHO DE ÁFRICA (fusão do sangue africano com o árabe). Já aqui dei a ideia de juntar Carlos Costa à Sónia Tavares (e acrescento, agora, a Sara Tavares) num projecto O AMOR NÃO TEM COR (PORTUGAL INCLUSIVO)…
    Sinceramente acho que seria uma boa “Selecção Nacional”. Assim aceitassem eles representar Portugal e a RTP quisesse ganhar O ESC. A letra seria num português “afro-básico” ou mista, com parte em inglês, à base de frases e palavras simples, mas cheias de significado, a ficar no ouvido, num tema actual e universal, bem produzido… tipo fusão de “Pop Tradicional + Arábia + África …”

    2011 não será ano para folks Balcãs, nem vikings, nem para composições clássicas… A moda será pop Afro-árabe. E Portugal e França estão na linha da frente…

    É o que acho…

    ResponderEliminar
  41. Anónimo14:16

    Acho piada a "se a RTP quisesse ganhar o ESC"

    Até parece que não quer e até parece que essa é a formula mágica, como se houvesse formulas mágicas. Enfim

    ResponderEliminar
  42. Anónimo21:50

    O CARLOS NUNCA MANDOU NENHUM TEMA PARA O FESTIVAL COMO A NOSSA JOANA DISSE: ELE EM 2009 TINHA 16 ANOS E ERA NECESSÁRIO 18 EM 2010 ESTAVA NO IDOLOS E EM 2011 VAI GANHAR Á PRIMEIRA!! VAI CARLOS!!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo21:52

    O DINHEIRO QUE ELE FALA É A FALTA DE APOIO FINANCEIRO PARA UMA PERFORMANCE QUE CONQUISTE A EUROPA. PARA ALÉM DISSO A FALTA DE DINHEIRO PARA PROMOVER A CANÇÃO PORTUGUESA ALÉM FRONTEIRAS.

    ResponderEliminar
  44. Enfim,

    Não é apenas para quem quer… É para quem QUER e GOSTA e, sobretudo, para quem PODE!

    Quem não gosta, não quer ver.
    Quem não quer ver, não vê.
    E quem não vê, não pode!

    Por outras palavras, ganhar é a sorte do projecto.
    Não aposta, não ganha! Não tem projecto, não ganha!

    A “fórmula” não é “mágica” porque a magia não existe.

    Enfim…

    ResponderEliminar
  45. Anónimo19:18

    CARLOS DISSE QUE PORTUGAL TINHA QUE CANTAR EM PORTUGUÊS E EM INGLÊS,ISSO NUNCA,PARA NÃO FICAR NA ÚLTIMA POSIÇÃO.CANTAR SÓ EM INGLÊS PARA VENCER.EM PORTUGUÊS PARA FICAR NO TOP 5.OS PORTUGUESES GOSTAM DAS OUTRAS MÚSICAS INGLESAS CANTADAS PELOS OUTROS PAÍSES COMO A ROMÉNIA ETC.E QUEREM QUE PORTUGAL CANTE EM PORTUGUÊS.ISTO NÃO SE PERCEBE!OS PORTUGUESES GOSTAM DE MÚSICA POP E GOSTAM DE GRUPOS PORTUGUESES QUE CANTAM EM INGLÊS.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo05:16

    A Joana e a Isabel são duas amigas do Carlos que tratam do blog dele em e ajudam-no em tudo. Os simbas conhecem muito bem a Joana e a Isabel. Se forem ver o blog existem vários posts no nome delas. Inclusivé acho que a Joana é prima dele. Ele teve a dizer-nos que pediu a Joana para não por o blog em causa por causa de pessoas que não têm mais nada que fazer sem ser criticar. E pediu a prima para tirar o coment. Ela acho que tirou. Nós perguntamos se era ele!! Ele explicou a situação. Quanto ao tema do festival ANONIMO, foi um cover da música Hero que ele fez!! Que representou a suécia em 2008. E um site fez uma votação para nomear nomes para o festival 2009. O carlos foi o 16º mais votado. O vídeo do cover servia somente para o representar na nomeação

    ResponderEliminar
  47. Sofia00:11

    Gostei da entrevista. Concordo com a maioria das coisas, principalmente quando ele diz que os programas usam os talentos, mastigam-nos e deitam-nos fora. Infelizmente é assim.
    Acho que quando ele falou de dinheiro não foi para falar de corrupção, mas sim de investimento no Festival.
    Tenho que referir, no entanto, a situação em que ele diz que cantar em inglês também passa por respeito aos ouvintes "pois todos merecemos perceber a mensagem da letra. ". Não concordo. Há quem não fale inglês e também podem pedir traduções da música. Acho ainda que o facto de se cantar em inglês não passa, de todo, pelo respeito pelos ouvintes para estes perceberem, mas passa sim, por os ouvintes perceberem para assim votarem mais. Não concordo com músicas cantadas totalmente em inglês. Chamem-me antiquada, chamem-me o que quiserem, mas se acham que para ganhar temos que ser iguais a todos os outros, tudo bem. Acho que uma das coisas mais bonitas que temos é precisamente o facto de nos mantermos fieis à nossa língua. Não descarto uma música cantada em português e inglês, se bem que pode não resultar, mas não sou grande fã de músicas totalmente em inglês. É muito... fotocópia. A Eurovisão é tão criticada por isso mesmo... Acho que uma das coisas mais bonitas em cantar outra língua é conseguirmos, mesmo sem perceber a letra, sentir o que a música quer transmitir. Dou como exemplo a música de Israel este ano. Não consigo imaginar a Milim em inglês.
    Também achei estranho, como outros, o Carlos descrever a música que faria e a sua música preferida para a Eurovisão com os mesmos atributos que correspondem à música da Catarina este ano e depois esta nem fazer parte das suas favoritas. No entanto, equaciono a possibilidade de, embora ter estas qualidades, ele não ter gostado da música.

    Desejo-te o melhor Carlos. Boa sorte se algum dia participares no FC :)

    ResponderEliminar
  48. Anónimo20:02

    EM OUTROS FESTIVAIS DA CANÇÃO PASSADOS,COM A RITA GUERRA QUE CANTOU EM PORTUGÊS E EM INGLÊS,E AS NOM STOP QUE CANTARAM EM PORTUGUÊS E INGLÊS FICARAM NAS ÚLTIMAS POSIÇÕES NA EUROVISÃO.E A LUCIANA ABREU E O SEU COLEGA, CANTARAM EM PORTUGUÊS E EM INGLÊS NA SEMI FINAL DA EUROVISÃO E NÃO PASSARAM Á FINAL.CANTAR EM INGlÊS E PORTUGUÊS,ISSO NUNCA.SÓ EM INGLÊS PARA VENCER.E PORTUGUÊS PARA FICAR NO TOP 5.

    ResponderEliminar
  49. Anónimo14:11

    O Carlos quando veio aqui comentar, a fazer-se passar pela Joana, disse que tinha feito elogios no blog às canções da Filipa e da Catarina no FC2010!!! lolol Eu sigo o blog e nunca vi lá elogios nenhuns a essas canções, era só NUNO E FABIA.. e quando esses foram de vela... já passou a pedir os votos para a VANESSA, de quem nunca tinha falado sequer...

    Parece-me muito interesseiro e dá ideia que apoiava toda a gente excepto a Catarina...

    E depois do FC 2010 acabar, já apoiava a FILIPA... lol

    Ou seja, apoiou o NUNO E FABIA... e qd estes foram de vela, já apoiava a VANESSA... e qd esta foi de vela... já apoiou a FILIPA mas só depois de ela ganhar... lolol

    O que eu pergunto é onde é que o Carlos Costa elogiou a Filipa e a Catarina no FC2010, como ele dizia no comentário (ou a prima, vamos fingir que acreditamos)?!?!?!

    PS: O proprio Carlos diz no blog, nos primeiros posts, que 90% dos textos são escritos pelo próprio... Ups, foi apanhado!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.