Slider

[FINAL] Resumo dos ensaios de hoje ou Vamos ver no que isto vai dar

 
Mais tarde do que seria ideal, mas cá estamos nós outra vez a fazer o resumo dos ensaios de hoje da segunda semifinal, que encerram a primeira ronda de subida aos palco dos candidatos a finalistas da Eurovisão de Oslo.
Holanda, Roménia, Eslovénia, Irlanda, Bulgária, Chipre, Croácia, Geórgia e Turquia, participantes da segunda parte da eliminatória 2 testaram hoje as suas actuações e merecem o nosso destaque.
Nota de redacção: Tentarei fazer um resumo isento, mas nestas coisas é sempre complicado desligar alguns gostos pessoais de música e performance do que se escreve, por isso, se acharem que o fiz, desde já as minhas desculpas.

esc2010_aholanda 09. HOLANDA | Sieneke | Ik Ben Verliefd (Sha-la-lie)
Um ambiente um tanto ou quanto circense masca esta actuação. Sieneke canta frente a uma caixa de música carregada de leds coloridos, caixa essa ladeada de dois bailarinos que imitam o movimento de bonecos de corda. Três backing vocals dão mais força ao refrão desta canção que faz lembrar a Eurovisão de outros tempos, talvez um pouco démodé, mas que até acaba por ser divertida. O palco, para além do negro, pinta-se de várias outras cores, vermelho, verde, amarelo, laranja e branco. A interacção da cantora com a câmara funciona bem.
No geral, os ensaios correram bem e a falta de complexidade vocal na música fez com que a voz da intérprete fosse limpa.
Não passará, mas será um momento engraçado.

esc2010_aromenia 10. ROMÉNIA | Paula Seling & Ovi | Playing With Fire
Paula e Ovi começam a actuação no já conhecido piano duplo, num palco negro com leds azuis e laranjas e lança chamas ao som do ritmo da canção. Mais ao fundo, um coro de três elementos femininos que executa uma coreografia essencialmente de braços, eficaz. A interacção dos intérpretes é entre ambos, num diálogo, tal como a própria canção, que ao crescer parece ganhar vida própria. Quase no final Ovi toca piano de pé e Paula faz uma espécie de um solo lírico, para depois de uma chama intensa surgir entre ambos, se levantarem e terminarem a actuação de pé, participando na mesma coreografia do coro.
No geral correu bem e será quase de certeza uma finalista.

esc2010_aeslovenia 11. ESLOVÉNIA | Ansambel Žlindra & Kalamari | Narodnozabavni Rock
Este rock esloveno é interpretado num palco praticamente negro, apenas com algumas luzes brancas que se projectam da parede do fundo. Dois guitarristas, um baixo e um acordeão acompanham Ansambel e Kalamiri, que ao centro do palco interpretam a sua canção sem uma grande coreografia estudada. Vocalmente estão bem e pouco mais há a dizer. A realização está bastante bem conseguida.
Este ano a Eslovénia fica-se pela segunda divisão.

esc2010_airlanda 12. IRLANDA | Niamh Kavanagh | It's For You
Este é um tema característico da Irlanda e logo interpretado por Niamh, antiga vencedora do ESC1993, que faz a sua actuação em cima de uma pequena plataforma ao centro do palco, que, como não podia deixar de ser, estará em tons de verde, claro que também com o negro em destaque. É a primeira da segunda semifinal a usar a máquina de fumos. Mais tarde as cores mudam e variam entre o laranja e o amarelo.
É uma performance sem grandes sobressaltos, calma, como o próprio tema, em que o destaque vai todo para Niamh, embora existam em palco três vozes de apoio e uma flautista.
Outra actuação a fazer lembrar a Eurovisão de outros tempos, esta com mais qualidade que a da Holanda.
Acredito que passe.

esc2010_abulgaria 13. BULGÁRIA | Miro | Angel Si Ti
Duas bailarinas com asas de anjos, dois bailarinos e o Miro ao centro, assim começa a actuação da Bulgária, enquadrada num fundo em tons de azul com umas cortinas brancas pendentes, que ao serem iluminadas ganham os mesmos azuis. Vendo a coisa em 3D, até ao primeiro refrão os bailarinos ficam mais à frente fazendo uma coreografia rasteira, o intérprete ao meio e as meninas aladas mais atrás agitando e girando as asas com toda a energia, para depois Miro passar para o primeiro plano e as bailarinas perderam as asas e iniciarem uma dança igual à dos rapazes que se lhes juntam, enquanto que o palco muda as cores para laranja e amarelo, cores que começam já a fazer parte da segunda semifinal, contrariamente ao exagero dos azuis e verdes na primeira. Durante o resto da actuação existem algumas interacções entre Miro e os bailarinos e no final voltam á posição inicial. A realização precisa de ajustes, mas o ensaio arrancou palmas na sala de imprensa.
Mais um finalista, se bem que nesta semifinal a escolha será mais renhida.

esc2010_achipre 14. CHIPRE | Jon Lilygreen & The Islanders | Life Looks Better In Spring
Jon e a sua guitarra ficam ao centro de um palco negro, onde se encontram também um baterista, um pianista, um guitarrista e dois backing vocals e o início acontece com uma grande interacção entre o cantor e as câmaras. O palco vai ganhando cor apenas ao nível rasteiro, numa variação entre o azul e o amarelo, e a actuação não sofre alterações desde o início ao fim.
Vocalmente, Jon é muito bom, mas isso não lhe vai chegar para passar á final.

esc2010_acroacia 15. CROÁCIA | Feminnem | Lako Je Sve
Mais umas repetentes, a Feminnem, que representaram a Bósnia-Herzegovina em 2005 com um tema muito Abbesco, agora pela Croácia com algo bem diferente, uma balada.
Um banco de jardim, onde as três interpretes começam, um palco em tons de azul e/ou vermelho (ainda não está totalmente decidido), com pequenas bolas brancas pendentes iluminadas na mesmas cores e as grandes prateadas ao fundo, cortinas pendentes terminam o ramalhete.
O início é muito emocional e estático no banco, para depois as Feminnem se levantarem e seguirem para o centro do palco onde a canção cresce e ganha consistência, consistência essa que hoje foi afectada por alguns deslizes vocais. A determinada altura surgem duas bailarinas, que ladeiam as intérpretes e com as próprias, iniciam uma coreografia com um toque clássico e dramático. O final puxa pelas vozes e as desafinações voltam.
A ver vamos…

esc2010_ageórgia 16. GEÓRGIA | Sofia Nizharadze | Shine
Fumo, tons vermelhos num fundo negro estrelado, Sofia ao centro ladeada por dois bailarinos homens e uma backing vocal aos pés. Aos primeiros acordes iniciam a coreografia, a corista vai para o seu lugar, a intérprete georgiana inicia a canção, enquanto é quase transportada pelos bailarinos para a frente do palco, com uma voz segura e que fez arrepiar muitos dos presentes. Todo o tema é todo interpretado com a coreografia sempre a integrar Sofia, não a fazendo ressentir-se na voz. A actuação termina com um potente agudo enquanto a intérprete é elevada pelos bailarinos.
O que se destaca aqui é mesmo a qualidade vocal de Sofia. Um dos melhores ensaios do dia de hoje.

esc2010_aturquia 17. TURQUIA | maNga | We Could Be The Same
E o dia terminou com os MaNga da Turquia, numa actuação que mete um pouco de tudo, cabedal, luz intensa, fumo, chamas, fogo de artifício, bandeiras, banda, enfim, os turcos estão apostados em marcar a diferença. O fundo é completamente negro, apenas com focos rasteiros intensos brancos.
A performance propriamente dita não tem grandes variações, é uma actuações rock, em que o vocalista se limita a interpretar a canção como se estivesse num qualquer festival de música de Verão. O espectáculo é quase todo dado pela bailarina ao fundo do palco, que ora parece um robot, ora puxa das bandeira e as transforma em asas, ora saca de uma arma que deita fogo de artifício, enfim, parece que estamos a ver um filme de ficção científica, tipo o Mad Max.
Poderá ter o efeito Lordi?

E pronto, mais um dia de ensaios terminado. Amanhã voltamos com mais, esperamos que a horas mais decentes…

Agradecimento: Pierre Francis / Imagens © : Eurovision.TV

2
( Hide )
  1. Anónimo23:08

    Esta Holanda de 2010 quer muito o prémio anedota... transforma o palco eurovisivo no salão da paróquia lá do sítio e mete lá umas rapariguinhas da catequese a trautear xa la las e xa la las de braços no ar.

    Pode passar à final capitalizando os votos dos adeptos dum "ESC alternativo" e os de protesto.

    Dionísio

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:05

    Até achava a canção interessante... mas os furacões, vulcões, torrentes de lava e as espessas nuvens de cinzas vulcânicas conseguiram, num ápice, arrasar o Shine. Um cenário dantesco!
    Espero que o meu País nunca se preste a uma palhaçada daquelas.

    Dionísio

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.