Slider

[FINAL] Resumo dos ensaios da Semifinal 2 do 7º dia

 
Hoje os semifinalistas que sobem ao palco são menos, apenas cinco, isto porque no final entram os finalistas, que pela primeira vez pisam o palco. Antes da leitura deste texto, aconselha-se ler os textos relativos ao primeiro ensaio aqui (1º da Semifinal 2) e aqui (2º da Semifinal 2).
Hoje, subem ao palco os seguintes semifinalistas: Azerbaijão, Ucrânia, Holanda, Roménia e Eslovénia.
Nota de redacção: Tentarei fazer um resumo isento, mas nestas coisas é sempre complicado desligar alguns gostos pessoais de música e performance do que se escreve, por isso, se acharem que o fiz, desde já as minhas desculpas.

esc2010_bazerbaijão 07. AZERBAIJÃO | Safura | Drip Drop 
Mais uma favorita que está na segunda semifinal, Safura do Azerbaijão com o seu “Drip Drop”.
Notam-se alterações neste ensaio, as mesmas plataformas, desta vez já com os ecrãs que as rodeiam ligadas, mostrando uma espécie de movimento de água em azul e verde, as mesmas cores que o vestido curtinho de Safura, que curiosamente canta descalça. O fundo mantém-se completamente negro até ao primeiro refrão. Depois tudo igual ao primeiro ensaio, Safura desce enquanto os degraus se iluminam, entra o refrão, sai o bailarino da parte de trás da segunda plataforma. Safura está muito segura na coreografia que executa como um teatro com o bailarino e na voz não se fala, poderosa.
No desfecho, Safura divide-se entre o centro do palco e a passadeira lateral, tudo reforçado com vento.

esc2010_bucrania 08. UCRÂNIA | Alyosha | Sweet People
Acabou o secretismo. Alyosha começa a actuação num negro quase total, incluindo nela própria, com uma capa com capuz colocada; o palco ganha tons de vermelho. Neste início a voz não é perfeita, mas quando a cantora  destapa a cabeça, nuns tons mais agudos, melhora bastante e no primeiro refrão, quando a máquina de vento também se liga, fazendo esvoaçar capa, o vestido meio esfarrapado em tons de rosa, o cabelo, torna-se segura. A capa preta é despida e Alyosha esfalfa a voz ao máximo e assim se mantém até ao final. O coro está escondido, ninguém o vê.
O tabu era por causa disto? É uma boa actuação para o tipo de música, mas daí até ser assim tão especial que mereça ser secreta…

esc2010_bholanda 09. HOLANDA | Sieneke | Ik Ben Verliefd (Sha-la-lie)
Bem-vindos ao circo! Hoje então, a canção da Holanda, já interpretada com as roupas finais, é que temos mesmo a sensação que aquela actuação está a ser feita numa arena circense. Muitas cores de fundo, a caixa de música com leds coloridos, os bailarinos a imitarem bonecos de caixa de música, vestidos a rigor, a música, enfim; Sóbrio mesmo só o coro, vestido de Preto. Sieneke arrisca-se a que considerem esta actuação uma das freaks deste ano, o que é mau porque não era essa a ideia.
De qualquer maneira, cheira a Eurovisão, dos anos 70 e 80, mas cheira e até acaba por ser divertida.

esc2010_bromenia 10. ROMÉNIA | Paula Seling & Ovi | Playing With Fire
Mais outra favorita. Este ensaio da segunda ronda foi exactamente igual ao da primeira. Paula e Ovi estão seguríssimos no seu diálogo frente a frente nos pianos siameses, enquanto o palco varia entre o azul e o laranja, a cada vez que que as chamas surgem de todos os lados, ou não se chamasse o tema “Brincando com o fogo”. Paula tem uma voz impressionante e as notas mais altas saem-lhe, principalmente na fase lírica, com uma perfeição quase intocável.
O final volta a ser apoteótico, os cantores abandonam os pianos, o coro centram-se no palco e eles terminam frente ao mesmo, com fogo por trás.
Roupas, Ovi está de entre o clássico e o moderno, camisa branca, casaco de cabedal e calças pretas, Paula com um look de quem acabou de sair de uma série de ficção científica dos anos 70, um macacão justo completamente prateado.

esc2010_beslovenia 11. ESLOVÉNIA | Ansambel Žlindra & Kalamari | Narodnozabavni Rock
A Eslovénia, a última semifinalista a ensaiar hoje, mostra nas indumentárias uma engraçada mistura entre folclore tradicional e o rock, no lado esquerda estão todos étnicos, do lado direito todos roqueiros.
No geral, pouco há a dizer, não há coreografia estudada, simplesmente acontece, a voz de Ansambel e Kalamiri são bastante razoáveis e funcionam bem em conjunto e nota-se muita à vontade em palco.

Agradecimento: Pierre Francis / Imagens © : Eurovision.TV

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.