Começou hoje a segunda ronda de ensaios, claro está, pelos semifinalistas da primeira semifinal, os mesmos que abriram as hostes há cinco dias atrás e nós, enquanto o nosso enviado Pedro Sá não chega a Oslo, voltamos, com a ajuda de Pierre Francis, a seguir os acontecimentos no palco do ESC2010. Como se trata da segunda volta, aconselhamos a leitura do texto sobre a primeira aqui.
Em destaque, estão hoje: Moldávia, Rússia, Estónia, Eslováquia, Finlândia, Letónia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Polónia, Bélgica e Malta.
Nota de redacção: Tentarei fazer um resumo isento, mas nestas coisas é sempre complicado desligar alguns gostos pessoais de música e performance do que se escreve, por isso, se acharem que o fiz, desde já as minhas desculpas.
01. MOLDÁVIA | Sunstroke Project & Olia Tira | Run Away
O principal destaque deste segundo ensaio dos Sunstroke Project e Olia Tira é o maior empenho e afinação de voz da rapariga, a coreografia mais definida, embora não diferente, e as roupas. Sim a Moldávia já testou hoje o guarda-roupa, muitos coletes, brancos e pretos, t-shirts amarelas no saxofonista e no violinista, que continua a andar á volta enquanto toca, camisas brancas e pretas nos restantes, mas é a Olia que marca, um vestido estilo 2B, Portugal 2005, prateado com uns apliques peludos em azul, numa clara candidatura ao Barbara Dex deste ano.
A iluminação de fundo muda as cores de azul e verde para roxo e verde.
Estamos melhores amigos, não estamos? Mas ainda deixam a desejar…
02. RÚSSIA | Peter Nalitch & Friends | Lost And Forgotten
Neste caso foi quase tudo igualzinho ao que aconteceu nos primeiros ensaios. Começa tudo com o vento, a neve artificial e pouca luz, um quase céu estrelado, volta o fumo; única diferença, há uma luz azul de cima mais intensa.
Em termos de actuação foi tudo igual, as mesmas expressões, o mesmo gesticular, a mesma qualidade vocal de Peter, que é indiscutível, e a mesma fotografia para a qual olha enquanto canta na segunda parte da canção, que volta a parecer que o rapazito não sabe a letra e a está a ler num auxiliar de memória.
Curioso é que está a conquistar cada vez mais fãs entre os jornalista, que o aplaudiram a cada ensaio.
03. ESTÓNIA | Malcolm Lincoln | Siren
Malcolm faz hoje anos e o painel de leds assinalou o facto quando o cantor subiu ao palco; Happy Birthday correu várias vezes em rosa e branco, o que emocionou o cantor.
Talvez por estar imbuído na emoção, o ensaio correu-lhe bastante bem, quase a atingir a perfeição. Tudo bastante parecido com o primeiro dia, embora o interprete, que se mantém afinadíssimo, se mexa bastante mais, talvez um erro. Mantém-se uma interacção quase constante com a câmara que por várias vezes circula em volta do cantor. Os 4 backing vocals continuam com a mórbida coreografia de braços e cabeça.
O Malcolm merecia uma canção melhor pois sente-se que tem capacidade para muito mais…
04. ESLOVÁQUIA | Kristina Pelakova | Horehronie
Começou tudo da mesma forma que nos primeiros ensaios, uma fumarada dos diabos, verde e negro no fundo, os bailarinos camuflados, com mais folhas ainda, rodeiam a Kristina, embora aconteça agora um balançar aos primeiros acordes da canção. Depois iniciarem a coreografia carregadinha de clichés e uma interpretação vocal que continua a deixar a desejar, a Kristina continua a desafinar, menos que na primeira ronda, mas continua, sendo salva várias vezes pela cantora de apoio colocada ao canto do palco. Volta a haver elevação da cantora pelos ares, um sem fim de “cabriolas” e piruetas, em que até a cantora participa.
É uma actuação espectáculo que merece reparo e até com qualidade, mas ainda há muito para afinar até à próxima terça-feira.
05. FINLÂNDIA | Kuunkuiskaajat | Työlki Ellää
O mesmo fundo estrelado, iluminado também com um azul eléctrico, agora também com umas variações em amarelos, a mesma fumarada da primeira volta de ensaios, a mesma alegria na actuação por parte das vocalistas, que de sorrisos rasgados interpretam sem nada a apontar este folclore pop finlandês que cada vez mais conquista os eurofãs. O ponto alto da canção é coroado com uma dança com toque típico entre uma das cantoras e um dos backing vocals. No final, todos, incluindo a violinista, se juntam ao centro e criam um balançar colectivo.
Dos melhores ensaios do dia, que mereceram sonoros aplausos aos Kuunkuiskaatjat na sala de imprensa.
06. LETÓNIA | Aisha | What For?
Volta novamente o fumo, os mesmos tons de azul da última actuação e as mesmas cortinas pendentes da primeira ronda. Aisha já vestiu hoje algo semelhante ao que vai usar na semifinal, um vestido curto em tons de dourado, que lhá dá mais destaque neste palco tão escuro. A voz foi ainda menos perfeita que nos primeiros ensaios que fez, deixando ás backing vocals, quase invisíveis de vestido negro, o papel de salvar a cantora nos momentos mais fortes da canção. Quase no final, uma ventania e uma medonha expressão de Aisha.
De resto tudo igual… Fraquinho, fraquinho…
07. SÉRVIA | Milan Stanković | Ovo Je Balkan
Mais um que aparece já vestido com as roupinhas que vai usar na próxima terça-feira, estranhas, um colete e umas calças azuis petróleo, com uma t-shirt roxa.
Tudo começa nas já nossas conhecidas plataformas circulares, com um semi-circulo de parede, ao centro para o cantor, nas laterais para as duas bailarinas, vestidas quase de bonecas de caixa de música, e para os bailarinos, mais desportivos (talvez ainda não sejam as roupas finais).
Mais uma vez, Milan demonstra uma excelente atitude e energia em palco não se deixando ofuscar pela coreografia.
Os bailarinos conseguiram finalmente controlar as entradas para as plataformas rotativas e os desequilíbrios, principalmente da da esquerda de quem vê, desapareceram.
O fundo definiu-se em efeitos de vermelho, azul e verde e branco, entre o negro, claro, e as bolas prateadas já não começam a actuação, descem quase no final. A realização está perfeita.
Mais uma rasgada salva de palmas dos jornalistas da press room.
08. BÓSNIA-HERZEGOVINA | Vukašin Brajić | Thunder And Lightning
A mesma fumarada, o mesmo palco pouco iluminado, as mesmas coreografias ligeiras, a mesma guitarra no início, a mesma qualidade vocal de Vukašin, desta vez já vestido com as roupas que irá levar à semifinal, uma mistura entre o clássico e o moderno em tons escuros. Aqui não há muito mais de novo a dizer, a não ser que este cantor é um excelente intérprete e tem uma voz intocável.
09. POLÓNIA - Marcin Mroziński – Legenda
A “Legenda” poláca é outra das actuações que estava já definida desde o início e sofre alterações muito ligeiras, a não ser uma maior interacção entre o cantor e as bailarinas das maçãs. Em termos técnicos, a realização está muito mais adequada à actuação, não se centrando tanto no cantor, mas mostrando mais da coreografia, e os azuis de fundo do palco ganham mais tons, o que torna as cortinas pendentes numa variedade de sensações.
De destacar ainda que, para além das bailarinas vestidas com traje mais típico, também as que executam uma coreografia mais contemporãnea estão de acordo com a tradicionalidade. Marcin enverga fato e gravata.
É cada vez mais claro que não será uma actuação perfeita…
10. BÉLGICA | Tom Dice | Me And My Guitar
Mais uma vez, Tom Dice, já vestido com camisa azul clara e colete e calças azuis escuras, inicia a canção a tocar guitarra e a interpretar o tema com sentimento e afinação vocal. O palco continua com a variação entre os amarelos torrados e os laranjas.
A interacção do cantor com a câmara é quase perfeita e tudo se centra nele.
Uma actuação bastante razoável que não sofreu praticamente alterações desde o primeiro ensaio.
11. MALTA | Thea Garrett | My Dream
O ensaio maltês é dos que sofreu algumas alterações, principalmente ao nível cénico. No ponto alto da música, na altura em que o bailarino atrás de Thea, que agora tem uma coreografia mais forte, embora calma, levanta as asas fazendo-a parecer alada, há agora também fogo de artifício e mais fumo. De resto não há novidades, as mesmas expressões sorridentes, a mesma voz bonita com as mesmas ligeiras desafinações, enfim, pouco mais há a dizer sobre esta Malta que passou quase despercebida na sala de imprensa.
Amanhã será a vez da Albânia, Grécia, Portugal, Macedónia, Bielorrússia e Islândia, da primeira semifinal e Lituânia, Arménia, Israel, Dinamarca, Suíça e Suécia, da segunda.
Agradecimento: Pierre Francis / Imagens © : Eurovision.TV
Ainda não vimos todas mas destaco a Finlândia e a Sérvia nos pop/folk e a Polónia nas baladas.
ResponderEliminarSerá difícil a Portugal atingir a performance da Polónia, pelo gosto colocado na indumentária e na representação. Mas só isso, porque a canção lusa tem, de longe, a melhor composição e o melhor desempenho vocal das baladas, para além de ter acertado na iluminação.
Será este o ensaio que vai achanar em definitivo as fricções eurovisivas em relação ao nosso belo tema? Será que vem aí a engrenagem do tal élan eurovisivo à volta da Filipa e de Portugal?
Acredito que é agora, sim.
Dionísio